Como fazer uma inauguração de loja virtual? [passo a passo]

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Já pensou em fazer uma inauguração de loja virtual? Esse é o momento em que o seu site de vendas é lançado para o público. Ou seja, a inauguração significa a abertura do seu negócio no meio virtual.

É uma ocasião muito importante para o empreendedor, uma vez que simboliza a realização de uma grande conquista. Mas, além disso, o momento traz uma grande oportunidade de atrair clientes e realizar as primeiras vendas do seu negócio. Afinal, o objetivo de criar uma loja virtual é vender, certo?

Por isso, planejar essa ocasião é muito importante. Neste conteúdo, vamos entender como se organizar para a grande abertura e conferir nove passos para fazer uma inauguração de loja virtual de sucesso. Vamos lá? ✨

🎥Veja também: Como planejar o lançamento de uma loja virtual

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Como se organizar para a inauguração de loja?

Antes de planejar o momento de inauguração da loja virtual, é necessário organizar os bastidores. Ou seja, primeiro você precisa garantir que o seu site de vendas esteja estruturado adequadamente para começar a vender.

Por isso, separamos algumas ações que você pode fazer para organizar a inauguração da sua loja. Confira:

Cadastre os produtos

O primeiro passo é realizar o cadastro dos produtos. Afinal, é necessário que todos os produtos do estoque estejam cadastrados no seu e-commerce para que os clientes consigam acessá-los.

Lembre-se da importância de caprichar na descrição dos produtos, essa informação é fundamental em lojas virtuais, já que o cliente conhece a sua mercadoria por meio dela. Insira dados como:

  • Nome do produto;
  • Funcionalidades;
  • Variações como cores e tamanhos.

Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, na descrição é essencial inserir as medidas de cada peça. Além disso, se possível, adicionar um provador virtual faz toda a diferença para que os clientes se sintam mais seguros na hora de realizar a compra.

💡Saiba mais: Como criar uma página de produtos na sua loja virtual Nuvemshop

Capriche no layout da página

Feito isso, chegou o momento de investir no layout e design do seu site de vendas para torná-lo atrativo para o público. Definir o logotipo, a tipografia e as cores da sua marca é uma forma de criar uma personalidade única.

À primeira vista, essa tarefa pode parecer um pouco complicada, mas com uma plataforma de e-commerce completa, como a Nuvemshop, criar uma identidade visual pode ser até divertido.

Isso porque a plataforma disponibiliza todo o aparato necessário para que você personalize seu site com facilidade. Para começar, você pode escolher entre 30 modelos de layout pré-definidos para a sua loja. Feito isso, é possível customizar a sua página de vendas com a paleta de cores da sua empresa por meio do painel de configurações.

Como dica para definir a paleta da sua empresa, use a psicologia das cores como guia. Isso porque o cérebro humano é capaz de identificar, analisar e reagir sobre o efeito de cada cor. Com isso, é possível provocar sentimentos, emoções e despertar desejos.

💡Saiba mais: Como personalizar sua loja virtual Nuvemshop?

Crie banners

Criar banners para e-commerce pode ser uma ótima maneira de transmitir mensagens no dia da inauguração da sua loja virtual. Isso porque por meio de fotos, imagens e CTAs (call-to-action), é possível convencê-los a comprar seus produtos.

Você pode inserir banners promocionais e informativos em sua página de vendas. Nos promocionais você pode, por exemplo, inserir imagens dos itens que estão com desconto em sua loja, seguido de um botão que direciona para a página com mais informações desses itens.

No dia da inauguração da loja virtual, também é legal adicionar um banner com uma mensagem de boas-vindas para os visitantes e quem sabe até um cupom de desconto para a primeira compra. Essa pode ser uma ótima forma de incentivar as vendas em seu e-commerce.

🎨 Confira: Banners gratuitos para loja virtual

Você também pode usar o Criador de banner Nuvemshop, uma ferramenta gratuita que ajuda você a criar banners personalizados em poucos passos. Para usá-la, basta selecionar uma imagem, editar o texto, ajustar as dimensões e, em segundos, fazer o download do banner em alta resolução. Experimente agora mesmo e crie seus próprios layouts sem precisar de conhecimentos técnicos:

👉 Ferramenta grátis: Criador de banner

Como fazer a inauguração de loja virtual?

Agora que você já organizou o seu site de vendas, chegou o momento de conferir o passo a passo para fazer a inauguração da loja. Veja:

1. Conheça a persona do seu negócio

O primeiro passo para ter uma inauguração de loja virtual de sucesso é definir o público-alvo da sua empresa. Isso porque saber para quem você quer vender é fundamental para dar os próximos passos.

Por isso, crie uma persona para o seu negócio, ou seja, um personagem semifictício. Procure saber quem é o seu potencial cliente, do que ele gosta, como ele se comporta, quais redes sociais utiliza com frequência, faixa etária etc.

Todas essas informações são importantes para que você consiga definir o tom de voz da sua marca. Com isso, todas as comunicações do seu negócio vão estar alinhadas com o perfil do seu consumidor, o que aumenta as chances de sucesso.

💡Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?

2. Elabore a estratégia de marketing

Agora que você já definiu o perfil do seu consumidor ideal, chegou o momento de elaborar uma campanha de marketing para a inauguração da loja.

Aqui, você deve definir quais estratégias de marketing são mais interessantes para a sua empresa. Você pode focar, por exemplo, em ações de engajamento, ou seja, realizar sorteios e enquetes. A ideia é despertar o interesse das pessoas que visitam as suas redes sociais. Além disso, o alto engajamento aumenta o alcance das suas publicações.

Você também pode aplicar o inbound marketing ou marketing de atração no seu negócio. Essa estratégia tem como objetivo levar o consumidor até seu site de vendas por meio de conteúdos e e-mail marketing, por exemplo.

💡Saiba mais: O que é plano de marketing e como elaborar?

3. Use as redes sociais

O uso das redes sociais pode ajudar a sua marca a ter uma inauguração inesquecível. Para isso, alguns meses antes do lançamento, comece a produzir conteúdo para as redes, como Instagram, TikTok e Facebook, por exemplo.

É necessário que esse conteúdo seja focado em despertar o interesse de possíveis clientes. Para começar, defina um cronograma de postagens, dessa forma, você consegue estabelecer uma linha do tempo para as publicações.

Você pode, por exemplo, fazer uma postagem contando sobre a escolha do nome da empresa, outra sobre a história da marca e, a partir disso, publicar mais informações sobre a inauguração da loja, de fato.

Todos esses posts são responsáveis por gerar expectativa nos visitantes, o que aumenta as chances de conseguir realizar vendas em sua loja virtual.

💡Saiba mais: O que é calendário editorial e como criar um?

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4. Otimize sua página para SEO

O objetivo de todo empreendedor é aparecer nos primeiros resultados do Google quando um potencial cliente busca pelo produto que você oferece, certo?

Para aumentar as chances desse objetivo se tornar realidade, a sua loja precisa adotar as boas práticas de SEO, sigla que significa Search Engine Optimization — ou otimização para mecanismos de busca.

Essa técnica visa a realização de ações que vão facilitar a sua identificação pelos buscadores, como o Google e o Bing. Dentre as ações que você pode realizar em seu e-commerce, sem dúvidas, a mais importante é caprichar na descrição dos produtos.

Além disso, é fundamental que a sua página de vendas tenha um domínio com certificado SSL ativo, já que ele garante que todo o site está seguro para compras. A instalação desse certificado varia de acordo com a forma que o site foi criado. Se você tem uma loja virtual na Nuvemshop, é possível obter o certificado gratuitamente.

💡Saiba mais: Como rankear um site na primeira página do Google?

5. Faça uma live de inauguração

Outro passo para ter uma inauguração de loja virtual produtiva é realizar uma live, essa estratégia é vista pelas pessoas como algo único e exclusivo. Com isso, causa a sensação de que não pode ser perdida de jeito nenhum, o que tende a aumentar o número de telespectadores da sua transmissão.

Sabendo disso, anuncie com antecedência a sua live, informe o dia, horário e o conteúdo que será abordado. Você pode, por exemplo, dizer que todos que entrarem na live terão uma surpresa e, durante a transmissão, oferecer cupons de desconto exclusivos para serem usados na inauguração da loja.

Além disso, use o espaço da live para tirar as dúvidas dos telespectadores, aproveite para conversar e criar uma relação de proximidade com o público.

💡Saiba mais: Como fazer lives nas redes sociais?

6. Ofereça descontos exclusivos

O grande atrativo para todos os tipos de consumidores é o desconto. Sabendo disso, crie uma campanha de desconto para aqueles que realizarem compras em sua loja virtual no dia da inauguração.

Mas não pare por aí, vá além e ofereça, por exemplo, um desconto para a segunda compra dos cinco primeiros clientes que realizarem um pedido no dia da inauguração, por exemplo.

Essa estratégia pode ajudar a aumentar o número de vendas, a conquistar público e ainda a fidelizar clientes. Incrível, né?

💡Saiba mais: Como construir uma campanha de desconto com cupom?

7. Mostre as promoções de inauguração

Oferecer promoções na inauguração é muito importante, mas, para ter sucesso, é necessário que os clientes vejam de forma clara esses descontos assim que entrarem em seu site.

Para isso, invista na criação de banners rotativos no topo da página inicial com todos os descontos que estão em vigor naquele momento. Aproveite para colocar fotos das peças, textos chamativos e crie um senso de urgência, deixando claro que se trata de uma promoção de inauguração.

💡Saiba mais: Como fazer uma promoção que chame a atenção?

8. Mensure os resultados

Depois de investir em tantas estratégias para a inauguração da loja, é necessário verificar se elas deram certo. Ou seja, conferir se o retorno sobre o investimento (ROI) realizado valeu a pena.

Ao saber se as campanhas geraram bons resultados, você conseguirá visualizar de forma clara as ações que funcionaram de fato para a sua empresa e pode replicá-las no futuro. Ou seja, o objetivo de mensurar os resultados é gerar insights valiosos para a sua marca.

Para isso, veja o número de curtidas das suas postagens no Instagram, comentários, quantidade de cupons de desconto que foram utilizados, número de acessos a sua transmissão ao vivo etc.

9. Capriche na embalagem

Por último, mas não menos importante, o envio dos pedidos também é importante para a sua loja virtual. Por isso, lembre-se de:

  • Cumprir o prazo de entrega;
  • Apostar em uma embalagem que proteja o produto;
  • Enviar brindes, cartinha escrita à mão ou algum mimo;
  • Anexar as recomendações necessárias, caso for uma loja de roupas, enviar um folheto explicando sobre o tecido e a melhor maneira de lavar, por exemplo;
  • Pedir para o cliente postar uma foto do produto nas redes sociais e marcar a sua empresa.

💡Saiba mais: O que é unboxing experience e como oferecer?

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Pronto para a inauguração de loja virtual?

Esperamos que esse conteúdo te ajude a realizar uma inauguração de loja virtual com sucesso e muitas vendas. Lembre-se de que é necessário ter paciência para se tornar uma marca conhecida no mercado e realizar inúmeras vendas todos os dias.

Com equilíbrio, dedicação e uma plataforma de e-commerce completa, com certeza, o seu site de vendas vai chegar longe.

Se ainda não escolheu uma plataforma, que tal criar uma loja grátis na Nuvemshop agora mesmo? É rápido e fácil!

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre inauguração de loja virtual

Antes de inaugurar a loja, cadastre os produtos, capriche no layout da página e crie banners informativos.

Para ter sucesso na inauguração da loja virtual, é necessário conhecer a persona, elaborar uma estratégia de marketing digital, usar as redes sociais, otimizar a página para os mecanismos de busca e mais.

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