Guia de como fazer parcerias no Instagram para divulgar a sua marca

Vários celulares sobre uma mesa escura. Nas telas, temos diferentes tipos de publicações no Instagram.

Parcerias no Instagram são uma forma de promover conteúdos, produtos ou serviços de uma empresa na conta de outra pessoa por meio de publis, collabs ou permutas, por exemplo.


Segundo dados da 9ª edição do NuvemCommerce, o Instagram é a rede social mais utilizada pelos lojistas online para fazer divulgação de seus negócios. E, nesse cenário, as ações com influenciadores, produtores de conteúdo e até mesmo com outras marcas sempre são boas alternativas.

Isso porque as parcerias no Instagram são maneiras de aumentar a visibilidade da loja de forma rápida, para um público bem engajado e com boas chances de conversão, se souber escolher o parceiro certo para essa estratégia.

Mas, se você ainda tem dúvidas sobre como funcionam as famosas “publis”, não se preocupe! Neste artigo, vamos explicar passo a passo como conseguir boas parcerias no Instagram. Então, vamos lá?

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Como funcionam as parcerias no Instagram?

Parcerias no Instagram são uma forma de promover conteúdos, produtos ou serviços de uma empresa na conta de outra pessoa (geralmente, um influenciador digital), com o objetivo de alcançar um público maior e aumentar a popularidade da marca.

Essa parceria pode acontecer mediante um pagamento em dinheiro (publis), comissão de vendas (afiliados), colaboração entre marcas (collabs) ou trocas não monetárias (permuta). Não existe uma regra para guiar esse tipo de acordo, por isso, tudo vai depender do que for combinado entre os envolvidos.

4 tipos de parcerias para fazer como marca no Instagram

Existem vários tipos de parcerias nas redes sociais. Independentemente da escolha, o objetivo é sempre o mesmo: aumentar a visibilidade da marca e divulgar os seus produtos para um público maior.

A seguir, listamos os quatro principais tipos de parceria no Instagram que você precisa conhecer antes de tomar uma decisão. Confira:

Publiposts

Publipost é o termo usado para se referir às publicidades em postagens. Ou seja, é quando a empresa paga para que o influenciador divulgue seus produtos, serviços ou a própria marca nas publicações — que podem ser no feed, nos Stories ou nos Reels.

Essas postagens são claramente identificadas como publicidade e geralmente incluem hashtags como #publi, #publicidade ou #patrocinado para indicar que são conteúdos pagos pelo patrocinador (no caso, a marca).

Veja o exemplo da parceria da influenciadora Evelyn Regly com a marca Vênus, de gillettes femininas:

Print de tela parceria Evelyn Regly e Vênus no Instagram

💡 Saiba mais: 12 dicas para bombar no Instagram e fazer sua marca crescer

Comissão

As parcerias baseadas no formato de comissão funcionam de forma parecida com o marketing de afiliados, podendo ou não vir acompanhadas de um valor fixo, além da comissão.

Na maioria das vezes, os influenciadores que vão fazer a divulgação recebem algum código ou cupom de desconto específico . Assim, é possível identificar as vendas que foram realizadas a partir dessa parceria e calcular o valor da comissão.

Essa é uma estratégia que funciona bem com influenciadores de médio porte, que também querem chamar a atenção do público ao oferecer a vantagem do desconto. Veja, por exemplo, como a marca Amend Cosméticos usou o recurso para fazer uma parceria com a ex-BBB Eslovênia:

Print de tela parceria Eslovênia e Amend no Instagram

💡 Saiba mais: Passo a passo para criar um cupom de desconto

Collabs

Outro tipo de parceria no Instagram que tem se tornado muito comum são as collabs. O termo é uma abreviação da palavra em inglês “collaboration” e faz referência à colaboração entre as marcas.

Nesse caso, a ideia é que as empresas criem algum tipo de campanha de vendas que una os produtos das duas marcas. Com isso, elas podem fazer a divulgação juntas e garantir um alcance ainda maior, já que a campanha vai chegar até o público das duas empresas.

O recurso de post colaborativo é uma ótima opção para esse tipo de projeto. Veja como a marca de balas Fini e a empresa farmacêutica Carmed usaram essa proposta para fazer parcerias no Instagram:

Print de tela parceria Carmed e Fini no Instagram

💡 Saiba mais: O que é co-marketing e como fazer boas parcerias?

Permuta

Por último, as permutas são acordos em que as duas partes concordam em trocar bens ou serviços sem envolver pagamentos em dinheiro. Ou seja, é uma parceria baseada exclusivamente na troca.

Essa é uma das melhores maneiras de empreendedores que estão começando fazerem a divulgação da loja no Instagram, já que não envolve um investimento financeiro alto. A loja apenas envia o produto sem custo para o influenciador e, em troca, ele faz a divulgação para os seus seguidores.

Para o público, esse tipo de parceria tem o mesmo impacto que um publipost. Isso porque as permutas também precisam vir identificadas com as hashtags de #publi ou #publicidade.

Esse post da empreendedora Letícia Vaz, da LV Store, em parceria com a marca Comfort, por exemplo, poderia ser uma permuta:

Print de tela parceria Leticia Vaz e Comfort no Instagram

No entanto, vale lembrar que essa é uma estratégia que funciona apenas com pequenos influenciadores. Grandes influencers, geralmente, não fazem permuta, pois costumam ter um preço bem definido para a sua divulgação.

💡 Saiba mais: 9 maneiras para divulgar sua loja virtual

Como fazer parcerias no Instagram?

As parcerias podem te ajudar a divulgar a sua marca nas redes sociais de maneira rápida. Mas, para que a ação funcione e seja realmente lucrativa, é preciso ter estratégia na hora de colocar a ideia em prática.

Então, confira as dicas básicas para fazer parcerias de sucesso no Instagram:

Defina um objetivo

O primeiro passo para fazer boas parcerias no Instagram é definir um objetivo. Ou seja, o que você espera alcançar com essa ação, como ganhar seguidores ou fazer o lançamento de um novo produto, por exemplo.

Esse é um passo essencial para escolher o melhor influenciador e definir como serão as regras da parceria. Então, considere como essa ação se encaixa na estratégia de marketing de quais benefícios ela pode trazer neste momento.

E, se você ainda não tem um planejamento bem definido, aproveite para baixar o nosso modelo de plano de marketing gratuito antes de continuar.

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Escolha o parceiro ideal

Com o objetivo bem definido, é hora de encontrar um parceiro. Aqui, procure por influenciadores, marcas ou contas populares dentro do seu nicho de mercado ou que tenham um público que possa se interessar pelo seu produto.

Lembre-se de que o número de seguidores é importante, mas não é o principal. O que faz uma parceria realmente boa é o nível de engajamento no Instagram e a confiança que os usuários têm na indicação daquele influenciador.

Em muitos casos, vale mais a pena fazer parcerias com pequenos influenciadores que tenham uma comunidade bem engajada do que com grandes personalidades que divulgam tantos produtos, que o seu será apenas mais um.

💡 Saiba mais: Como vender no Instagram com poucos seguidores?

Crie uma bio explicativa

A ideia das parcerias no Instagram é que elas tragam novos usuários para o seu perfil, certo? Mas, para que eles se transformem em seguidores é importante deixar claro quem você é, o que você faz e quais benefícios pode oferecer para os seus seguidores.

A bio do Instagram é o espaço perfeito para isso, já que a primeira informação que os usuários vêem quando chegam ao seu perfil. Por isso, garanta que o campo esteja preenchido dentro dos limites de caracteres e com uma frase que possa chamar a atenção dos usuários.

🎥 Veja também: Bio para Instagram: como fazer uma que VENDE?

Tenha uma conta ativa

Outro ponto que faz toda a diferença na hora de conseguir bons resultados é ter uma conta ativa na rede social. Afinal, de nada adianta fazer a melhor parceria no Instagram se as pessoas chegarem até o seu perfil e ele parecer abandonado.

Então, além de atualizar a bio, lembre-se também de manter uma frequência de postagens, tirar fotos bonitas para o Instagram, manter uma identidade visual nas publicações e, principalmente, postar conteúdo que seja realmente útil e relevante.

Nem sempre essa é uma tarefa fácil, por isso, baixe nosso calendário de conteúdo para as redes sociais para ter ideias de posts e conferir dicas para fazer um planejamento de publicações:

📈 Confira a planilha: Calendário de conteúdo para as redes sociais grátis

Mude para conta comercial

Mudar a sua conta pessoal para um Instagram Comercial também é um detalhe que pode fazer diferença no sucesso da sua estratégia. Isso porque, além de garantir uma imagem mais profissional para o seu perfil, a conta comercial oferece recursos adicionais.

Insights sobre horários que os seguidores estão mais ativos na plataforma, marcar produtos no Instagram e relatório de performance, por exemplo, são algumas das ferramentas que só estão disponíveis para quem tem uma conta profissional.

💡 Saiba mais: O que é Instagram Business e como criar uma conta?

Analise as métricas

É normal ficar animado ao ver um influenciador divulgar a sua marca e já deduzir que a ação foi positiva. Mas para ter certeza de que o investimento valeu a pena, analise as métricas com atenção antes e depois de encerrar a parceria.

Na parte de Insights, no painel profissional, você pode conferir, por exemplo, o número de contas alcançadas, o nível de engajamento e o total de usuários que começaram ou deixaram de seguir o seu perfil durante o período.

💡 Saiba mais: Como funciona o painel profissional do Instagram e como usar?

Como buscar parcerias no Instagram?

Está preparado para fazer sua primeira parceira no Instagram? Então, confira algumas dicas de onde e como encontrar possíveis parceiros:

Ferramenta de busca

Na barra de pesquisa da aba “Explorar”, é possível pesquisar palavras-chave relacionadas ao seu nicho de mercado. Isso pode ajudar a identificar perfis relevantes que criem conteúdo relacionado a esses termos para uma potencial parceria.

Hashtags

As hashtags também são uma forma útil e rápida de encontrar possíveis parceiros pela busca. Você pode pesquisar, por exemplo, as hashtags mais usadas no seu mercado e encontrar contas que compartilhem interesses semelhantes e tenham um público-alvo parecido com o da sua marca.

Networking

Participar de eventos do setor é outra maneira de estar em contato com influenciadores, criadores de conteúdo e outros empreendedores. Essas conexões pessoais podem te ajudar a receber dicas e até propostas diretas de parceria no Instagram.

Direct

Por fim, além de entrar em contato diretamente com as pessoas pelo Direct do Instagram para propor parcerias, lembre-se de também manter a sua caixa de mensagens aberta. Afinal, do mesmo jeito que as marcas procuram influenciadores, existem muitos influenciadores procurando as marcas.

Pronto para fazer boas parcerias no Instagram?

Como vimos, as parcerias no Instagram podem ser uma boa alternativa para alcançar novos públicos e aumentar a visibilidade da marca. Por isso, esperamos que este conteúdo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto.

E, se você tem um negócio, aproveite para criar a sua loja virtual grátis na Nuvemshop e integrar os produtos ao seu catálogo do Instagram. Assim, os seus clientes podem comprar de forma mais rápida, prática e segura! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre parcerias no Instagram

Para fazer uma boa parceria, o primeiro passo é definir um objetivo. Em seguida, escolha o parceiro ideal, crie uma bio explicativa, tenha uma conta ativa, mude para conta comercial e lembre-se de analisar as métricas depois da ação.

Existem diferentes tipos de parcerias no Instagram, as mais comuns são as publis (quando a marca paga o influenciador pela divulgação), as collabs (que são as colaborações entre marcas), as permutas (quando a marca envia o produto e o influenciador não cobra para divulgar) e as comissões (quando o influenciador recebe uma porcentagem das vendas).

Você pode encontrar parceiros pesquisando palavras-chave na ferramenta de busca, procurando hashtags relacionadas ao seu nicho, fazendo networking com influenciadores e empreendedores e mantendo seu perfil aberto para receber propostas.

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