O que postar no Instagram para encantar os seguidores?

Por: Kawan Lopes

Na imagem, vemos um iphone com vários aplicativos

Não dá para negar: muitos anos se passaram desde a criação do Instagram, mas ele continua sendo uma das principais redes sociais que conectam as marcas com seu público-alvo. Nesse sentido, saber o que postar no Instagram é fundamental para que o conteúdo atinja as pessoas certas.

Então, você quer saber como nunca ficar sem ideias do que postar no Instagram? Continue a leitura deste artigo, mas, antes, queremos te convidar a ler nosso e-book gratuito sobre tendências do Instagram para e-commerce! 😊

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1. Mostre os seus produtos em uso

Você sabe uma maneira poderosa de contar a história da sua empresa? Então, o faça. Por exemplo, publique fotos ou vídeos do seu produto sendo usado no mundo real. Certamente, isso ajuda os espectadores a se imaginarem usando o que você vende.

Isso é importante porque, se você vende o seu produto só no meio digital, pode ser difícil para que o consumidor saiba exatamente como utilizá-lo. Nesse sentido, é muito importante você mostrar para o cliente como usá-lo corretamente. Além disso, garante uma ótima postagem para o Instagram.

Vale lembrar que a mesma coisa vale para um serviço, você pode mostrar o que sua empresa faz passo a passo.

💡 Saiba mais: Conheça 12 dicas sobre como bombar no Instagram

Se você quer ajuda para publicar os melhores conteúdos no feed e no stories do Instagram, aproveite para baixar nossos templates gratuitos de produtos, promoções, lives e muito mais:

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2. Busque mostrar o making-of das coisas

Mais e mais empresas estão compartilhando fotos tiradas nos bastidores. Você já se perguntou por que isso tem acontecido?

De modo geral, é uma estratégia para que as marcas criem uma voz autêntica para os seus negócios e mostrem que, por trás de todo o profissionalismo, existem pessoas. Da mesma forma, essa é uma maneira de marketing humanizado.

Caso você queira adotar essa estratégia, estas são algumas dicas que podem ser seguidas:

  • um projeto no qual você está trabalhando (vídeo, e-book, curso);
  • uma reunião da empresa;
  • sua configuração de trabalho;
  • a preparação do time antes de uma entrevista.

Resumidamente, os bastidores têm tudo a ver com autenticidade e são uma maneira fantástica de mostrar um lado diferente da sua marca.

💡 Saiba mais: Quais são os melhores horários para postar no Instagram?

3. Faça sorteios

Apresentar um produto ou serviço por meio de um sorteio é uma ótima maneira de aumentar o engajamento no seu Instagram.

Por exemplo, ao convidar os usuários para marcar amigos, compartilhar a postagem e seguir sua página, você pode criar um certo tipo de entusiasmo sobre suas ofertas e alcançar novos públicos a um custo bastante baixo.

Em termos de ideias de conteúdo do Instagram, este oferece um retorno sobre o investimento.

No entanto, é importante lembrar que o sorteio sempre precisa estar relacionado a itens que você trabalha na sua página, tudo bem?

Então, nesse caso, o ideal é que você faça um sorteio de um produto que você vende na sua loja virtual. Porque, imagine, você sorteia algo que você não vende. Após algum tempo, os seguidores que você ganhou irão embora. ☹️

💡 Saiba mais: Como fazer sorteio no Instagram?

💡 Saiba mais: 7 apps de sorteio para sortear nomes e números no seu celular

4. Compartilhe memes

Humanizar e humorizar sua marca compartilhando memes relacionáveis ​​que você sabe que ressoam com o seu público é uma ótima maneira de se conectar mais profundamente com os seus seguidores.

Quando são bem feitos, os memes podem aumentar o reconhecimento da marca e fortalecer o engajamento do cliente. Ao se conectar com o público em um nível emocional, você parecerá mais autêntico e poderá fidelizar o consumidor.

💡 Saiba mais: 7 melhores estratégias para fidelizar clientes

Ao compartilhar memes, tente mantê-los engraçados, oportunos e relacionáveis.

5. Responda perguntas dos seguidores

Use a seção de comentários do seu Instagram para criar uma postagem criativa, na qual você responde as perguntas dos seus seguidores. Para isso, você pode responder em vídeo, nos stories, ou em formato de Reels, ou mesmo no feed.

Por exemplo, uma novidade da rede social é que criadores de conteúdo no Instagram agora podem responder a comentários em seus Reels com outro Reel. Isso é uma estratégia muito legal, uma vez que, há algum tempo, o Instagram tem priorizado vídeos se tratando de engajamento.

Sendo assim, é muito provável que, se você gravar um vídeo, o seu conteúdo tenha mais likes, comentários e compartilhamentos do que uma foto.

💡 Saiba mais: Como usar o algoritmo do Instagram a favor da sua marca?

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6. Divulgue eventos e lives

Se você vai realizar um evento ao vivo no Instagram ou pessoalmente, você vai querer compartilhar com seu público. Para isso, você pode criar uma arte no feed e no stories com um countdown para que o público salve e você tenha um maior engajamento na hora da live.

7. Poste vídeos com dicas de uso dos seus produtos

Os seus produtos podem ser vendidos com usos específicos. Claro, você pode trabalhar com vendas de biquínis que, de certo modo, são vendidos para serem utilizados na praia ou na piscina, por exemplo. No entanto, as ideias desses vídeos são que você ensine as pessoas a personalizarem as roupas.

Mas, como não estamos falando de biquínis, as ideias são infinitas. Sua marca pode gravar vários tipos de vídeos divertidos mostrando que seus produtos e serviços tem diversas utilidades.

8. Poste carrosséis

Você sabia que as postagens do carrossel do Instagram ganham, em média, 1,4x mais alcance e 3,1x mais engajamento do que as postagens regulares no Instagram? Esses dados foram retirados de uma pesquisa da Hootsuite.

Com os carrosséis do Instagram, você pode compartilhar várias fotos ou vídeos. Os usuários só precisam deslizar para a esquerda para ver todos eles. Como você pode compartilhar até dez imagens, esse tipo de postagem é útil quando só uma imagem não faz jus à sua mensagem.

Algumas ideias para uma postagem de carrossel incluem a criação de uma apresentação de slides, por exemplo. Na verdade, você pode fazer o uso de carrosséis quantas vezes quiser e quantas vezes elas forem necessárias.

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9. Compartilhe depoimentos dos clientes

Muitas vezes as pessoas querem uma prova social antes de gastar o seu dinheiro suado no seu produto ou serviço. Isso significa que eles geralmente recorrem a avaliações online, sites de terceiros e até mesmo à sua própria seção de comentários para ver o que os outros têm a dizer.

Uma maneira de se antecipar a isso e fornecer provas sociais é compartilhar depoimentos em suas postagens. Isso facilitará o trabalho do público e, de certa forma, deixará o seu feed organizado.

Só é bom lembrar que, claro, você não deve exagerar nos depoimentos, visto que eles não devem ser o foco das suas publicações. Mas, evidentemente, alguns, uma vez ou outra no seu feed são super bem-vindos.

💡 Saiba mais: Como utilizar gatilhos mentais para gerar vendas?

10. Poste conteúdos de influenciadores digitais

Outro tipo de prova social que você pode compartilhar com o público é o endosso de um influenciador digital. Esses tipos de parcerias podem trazer novos públicos para sua marca e mostrar que uma figura confiável atesta seu produto.

Por isso, uma boa dica é criar uma parceria com um influenciador do seu nicho de mercado e enviar um produto que você vende no seu negócio. Como resultado, ele pode postar um stories utilizado o item.

11. Faça perguntas ao público

Fazer perguntas para o público é uma excelente maneira de gerar engajamento no seu feed. Por exemplo, você pode criar uma arte com uma questão relacionada ao seu produto. Vamos imaginar que você trabalha com maquiagens, então, você pode postar a seguinte pergunta “Qual item de maquiagem você considera coringa?”.

Esse é só um exemplo e você pode adaptar para o seu nicho. Certamente, isso fará com que os seus seguidores respondam e isso irá gerar muito engajamento no seu perfil.

12. Poste tutoriais

Postar tutoriais fornece valor para clientes atuais e potenciais. Por isso, pense em maneiras de compartilhar dicas e truques para que eles possam aproveitar ao máximo os produtos que sua empresa tem a oferecer.

💡 Saiba mais: Porque não comprar seguidores no Instagram: 7 motivos convincentes

Tudo entendido sobre o que postar no Instagram?

Esperamos que este conteúdo tenha conseguido oferecer um panorama sobre o que postar no Instagram para ganhar seguidores. Como visto ao longo do artigo, essa rede social continua sendo uma das mais utilizadas pelas pessoas que têm marcas para se conectar com o público.

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Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre o que postar no Instagram

O ideal é que você publique alguma coisa nos seus stories todos os dias, mas não publique no feed. Isso porque se você publicar conteúdo no feed todos os dias, o algoritmo do Instagram pode entender que você está poluindo o seu feed.

Você não deve postar no Instagram conteúdo plagiado de outras contas, uma vez que o seu perfil pode ser penalizado de acordo com as diretrizes das redes sociais, além de se tratar de uma prática antiética.

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