11 dicas de como fazer promoção no Instagram

Por: Kawan Lopes

Mão segura celular com logo do Instagram na tela, representando como fazer promoção no Instagram

O Instagram é a quarta rede social mais usada no Brasil. De acordo com o relatório da We Are Social e da Hootsuite, são 110 milhões de usuários em 2021. Esse é um dado muito interessante para verificar o grande potencial da rede. Para montar uma estratégia eficiente, é preciso saber como fazer promoção no Instagram.

Quais são as ações e práticas que podem te ajudar a promover a sua marca, suas publicações e, claro, aumentar suas vendas? Para fazer promoção no Instagram, existem as formas gratuitas (também chamadas de orgânicas) e as formas pagas, em que é necessário investir algum recurso financeiro.

Na modalidade gratuita, você precisará investir tempo e dedicação para alavancar a sua estratégia. Na modalidade paga, o dinheiro e o conhecimento das estratégias são o que falará mais alto.

Neste artigo, veja 11 dicas sobre como fazer promoção no Instagram, seja de forma gratuita ou com recursos pagos. Então, vamos conhecê-las?

💡 Saiba mais: Como fazer uma promoção que chame atenção?

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Como fazer promoção no Instagram sem pagar?

Especialmente no caso de estratégias orgânicas, lembre-se de que nenhum resultado surge do dia para a noite, é preciso dedicação constante. Então, veja algumas dicas sobre como fazer promoção do seu conteúdo no Instagram sem pagar:

1. Construa sua audiência

O primeiro passo é ter uma audiência que vai ampliar o alcance das suas publicações. O Instagram é uma rede social que funciona de acordo com o engajamento que você conquista. Quanto mais engajamento você tiver nas suas publicações, mais pessoas você irá atingir.

Isso acontece porque o algoritmo da rede social não mostra as publicações em ordem cronológica, mas de acordo com a importância daquele conteúdo para cada pessoa. Assim, é necessário ter uma audiência engajada para garantir a promoção das suas publicações de forma orgânica.

💡 Saiba mais: Como fazer marketing no Instagram?

2. Mude seu perfil para conta comercial

Muitos empreendedores erram ao não fazer essa alteração básica: mudar o seu perfil no Instagram para uma conta comercial. Com ela, é possível ter acesso a uma série de funcionalidades que não estão disponíveis para pessoas físicas.

Algumas delas são:

  • Acesso a métricas de alcance de publicação, impressões e atividades dos seguidores por meio do Instagram Insights;
  • Métricas de perfil dos seus seguidores e pessoas que interagem com a sua página;
  • Inserção de botão de contato no perfil;
  • Criação de catálogos no Instagram Shopping para venda mais rápida.

💡 Saiba mais: Como criar um perfil no Instagram comercial? [passo a passo]

3. Adeque seu perfil

Um perfil bem construído ajuda a aumentar a autoridade da sua marca, a sua presença online e a identificação do seu negócio pelos consumidores. Ninguém tem muita paciência para negócios que não deixam as informações claras na rede social.

Dessa forma, ter um perfil adequado não é simplesmente inserir um nome e uma foto. Você precisa pensar em todos os elementos que compõem aquela parte superior que chamamos de bio.

💡 Saiba mais: O que é e como fazer uma bio do Instagram para o seu negócio?

Além de um nome claro e que comunique o tipo de serviço que a sua empresa presta, você precisa inserir uma foto legível — não adianta colocar uma logo que ninguém consegue ler. Nesse sentido, evite ficar mudando muito sua foto de perfil. Isso facilita para os seus seguidores identificarem a sua marca quando você publicar alguma coisa.

O texto da bio também conta muito, assim como o link que você vai deixar ali. É preciso entender o que comunica melhor a imagem do seu negócio.

Outra funcionalidade importante que ajuda a complementar o seu perfil são os destaques. Ali, você pode deixar informações essenciais como quem é você e a sua marca, preços dos seus principais produtos, como funciona o seu serviço ou atendimento.

Banner que direciona para a ferramenta de página de link na bio da Nuvemshop

4. Use hashtags em todas as postagens

Quando você quer saber algo no Google, basta procurar uma palavra, frase ou expressão que ele trará os resultados possíveis. No Instagram, essa busca é feita por meio das hashtags (#). São elas que permitem ao usuário encontrar um produto que está buscando, um serviço específico ou uma publicação com aquele tema.

Por isso, é fundamental que você use hashtags em todas as suas postagens. E não precisa exagerar, basta usar de duas a cinco que já é o suficiente. Além disso, tente usá-las sempre na publicação original e não nos comentários — alguns estudos mostram que o primeiro caso tem melhores resultados.

💡 Saiba mais: Melhores horários para postar no Instagram: quais são?

5. Faça comentários nas publicações de outras pessoas

Ao comentar em uma publicação de outra pessoa, você aumenta as chances de que mais gente conheça a sua marca. Busque comentar em algo relacionado ao seu conteúdo. O ideal é encontrar um post com o qual você possa fazer uma brincadeira inteligente.

Por exemplo, se você trabalha com a venda de roupas esportivas para mulheres, comente em fotos de pessoas praticando exercícios físicos. De preferência, algum conteúdo em que a roupa esteja em evidência e você possa falar sobre isso.

💡 Saiba mais: Como bombar no Instagram: confira 12 dicas

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6. Planeje conteúdos virais

Uma excelente forma de conquistar um alcance ainda maior de forma orgânica é por meio de conteúdos virais. Essa não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível!

Você deve se atentar aos assuntos que estão bombando na internet, o que gera mais audiência e, principalmente, o que atrai mais o seu público.

A preferência de quem segue a sua página é muito importante, pois esse público será o primeiro a ampliar a sua mensagem. E não se esqueça das hashtags! Elas vão ajudar que o conteúdo apareça na seção “Explorar” de pessoas que ainda não seguem o seu perfil.

Além disso, busque ser autêntico. Não tente viralizar copiando o conteúdo de alguém, pois isso pode ter um retorno bastante negativo para a sua reputação.

💡 Saiba mais: Storytelling no Instagram: como contar boas histórias?

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Como criar uma promoção no Instagram com recursos pagos?

As promoções pagas geram um resultado bastante expressivo quando a estratégia é executada de forma correta e assertiva. Com elas, é possível atrair o público certo para o seu conteúdo, apostando em segmentações qualificadas e verificando sempre os indicadores para entender o andamento das ações.

Então, vamos ver como criar uma promoção no Instagram com recursos pagos:

7. Trabalhe com influenciadores

Os influenciadores digitais são uma forma de publicidade paga que tem crescido muito no Instagram. Essa estratégia une algumas características das campanhas publicitárias tradicionais ao marketing boca a boca. Quem segue determinado influencer, acredita que, ao divulgar aquele produto, aquela pessoa está dando um atestado de qualidade para ele.

Em geral, os usuários acham válida a opinião daquela pessoa e, por isso, essas campanhas costumam ser um ótimo negócio. Mas atenção: é preciso escolher bem quem será o rosto dessa divulgação.

Uma pessoa sem nenhuma relação com o seu produto ou serviço pode acabar não gerando efeito algum. Afinal, a audiência dessa pessoa não tem nenhuma relação com a sua e, por isso, os resultados não se concretizam.

Além disso, ainda que determinado influencer faça um trabalho que tenha relação com o seu negócio, é preciso verificar se ele não está “cancelado” na internet. Uma má reputação pode acabar sendo transferida para você — e isso pode ser muito prejudicial.

8. Sorteios e promoções

Os sorteios também são uma forma de promoção muito popular no Instagram. Para ter sucesso nessa estratégia, o ideal é oferecer um objeto que seja um desejo de consumo do seu público. De preferência, algo que seja da sua marca ou que ela seja conhecida por fornecer. Assim, o engajamento tende a ser mais alto.

Lembre-se de fazer um processo transparente para que os seus seguidores não se sintam enganados. Se possível, faça o sorteio ou seleção dos ganhadores ao vivo. Em caso de concursos culturais, deixe uma votação pública ou escolha jurados sem envolvimento com os participantes. Peça também para que a sua família e amigos não participem, pois, caso algum deles seja selecionado, isso pode ser algo negativo entre os seus seguidores.

💡 Saiba mais: Como fazer sorteio no Instagram: dicas, apps e exemplos

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E, se você preferir, também disponibilizamos gratuitamente uma ferramenta para você sortear nomes online e realizar promoções de sucesso nas redes sociais. Confira abaixo:

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9. WOW Moments

Essa é uma estratégia que tem ganhado muitos adeptos nos últimos anos. Os wow moments são ações que a empresa organiza que superam a expectativa dos clientes. Geralmente, elas são associadas a algum acontecimento que o cliente experienciou e contou para a empresa.

Por exemplo, um cachorro que comeu o cartão do dono e, ao solicitar um novo, ele conta essa história para a instituição financeira. Ao enviar um cartão novo, a instituição decide enviar também um brinquedo para o cachorro em formato de cartão para que ele possa mastigá-lo — caso que virou até uma ação do Nubank.

Assim, a partir de uma pequena história, é possível construir uma memória com o cliente. Nesse caso, é necessário investir tanto em um presente personalizado quanto na logística de entrega. Contudo, essas histórias têm grandes chances de viralizarem no Instagram e aumentarem o engajamento da sua marca.

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10. Instagram Ads

O Instagram Ads é a ferramenta de criação de anúncios pagos no Instagram. Com ela é possível promover qualquer conteúdo pelo seu perfil, em qualquer formato aceito pela plataforma — seja Stories, Reels ou publicações do feed.

Para usar o Instagram Ads, é preciso ter uma conta comercial, criar um login no Gerenciador de Negócios do Facebook e adicionar esse perfil de Instagram no gerenciador. Depois, basta acessar o gerenciador, fazer as seleções de público, criar a campanha, definir um orçamento e começar a divulgar!

Essa estratégia depende muito da primeira parte: a seleção de público. Existem muitas segmentações possíveis, desde idade e gênero, até pessoas que curtem determinada página. Por isso, estude bem essa área antes de começar a investir o seu dinheiro.

💡 Saiba mais: Como anunciar no Instagram Ads? [guia completo]

11. Contrate profissionais para lives no seu perfil

Outra possibilidade para fazer promoção no Instagram com conteúdo pago é por meio das lives, utilizando profissionais famosos no mercado. A ideia é que você contrate alguém que é conhecido pela sua audiência para falar no seu perfil.

A pessoa deverá divulgar no perfil dela a live que será feita no seu perfil. Assim, você gera um engajamento com a audiência dela e também com o seu público, proporcionando conteúdo interessante e qualificado para eles.

Depois, você sempre terá a live salva e pode até usá-la em uma página de conversão para captar informações de leads. Aqui, é importante se atentar aos mesmos pontos que mencionamos na estratégia de influencers ao escolher um palestrante que tenha a ver com a sua marca.

💡 Saiba mais: Como fazer lives de sucesso para seu negócio?

Tudo certo sobre as promoções no Instagram?

Apresentamos 11 possibilidades sobre como fazer promoção no Instagram de forma gratuita ou paga. E aí, já escolheu as mais adequadas para o seu negócio?

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Perguntas frequentes

  1. Construa sua audiência;
  2. Mude seu perfil para conta comercial;
  3. Adeque seu perfil;
  4. Use hashtags em todas as publicações;
  5. Faça comentários nas publicações de outras pessoas;
  6. Planeje conteúdos virais.

  1. Trabalhe com influenciadores;
  2. Sorteios e promoções;
  3. WOW Moments;
  4. Instagram Ads;
  5. Contrate profissionais para lives no seu perfil.

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