Melhores horários para postar fotos no Instagram: dicas para conseguir mais engajamento

Por: Bruno Fernandes
Melhores horários para postar fotos no Instagram: dicas para conseguir mais engajamento

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O Instagram é uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos, sobretudo entre as empresas. Companhias já consolidadas – como Adidas, Nubank e Airbnb – fazem um trabalho incrível por lá.

Se você tem um e-commerce, esta é a chance de também alcançar o sucesso direcionando mais tráfego para o seu negócio. O primeiro passo para ter um excelente perfil, no entanto, é saber em quais horários seus posts poderão alcançar mais engajamento.

Como descobrir os horários ideais?

Ao longo dos anos, alguns estudos foram feitos com o objetivo de desvendar este mistério. Entre eles, destaca-se a análise da Sprout Social que indica os seguintes períodos:

  • Melhores horários: quarta-feira às 15h, quinta-feira às 5h, 11h, 15h e 16h, e sexta-feira às 5h;
  • Melhor dia: quinta-feira;
  • Engajamento mais consistente: 9h às 18h de terça a sexta-feira;
  • Piores dias: domingo e segunda-feira.

Contudo, em terra de Instagram, nada é escrito em pedra – afinal, o que é bom para uma conta, pode não ser válido para outra.

Por exemplo: se seu alvo são adultos de 25 a 35 anos, provavelmente os melhores horários serão aqueles fora do expediente – quando eles terão mais tempo para acessar as redes sociais. Já se o foco são adolescentes, os períodos mais indicados serão aqueles contraturnos escolares.

Logo, levando estes pontos em consideração, a principal dica é testar: poste todos os dias e em horários distintos (inclusive nos finais de semana). Assim, você estará mais próximo de descobrir quais são os momentos que trazem os melhores resultados.

Ok, fiz os testes. Mas como mensurá-los?

A esta altura, você deve estar se questionando como verificar os períodos que geraram mais acessos após os testes. Para isso, o Instagram criou uma ferramenta que facilitará a sua vida: o Instagram Insights.

No vídeo abaixo, ensinamos como usar essa plataforma a favor da sua loja virtual e encontrar tais resultados. Acompanhe:

Obs.: o Instagram Insights está disponível apenas para contas comerciais. Caso você ainda não tenha a sua, aprenda neste artigo como configurá-la.

Outras ferramentas

Se, mesmo depois de analisar os resultados através da própria ferramenta do Instagram, você quiser utilizar outras plataformas, indicamos:

  • Unum: com aplicações gratuitas e pagas, o site oferece diversas métricas da sua conta, como o engajamento por semanas e meses, número de curtidas e comentários, fotos mais acessadas e hashtags em alta;
  • Iconosquare: possui recursos bastante similares ao anterior, entretanto, disponibiliza apenas planos pagos.

Tudo certo?

Com essas orientações, você com certeza conseguirá melhorar o engajamento do seu Instagram. Inspire-se, continue empreendendo e investindo no seu negócio!

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