12 vantagens do e-commerce para lucrar em 2024

Mulher mexe em notebook sentada a uma mesa, pesquisando as vantagens do ecommerce

Pontos principais do artigo:

  • O e-commerce permite alcançar clientes em todo o mundo, expandindo o alcance geográfico das vendas. Além disso, os clientes podem fazer compras a qualquer hora do dia, todos os dias da semana, proporcionando flexibilidade e praticidade;
  • Com a popularização da internet, a maioria das pessoas pesquisa online antes de fazer uma compra, tornando essa a principal vantagem d0 e-commerce para alcançar os consumidores modernos;
  • Se você quer marcar a sua presença online, aproveite todas as vantagens do e-commerce com uma loja online grátis. Crie a sua na Nuvemshop!

Se você tem uma loja física, mas ainda não vende pela internet, é possível que já tenha pensado nessa possibilidade. É claro que ampliar os negócios exige cuidado e planejamento, mas vamos apresentar neste artigo algumas das vantagens do e-commerce para que você possa tomar sua decisão de forma consciente.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), a expectativa é de que o faturamento do e-commerce em 2024 atinja R$ 205,11 bilhões, o que representa um aumento de 10% com relação à estimativa de 2023.

Sendo assim, as vendas pelo e-commerce mostram uma tendência de crescimento extremamente relevante.

Esse número por si só já é bastante expressivo, mas, a seguir, vamos conhecer outras 12 vantagens do e-commerce para empresas. Vamos lá?

💡 Saiba mais: Como ganhar dinheiro na internet?

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Quais são as vantagens do e-commerce?

Os benefícios de ter uma loja virtual são muitas, uma vez que o setor tem crescido cada vez mais desde a pandemia do Covid-19. Se você ainda não sabe se vender online vale a pena, confira a lista de vantagens do e-commerce:

1. Seus clientes já estão online

De acordo com o uma pesquisa realizada pelo pesquisa TIC Domicílios 2023, divulgada pelo G1, o acesso à internet no Brasil aumentou em 2023: 84% da população brasileira com 10 anos ou mais se conectou à interneto que representa 156 milhões de pessoas. Em 2022, este índice era de 81%.

Isso mostra o quanto nosso país já está presente em peso na web, de modo que as compras online se tornam apenas mais uma das funções realizadas pela internet.

Nesse cenário, se você já tem uma loja física, vender pela internet se mostra como uma ótima oportunidade de ter seu produto ofertado a mais pessoas.

💡 Saiba mais: Como atrair clientes para loja: guia completo com dicas

2. Sua audiência pesquisa na internet para comprar na loja física

Antes de tomar a decisão de comprar um produto, é cada vez mais comum que os usuários pesquisem online para se certificar de que estão fazendo a melhor escolha.

A propósito, uma pesquisa promovida pelo Google Brasil e divulgada pela Revista PEGN, mostra que nove em cada dez brasileiros consultados passaram a pesquisar antes de adquirir um produto

Imagine se, nesse momento, sua marca já aparecesse como um resultado e ainda ofertasse o que o usuário está buscando? É aí que vemos mais uma das vantagens do e-commerce para empresas!

💡 Saiba mais: O que é melhor, abrir uma loja física ou virtual?

3. O alcance online é muito maior

Ao contrário de uma loja física, quando você vende por meio de uma loja virtual, o alcance geográfico se torna muito maior.

Enquanto seu estabelecimento pode dar conta de uma região ou, no máximo, de uma cidade, outra das vantagens do e-commerce é que você pode vender seus produtos para todo o Brasil e, por que não, para o mundo.

É claro que, para o caso de grandes varejistas, mesmo com as lojas físicas é possível ter alcance nacional. Mas sabemos que essa não é a realidade da grande maioria dos empreendedores brasileiros, certo? Dessa forma, estar na internet definitivamente é uma excelente estratégia.

💡 Saiba mais: O que é e-commerce e como funciona?

4. Flexibilidade de horários

Enquanto a loja física tem um horário e dias específicos para abrir e fechar, outra das vantagens do e-commerce é que você pode vender 24 horas por dia nos sete dias da semana. E o melhor, permitindo a praticidade para seu cliente comprar sem sair de casa.

Só fique atento caso os seus canais de atendimento tenham horários específicos. Se for esse o caso, é essencial deixar claro no site os horários em que sua equipe atende aos clientes e também os prazos de resposta para as mensagens.

💡 Saiba mais: O que vender na internet?

📹 Veja também: Vale a pena montar uma loja virtual? Dicas para quem está começando

5. Algumas mercadorias você só encontra na internet

Certos livros e filmes mais antigos, por exemplo, você só encontra à venda na internet. O mesmo vale para produtos feitos para um nicho de mercado específico, como alimentos veganos e cosméticos naturais.

Ocasionalmente você pode até encontrá-los em uma loja física, mas e para achar essa loja, como fazer? É basicamente como procurar uma agulha em um palheiro, pois nem todas as grandes lojas vendem raridades e produtos nichados.

O mundo virtual possibilita que você encontre certos produtos sem ter o trabalho de deslocamento até um endereço físico.

Aliás, se você vende algum tipo de antiguidade ou produto nichado e só trabalha com um estabelecimento físico, está perdendo uma enorme oportunidade de ampliar sua clientela e aproveitar as vantagens do e-commerce.

6. Possibilidade de ampliar os canais de atendimento ao cliente

Tendo uma loja física você até pode estar presente nas redes sociais e no WhatsApp, além de fazer um atendimento ao cliente personalizado por e-mail e telefone, mas em uma loja virtual você conseguirá ir além.

O primeiro passo é criar uma página de perguntas frequentes dentro do seu site. Com a página de FAQ bem estruturada, a chance de alguém vê-la e depois ainda precisar de outro canal de atendimento é bem menor.

Outra alternativa interessante é oferecer um chat online dentro da sua loja para atender as principais dúvidas dos clientes no momento em que eles precisarem. Se você optar pela plataforma de e-commerce da Nuvemshop, você será capaz de integrar esse tipo de serviço, como o JivoChat, diretamente ao seu site.

7. O custo para operar online é menor

Quando pensamos em ampliar as frentes de atuação de um negócio, é normal considerarmos grandes custos. Mas, no caso de uma loja virtual, os valores são muito mais acessíveis do que aqueles necessários para abrir um novo endereço físico.

Para manter o funcionamento do e-commerce, basicamente, os gastos que você terá serão com a mensalidade da sua plataforma de e-commerce, com as taxas de intermediadores de pagamento e com suas campanhas de marketing digital.

Você pode ter um ou mais funcionários dedicados exclusivamente à sua frente de comércio eletrônico, mas não precisará de tantas pessoas quanto em uma nova unidade de loja.

Além disso, você pode utilizar a estrutura física do estabelecimento que já tem para manter o funcionamento da sua loja virtual. Aqui, estamos falando de luz, internet, estoque, entre outras necessidades que qualquer negócio tem.

💡 Saiba mais: Quanto custa abrir uma loja virtual? Tudo o que você precisa saber

8. Vender online é simples

Dependendo da plataforma de e-commerce que você utilizar, criar uma loja virtual não vai exigir grandes conhecimentos. Criadas para facilitar a experiência dos lojistas, elas não exigem conhecimentos técnicos.

Dessa forma, cadastrar seus produtos vai exigir algum tempo, mas não é difícil. Além disso, por meio de poucos cliques, você já vai poder integrar meios de pagamento e de envio ao seu e-commerce.

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9. Mais segurança para seu negócio

Outra das vantagens do e-commerce é a segurança.

Todas as transações financeiras são realizadas pela internet, por meio dos maiores gateways de pagamento do mercado. Assim, você não precisará lidar com dinheiro em espécie.

Além disso, em comparação com uma loja física, você não precisará ter mais um estabelecimento com portas abertas até de noite. Sabemos que, em muitas cidades brasileiras, esse pode ser um motivo de preocupação para os empreendedores.

10. É mais fácil criar senso de urgência

Muitas vezes, em uma loja física, os clientes podem ficar irritados com um vendedor que fique lhes dizendo o tempo todo que precisam comprar determinado produto naquele momento.

Já em uma loja virtual, você pode incentivar o consumidor a finalizar uma compra sem precisar ser insistente.

Existem formas simples de fazer isso. Você pode, por exemplo, disponibilizar uma oferta por tempo limitado ou, então, mostrar quantos itens daquele produto ainda estão disponíveis no estoque.

Essas informações vão criar um senso de urgência no visitante, o que aumenta a chance de conversão.

11. Integração com outros canais de venda

Quando você tem uma loja virtual, pode integrar seu site com outros canais de venda, como marketplaces e redes sociais.

Dessa forma, você pode estar em mais ambientes virtuais que seus potenciais compradores frequentam sem tornar a sua operação muito mais complicada. É possível, inclusive, fazer a gestão de todos os pedidos em um mesmo painel, de acordo com a plataforma de e-commerce que você utilizar.

Além disso, com o auxílio de ferramentas de ERP, que podem ser integradas ao seu e-commerce, você pode organizar, inclusive, os produtos que vender em sua loja física juntamente com os vendidos pela internet.

💡 Saiba mais: Quais são os principais tipos de e-commerce?

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12. Personalização da experiência do usuário

No mundo em que vivemos, os internautas buscam experiências cada vez mais personalizadas.

No que diz respeito ao consumo, essa demanda não seria diferente. É claro que, em uma loja física, o vendedor pode conversar com a pessoa ao vivo, mas, em uma loja virtual, você pode oferecer produtos a partir de hábitos de navegação do visitante.

Dessa forma, é possível mostrar a ele uma vitrine personalizada de acordo com seus gostos, além do envio de ofertas especiais para o perfil daquele cliente por e-mail. Existem ferramentas que você pode utilizar em seu e-commerce para promover essa compra personalizada, sendo um exemplo a SmartHint.

Assim, a experiência de compra se torna muito mais especial — tudo isso sem que um vendedor precise bombardear o visitante com diversas perguntas.

💡 Saiba mais: Como ganhar dinheiro com e-commerce?

Desvantagens de ter um e-commerce

Como todo tipo de negócio, ter um e-commerce também pode apresentar algumas desvantagens para quem está começando agora. Por isso, para te ajudar a entender se ter uma loja virtual é a escolha certa para o seu objetivo, trouxemos alguns pontos desfavoráveis deste modelo de vendas. Veja a seguir:

1. Não existe um teste do produto

Uma das principais vantagens de uma loja física é que os consumidores têm a oportunidade de testar o produto ou serviço ao vivo.

Por outro lado, ao comprar pela internet, o cliente não consegue experimentar o produto que está sendo ofertado. Ou seja, não pode sentir, tocar ou provar a mercadoria.

Por isso que, ao fazer vendas online, é necessário mostrar aos seus consumidores as vantagens daquele item. Seja com fotos, vídeos, por meio de parceiros ou influenciadores digitais falando da marca, recomendações etc.

Além disso, é importante caprichar na descrição do produto e na vitrine virtual da sua loja. Dessa forma, o cliente consegue visualizar melhor a mercadoria e optar por continuar ou não com a compra.

2. Alto valor do frete

Para algumas pessoas, um fator determinante para não comprar um produto é o valor do frete. Outro ponto, é a questão dos prazos que podem ser longos demais para o tempo em que o cliente deseja estar com determinada peça.

Por isso, verifique quais são as melhores opções de entrega tanto para o seu negócio, quanto para o cliente.

Além disso, é importante oferecer várias opções de frete. Dessa maneira, o consumidor pode escolher a melhor forma de envio, tanto em termos de tempo de envio, quanto como de valor. A Nuvemshop, por exemplo, oferece diferentes tipos de entrega integradas à sua plataforma de e-commerce:

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3. É preciso investir em estratégias de SEO

Ter o seu e-commerce nas primeiras posições do Google é uma tarefa difícil. Isso porque, a maioria das pessoas tendem a listar os seus produtos, serviços e preços de uma forma superficial dentro de uma loja virtual.

Por isso, é fundamental conhecer estratégias de SEO, Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca. É possível, por exemplo, incluir palavras-chave nos conteúdos e nas tags das imagens.

Também é importante otimizar as descrições dos produtos. Caso queira se aprofundar no assunto, veja este material especial que separamos para você:

📘 Confira o e-book: Guia completo para SEO de e-commerce

Entendeu as vantagens do ecommerce?

Se você é um empreendedor e está analisando possibilidades de ampliar seu negócio, fazer com que a sua loja física vá para a internet pode ser a jogada certa. Você pode, inclusive, se basear na experiência de outras pessoas que começaram sua loja online para aprender mais sobre o assunto!

Esperamos que este artigo tenha impulsionado a sua vontade de vender online. Então, que tal aproveitar e criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop agora mesmo? É rápido e fácil!

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre vantagens do e-commerce

O e-commerce permite alcançar clientes em todo o mundo, expandindo o alcance geográfico das vendas. Além disso, os clientes podem fazer compras a qualquer hora do dia, todos os dias da semana, proporcionando flexibilidade e praticidade;

As principais desvantagens de ter um e-commerce são o alto valor do frete, o investimento em SEO e a impossibilidade de testar os produtos antes da compra.

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