O que é psicologia das cores e como aplicar em seu negócio [+ferramentas]
![O que é psicologia das cores e como aplicar em seu negócio [+ferramentas] Imagem de lápis de várias tonalidades representando a Psicologia das Cores](https://d1ih8jugeo2m5m.cloudfront.net/2022/04/psicologia-cores-1200x685.jpg)
Psicologia das cores é o estudo aprofundado sobre o comportamento humano diante de cada cor. Assim, essa área da psicologia, mostra como o cérebro identifica, analisa e reage sobre os efeitos das cores. Tudo isso pode provocar mudanças nos sentimentos, sensações, emoções e ainda despertar desejos.
Você tem dúvidas sobre a importância da psicologia das cores? Esta área mostra que as cores afetam diretamente as nossas emoções e decisões.
Uma pesquisa realizada pela QuickSprout mostrou que 92.6% das pessoas afirmam que as cores dos produtos são o fator de influência número um no momento de efetuar uma compra.
Além disso, esse mesmo estudo revelou que a cor aumenta o reconhecimento de uma marca em 80% e que este fator está diretamente ligado à confiança do consumidor.
Sendo assim, neste conteúdo, vamos entender como utilizá-la na sua estratégia de marketing, como escolher a cor certa para sua loja virtual e o significado de cada uma delas. Vamos lá? 🎨
O que é psicologia das cores?
Psicologia das cores é o estudo que mostra como as cores afetam o comportamento humano. As cores podem agir no cérebro e despertar emoções, sentimentos e ainda interferir nos nossos desejos e ações. Ou seja, a mente humana é capaz de transformar as cores em sensações.
Sendo assim, essa é uma área da psicologia que nos mostra como utilizar as cores para alcançarmos determinados objetivos e despertarmos emoções específicas.
História da psicologia das cores
O primeiro registro de utilização das cores pelos seres humanos foi visto nas pinturas rupestres nas cavernas. Depois disso, é possível vermos o uso intenso de cores no Egito Antigo. Por exemplo, elas foram utilizadas para destacar grandes faraós em suas tumbas (o dourado ressaltando a riqueza).
Entretanto, foi apenas em 1672, com o matemático inglês Isaac Newton, que as cores começaram a ser estudadas. Isso porque ele descobriu que a luz branca, ao atravessar um prisma, na verdade, divide-se em diversas cores. Entretanto, Newton via as cores apenas como um fenômeno físico, não atribuindo nenhum fator psicológico.
Depois disso, com o filósofo alemão Johann Wolfgang von Goethe, o aspecto psicológico das cores começou a ser explorado e os primeiros indícios de como afetam as emoções humanas foram registrados.
Sendo assim, com o passar dos anos, o estudo sobre a psicologia das cores ganhou novas pesquisas e agora conseguimos entender melhor como o cérebro humano funciona em relação às cores e como utilizá-las a nosso favor.
Como utilizar a psicologia das cores no marketing?
Segundo o estudo realizado pela QuickSprout, a impressão de cor pode ser responsável por 60% da aceitação de um produto ou serviço. A pesquisa ainda afirma que os leitores de revistas optam por anúncios coloridos com 26% mais frequência do que os em preto e branco.
Sabendo disso, ao construir a sua marca, investir em cores que tenham ligação com o propósito do seu negócio é fundamental. Por meio delas é possível atrair clientes, facilitar o processo de compra e ainda incentivar possíveis compradores a terem certas emoções e realizarem ações.
Além disso, a identidade visual da sua empresa precisa ser pensada com cuidado. Isso porque, o logotipo, por exemplo, estará sempre atrelado a imagem da sua marca e é por meio dessa escolha de cores que seu negócio será lembrado.
Exemplificando, ao pensar na Coca-Cola, com certeza, a cor vermelha vem à sua cabeça, certo? Ou seja, essa cor está ligada à imagem da marca, uma vez que todo o trabalho de marketing foi pensado utilizando o vermelho como destaque.
💡Saiba mais: Como criar uma identidade visual para a sua marca?
Ferramentas
Sabemos que escolher a paleta de cores ideal para seu negócio não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, criamos uma lista com ferramentas que podem te ajudar. Veja:
1. Paleta de Cores
A Nuvemshop desenvolveu o gerador de paleta de cores gratuito para seu negócio. Com ela, você pode encontrar, de forma automática, combinações de cores para criar a identidade visual da sua empresa.
2. Adobe Color
Adobe Color é uma ferramenta totalmente gratuita que você pode utilizar para criar sua combinação de cores e também usufruir de paletas prontas.
3. Coolors
Coolors é um site para criar sua paleta de cores personalizada. Oferece a versão gratuita e também a possibilidade de assinar um plano por US$ 17 por mês. Com ele, é possível combinar as suas cores favoritas e gerar diversas combinações.
💡Saiba mais: O que é paleta de cores e como criar a da sua marca?
Qual o significado de cada cor?
Agora que você já sabe o que é psicologia das cores, que tal conferir o significado de cada cor? Confira:
Significado da cor azul
O azul gera paz, ordem e lealdade. Essa cor chama atenção para sentimentos pacíficos, além de transmitir a sensação de sucesso e conquista.
A cor azul escuro é mais utilizada por empresas para transmitir seriedade e confiança. A paleta de cores azul tem a capacidade de levar tranquilidade para as pessoas. Podemos verificar o uso em empresas como a Nuvemshop e o Facebook.
Significado da cor amarelo
O amarelo traz otimismo, dinamismo e energia. Essa cor pode causar felicidade, estimular a concentração e ainda atrair a atenção. Por exemplo, um botão amarelo brilhante consegue destacar-se em meio a sua página de vendas e a chance de receber um clique aumenta consideravelmente.
Além disso, tem características que estimulam o apetite, por isso, observamos a paleta de cores amarelo em grandes redes de fast-food como McDonald’s e Burger King.
Significado da cor vermelho
O vermelho representa energia, paixão, calor e fome. Essa cor tende a estimular as pessoas a tomarem uma atitude, por isso é tão presente em campanhas publicitárias. Ela estimula o público a se movimentar e agir.
Também é utilizada para transmitir sensação de confiança e intensidade. O uso da paleta de cores vermelho pode ser observado na Netflix e na Coca-Cola.
Significado da cor verde
O verde está associado ao meio ambiente, à boa sorte, à saúde e à fertilidade. Além disso , tem a capacidade de acalmar as pessoas e aliviar o estresse. Por isso, vemos essa cor presente em hospitais e clínicas de saúde.
Vemos essa cor sendo utilizada em produtos de higiene representando o frescor. Fora isso, a paleta de cores verde também está presente em empresas que prezam pela sustentabilidade e estão ligadas à natureza, como o Boticário.
Significado da cor roxo
O uso do roxo está diretamente relacionado ao estímulo da criatividade e da imaginação. Além disso, transmite calma, sabedoria e tranquilidade.
Seu uso é visto em lojas de produtos de beleza, marcas que visam o bem-estar e serviços ligados a temas espirituais.
Como exemplo, temos o Nubank que visa o bem-estar dos clientes. Isso porque oferece os serviços digitalmente com processos simplificados.
Significado da cor rosa
O rosa expressa empatia, delicadeza, romantismo, proteção e modernidade. Vemos o uso da paleta de cores rosa presente em marcas femininas, como a Victoria Secrets.
A cor também desperta curiosidade, inovação e desperta o desejo do público para conhecer determinado produto.
Significado da cor preto
O preto está diretamente associado à força, elegância, poder e mistério. É considerada uma cor neutra, facilitando a combinação e podendo ser utilizada para intensificar o significado de outras cores.
Além disso, transmite modernidade, inovação, tradição e sofisticação. Também é usado como uma cor de destaque. Vemos o uso da paleta de cores preto em empresas como Uber e Nike.
Significado da cor branco
O branco transmite paz, limpeza, simplicidade, inocência e equilíbrio. Costuma ser utilizado em combinação com outras cores por ser neutra.
A Apple utiliza a cor branca em sua estratégia de branding, gestão da marca de uma empresa, para transmitir confiança e transparência.
Como escolher a cor certa para a sua loja virtual?
Vimos que as cores podem transmitir os objetivos da sua empresa e provocar sentimentos nos clientes. Sabendo disso, é fundamental um planejamento para definir as cores do seu site de vendas.
Por exemplo, vimos que cores como amarelo e vermelho se destacam, chamando a atenção dos visitantes e os incentivando a agir. Pensando nisso, são ótimas cores para utilizar em botões que precisam de cliques, como e-mail marketing e finalização de compra. Essas cores podem te ajudar a aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual.
Entretanto, é necessário estar atento ao seu público-alvo. Mesmo sabendo sobre a psicologia das cores, você precisa ter em mente o que atrai a sua persona em específico. Por isso, a nossa sugestão é que realize testes A/B que nada mais é do que um experimento que compara duas versões de um mesmo elemento. O seu objetivo é determinar qual deles gera melhor resultado.
💡Saiba mais: Teste A/B: o que é e como usar
Para servir de inspiração trouxemos algumas lojas e o uso que fazem das cores. Confira:
Óculos Linda Menina
A loja Óculos Linda Menina tem em destaque a cor rosa. Ela é utilizada para representar a delicadeza e modernidade dos produtos. Além disso, a escolha de cores mostra a preocupação em tornar a loja um ambiente confortável, sutil e agradável.
Me.Mo
A loja Me.Mo tem em destaque a cor laranja. Por tratar-se de uma loja de velas, a cor desempenha o papel de trazer energia, calor e espírito jovem. Além disso, é uma cor vibrante que desperta o ânimo dos visitantes e estimula a ação.
Resumo
Esperamos que com esse conteúdo, você tenha entendido o que é psicologia das cores e como utilizá-la em sua estratégia de marca. Lembre-se de utilizar as ferramentas para montar uma paleta de cores que seja significativa para sua empresa.
Antes de ir embora, confira um resumo do artigo:
O que é psicologia das cores?
Psicologia das cores é o estudo sobre o comportamento humano diante de cada cor. Tem como objetivo mostrar como o cérebro reage sobre os efeitos das cores.
Qual o significado de cada cor?
- Azul: paz, calma, segurança, ordem, lealdade, sucesso, confiança, harmonia e unidade.
- Amarelo: alegria, felicidade, idealismo, otimismo, conhecimento, claridade, verão, fome e sabedoria.
- Vermelho: paixão, calor, amor, fogo, desejo, energia, poder, fome e movimento.
- Verde: natureza, meio ambiente, generosidade, calma, cura, saúde, fertilidade, sustentabilidade, frescor e boa sorte.
- Roxo: criatividade, imaginação, calma, sabedoria, tranquilidade, beleza e espiritualidade.
- Rosa: empatia, delicadeza, romantismo, proteção, modernidade, curiosidade e inovação.
- Preto: força, elegância, poder e mistério, modernidade, inovação, tradição e sofisticação.
- Branco: paz, limpeza, simplicidade, inocência e equilíbrio, confiança e transparência.
Está esperando o que para criar a sua loja virtual e colocar em prática os conhecimentos que acabou de aprender? Venha para a Nuvemshop e faça um teste grátis por 30 dias! 💙