Aprenda como criar banners grátis para o seu e-commerce

Por: Kawan Lopes

Imagem mostrando um banner outdoor representando um banner para e-commerce.

Para fazer um banner para e-commerce, basta seguir os passos abaixo:

  1. Capriche no visual
  2. Atente-se ao tamanho
  3. Use textos objetivos
  4. Utilize imagens de qualidade
  5. Preste atenção nas cores
  6. Garanta que o layout seja responsivo
  7. Atualize os banners com frequência

Assim como nas lojas físicas, cartazes também podem chamar a atenção dos clientes para ofertas e novas coleções no comércio digital. Por isso, é importante produzir esse tipo de arte para sua loja virtual. Mas como criar um banner grátis para e-commerce?

Sabemos que, muitas vezes, não há orçamento para contratar um designer para fazer o logotipo ou as artes do seu negócio. Por isso, ao longo deste artigo, vamos apresentar cinco sites de banners para criar designs de forma simples. Dessa forma, você mesmo será capaz de produzir as imagens para sua loja virtual. Está pronto?

Qual é a função do banner na loja virtual?

A função de um banner em uma loja virtual é transmitir as mensagens e sensações necessárias para fazer com que o cliente tenha a melhor experiência visual possível. Pois será através das fotos e imagens que você poderá convencê-lo a comprar seus produtos.

Os modelos mais usados em sites de venda são os banners promocionais e informativos. Eles costumam aparecer na página inicial, preferencialmente no topo, carregando títulos chamativos e CTAsCalls to Action, no português, chamadas para ação — com o intuito de levar o usuário a uma página específica.

Outra função dos banners no e-commerce é divulgar produtos e serviços. Você provavelmente já acessou uma página de vendas e se deparou com uma imagem bem chamativa anunciando uma superliquidação ou desconto. Aposto que, de alguma forma, isso despertou o desejo de consumo, não é? Pois bem, esse é o efeito do banner.

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Tipos de banners para loja virtual

A respeito do design, existem diversos tipos de banners para e-commerce. Não há uma regra clara sobre qual usar, isso irá depender do layout da sua loja virtual.

De qualquer forma, é importante que você conheça os modelos disponíveis. Assim, fica mais fácil escolher os que fazem sentido com o seu site.

Portanto, confira, logo abaixo, os tipos de banners para loja virtual:

O banner horizontal é o mais utilizado no e-commerce. Por ter um formato largo, é possível explorar seu espaço usando bons elementos visuais e títulos chamativos.

É bastante comum vê-los na página inicial com informações fundamentais para a decisão de compra, como: produtos em promoção, informações de frete grátis, cupons de desconto, coleções novas etc.

Veja o exemplo da Loja Me.Mo:Captura de tela da loja Me.Mo mostrando exemplo de um banner para e-commerce.

O banner quadrado normalmente é usado para separar e organizar as sessões na página inicial da loja virtual. Por serem menores, é possível agrupá-los em um formato esteticamente agradável.

Um bom exemplo é usá-los para identificar as categorias de produtos na homepage. Dessa forma, o cliente pode clicar direto no banner e ir para o catálogo online.

Veja o exemplo abaixo da loja Boreal Joias:

Captura de tela da loja Boreal Joias mostrando exemplo de um banner para e-commerce.

Os banners estáticos são opções mais simples, porém, efetivas. É comum encontrá-los na primeira página de lojas virtuais com informações sobre a marca, como slogan e logotipo.

Eles são bastante recomendados por serem mais leves em relação a outros formatos. Com isso, eles não prejudicam a velocidade de carregamento da página, o que é importante para a experiência de navegação do usuário.

👉 Como melhorar a velocidade de carregamento da minha loja?

Observe o exemplo da loja Lócare:

Captura de tela da loja Lócare mostrando exemplo de um banner para e-commerce.

O banner animado é uma opção mais delicada, porém, se feita com cuidado, pode funcionar muito bem. Os principais pontos de atenção em relação a esse modelo de banner são o tamanho dos arquivos e o tipo de animação.

O ideal é que o banner não contenha muitos elementos, pois isso pode causar uma sensação de incômodo no usuário. Procure aplicar efeitos de forma moderada e objetiva.

Veja, no exemplo abaixo, o trabalho que a loja Brutal Kill fez em seu banner animado:

GIF da loja Brutal Kill mostrando exemplo de um banner para e-commerce.

O banner de carrossel é um dos favoritos entre os donos de lojas virtuais. Ele consiste em uma sequência de imagens que podem ser roladas para o lado manualmente ou de forma automática.

Desse modo, você pode criar diferentes banners e programá-los para que sejam exibidos no mesmo espaço. O principal motivo de ele ser tão popular é que ele permite que você insira diversas chamadas na sua página inicial, sem deixá-la sobrecarregada.

A loja Strappy Co soube como aproveitar muito bem esse recurso. Observe logo abaixo:

GIF da loja Strappy Co mostrando exemplo de um banner para e-commerce.

Os banners de texto são opções usadas para mensagens mais diretas, curtas e claras. Eles costumam ficar próximos ao rodapé com informações sobre frete, meios de pagamento etc.

Veja o exemplo da loja Planner Estelar:

Captura de tela da loja Planner Estelar mostrando exemplo de um banner para e-commerce.

Como criar um banner para E-commerce?

Agora que você já sabe quais são os tipos de banner para e-commerce, confira o passo a passo para criar os seus:

1. Capriche no visual

A primeira dica é fundamental para a criação de um bom banner para e-commerce: capriche no visual. Lembre-se de que um dos principais objetivos do banner é gerar impacto visual e você só conseguirá fazer isso com uma estética de qualidade.

Evite banners com muitas informações, imagens e textos desalinhados, fotos com baixa qualidade e quaisquer outros elementos que possam deixá-lo com uma aparência ruim.

2. Atente-se ao tamanho

Garanta que os banners de sua loja virtual não atrapalhem a navegação do seu site. Crie seus materiais considerando as dimensões ideias. Assim, você não compromete o layout do seu site e evita que ele fique visualmente poluído.

Confira as dimensões recomendadas:

  • Banner horizontal médio: 300×250 pixels
  • Banner horizontal grande: 336×280 pixels
  • Banner horizontal principal (topo da página): 728×90 pixels
  • Banner quadrado: 720×615 pixels

3. Use textos objetivos

Dê preferência para textos curtos e objetivos na hora de criar seus banners. Grandes quantidades de palavras podem fazer com que o usuário desista de ler a mensagem.

O ideal é que você use os banners para inserir mensagens curtas e CTAs incentivando o visitante a realizar alguma ação específica como: conferir um produto, obter um cupom, comprar um item em promoção etc.

4. Utilize imagens de qualidade

Use suas melhores imagens para dar destaque aos banners em sua loja virtual. Por ficarem visíveis na página inicial, eles permitem que você mostre seus produtos e a identidade visual da sua marca da melhor forma possível.

5. Preste atenção nas cores

Seja fiel à sua paleta de cores na hora de criar os banners. Lembre-se de que eles precisam fazer sentido com o restante da página.

Dessa forma, você terá um layout em harmonia, o que irá oferecer uma experiência visual mais positiva.

6. Garanta que o layout seja responsivo

Considerando que a maioria dos usuários utilizam seus smartphones para navegar pela internet, é importante garantir que seus banners funcionem bem em todos os dispositivos.

Para isso, conte com um design responsivo. Dessa forma, sua página manterá a qualidade da navegação independentemente do aparelho usado para acessá-la.

Lojas Nuvemshop, por exemplo, já são pré-configuradas com layout responsivo. Assim, os clientes podem acessá-las facilmente de qualquer lugar.

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7. Atualize os banners com frequência

O ideal é que você use os banners como ferramenta de comunicação e marketing. Pensando nisso, atualize-os com frequência para que seus clientes sempre tenham acesso às novidades da sua marca.

Essa também é uma forma de mostrar que sua empresa está constantemente trabalhando para surpreender o seu público.

5 ferramentas para criar banner para e-commerce

Agora que você já sabe tudo o que precisa para criar um banner, confira cinco ferramentas que vão te ajudar a criar os melhores para o seu e-commerce:

1. Canva

O Canva é um dos editores online mais famosos e conta com versão web e também com aplicativo para smartphone. Ambos podem ser utilizados de forma gratuita, sendo necessário apenas fazer um cadastro.

A ferramenta disponibiliza modelos editáveis de vários tamanhos, além de contar com um banco de imagens próprio. Algumas das fotos e ícones são de uso livre, enquanto outros só podem ser utilizados por quem assina o Canva Pro — que custa R$ 26,90 por mês.

Por ser muito fácil de mexer e permitir o carregamento de imagens próprias, o Canva é um dos editores online preferido dos designers amadores. O passo a passo para sua utilização se dá por:

  1. Login;
  2. Escolha do template a ser utilizado (se será banner para loja, Story do Instagram etc);
  3. Edição de fotos, fontes e tamanhos;
  4. Download da imagem em png.

Suas artes ficam salvas na pasta “Todos os seus designs” e podem ser editadas novamente sempre que você acessar o site ou o app.

2. Adobe Spark

Da mesma forma que a primeira ferramenta, o Adobe Spark oferece vários templates e imagens de uso gratuito. Seu funcionamento segue a mesma lógica, porém o trunfo está na possibilidade de integração com outros programas da Adobe.

Além disso, o Spark permite o carregamento da identidade visual da sua marca, como logo, cores e tipografia. Dessa forma, quando for criar um banner online grátis para sua loja virtual, você terá acesso a esses elementos caso queira aplicá-los às suas artes.

Por fim, esse editor possui uma funcionalidade de sugestão de outros layouts. Com um clique, você pode alterar a posição dos elementos no banner que você estiver criando sem que ele fique desconfigurado. Assim, você pode testar outras opções sem precisar refazer todo o trabalho manualmente.

3. Venngage

Originalmente um editor online para infográficos, a Venngage também possui modelos com os quais criar banner para site e artes para redes sociais.

Assim como as opções anteriores, possui um acervo gratuito de imagens e ícones para serem utilizados livremente, em conjunto com as fotos que você carregar ao editor. O diferencial dessa opção é a quantidade de ícones disponíveis na biblioteca: são mais de 40 mil.

Ademais, no primeiro acesso, a Venngage faz rápidas perguntas e pede que você selecione os layouts de que mais gostou. Desse modo, o algoritmo consegue oferecer os templates mais parecidos com seu gosto ou com a identidade da sua marca.

4. BannerSnack

Outra opção para criar banners gratuitos para sua loja virtual é o BannerSnack. Assim como as ferramentas anteriores, essa oferece templates e permite a utilização de fotos de seu acervo.

Uma funcionalidade exclusiva desse editor é a geração de um jogo de banners. Isso significa que, a partir do primeiro que você criar, é possível gerar variações de tamanhos e layouts com os mesmos textos e imagens. Além disso, ele permite a edição da imagem em camadas separadas — ou seja, a possibilidade de mexer apenas em alguns elementos da arte, sem que o resto seja alterado, ou a composição de imagens mais complexas.

Ao contrário dos anteriores, a versão gratuita do BannerSnack limita a criação a apenas 10 banners. Para mais, é necessário contratar o serviço completo, que vai de US$ 7 a US$ 36 mensais.

5. Photopea

Por fim, Photopea é o editor com uma cara um pouco diferente dos demais apresentados até aqui. Seu visual se assemelha ao do Photoshop — o programa de edição de imagens pago da Adobe —, porém ele é grátis e totalmente online.

Seu forte não são os modelos prontos, mas a possibilidade de edições mais avançadas. Essa ferramenta aceita arquivos nos formatos .psd, .xd, .sketch e .raw, tornando-se uma boa alternativa quando você já tem uma arte pronta em algum desses formatos e precisa apenas fazer uma pequena alteração.

Se você já tem alguma experiência com edição de imagens, essa é uma boa forma para criar os banners da sua loja virtual com mais funcionalidades e com a edição em camadas. Ele funciona como se fosse mesmo um Photoshop grátis.

Resumo

Esperamos que, entre as opções de ferramentas que apresentamos, você encontre a mais adequada para criar seu banner grátis. Em geral, o Canva costuma fazer mais sucesso entre os iniciantes, mas nada impede que você teste cada uma delas e entenda qual a melhor para o seu negócio — e para suas habilidades gráficas. 🎨

Se quiser, também te convidamos a conferir alguns banners grátis para loja virtual que a Nuvemshop oferece. São vários temas para datas especiais, como Natal Black Friday e muito mais!

Antes de ir embora, confira um breve resumo sobre o que vimos por aqui:

Quais são os tipos de banners para loja virtual?

  • Banner Horizontal
  • Banner Quadrado
  • Banner Estático
  • Banner Animado
  • Banner de Carrossel
  • Banner de Texto

Como fazer um banner para E-commerce?

  1. Capriche no visual
  2. Atente-se ao tamanho
  3. Use textos objetivos
  4. Utilize imagens de qualidade
  5. Preste atenção nas cores
  6. Garanta que o layout seja responsivo
  7. Atualize os banners com frequência

5 ferramentas para criar banners

  • Canva
  • Adobe Spark
  • Venngage
  • BannerSnack
  • Photopea

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