Qual é o melhor horário para postar no Instagram e como definir o da sua marca?

Relógio sobre fundo metade rosa, metade azul, representando os melhores horários para postar no Instagram

Os melhores horários para postar no Instagram são das 9h às 13h e das 11h às 14h às terças-feiras. Já nos demais dias da semana, é recomendado publicar de manhã cedo, entre 7h e 9h, e à noite, entre 18h e 21h.


O Instagram é uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos, sobretudo entre as empresas. Companhias já consolidadas — como Adidas, Nubank e Airbnb — fazem um trabalho incrível por lá. Mas é preciso saber quais são os melhores horários para postar no Instagram se você quer engajamento.

Até 2016, os posts apareciam cronologicamente no feed da rede social. Entretanto, após uma mudança, a forma como as postagens começaram a ser exibidas passou a depender muito mais do algoritmo do Instagram. Isso quer dizer que a tecnologia da rede social segue uma sequência lógica para definir o que vai ser exibido aos usuários ou não.

Nesse contexto, publicações que têm mais engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos e cliques no botão “salvar”) logo ao serem publicadas são enxergadas como mais relevantes e, portanto, exibidas a mais pessoas. E é aí que entra a importância do timing na hora de postar suas fotos no Instagram.

O primeiro passo para ter um excelente perfil na plataforma, portanto, é saber em qual horário seus posts poderão alcançar mais pessoas e, com isso, aumentar o engajamento no Instagram. Então, vamos entender quais são eles!

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Quais os melhores horários para postar no Instagram?

Os melhores horários para postar no Instagram são das 9h às 13h de terça-feira e das 10h às 13h de quarta-feira, de modo geral. Os melhores dias são terça e quarta e o pior, domingo. Todavia, existem particularidades, por isso, observar o comportamento da sua audiência é fundamental para encontrar os melhores horários para postar foto no Instagram da sua marca.

Melhores horários para postar no Instagram na média global.

Para começar, você pode considerar a tabela abaixo:

Dia da semana Melhor horário
Segunda-feira 10h às 12h
Terça-feira 9h às 13h
Quarta-feira 10h e 13h
Quinta-feira 9h às 11h
Sexta-feira 9h às 11h
Sábado 9h às 10h
Domingo 8h às 11h

Ao longo dos anos, alguns estudos foram feitos com o objetivo de desvendar esse mistério. Entre eles, destaca-se a análise da Sprout Social a partir de dados globais.

De acordo com o estudo da Sprout Social, os melhores horários para postar no Instagram são:

  • Melhores horários: terça-feira, das 9h às 13h, e quarta-feira, das 10h às 13h;
  • Melhores dias: terça-feira e quarta-feira;
  • Pior dia: domingo.

💡 Saiba mais: Como fazer marketing no Instagram?

Horários de pico de engajamento no Instagram por setor

Além da análise geral da Sprout Social, a empresa também definiu qual o melhor horário para postar no Instagram de acordo com a área de atuação da empresa. Confira a seguir:

Empresas de bens de consumo (comércio)

Para o comércio, o melhor dia é a quinta-feira às 14h. O pior é domingo.

Inclusive, se quiser ajuda para publicar os melhores conteúdos no feed e nos Stories do Instagram, aproveite para baixar nossos templates gratuitos de sorteios, promoções, lives e muito mais:

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Comunicação

Empresas de comunicação costumam ter mais engajamento quando os posts são publicados nos seguintes horários e dias:

  • Segunda-feira às 11h;
  • Quarta-feira às 11h;
  • Quinta-feira às 10h.

Os fins de semana costumam ser piores para esse tipo de negócio.

Educação

Na área da educação, posts feitos nos seguintes dias e horários têm um desempenho melhor:

  • Terça-feira às 11h e das 13h às 16h;
  • Quarta-feira às 12h e depois às 15h;
  • Quinta-feira das 10h às 12h.

Os sábados são fracos e os domingos têm audiência praticamente nula.

Organizações sem fins lucrativos

Para as organizações sem fins lucrativos, o melhor dia para postar no Instagram é quarta-feira, das 10h às 16h e depois às 18h. Como em outros setores, o fim de semana é bastante fraco.

Tecnologia

Os melhores horários e dias de publicação para as empresas de tecnologia são:

  • Terça-feira das 10h às 13h;
  • Quarta-feira das 11h às 17h;
  • Sexta-feira das 10h às 12h.

Da mesma maneira, os fins de semana são ruins em engajamento para o setor.

Saúde

Na área da saúde, o melhor horário é na quinta-feira às 13h. Os melhores dias para postar são às terças-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras e o pior segue sendo domingo.

Finanças

Para empresas do setor financeiro, os estudos mostram momentos um pouco diferentes do que vínhamos observando. O melhor horário é sexta-feira às 11h, mas, em geral, o melhor dia da semana costuma ser a quarta. O pior dia é a terça-feira.

Lazer e turismo

Para o setor de lazer e turismo, o melhor horário de todos para postar no Instagram é às terças-feiras às 10h. Outros dias com bom engajamento são as quartas-feiras, mas a partir de quinta-feira a audiência cai bastante.

Restaurantes

Para os restaurantes, vale mais a pena publicar no Instagram às segundas-feiras das 16h às 18h. De quinta-feira a domingo, o engajamento vai enfraquecendo.

💡 Saiba mais: Hashtags mais usadas no Instagram e como escolher as suas

Melhor horário para postar Reels

Os Reels podem atrair 300% mais engajamento para um perfil no Instagram, de acordo com uma pesquisa do Hootsuite. Segundo o mesmo veículo, o melhor horário para postar no Reels é das 9h às 12h da segunda-feira a quinta-feira.

Experimente diferentes horários e analise as métricas para determinar o melhor momento para o seu público específico e maximizar o engajamento, já que o horário exato pode variar de acordo com o público-alvo e a região geográfica.

💡 Saiba mais: Como criar post para Instagram de moda?

Como definir os melhores horários para postar no Instagram?

Apesar de existirem muitos estudos sobre os melhores horários para postar, em terra de Instagram, nada é escrito em pedra — afinal, o que é bom para uma conta, pode não ser válido para outra. Veja algumas dicas para definir os melhores dias e horários para a sua empresa:

1. Entenda seu público do Instagram

É provável que você saiba quem é o público-alvo geral da sua empresa, mas, no caso do Instagram, você precisa entender o perfil do público que segue sua conta. Afinal, as estratégias de horários para postar na rede social mudam completamente de acordo com os hábitos dos consumidores.

Por exemplo, se a sua audiência do Instagram é composta por adultos de 25 a 35 anos, provavelmente os melhores períodos serão aqueles fora do horário comercial — quando eles terão mais tempo para acessar as redes sociais fora do trabalho.

Já se o foco são adolescentes, os períodos mais indicados serão aqueles alternativos aos dos períodos escolares. Portanto, leve sempre as informações sobre os hábitos da sua persona em consideração para fazer suas publicações!

2. Faça testes e mais testes

A única forma de descobrir quais são os melhores horários para postar no Instagram é fazer testes e acompanhar os resultados. Para isso, poste todos os dias e em horários distintos, inclusive nos finais de semana.

Assim, você estará mais próximo de descobrir quais são os momentos que trazem os melhores resultados. Para organizar seus testes, crie uma planilha com cada dia da semana, horário e tipos diferentes de mídia e anote tudo o que foi publicado.

3. Use o Instagram Insights

Você deve estar se questionando como verificar o perfil do público e os acessos no seu Instagram. Para isso, a plataforma criou uma ferramenta que facilitará a sua vida: o Instagram Insights.

A funcionalidade está disponível apenas para o Instagram Comercial, isto é, a contas para empresas da rede social. A ferramenta mostra os dias e horários em que os seus seguidores estão mais ativos na rede social. Dessa forma, você pode experimentar as publicações dentro desses períodos, o que aumenta as chances de engajamento!

Para ver essas informações, siga os passos abaixo:

  • Toque em “Painel Profissional” na página inicial do Instagram;
  • Toque em “Ver tudo” nos Insights sobre a conta”;
  • Toque em “Total de seguidores”;
  • Role a tela para baixo para ver total de seguidores, principais cidades e países, faixa etária, gênero, e, por fim, os períodos mais ativos do seu público por dia e horário.

Captura de tela do Instagram Insights para ver melhores horários para postar no Instagram.Captura de tela do Instagram Insights para ver melhores horários para postar no Instagram.

4. Use ferramentas e aplicativos

Existem várias ferramentas e aplicativos que você pode usar para descobrir os melhores horários para postar no Instagram. Um exemplo é o app WhenToPost, que serve justamente para mapear os horários de maior audiência em uma conta.

5. Agende publicações nos melhores horários

Quando você tiver resultados consistentes, comece a agendar publicações nos melhores horários possíveis para aumentar o engajamento do seu Instagram. Se você tem uma loja virtual na Nuvemshop, por exemplo, pode integrar seu e-commerce com a plataforma de automação de marketing RD Station por meio dos aplicativos RD Station by CODX e RD Station by Klinko.

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💡 Saiba mais: Por que não comprar seguidores no Instagram: 7 motivos convincentes

Anotou os melhores horários para postar no Instagram?

Com essas orientações, você com certeza conseguirá descobrir quais os melhores horários para postar no Instagram de acordo com a realidade da sua empresa. Inspire-se, continue empreendendo e investindo sempre no seu negócio! 🚀

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre melhores horários para postar no Instagram

Os melhores horários para postar no Instagram são das 9h às 13h de terça-feira e das 10h às 13h de quarta-feira. Para Reels, o melhor é das 9h às 12h.

O melhor dia para o engajamento no Instagram é terça-feira, pois o maior engajamento acontece das 9h às 12h.

O pior dia para o engajamento no Instagram é domingo.

Os horários de pico do Instagram ocorrem das 9h às 13h de terça-feira e das 10h às 13h de quarta-feira.

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