Como montar uma loja de cosméticos pequena? [passo a passo]
Crie sua loja virtual e comece a vender hoje
Criar loja grátis- Para abrir uma loja de cosméticos, escolha um nome, pesquise seu público-alvo e estratégias de marketing, compre os equipamentos necessários e comece a divulgação;
- Em média, para montar uma loja de cosméticos pequena, o investimento inicial é de R$ 5 mil, mas esse valor pode variar, já que depende de vários fatores;
- Caso deseje montar um negócio de cosméticos, crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop e integre seu negócio a diversos meios de pagamento, envio e até com uma loja física.
Se você chegou até aqui é porque deseja aprender tudo sobre como montar uma loja de cosméticos, certo? Antes de começar, é importante saber que o Brasil é o quarto maior consumidor de produtos de beleza e higiene do mundo, segundo uma pesquisa realizada pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos),
Dessa forma, podemos ver que, no nosso país, a busca por produtos desse segmento é grande. Além disso, esse dado, evidencia que investir nesse mercado pode ser bastante promissor.
Neste conteúdo, você vai entender como montar uma loja de cosméticos e perfumaria em cinco passos. Fora isso, também vai saber se é possível ganhar dinheiro com um negócio pequeno e virtual. Então, vamos lá? 💅🏻
Como montar uma loja de cosméticos?
A seguir, confira cinco passos importantes para montar uma loja de cosméticos pequena. Veja:
1. Defina a identidade visual
Para que lembrem da sua marca, é preciso causar uma ótima primeira impressão. Você pode conseguir bons resultados investindo na criação de uma identidade visual forte.
Ou seja, é necessário tornar a sua marca única, destacando os diferenciais em todas as oportunidades. Dessa forma, sua empresa tem grandes chances de se sobressair em meio à concorrência.
Mas no que investir para isso? O primeiro passo é pensar no logotipo e nas cores da sua marca, escolha tons ligados ao propósito da empresa. Pense sempre em como os aspectos visuais podem tornar o seu negócio autêntico.
👉 Ferramenta grátis: Criador de logo
Para te ajudar a desenvolver a paleta de cores do seu negócio, a Nuvemshop desenvolveu uma ferramenta gratuita que sugere diversas combinações:
👉 Ferramenta grátis: Paleta de cores
💡 Saiba mais: O que é psicologia das cores e como aplicar em seu negócio
Outro passo fundamental é escolher o nome da sua marca. Defina um nome que remete aos produtos que vende e que possa ser facilmente lembrado. Novamente, oferecemos uma ferramenta gratuita para te ajudar nessa decisão:
👉 Ferramenta grátis: Gerador de nomes
2. Legalize a sua loja
A próxima dica é garantir que a sua empresa esteja dentro da lei. Para isso, é necessário abrir o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e formalizar o negócio.
Então, é fundamental definir o tipo de empresa, junto com um especialista de contabilidade. No início, se for um negócio individual, é provável que se encaixe como MEI (Microempreendedor Individual), categoria para empresas com faturamento de até R$ 81 mil por ano e até um funcionário.
💡 Saiba mais: Aprenda como abrir uma MEI
3. Determine o público-alvo
Como falamos no tópico sobre produtos para loja de cosméticos, existe uma variedade enorme dentro do nicho. Com isso em mente, é fundamental definir o público-alvo do seu negócio.
Afinal, no início, não é possível investir em todos os produtos existentes e agradar o público em geral, certo? Então, neste passo, propomos que escolha o nicho de mercado e a persona do seu negócio. Dessa forma, fica mais fácil ofertar o que os consumidores querem.
Sendo assim, você poderá focar em estratégias de atração específicas para seu público. Assim, as chances de atrair clientes que realmente podem gerar vendas aumentam bastante.
💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar o seu cliente ideal?
4. Compre os equipamentos necessários
Investimentos em equipamentos são necessários independentemente de abrir uma loja virtual ou física. Entretanto, o gasto pode ser menor ao optar por uma loja online.
Para a loja virtual, os principais são:
- Computador;
- Gateway de pagamento;
- Prateleiras para organizar os produtos no estoque;
- Caixas para enviar os pedidos;
- Tags com a identidade visual da loja;
- Impressora para imprimir as etiquetas de envio.
Já na loja física:
- Computador;
- Telefone;
- Maquinha de cartão;
- Balcão de atendimento;
- Ventilador ou ar-condicionado;
- Vitrines;
- Prateleiras e estantes.
Além disso, ao optar por abrir uma loja física é necessário pensar no espaço que será utilizado e incluir os gastos com contas de água, luz, internet, telefone e aluguel no orçamento geral.
5. Divulgue a sua loja
Para ser lembrado, é preciso ser visto, certo? Então, para que as pessoas conheçam a sua marca é fundamental investir em divulgação.
No começo, devido ao orçamento, você pode focar em realizar publicações em redes sociais, divulgando a inauguração da loja, dando dicas de produtos, explicando as suas funcionalidades etc. Também pode incentivar o marketing boca a boca por meio de amigos e familiares. Aqui, vale utilizar a criatividade.
Depois que conseguir atrair clientes, é importante lembrar de garantir a sua fidelização. Ou seja, manter a satisfação dos clientes para que voltem a comprar em sua loja e tornem-se clientes frequentes.
Para isso, invista em atendimento ao cliente de qualidade. Procure realizar pesquisas de satisfação, colher feedbacks de melhoria e dar atenção ao pós-venda.
💡 Saiba mais: 7 melhores estratégias sobre como fidelizar clientes
📘 Confira o e-book: Guia de atendimento ao cliente
Loja de cosméticos virtual ou física: qual escolher?
Na hora de empreender é natural que surja a dúvida sobre montar uma loja física ou virtual. Por isso, separamos as principais vantagens de cada modelo de loja de cosméticos. Confira por que montar uma loja de cosméticos online e offline:
Loja virtual
- Menor custo inicial (mensalidade da plataforma de e-commerce, que pode ser grátis, como a opção oferecida pela Nuvemshop, ou girar em torno de R$ 50, no caso de outros planos e plataformas de e-commerce. Além disso, existe o registro de domínio e registro de marca);
- Disponibilidade (a loja virtual não tem horário para funcionar, ou seja, o consumidor realiza a compra no horário que preferir);
- Maior alcance (por meio de gateways de frete é possível enviar os produtos para todo o país).
💡 Saiba mais: Como registrar um domínio?
Loja física
- Contato próximo com o público (permite que as pessoas vejam e toquem nos produtos);
- Produto na mão na hora (o consumidor não tem o custo de frete e sai da loja com o produto em mãos).
Sendo assim, é importante identificar os canais de venda de acordo com quanto você pode investir, seu público-alvo e com os pontos que considera relevantes para seu negócio. Ou seja, essa é uma escolha totalmente particular.
Entretanto, saiba que é possível ter uma loja virtual integrada com a loja física. O primeiro passo para integrar isso é dispor de um sistema de gestão ERP, que mantém seus cadastros atualizados, e acompanha as vendas, as entradas e saídas do caixa e o controle de estoque de forma automatizada.
Para isso, plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, permitem integrar o seu negócio de forma bastante simples a um dos seguintes ERPs:
Além disso, com a Nuvemshop, você tem a opção de integrar sua loja virtual de cosméticos com redes sociais como Facebook, Instagram e Tik Tok para expandir suas vendas. E ainda pode conectar seu e-commece a marketplaces como Mercado Livre, Amazon e Shopee — são muitos canais de vendas para promover seus cosméticos!
Quanto custa para montar uma loja de cosméticos?
Em média, para abrir uma loja de cosméticos pequena, o investimento inicial é de R$ 5 mil. Entretanto, esse valor pode variar muito, já que depende de vários fatores. Por exemplo, se decidir abrir uma loja física, o aluguel do espaço, a compra de equipamentos e, talvez, a contratação de funcionários devem elevar os gastos iniciais.
Agora, se optar por abrir uma loja virtual, você precisa levar em consideração o valor da mensalidade da plataforma de e-commerce escolhida, o gasto com embalagens para envio, se preocupar em contratar uma internet de qualidade etc.
Portanto, saiba que é possível montar uma loja de cosméticos com pouco dinheiro. Basta denifir o modelo de vendas ideal e fazer investimentos inteligentes.
📹 Veja também: VENDER COSMÉTICOS ONLINE: monte sua LOJA VIRTUAL
Quais produtos vender em uma loja de cosméticos?
O nicho de cosméticos é muito amplo. Sendo assim, a sua loja pode comercializar quaisquer produtos ligados à beleza e higiene pessoal. No geral, são mercadorias de cuidado com a pele, cabelos, unhas e maquiagens.
Para te ajudar, montamos uma lista com os principais itens vendidos em lojas de cosméticos. Confira:
- Esmalte, acetona, lixas e demais produtos para unhas;
- Shampoo, condicionador, creme de pentear e tinturas para cabelo;
- Sabonetes para corpo e rosto;
- Maquiagens, como sombra, pó, rímel, batom etc.;
- Pincéis para maquiagem;
- Ceras e cremes para depilação;
- Itens para salão de beleza, como luvas, toucas e aventais;
- Perfumes e desodorantes;
- Espuma de barbear e pós-barba.
💡 Saiba mais:
👉 Ferramenta grátis: Gerador de nomes para loja de cosméticos
Como encontrar bons fornecedores para uma loja de cosméticos e perfumaria?
A escolha dos fornecedores é um ponto importante no momento de montar a sua loja de cosméticos e perfumaria.
É necessário optar por fornecedores que ofereçam diferentes produtos, afinal, os consumidores procuram por diversos tipos de mercadorias e marcas. Então, dedique um tempo para pesquisar sobre os melhores da sua região e conseguir preços competitivos.
Além disso, no início, é importante investir em mercadorias-chave para seu negócio. Isso porque você precisa se preocupar em não comprometer todo o orçamento da sua empresa apenas na compra de produtos. Com isso em mente, antes de realizar compras, pesquise com o seu público quais produtos geram maior interesse.
💡 Saiba mais: Como escolher um fornecedor?
👉 Ferramenta grátis: Lista de fornecedores
Para saber tudo sobre gestão de fornecedores, é só baixar o e-book:
📘 Confira o e-book: Como fazer gestão de fornecedores?
É possível montar uma loja de cosméticos pequena e ganhar dinheiro?
A resposta direta é sim! Existe a possibilidade de lucrar apenas com uma loja de cosméticos pequena. Isso porque a margem de lucro de produtos de beleza costuma ser alta, por isso, alguns empreendedores podem crescer rapidamente.
A quantidade de dinheiro gerado pelo seu negócio depende diretamente dos produtos que você vai vender. Ou seja, é preciso analisar as mercadorias para colocar um preço de venda que faça sentido. Normalmente, a margem de lucro pode chegar a 60%.
💡 Saiba mais: O que é e como calcular a margem de lucros da sua empresa?
📈 Confira a planilha: Planilha de precificação: passo a passo para precificar corretamente
Pronto para montar a sua loja de cosméticos
Esperamos que, com a leitura deste conteúdo, você se sinta pronto para montar uma loja de cosméticos online. Lembre-se de seguir os passos, montar um plano de negócios e focar na qualidade dos produtos.
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