Como ganhar seguidores no Instagram em 6 passos [2021]

Por: Kawan Lopes

Imagem mostrando um letreiro de neon com a frase

Aqui você encontra:

Você sabe como ganhar mais seguidores no Instagram? Neste post, te ensinamos as principais estratégias para conquistar e engajar o seu público-alvo.


Se a sua marca está no Instagram, o ideal é alcançar um número cada vez maior de seguidores para que o seu produto se torne conhecido por mais pessoas. Entretanto, ganhar novos dígitos no seu perfil a qualquer custo pode não ser uma boa ideia.

Pagar por eles, então, não vai adiantar de nada. Afinal, você poderá conseguir mais seguidores no Instagram, contudo, a grande maioria terá pouco interesse pelo que você tem a oferecer. O segredo está em conquistar seguidores qualificados e promover conteúdos engajadores.

Ou seja, se você possui uma marca de acessórios femininos, pouco adianta ter meninos de 12 anos te seguindo, entende? Eles não têm o perfil do seu público, logo, isso não se converterá em vendas.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para te ajudar a conseguir mais seguidores no Instagram de uma forma coerente e alinhada com os seus propósitos.

💡 Saiba mais: Como vender pelo instagram

6 dicas para ganhar seguidores no Instagram

Para fazer seu perfil crescer de forma saudável e contínua, é preciso dispor de um tempo para aplicar algumas práticas. Além disso, é necessário ter paciência e respeitar o prazo de cada estratégia.

Separamos, neste conteúdo, seis dicas de ouro para aumentar o número de seguidores do seu Instagram. Veja só:

  1. Tenha um perfil comercial;
  2. Conheça o seu público;
  3. Siga os seguidores dos seus concorrentes;
  4. Publique com regularidade;
  5. Use hashtags;
  6. Faça parcerias com influenciadores.

Se você não sabe muito bem como colocar cada uma delas em prática, não se preocupe., Separe seu bloco de notas e venha entender como aplicar essas dicas em seu negócio. 📝

1. Tenha um perfil comercial

Este item não impacta diretamente em conseguir mais seguidores no Instagram, mas é um passo importante para personalizá-lo. Com um perfil para empresas, você conseguirá colocar seus dados de contato e fazer anúncios.

Você também poderá utilizar um recurso extra, chamado Instagram Insights. Através dele, será fácil descobrir os horários, fotos e vídeos que fazem mais sucesso entre os seus fãs. Se você ainda não tem uma conta comercial, confira este passo a passo:

💡 Saiba mais: Guia completo sobre Instagram comercial

2. Conheça o seu público

Antes de partir para a ação, tire um tempo para apenas observar. Para que tipo de pessoa sua marca é direcionada? Homens, mulheres ou ambos? Qual é a faixa etária? Solteiros ou casados? E o poder de compra? Do que essas pessoas gostam?

Procure outras marcas que vendem produtos similares aos seus e veja quais pessoas interagem com elas. Acesse esses perfis, atente-se ao tipo de conteúdo que eles postam e quais são as hashtags que mais usam. Faça um resumo completo e anote tudo. Quando traçar o perfil do seu público no Instagram, parta para a ação.

Um exemplo de negócio que conhece o seu alvo é a Casa Bauducco, que está sempre publicando sugestões para aqueles que adoram um bom café. Além disso, nas legendas, investem em palavras-chave para conseguir mais seguidores no Instagram (já que, usando essa estratégia, o perfil da marca é encontrado com facilidade):

casa bauducco instagram

💡 Saiba mais: Como conhecer as necessidades do seu público-alvo

3. Siga os seguidores dos seus concorrentes

Isso pode dar um pouco de trabalho, mas com certeza te ajudará na tarefa de conseguir mais seguidores no Instagram. Afinal, se eles seguem seus principais concorrentes é porque se identificam com o seu nicho.

Além de segui-los, procure interagir com essas pessoas quando enxergar oportunidades. Isso fará com que você seja notado e, provavelmente, seguido de volta por quem se identificar com o seu perfil.

Entretanto, antes de fazer isso:

  1. Certifique-se de que você já tem publicações suficientes para atrair a atenção do usuário (já que ninguém vai querer seguir uma conta sem conteúdo);
  2. Tenha ciência de que o Instagram possui algumas restrições para tal ação; Descubra quais são elas no nosso artigo Existe um limite de pessoas que posso seguir no Instagram?.

4. Publique com regularidade

Falando em conteúdos suficientes, indicamos que você poste-os frequentemente (no feed e nos Stories), criando um calendário editorial variado. Se seu e-commerce é de moda, por exemplo, escolha um dia da semana para publicar tendências do seu nicho, outro para dar dicas de looks e, por fim, um para apresentar novos produtos.

Além disso, invista em lives e crie enquetes para incentivar interações e comentários e conseguir mais seguidores no Instagram. Só não se esqueça de respondê-los, ok? Dedique um tempo diário para isso, pois, com certeza, os usuários se sentirão especiais com o seu retorno.

Outra ação que geralmente promove o famoso boca a boca e garante conseguir mais seguidores no Instagram é a divulgação de sorteios. Para isso, temos um vídeo que ensina como organizá-los, respeitando as diretrizes da Caixa Econômica Federal. Acompanhe:

5. Use hashtags

Desde 2017, o Instagram liberou aos usuários o recurso de seguirem as hashtags pelas quais se interessam. Logo, marcando aquelas que têm relação com o seu nicho em suas publicações, a chance de conseguir mais seguidores no Instagram será maior.

Você também pode utilizar esse campo de pesquisa para descobrir as melhores palavras-chave do seu nicho. Exemplo de busca com a hashtag “moda”:

instagram hashtags

Quando utilizadas de forma correta, as hashtags são grandes aliadas na tarefa de conquistar um público fiel e engajado. Contudo, utilize-as com moderação: o limite por postagem é de 30, mas o recomendado é de 5 a 6 (no máximo 10).

6. Faça parcerias com influenciadores

Atualmente existem perfis de microinfluenciadores até grandes personalidades (celebridades, blogueiros ou referências em algum assunto de nicho) que estão dispostos a fazer parcerias — desde aquelas à base de troca (produtos por divulgação) até as que chegam a custar de R$ 15 a 20 mil.

Logo, antes de qualquer acerto, considere estas questões financeiras e tome alguns cuidados na escolha do perfil certo.

Ao fazer uma parceria de conteúdo com um influencer para conseguir mais seguidores no Instagram, sua marca será imediatamente associada aos valores daquela pessoa. Por isso, é muito importante que a personalidade escolhida reflita esses princípios no seu dia a dia.

Veja quem são as celebridades mais seguidas pelo seu público e pesquise tudo sobre elas. Observe se possuem blogs e qual é o tipo de mensagem que elas transmitem. Garanta também que essas pessoas não estejam envolvidas em polêmicas e escândalos.

Depois de entrar em contato, peça para que o influencer escolha um produto da sua marca para que você envie como um presente. Esse tipo de iniciativa costuma ser muito apreciada e até gera posts gratuitos para o seu negócio — só não se esqueça de compartilhá-los no seu perfil, ok?

Por fim, lembre-se de interagir e fazer parcerias com marcas que vendem produtos complementares aos seus. Esse tipo de ação leva a compartilhamento de conteúdos (e artigos) em perfis similares e, consequentemente, te ajudará a conseguir mais seguidores no Instagram.

💡 Saiba mais: Como trabalhar com influenciadores digitais?

Quer conferir mais dicas de marketing digital no Instagram? Dê o play no vídeo especial sobre o assunto:

Resumo

Com estas dicas, você vai conseguir mais seguidores no Instagram. Regularidade, cuidado com a imagem da sua marca e, principalmente, foco no seu público-alvo são os primeiros passos para o sucesso!

Antes de terminar, que tal um resumo para fixar as informações na memória?

Neste conteúdo, vimos:

Como ganhar seguidores no Instagram?

  1. Tenha um perfil comercial;
  2. Conheça o seu público;
  3. Siga os seguidores dos seus concorrentes;
  4. Publique com regularidade;
  5. Use hashtags;
  6. Faça parcerias com influenciadores.

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