Como usar o algoritmo do Instagram a favor da sua marca?

Por: Kawan Lopes

Tela de celular mostra ícone do app, representando o algoritmo do Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo. De acordo com o relatório da We Are Social e da Hootsuite, a plataforma conta atualmente com mais de 100 milhões de usuários. Por isso, saber como funciona o algoritmo do Instagram é importante para manter um bom contato com seu público e se destacar diante da concorrência.

Além disso, o cenário digital está cada vez mais aquecido e as empresas estão percebendo a importância de usar as mídias sociais para gerar mais tráfego e resultados. Dessa forma, aprender sobre a lógica de funcionamento do Instagram pode aumentar o alcance das suas publicações.

Portanto, para que você fique por dentro do assunto, preparamos um artigo completo para você. Vamos lá?

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O que é o algoritmo do Instagram?

O algoritmo do Instagram é composto de um conjunto de critérios escolhidos pela plataforma para apresentar as publicações de forma automática aos usuários. Dessa forma, existem fatores como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Preferências;
  • Engajamento das publicações do perfil;
  • Horário em que foi postado o conteúdo;
  • E outros critérios.

Eles influenciam em como será a experiência do usuário e a apresentação das marcas no feed.

Além disso, para cada grupo de pessoas existe uma apresentação diferente das publicações. Sendo assim, é preciso trabalhar um conteúdo rico nas redes sociais e garantir que o usuário tenha cada vez mais interesse pelos posts da sua empresa.

💡 Saiba mais: Como fazer marketing no Instagram?

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Como funciona o algoritmo do Instagram?

Antes, o Instagram funcionava de forma cronológica, ou seja, os posts eram exibidos de acordo com a ordem da publicação. No entanto, em 2016, isso mudou e a empresa criou o algoritmo como conhecemos hoje, com o principal objetivo de trazer os conteúdos mais interessantes e relevantes primeiro.

Para saber como funciona o algoritmo do Instagram, todavia, é preciso entender alguns dos princípios básicos. Veja a seguir:

Temporalidade

Apesar de, atualmente, o algoritmo do Instagram não ser baseado na ordem cronológica, a temporalidade ainda é um tópico importante para a rede. Isso porque a lógica temporal prioriza o que há de novo na plataforma.

Engajamento

Engajamento nada mais é do que a quantidade de curtidas, comentários e usuários que clicam nos links divulgados. Esse dado mostra o quanto as pessoas se interessaram por determinada postagem.

Ele é outro ponto fundamental, pois, por meio dele, o Instagram vai decidir o que vale a pena ou não exibir primeiro para os usuários, de acordo com o que chamaria mais a sua atenção.

💡 Saiba mais: Funcionalidades para aumentar o engajamento no Instagram

Perfis mais relacionados

A plataforma sempre faz uma análise dos perfis com os quais os usuários mais interagem. As postagens dessas contas serão as exibidas antes, sempre que a pessoa abrir o aplicativo. Os dados coletados são a partir de comentários, buscas no Instagram e até mesmo compartilhamentos de Stories e posts.

Como usar o algoritmo do Instagram a favor da sua marca?

Quem está acostumado com o meio digital, com certeza sabe o quão importante é ter boas estratégias, principalmente em se tratando de divulgação, vendas e marketing. Por isso, para gerar um impacto positivo na sua marca e conseguir ótimos resultados, existem algumas ações para obter sucesso. Confira:

1. Descubra os melhores horários para as postagens

Esse é o primeiro passo para quem deseja usar o Instagram para conseguir alcançar mais pessoas. Entender o melhor horário para fazer as publicações vai te ajudar a ter mais engajamento, visto que você consegue entender qual é o período em que os seus seguidores mais usam o Instagram. Se tiver um perfil comercial, esses e outros dados aparecem na parte de “Insights”.

💡 Saiba mais: Como usar o Instagram Insights para guiar a estratégia da sua marca

2. Conheça seus seguidores

Entender quem são as pessoas que acompanham o seu Instagram é essencial, pois você pode oferecer para eles exatamente o que eles procuram. Dessa forma, com os dados do tópico anterior, você consegue conhecer as características do seu público e o que as pessoas mais gostam de ver sobre a sua marca.

3. Crie conteúdos compartilháveis

Quando você cria conteúdos que as pessoas têm interesse em compartilhar, fica mais fácil fazer com que usuários que não seguem a sua conta profissional conheçam seu perfil e passem a te acompanhar. Esse compartilhamento pode ser feito por meio de posts, mensagens diretas (também conhecidas como directs) e até mesmo pelos Stories.

4. Produza conteúdos de qualidade

Parece um tópico básico, mas quando o conteúdo é de qualidade, mais pessoas têm interesse em acompanhar a sua rede social. No caso do Instagram, isso é mais destacado, pois ele é uma plataforma totalmente focada no visual.

Então, faça bons vídeos e imagens para atrair novos seguidores e tornar os antigos cada vez mais fiéis. Além disso, aproveite os diferentes formatos que a rede oferece, como carrossel (postagens com mais de uma foto no feed), Reels, vídeos mais longos no IGTV e Stories, por exemplo.

💡 Saiba mais: Como produzir conteúdo?

5. Invista em anúncios

Apostar em anúncios é uma tática que pode ser crucial para o sucesso da sua empresa nas redes sociais. Com campanhas de bom desempenho, você consegue fazer com que o Instagram perceba a relevância do seu conteúdo, pois esses posts promovidos serão vistos por mais gente. Assim, a médio prazo, o algoritmo da rede social vai fazer com que as suas publicações orgânicas tenham maior alcance.

💡 Saiba mais: Guia sobre como anunciar no Instagram Ads

6. Faça parceria com influenciadores digitais

Quando os influenciadores digitais são escolhidos de modo a estarem alinhados com a sua marca, os benefícios dessa parceria são inúmeros — inclusive para o algoritmo do Instagram beneficiar suas publicações.

O nome do influencer costuma chamar a atenção do público, que vai engajar com publicações que falem sobre a sua marca e procurar pelo seu perfil. Dessa forma, o Instagram percebe a relevância do seu perfil e seus posts tendem a ser exibidos para mais gente.

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Como funciona o algoritmo do Instagram para os diferentes formatos da rede social?

Ao acessar o Instagram, você vai perceber funcionalidades e formatos diferentes. O Reels, por exemplo, é um espaço onde você pode criar vídeos rápidos com até 60 segundos, dos mais variados temas, e ainda ter acesso a recursos de edição na própria plataforma.

Abaixo, vamos te apresentar como funciona o algoritmo para os formatos de Reels, feed, Stories e Explorar. Vamos lá?

Algoritmo do Instagram para Reels

O Reels (ou Cenas, para quem usa o app em português) é um recurso que está em alta e tem em seu algoritmo um alcance baseado no que é interessante para cada seguidor. Ou seja, são analisados dados sobre o que o usuário curtiu e com o que interagiu nos últimos dias. Além disso, são observadas informações relacionadas ao perfil que fez a publicação, como os temas dos posts recentes.

Algoritmo do Instagram para feed e Stories

Com o auxílio de inteligência artificial, é possível saber todas as preferências dos usuários. Nesse contexto, a priorização entre feed e Stories é feita a partir da seleção de conteúdos feitos por pessoas que o usuário segue.

Após o usuário consumir todas as publicações nesses parâmetros, o algoritmo considera os dados de engajamento dos posts (comentários, curtidas, quantas pessoas salvaram) para exibir as postagens em determinada ordem. Além disso, o histórico de interações é importante para definir o quão interessada a pessoa pode estar em cada perfil.

Algoritmo do Instagram para Explorar

Explorar é a aba que aparece com diversos conteúdos quando um usuário clica na lupa para fazer uma busca. Seu principal objetivo é disponibilizar posts e contas novas para o usuário.

Por isso, o algoritmo funciona com base nas últimas interações da pessoa e nos assuntos que ela mais costuma curtir. Ou seja, se você é uma pessoa apaixonada por temas sobre empreendedorismo, provavelmente, no seu Explorar, esse tema será o destaque.

Tudo certo sobre o algoritmo do Instagram?

Aprender sobre o algoritmo do Instagram pode te ajudar a ter uma empresa mais visível nas redes sociais e te dá vantagens diante da concorrência, o que consequentemente aumenta suas vendas e resultados.

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Perguntas frequentes

O algoritmo do Instagram é o sistema responsável por permitir que o usuário tenha acesso a conteúdos pelos quais se interesse. Seu papel é fazer com que, no feed, Stories e Explorar, apareçam apenas imagens e vídeos de perfis que tenham a ver com os gostos do usuário em questão.

  • Temporalidade;
  • Engajamento;
  • Perfis mais relacionados.

  1. Descubra os melhores horários para as postagens;
  2. Conheça seus seguidores;
  3. Crie conteúdos compartilháveis;
  4. Produza conteúdos de qualidade;
  5. Invista em anúncios;
  6. Faça parceria com influenciadores digitais.

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