Como ganhar dinheiro com o e-commerce?

Por: Thiago Sarraf
Criado em: 16/09/19.
Atualizado em 26/09/19.
4 min
de leitura

Índice

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Começar um e-commerce é empreender. E ser empreendedor significa ganhar dinheiro. Afinal, estamos em uma sociedade capitalista na qual o dinheiro movimenta muitas de nossas necessidades e desejos. Quem começa um e-commerce não o faz porque quer ser pequeno — aliás, não deveria. Mas será que existe uma fórmula mágica de como ganhar dinheiro com o e-commerce?

Já adianto que não. Ganhar dinheiro no e-commerce ou em qualquer outro negócio não é mágica. Para vender online é preciso muito planejamento e paixão pelo o que você está fazendo.

Entretanto, abrir um negócio não é só sobre ganhar dinheiro. Na hora de montar seu planejamento do e-commerce, de tirar a ideia do papel, é preciso pensar se você tem as respostas para a seguinte pergunta: que problema você quer resolver?

De acordo com a 40ª pesquisa da Webshoppers, o mercado de e-commerces teve um crescimento de 12% pelo segundo semestre consecutivo. E acredito que ainda tenha potencial para continuar crescendo dois dígitos por mais uma década. Então, esse é um ótimo meio para começar seu negócio.

Mas como ganhar dinheiro?

Ainda há muita oportunidade online para ser explorada. Milhões de reais ainda serão feitos no e-commerce, então não é surpresa que novas empresas surjam todos os dias.

Vamos dar algumas dicas para você que ainda quer ver um crescimento exponencial no ano. E, quando falamos em crescimento, falamos de dinheiro.

1. Crie um blog que gere tráfego

Uma boa campanha de inbound marketing começa com um blog ativo. Além de criar conteúdo para sua marca e fazer presença para os buscadores, o blog deve ser feito pensando em capturar possíveis clientes e fidelizá-los à sua marca.

Definir a jornada do consumidor envolve pensar no que seus possíveis consumidores estão procurando e em questões e problemas que possivelmente possam ter. Prepare seu blog para que o conteúdo se direcione para essas questões.

2. Invista em marketing digital desde o começo

O marketing é uma parte importante da estruturação do seu e-commerce. É um dos grandes investimentos iniciais do seu negócio, principalmente se sua marca é nova.

Afinal, você precisa divulgar se quiser que as pessoas conheçam seus produtos.

Apostar apenas em resultados orgânicos leva a um crescimento lento e demorado para quem quer ver vendas sendo feitas.

O investimento em marketing tem que ser proporcional ao quanto você quer faturar no final de um ano de operação. Então, dependendo da sua meta, não tenha medo de investir em Google Ads, em trabalhos com influenciadores digitais e nas redes sociais.

Para saber um pouco mais sobre o trabalho com influenciadores, ouça o Nuvemcast sobre o assunto:

3. Esteja em muitos canais

Para conseguir vender, basicamente, você precisa oferecer o produto certo na hora certa para a pessoa certa.

E, para isso, é essencial que você esteja em diversos lugares, que você seja visto! Na dúvida entre abrir sua própria loja ou vender no marketplace, por que não ambos?

É natural que, no começo, a maior parte de seu faturamento venha de marketplaces. Afinal, sua marca ainda não caiu na graça do público. Porém, estar em mais de um local online é uma obrigação se você quer crescer e aumentar o faturamento.

4. Escolha bem sua plataforma

A escolha de plataforma é uma das maiores dúvidas que existem na hora de planejar seu e-commerce.

Existem inúmeros fatores a serem validados para escolher a plataforma na qual hospedar seu e-commerce. Tire um tempo e faça sua lição de casa antes de se comprometer com qualquer plataforma.

Não pense apenas na empresa que você tem agora e nas vendas que você terá durante os primeiros meses, mas, sim, no crescimento de estrutura e vendas que sua empresa está planejada para ter.

Também não ache que é porque o concorrente usa determinada plataforma que essa é a ideal para você. Concentre-se no seu planejamento e nos pontos que você precisa validar para a sua loja funcionar como você deseja.

Investindo no seu e-commerce

A melhor maneira de ganhar dinheiro é fazer a sua loja crescer e existem muitas maneiras para isso. No entanto, é preciso investir tempo, energia e dinheiro.

Sim, dinheiro. Infelizmente, não dá para ganhar dinheiro sem investir antes, principalmente quando você é um empreendedor. Ainda existem muitas oportunidades no mercado, por isso não precisa se desesperar. Não existem atalhos, mas as recompensas valem a pena!

Para ganhar dinheiro com seu e-commerce é preciso, primeiro, criar sua loja e investir nela. Trabalhando de forma correta, os resultados vão aparecer e garanto que o dinheiro vai ser apenas uma consequência.

Se você ainda está em dúvida sobre o que fazer depois de criar uma loja virtual, tire suas dúvidas ouvindo ao Nuvemcast sobre o tema:

Thiago Sarraf

Thiago Sarraf é especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics. É embaixador do Mulheres no E-commerce, Digitalks e do movimento Web para Todos. Lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation. Hoje seu foco principal é a consultoria de e-commerce, além de seus cursos de própria autoria. Os cursos são voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e para empresários no geral que desejam se aprofundar no tema.


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