O que é neuromarketing e como você pode usá-lo?

Por: Luiz Piovesana

Na imagem, uma mulher segura uma lâmpada e aponta para a cabeça

Você já ouviu falar em neuromarketing? Esse é um conceito que utiliza recursos da neurociência com a finalidade de criar estratégias de marketing de sucesso. Basicamente, por meio de ações impulsionadas pelo neuromarketing, é mais provável que os consumidores sintam-se mais atraídos em adquirir um produto ou serviço.

Então, se você tem um negócio digital e quer aumentar o faturamento da sua empresa, entender mais sobre esse tema pode ser muito vantajoso. Por isso, continue a leitura do nosso artigo porque vamos te explicar tudo sobre o assunto! 📝

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O que significa neuromarketing?

O neuromarketing é uma estratégia na qual conteúdos publicitários são projetados para evocar uma reação emocional no cérebro de uma pessoa. Usando o neuromarketing, é mais fácil para as marcas entenderem quais são os sentimentos de seus clientes — e o que os leva a fazer uma compra.

De modo geral, o neuromarketing é uma área do marketing que usa pesquisa neurocientífica e comportamento do consumidor para melhorar a eficácia do marketing e, como resultado, aumentar as vendas. Em outras palavras, é onde o marketing encontra a ciência baseada em evidências.

Como o neuromarketing funciona?

O neuromarketing funciona projetando e direcionando mensagens de marketing para ativar algo profundo nas emoções, na consciência das pessoas. Se bem feito, pode criar sentimentos calorosos em seus cérebros e, consequentemente, transformá-los em clientes.

Nesse sentido, o neuromarketing opera por meio do uso de tecnologias que observam a atividade cerebral e a biometria do ser humano, como frequência cardíaca, movimento dos olhos, ressonância magnética do cérebro e codificação facial.

Qual a importância do neuromarketing para o e-commerce?

O neuromarketing oferece o caminho mais direto para entender e, portanto, mudar o comportamento de um usuário, que é o objetivo central do marketing. Sendo assim, concentrando-se no comportamento das pessoas, você pode contornar preconceitos conscientes e identificar reações automáticas que tendem a ser universais em todos os seres humanos.

Resumidamente, a pesquisa neurocientífica ajuda os profissionais de marketing a entender seu público-alvo de uma maneira mais profunda. Como consequência, isso leva a melhores estratégias de marketing e aumento de vendas.

Quais são as vantagens do neuromarketing?

Agora que você já sabe o que é neuromarketing, vamos entender quais são os benefícios de utilizar essa estratégia no seu negócio. Confira abaixo:

1. Estratégias de marketing mais eficientes

Quando lemos um livro ou assistimos a um filme, sempre há certas partes que nos desencadeiam reações diferentes. Da mesma forma, o neuromarketing oferece às empresas a oportunidade de explorar essas reações com base no conteúdo que fornecem a seus clientes.

Não importa se estamos falando sobre as páginas de conversão do seu site, artigos de blog, postagens nas redes sociais, campanhas de e-mail marketing, imagens ou vídeos – todos eles têm gatilhos mentais que podem ajudá-lo a criar melhores conteúdos para o seu público, de forma a agradá-los e os tornarem clientes fidelizados.

💡 Saiba mais: 15 estratégias de marketing digital para promover o seu negócio

2. Descoberta de respostas inconscientes dos consumidores

Em um dia normal, a maioria de nós passa por uma jornada de emoções. Algumas delas são rápidas e fugazes, outras podem demorar, mas, normalmente, mal as notamos. No entanto, esses sentimentos e emoções podem influenciar nosso comportamento, como o que escolhemos comprar.

Nesse contexto, os métodos de neuromarketing podem ajudar a descobrir os gatilhos para essas respostas emocionais de maneira mais fácil.

3. Otimização da tomada de decisão

Quando você entende o que os consumidores estão pensando, ou ao menos o que eles desejam, é mais fácil tomar decisões baseadas em dados reais. Com isso, você consegue criar um plano de ação mais assertivo, visto que você já sabe qual será a percepção dos consumidores frente a isso.

4. Melhora da experiência do consumidor

O objetivo do neuromarketing é mergulhar a fundo na reação do cérebro do consumidor quando ele está diante de um anúncio de um determinado produto ou serviço. Sendo assim, ao entender os gostos e desejos do comprador, fica mais fácil melhorar a experiência do cliente.

Nesse sentido, é possível criar uma estratégia com base nas preferências do comprador para que ele tenha mais chances de adquirir o item que você está comercializando.

💡 Saiba mais: Aprenda a fazer a personalização da experiência de compra do consumidor

Como utilizar neuromarketing na sua estratégia?

O neuromarketing pode ser muito benéfico nas suas estratégias de vendas. Por isso, vamos aprender como utilizar esse recurso no seu negócio. Veja abaixo:

Use termos simples para incentivar a ação

Se você precisa convencer um cliente a realizar algum tipo de tarefa, você deve descrever essa tarefa de um jeito simples e fácil de ler. Isso porque quanto mais difícil for a ação, a probabilidade de as pessoas tomarem medidas será menor.

Então, quando for utilizar gatilhos mentais a fim de influenciar um consumidor, deixe a informação mais clara possível. Explique o conceito, mostre as vantagens e o incentive a realizar uma ação de maneira facilitada.

Em imagens, use o olhar para direcionar a atenção

Se você estiver utilizando o neuromarketing para fazer uma arte para rede social, por exemplo, você pode — e deve — escolher uma imagem que desperte a atenção dos consumidores. Nesse caso, use o olhar das pessoas na foto para indicar uma ação.

Resumidamente, as pessoas vão olhar para o que a pessoa no anúncio está olhando. Portanto, certifique-se de direcionar o rosto em seu anúncio para ver o que você gostaria que o espectador focalizasse. Assim, ficará mais fácil para o cliente saber qual ação tomar com base no que a imagem está indicando.

Ganhe confiança dos clientes por meio da prova social

Ganhar a confiança dos consumidores é fundamental se você quer estabelecer uma relação próxima com eles. Por isso, utilize recursos de prova social que mostrem que o seu item ou serviço é confiável e que as pessoas terão bons resultados com ele.

Resumo

Sendo utilizado da maneira correta, o neuromarketing pode trazer muitos benefícios para qualquer estratégia de marketing. Sendo assim, esperamos que o artigo de hoje tenha respondido suas dúvidas sobre o tema.

Agora, antes de ir, confira um breve resumo sobre os principais pontos do texto. Veja abaixo:

O que é neuromarketing?

Neuromarketing é um conceito que utiliza recursos da neurociência com a finalidade de criar estratégias de marketing de sucesso.

Quais são os benefícios do neuromarketing?

  1. Estratégias de marketing mais eficientes
  2. Descoberta de respostas inconscientes dos consumidores
  3. Otimização da tomada de decisão
  4. Melhora na experiência do cliente

Como utilizar o neuromarketing de maneira eficaz?

  • Utilize termos simples para incentivar a ação
  • Em imagens, use o olhar para direcionar a atenção
  • Ganhe a confiança dos clientes por meio da prova social

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