O que é e-mail marketing promocional e como criá-lo?

O que é e-mail marketing promocional e como criá-lo?

Email marketing promocional tem a função de promover a venda de produtos e serviços. Para isso, em sua comunicação, é utilizada uma abordagem mais comercial, divulgando promoções, preços e links diretos para a página de compra.


Você está procurando aumentar o tráfego da sua loja virtual? Então, o e-mail marketing promocional não pode ficar de fora do seu plano de marketing.

Esse é um poderoso tipo de comunicação para divulgar ofertas e descontos da sua página de vendas. E não é a gente que está falando: uma pesquisa realizada pela FBITS, divulgada pelo UOL, revelou que 61% das empresas garantem até 20% de seu faturamento por este canal.

Então, quer saber o que é e como criar um modelo de e-mail marketing promocional? Continue a leitura deste artigo e veja como utilizar essa estratégia a favor do seu negócio. Vamos lá?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é email marketing promocional?

E-mail marketing promocional é uma estratégia que tem a função de promover a venda de produtos e serviços. Para isso, em sua comunicação, é utilizada uma abordagem mais comercial, divulgando promoções, preços e links diretos para o site de compras.

Em outras palavras, esse tipo de mensagem tem foco na conversão. Por isso, para criar um e-mail marketing promocional, é preciso inserir diferentes imagens e CTAs, isto é, chamadas para ação, como: “compre agora”, “aproveite agora” etc.

Mais adiante deste conteúdo, você confere alguns modelos de e-mail marketing promocional.

💡 Saiba mais: 

Como fazer um e-mail marketing promocional?

Agora que você já sabe o que é e-mail marketing promocional, confira a seguir as principais dicas para criar um para o seu negócio!

💡 Saiba mais: Como fazer e-mail marketing?

1. Estabeleça relações positivas

Além do objetivo de vender, ao estruturar um modelo de e-mail marketing promocional você deve criar um relacionamento com o consumidor.

Para isso, tome cuidado com a comunicação. O primeiro passo é entender com quem você está falando e a partir de aí definir qual será a linguagem utilizada.

Aqui, é fundamental definir personas, ou seja, a descrição semifictícia daquele que poderia ser o cliente ideal do seu negócio.

💡 Saiba mais: Como a Perfit pode aumentar a conversão de e-mail marketing?

2. Ofereça algo de valor

Ao assinar uma newsletter, o usuário espera receber mensagens que agreguem valor ao seu dia a dia.

Por isso, é importante criar um modelo de e-mail marketing promocional que leve uma novidade para o seu cliente, seja ela uma oferta ou lançamento de produtos com desconto.

O foco aqui é encontrar formas de solucionar um problema que seja relevante para o seu cliente e conectá-lo com o objetivo do e-mail marketing promocional, que é vender.

💡 Saiba mais: Guia completo sobre e-mail marketing

3. Crie um título de e-mail marketing promocional relevante

O título do seu e-mail deve ser o mais importante na construção desse processo. Afinal, ele deve chamar a atenção do leitor e convencê-lo a abrir a sua mensagem.

Se você vende pela internet, use esse espaço para divulgar soluções que atendam à necessidade do seu público e que os incentivem a clicar no seu e-mail.

💡 Saiba mais: Assuntos para e-mail marketing: confira dicas e boas práticas

4. Construa um e-mail com uma narrativa convincente

Se o seu e-mail marketing promocional está com as informações desorganizadas ou não tem uma escrita chamativa, dificilmente conseguirá incentivar o usuário a continuar com a leitura.

Por isso, a dica aqui é dividir a comunicação em seções específicas ou quebras de parágrafo.

Além disso, use e abuse de imagens para divulgar os seus produtos, mas sempre de forma organizada. Procure intercalá-las com textos e CTAs chamativos.

Caso você precise de ajuda para fazer o modelo do seu email marketing promocional, existem algumas ferramentas que oferecem layouts prontos ou personalizados. Confira a seguir:

💡 Saiba mais: 15 ferramentas de e-mail marketing totalmente grátis

Além disso, faça o download gratuito do material para começar a criar e-mails promocionais:

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Modelos de email marketing promocional

Por fim, conheça cinco modelos de e-mail marketing promocional para você se inspirar:

1. Ifood

Para incentivar as pessoas a comprarem presentes de fim de ano, o Ifood, empresa de delivery, disparou para a sua base de contatos um e-mail marketing promocional estimulando a compra de chocolates pelo aplicativo:

Imagem de e-mail marketing promocional enviado pelo iFood

captura de tela de email marketing promocional do ifood

 

2. Iguana Sports

Outras marcas que utilizam e-mail marketing promocional são as de assessoria de esporte. A Iguana Sports, por exemplo, divulgou um lote de inscrição com descontos de uma prova de corrida:

captura de tela de e-mail marketing da iguana sports

3. Americanas

Aproveitar datas como a Black Friday são excelentes oportunidades para disparar e-mails marketings promocionais. A Americanas, por exemplo, enviou uma comunicação sobre os principais produtos do marketplace em promoção:

captura de tela de e-mail marketing promocional das Americanas

4. Mundo Marketing

Se você vende cursos de marketing, por exemplo, investir em e-mail promocional pode ser uma boa estratégia para a sua marca. Veja um exemplo da Mundo Marketing:

captura de tela de e-mail marketing promocional divulgando curso de marketing digital

5. Posto Ipiranga

Alguns negócios utilizam e-mail marketing promocionais para divulgar ofertas e incentivar o download de aplicativos. Como é o caso do posto Ipiranga, veja:

captura de tela e-mail marketing promocional posto ipiranga

💡 Saiba mais: 7 exemplos de e-mail marketing para você se inspirar

Tudo certo sobre como fazer e-mail de promoção?

Esperamos que a partir deste conteúdo você possa criar e-mails marketing promocionais para a sua empresa e aumentar as vendas.

Se você faz vendas online, que tal usar uma plataforma de e-commerce para tornar a sua empresa profissional? Se você gostou da ideia, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e aproveite os nossos recursos. Você vai ver como é fácil vender pela internet sem precisar de conhecimentos técnicos.

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes

E-mail marketing promocional tem a função de promover a venda de produtos e serviços. Para isso, em sua comunicação, é utilizada uma abordagem mais comercial, divulgando promoções, preços e links diretos para a página de compra.

  1. Estabeleça relações positivas;
  2. Ofereça algo de valor;
  3. Crie um título de e-mail marketing promocional relevante;
  4. Construa um e-mail com uma narrativa convincente.

Faça como +100 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Criar loja grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies