5 vantagens de organizar suas vendas com um ERP

Por: Daniela Borsoi
Criado em: 17/07/19.
Atualizado em 19/09/19.
5 min
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Índice

vantagens erp

Administrar as vendas pode parecer um grande desafio se não houver organização. Ao receber os pedidos de múltiplos canais de venda, a empresa precisa estar sistematizada para seguir com os processos e evitar erros no envio das encomendas.

O uso de um sistema ERP para gestão de um negócio faz com que os processos, desde o recebimento dos pedidos até o envio dos pacotes para os compradores, seja fluido e padronizado.

O ERP faz com que haja um controle sobre as encomendas, sem necessidade de utilizar inúmeras planilhas. É uma forma de saber tudo o que está acontecendo, a qualquer momento.

Conheça alguns recursos que o sistema ERP oferece para organizar suas vendas:

1. Integração com os canais de venda

O avanço do e-commerce nos últimos anos possibilita uma série de formas de venda online. Seja em redes sociais, em lojas próprias ou marketplaces, as empresas têm a possibilidade de anunciar em diferentes canais, com o intuito de alcançar o maior número de possíveis compradores.

E ao utilizar mais de uma plataforma, o ideal é que tudo esteja concentrado em um ERP. Quando as lojas são integradas a um sistema de gestão, os processos são realizados em apenas um lugar.

O envio de produtos a serem anunciados, o recebimento dos pedidos, a emissão das notas fiscais, o controle de estoques e o envio de produtos ficam centralizados, facilitando e agilizando o backoffice do e-commerce.

2. Controle dos estoques

O ERP auxilia no controle de estoques, para que sua empresa anuncie apenas produtos que estão disponíveis para venda. Ele espelha no e-commerce a quantidade que está disponível, sendo assim, as vendas são mais seguras e com menor possibilidade de erros.

O controle de estoques também é importante para que o gestor saiba quais produtos vendem mais ou menos. Essa análise possibilita compras mais assertivas e evita grandes estoques sem movimentação – o que significa dinheiro parado.

Além disso, conforme a saída de produtos, é possível identificar preferências do público-alvo. Com esse conhecimento, a gestão dos estoques se torna mais eficiente e gera bons resultados para a empresa.

3. Notas fiscais

Emitir as notas fiscais dos pedidos é uma tarefa rotineira, que precisa ser feita de forma ágil. O sistema ERP permite que os tributos e as configurações das notas sejam realizadas previamente, para que, ao receber um pedido, esse possa ser encaminhado para emissão da nota, seguindo para o envio da encomenda.

Esta etapa pode ser trabalhosa se não adotado um sistema que seja integrado com lojas virtuais, pois todos os dados precisariam ser preenchidos de forma manual, desperdiçando tempo dos lojistas.

Outra vantagem de utilizar um ERP é que as notas fiscais são enviadas diretamente para o cliente, o que mantém o comprador atualizado sobre a situação de sua compra.

4. Separação e expedição

Enviar os produtos corretos para os compradores é algo básico, mas existem casos em que os clientes recebem o produto errado, o que resulta em um alto custo para as devidas trocas, além de manchar a reputação da empresa. O ERP facilita a separação dos produtos através do checkout, evitando este tipo de problema.

Com as mercadorias devidamente separadas, o sistema imprime as etiquetas de envio, para que cada pedido seja destinado ao seu comprador. É uma forma de facilitar e agilizar o processo de emissão das mercadorias.

5. Integração com logística

Previamente, são cadastradas as transportadoras que vão fazer a logística, e é importante pesquisar as melhores opções para atender as necessidades da sua loja virtual. É importante analisar o preço dos fretes, as rotas oferecidas pelas transportadoras e demais serviços prestados.

Com todas as informações no ERP, ao receber um pedido, as formas de frete são informadas automaticamente, para agilizar o processo de envio das mercadorias para os clientes. Assim, os produtos comprados chegam rapidamente para o cliente, o que pode ajudar na reputação de sua loja.

Organizando a rotina com um ERP

Compreender as necessidades do público-alvo e os melhores canais de venda para anunciar a marca auxiliam para uma gestão mais eficiente da sua loja virtual.

Utilizar um sistema ERP é o passo básico para otimizar a rotina e entender a situação do seu negócio, visto que os dados ficam centralizados, tornando as tomadas de decisão mais assertivas.

Daniela Borsoi

Formada em Publicidade e Propaganda, faz parte do time de marketing da Tiny ERP, focando na produção de conteúdos.


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