Melhores horários para postar no Instagram: dicas para conseguir mais engajamento

Por: Bruno Fernandes
Melhores horários para postar no Instagram: dicas para conseguir mais engajamento

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O Instagram é uma das redes sociais que mais cresceu nos últimos anos, sobretudo entre as empresas. Companhias já consolidadas – como Adidas, Nubank e Airbnb – fazem um trabalho incrível por lá. Mas é preciso saber quais são os melhores horários para postar no Instagram se você quer engajamento.

Até 2016, os posts apareciam cronologicamente no feed da rede social. Entretanto, após uma mudança, a forma como as postagens começaram a ser exibidas passou a depender muito mais do algoritmo do Instagram. Isso quer dizer que a tecnologia da rede social segue uma sequência lógica para definir o que vai ser exibido aos usuários ou não.

Nesse contexto, publicações que têm mais engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos e cliques no botão “salvar”) logo ao serem publicadas são enxergadas como mais relevantes e, portanto, exibidas a mais pessoas. E é aí que entra a importância do timing na hora de postar suas fotos nos Instagram.

O primeiro passo para ter um excelente perfil no Instagram, portanto, é saber em qual horário seus posts poderão alcançar mais engajamento. Então, vamos entender quais são eles!

Quais os melhores horários para postar no Instagram?

Ao longo dos anos, alguns estudos foram feitos com o objetivo de desvendar esse mistério. Entre eles, destaca-se a análise da Sprout Social a partir de dados globais, que indica os seguintes horários como os principais:

  • Melhores horários: quarta-feira às 11h e sexta-feira entre 10h e 11h;
  • Melhor dia: quarta-feira;
  • Pior dia: domingo;
  • Dias e horários com melhor engajamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h;
  • Dias e horários com pior engajamento: todos os dias, após as 17h e antes das 5h.

Na imagem abaixo, é possível observar, nas cores mais escuras, os períodos com melhor engajamento:

Na vertical, observamos os dias da semana, de segunda a domingo, e na horizontal, os horários, de meia-noite às 23h.

Melhores horários por setor

Além da análise geral da Sprout Social, a empresa também definiu qual o melhor horário para postar no Instagram de acordo com a área de atuação da empresa. Confira a seguir:

Empresas de bens de consumo (comércio)

Para o comércio, o melhor dia é a quarta-feira às 15h. O pior, é domingo.

Inclusive, se quiser saber tudo sobre vender pelo Instagram, confira o e-book especial a respeito do assunto:

Comunicação

Empresas de comunicação costumam ter mais engajamento quando os posts são publicados na sexta-feira às 9h. Os fins de semana costumam ser piores para esse tipo de negócio.

Educação

Na área da educação, posts feitos às sextas-feiras às 10h costumam ter mais engajamento. O dia mais fraco é o domingo.

Organizações sem fins lucrativos

Para as organizações sem fins lucrativos, os melhores dias costumam ser terça-feira, entre 13h e 15h, e quarta-feira às 14h. O domingo também é o pior dia nesse caso.

Tecnologia

O pior dia para empresas de tecnologia, como tem sido regra, é o domingo. Já os melhores períodos são:

  • Quarta-feira às 6h e entre 9h e 10h;
  • Sexta-feira das 7h às 10h.

Saúde

Os fins de semana não costumam trazer bons resultados às contas da área da saúde. Já o melhor horário para esse tipo de empresa postar no Instagram é na terça-feira às 8h.

Finanças

Para empresas do setor financeiro, os estudos mostram momentos um pouco diferentes do que vínhamos observando. O melhor horário é sexta-feira às 11h, mas, em geral, o melhor dia da semana costuma ser a quarta. O pior dia é a terça-feira.

Lazer e turismo

Por fim, empresas de lazer e turismo costumam obter os melhores resultados de engajamento com postagens às quartas e quintas-feiras às 13h. O pior dia para esses negócios é o domingo.

E se essas regras não funcionaram para mim?

Apesar de todos os estudos, em terra de Instagram, nada é escrito em pedra – afinal, o que é bom para uma conta, pode não ser válido para outra. Então, é preciso testar e anotar os resultados. 📋

Por exemplo, se seu alvo são adultos de 25 a 35 anos, provavelmente os melhores horários serão aqueles fora do horário comercial — quando eles terão mais tempo para acessar as redes sociais fora do trabalho.

Já se o foco são adolescentes, os períodos mais indicados serão aqueles alternativos aos dos períodos escolares. Portanto, leve sempre as informações sobre os hábitos da sua persona para fazer suas publicações!

Em seus testes, poste todos os dias e em horários distintos, inclusive nos finais de semana. Assim, você estará mais próximo de descobrir quais são os momentos que trazem os melhores resultados.

Como mensurar os resultados dos testes?

A esta altura, você deve estar se questionando como verificar os períodos que geraram mais acessos após seus testes. Para isso, o Instagram criou uma ferramenta que facilitará a sua vida: o Instagram Insights.

No vídeo abaixo, a editora Renata Estevo ensina como usar essa plataforma a favor da sua loja virtual e encontrar tais resultados. Acompanhe:

O Instagram Insights está disponível apenas para contas comerciais. Caso você ainda não tenha a sua, aprenda neste artigo como configurá-la.

Como vimos no vídeo, a ferramenta mostra os dias e horários em que os seus seguidores estão mais ativos na rede social. Dessa forma, você pode experimentar as publicações dentro desses períodos, o que aumenta as chances de engajamento!

Tudo certo?

Com essas orientações, você com certeza conseguirá descobrir quais os melhores horários para postar no Instagram — para sua empresa. Inspire-se, continue empreendendo e investindo sempre no seu negócio! 🚀

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