Como usar o algoritmo do Instagram a favor da sua marca?

Por: Victoria Salemi

Tela de celular mostra ícone do app, representando o algoritmo do Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo. De acordo com o relatório da We Are Social e da Hootsuite, a plataforma conta atualmente com mais de 100 milhões de usuários. Por isso, saber como funciona o algoritmo do Instagram é importante para manter um bom contato com seu público e se destacar diante da concorrência.

Além disso, o cenário digital está cada vez mais aquecido e as empresas estão percebendo a importância de usar as mídias sociais para gerar mais tráfego e resultados. Dessa forma, aprender sobre a lógica de funcionamento do Instagram pode aumentar o alcance das suas publicações.

Portanto, para que você fique por dentro do assunto, preparamos um artigo completo para você. Vamos lá?

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O que é o algoritmo do Instagram?

O algoritmo do Instagram é composto de um conjunto de critérios escolhidos pela plataforma para apresentar as publicações de forma automática aos usuários. Dessa forma, existem fatores como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Preferências;
  • Engajamento das publicações do perfil;
  • Horário em que foi postado o conteúdo;
  • E outros critérios.

Eles influenciam em como será a experiência do usuário e a apresentação das marcas no feed.

Além disso, para cada grupo de pessoas existe uma apresentação diferente das publicações. Sendo assim, é preciso trabalhar um conteúdo rico nas redes sociais e garantir que o usuário tenha cada vez mais interesse pelos posts da sua empresa.

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Como funciona o algoritmo do Instagram?

Antes, o Instagram funcionava de forma cronológica, ou seja, os posts eram exibidos de acordo com a ordem da publicação. No entanto, em 2016, isso mudou e a empresa criou o algoritmo como conhecemos hoje, com o principal objetivo de trazer os conteúdos mais interessantes e relevantes primeiro.

Para saber como funciona o algoritmo do Instagram, todavia, é preciso entender alguns dos princípios básicos. Veja a seguir:

Temporalidade

Apesar de, atualmente, o algoritmo do Instagram não ser baseado na ordem cronológica, a temporalidade ainda é um tópico importante para a rede. Isso porque a lógica temporal prioriza o que há de novo na plataforma.

Engajamento

Engajamento nada mais é do que a quantidade de curtidas, comentários e usuários que clicam nos links divulgados. Esse dado mostra o quanto as pessoas se interessaram por determinada postagem.

Ele é outro ponto fundamental, pois, por meio dele, o Instagram vai decidir o que vale a pena ou não exibir primeiro para os usuários, de acordo com o que chamaria mais a sua atenção.

💡 Saiba mais: Funcionalidades para aumentar o engajamento no Instagram

Perfis mais relacionados

A plataforma sempre faz uma análise dos perfis com os quais os usuários mais interagem. As postagens dessas contas serão as exibidas antes, sempre que a pessoa abrir o aplicativo. Os dados coletados são a partir de comentários, buscas no Instagram e até mesmo compartilhamentos de Stories e posts.

Como usar o algoritmo do Instagram a favor da sua marca?

Quem está acostumado com o meio digital, com certeza sabe o quão importante é ter boas estratégias, principalmente em se tratando de divulgação, vendas e marketing. Por isso, para gerar um impacto positivo na sua marca e conseguir ótimos resultados, existem algumas ações para obter sucesso. Confira:

1. Descubra os melhores horários para as postagens

Esse é o primeiro passo para quem deseja usar o Instagram para conseguir alcançar mais pessoas. Entender o melhor horário para fazer as publicações vai te ajudar a ter mais engajamento, visto que você consegue entender qual é o período em que os seus seguidores mais usam o Instagram. Se tiver um perfil comercial, esses e outros dados aparecem na parte de “Insights”.

💡 Saiba mais: Como usar o Instagram Insights para guiar a estratégia da sua marca

2. Conheça seus seguidores

Entender quem são as pessoas que acompanham o seu Instagram é essencial, pois você pode oferecer para eles exatamente o que eles procuram. Dessa forma, com os dados do tópico anterior, você consegue conhecer as características do seu público e o que as pessoas mais gostam de ver sobre a sua marca.

3. Crie conteúdos compartilháveis

Quando você cria conteúdos que as pessoas têm interesse em compartilhar, fica mais fácil fazer com que usuários que não seguem a sua conta profissional conheçam seu perfil e passem a te acompanhar. Esse compartilhamento pode ser feito por meio de posts, mensagens diretas (também conhecidas como directs) e até mesmo pelos Stories.

4. Produza conteúdos de qualidade

Parece um tópico básico, mas quando o conteúdo é de qualidade, mais pessoas têm interesse em acompanhar a sua rede social. No caso do Instagram, isso é mais destacado, pois ele é uma plataforma totalmente focada no visual.

Então, faça bons vídeos e imagens para atrair novos seguidores e tornar os antigos cada vez mais fiéis. Além disso, aproveite os diferentes formatos que a rede oferece, como carrossel (postagens com mais de uma foto no feed), Reels, vídeos mais longos no IGTV e Stories, por exemplo.

💡 Saiba mais: Como produzir conteúdo?

5. Invista em anúncios

Apostar em anúncios é uma tática que pode ser crucial para o sucesso da sua empresa nas redes sociais. Com campanhas de bom desempenho, você consegue fazer com que o Instagram perceba a relevância do seu conteúdo, pois esses posts promovidos serão vistos por mais gente. Assim, a médio prazo, o algoritmo da rede social vai fazer com que as suas publicações orgânicas tenham maior alcance.

💡 Saiba mais: Guia sobre como anunciar no Instagram Ads

6. Faça parceria com influenciadores digitais

Quando os influenciadores digitais são escolhidos de modo a estarem alinhados com a sua marca, os benefícios dessa parceria são inúmeros — inclusive para o algoritmo do Instagram beneficiar suas publicações.

O nome do influencer costuma chamar a atenção do público, que vai engajar com publicações que falem sobre a sua marca e procurar pelo seu perfil. Dessa forma, o Instagram percebe a relevância do seu perfil e seus posts tendem a ser exibidos para mais gente.

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Como funciona o algoritmo do Instagram para os diferentes formatos da rede social?

Ao acessar o Instagram, você vai perceber funcionalidades e formatos diferentes. O Reels, por exemplo, é um espaço onde você pode criar vídeos rápidos com até 60 segundos, dos mais variados temas, e ainda ter acesso a recursos de edição na própria plataforma.

Abaixo, vamos te apresentar como funciona o algoritmo para os formatos de Reels, feed, Stories e Explorar. Vamos lá?

Algoritmo do Instagram para Reels

O Reels (ou Cenas, para quem usa o app em português) é um recurso que está em alta e tem em seu algoritmo um alcance baseado no que é interessante para cada seguidor. Ou seja, são analisados dados sobre o que o usuário curtiu e com o que interagiu nos últimos dias. Além disso, são observadas informações relacionadas ao perfil que fez a publicação, como os temas dos posts recentes.

Algoritmo do Instagram para feed e Stories

Com o auxílio de inteligência artificial, é possível saber todas as preferências dos usuários. Nesse contexto, a priorização entre feed e Stories é feita a partir da seleção de conteúdos feitos por pessoas que o usuário segue.

Após o usuário consumir todas as publicações nesses parâmetros, o algoritmo considera os dados de engajamento dos posts (comentários, curtidas, quantas pessoas salvaram) para exibir as postagens em determinada ordem. Além disso, o histórico de interações é importante para definir o quão interessada a pessoa pode estar em cada perfil.

Algoritmo do Instagram para Explorar

Explorar é a aba que aparece com diversos conteúdos quando um usuário clica na lupa para fazer uma busca. Seu principal objetivo é disponibilizar posts e contas novas para o usuário.

Por isso, o algoritmo funciona com base nas últimas interações da pessoa e nos assuntos que ela mais costuma curtir. Ou seja, se você é uma pessoa apaixonada por temas sobre empreendedorismo, provavelmente, no seu Explorar, esse tema será o destaque.

Resumo

Aprender sobre o algoritmo do Instagram pode te ajudar a ter uma empresa mais visível nas redes sociais e te dá vantagens diante da concorrência, o que consequentemente aumenta suas vendas e resultados.

E, para que você relembre todos os passos que te apresentamos até aqui, confira o resumo que preparamos:

O que é o algoritmo do Instagram?

O algoritmo do Instagram é o sistema responsável por permitir que o usuário tenha acesso a conteúdos pelos quais se interesse. Seu papel é fazer com que, no feed, Stories e Explorar, apareçam apenas imagens e vídeos de perfis que tenham a ver com os gostos do usuário em questão.

Como funciona o algoritmo do Instagram?

  • Temporalidade
  • Engajamento
  • Perfis mais relacionados

Como usar o algoritmo do Instagram a favor da sua marca?

  1. Descubra os melhores horários para as postagens
  2. Conheça seus seguidores
  3. Crie conteúdos compartilháveis
  4. Produza conteúdos de qualidade
  5. Invista em anúncios
  6. Faça parceria com influenciadores digitais

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