O que é e como aproveitar o espaço da bio do Instagram

Por: Kawan Lopes
O que é e como aproveitar o espaço da bio do Instagram

Aqui você encontra:

É muito comum usarmos as redes sociais para compartilhar informações pessoais e profissionais. Para isso, contamos com espaços específicos em cada plataforma para criarmos um pequeno resumo sobre nós, como, por exemplo, a bio do Instagram.

Se você está chegando agora e não está entendendo muito bem o que é a bio do Instagram, relaxa. Vem comigo que eu vou te ensinar tudo sobre este campo do Instagram e como criar a biografia ideal para o perfil da sua loja. 😊

O que é a bio do Instagram?

A bio do Instagram é o campo do perfil destinado para a biografia do usuário ou empresa. Normalmente, é preenchida com informações relevantes sobre o perfil, mas, para negócios, pode ser uma bela ferramenta de marketing digital.

É importante ressaltar que, quando falamos sobre a bio do Instagram, nos referimos a todo aquele espaço que concentra os seus dados, o seu perfil. Ela contém as seguintes informações:

  • Nome do perfil (pessoa ou empresa);
  • Nome de usuário (@) ;
  • Foto de perfil (ou logotipo, em caso de conta corporativa);
  • Número de publicações;
  • Número de seguidores;
  • Quantidade de contas seguidas;
  • Biografia.

Veja um exemplo na imagem abaixo:

Instagram da Nuvemshop

Para que serve a bio do Instagram?

A bio do Instagram funciona como a primeira impressão do seu perfil. Ao chegar nela, o usuário precisa encontrar resumidamente tudo o que ele precisa saber sobre você e seus interesses na rede social. Pense na bio como o seu cartão de visita, é um espaço pequeno que precisa reunir as informações mais importantes sobre você ou sua empresa.

Se você tem uma loja virtual, por exemplo, a bio da sua conta no Instagram precisa conter as informações necessárias para que seus seguidores entendam qual é a proposta da sua marca e o que ela pode oferecer. Veja uma lista de itens importantes para adicionar à sua biografia:

  • Logo da marca;
  • Site (URL de sua loja online);
  • Nome da marca;
  • Área de atuação;
  • Breve descrição do negócio;
  • Endereço físico (caso haja);
  • Informações de contato (telefone, e-mail, WhatsApp e etc);
  • Hashtags relacionadas com seus produtos ou serviços;
  • Perfis de outras redes sociais;
  • Certificados, méritos e prêmios.

5 dicas para criar uma bio para o perfil da sua loja

Agora que já sabemos quais são as informações importantes na hora de preencher a bio do Instagram, vamos a algumas dicas que vão te ajudar a montar a biografia perfeita para o perfil do seu e-commerce.

1. Exponha seus interesses

Conforme comentei anteriormente, sua bio precisa entregar brevemente qual o propósito da sua conta. Portanto, estruture uma descrição da sua loja de forma objetiva, que evidencie qual é o seu produto ou serviço, como e onde você atende e que seja convidativa, assim, as chances do usuário se tornar um seguidor serão maiores.

2. Destaque suas informações de contato

Como estamos falando de contas comerciais, lembre que o Instagram pode ser um canal para aumentar a visibilidade do seu negócio. Por isso, aproveite para deixar bem visível os dados de contato da sua loja, como e-mail, WhatsApp, telefone e outras redes sociais.

A bio do Instagram é o único local em toda a ferramenta que permite a inclusão de links — exceto para contas com mais de 10 mil seguidores, que podem inserir links nos Storys — sendo assim, use isso a seu favor. Para lojas virtuais essa possibilidade é excelente, já que permite fixar o link do seu e-commerce em sua bio, facilitando o acesso dos usuários ao seu site.

4. Inclua CTAs

CTAs (calls to action) são nada mais do que breves chamadas, normalmente no imperativo, usadas no marketing para instigar os usuários a determinadas ações. Por exemplo: “acesse o site”, “baixe o e-book”, “cadastre-se já”, etc. Estes elementos textuais podem ser muito bem utilizados para aumentar o tráfego da sua loja e até mesmo sua taxa de conversão.

5. Use palavras-chave

Por último, mas não menos importante, vêm as palavras-chave. Se você já está um pouco familiarizado com técnicas de SEO, sabe que o uso de palavras-chave é um ponto crucial para melhorar o posicionamento do seu site e, para a bio do Instagram, isso não é diferente.

Ao criar sua biografia, foque em palavras que tenham relação com seu negócio e que reflitam a forma como seus clientes pesquisam no Google. Por exemplo: se você vende roupas, use uma estrutura de palavras que possa ter um volume alto de pesquisa, como: loja de roupas ou comprar roupas online.

Para fazer uma pesquisa assertiva de quais palavras-chave utilizar, use ferramentas como o Google Trends, isso vai te ajudar a definir os termos que poderão trazer mais tráfego para sua conta.

Bônus: dicas de personalização da bio

Agora que você já sabe como criar uma bio bem completa para o seu perfil, vamos para a parte mais divertida: a personalização. Veja abaixo algumas dicas para customizar sua biografia e deixá-la com a cara do seu negócio:

Editar fonte

Já acessou um perfil no Instagram e viu aquela fonte super diferente e se perguntou como o usuário fez aquilo? Pois saiba que é possível inserir textos com fontes personalizadas através de ferramentas externas, como o LingoJam e o IgFonts. Para isso, basta digitar o texto e escolher a fonte desejada, veja um exemplo no GIF abaixo:

Aqui é importante ter cuidado na escolha da fonte; evite modelos que dificultem a leitura ou que causem poluição visual.

Aumentar o espaço da biografia

A bio do Instagram possui um limite de 160 caracteres, então, se você está se perguntando como inserir todas as informações em um espaço reduzido, saiba que tem um jeitinho para isso.

Esta dica é quase um segredo, pois poucos usuários sabem que, através de ferramentas como o Apps4life e o GramSpacer, é possível aumentar a área de conteúdo da biografia.

Com a ajuda desses aplicativos, você consegue estruturar sua bio de forma vertical, sem exceder o limite de 160 caracteres, já que as ferramentas não contam os espaços como caracteres.

Utilize emojis

O uso dos emojis também é uma boa estratégia para personalizar a bio do seu Instagram. Um bom uso destes recursos visuais pode ajudar a cativar os usuários, afinal, um perfil mais bonito e organizado sem dúvidas atrai mais seguidores, não é? 😉

Veja na imagem abaixo como esta loja personalizou seu perfil com emojis:

Para fazer isso você pode usar o Link Treeárvore de links, em tradução livre para o português – é uma ferramenta agregadora de links. Ela pode te ajudar a divulgar um conjunto de endereços em locais que não comportam um grande volume de informações, como a bio do Instagram, por exemplo – que, como vimos, permite a inclusão de somente um link.

Ao acessar o Link Tree, você consegue criar uma página de destino concentrando todos os links que deseja disponibilizar para acesso. E com a URL desta única página em sua bio do Instagram, os usuários poderão acessar todos os endereços selecionados. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Outra opção de ferramenta para isso é a Linkin.Bio. Sua proposta é a mesma da LinkTree, a diferença está no layout. O pilar da Linkin.Bio oferece uma experiência visual mais completa, sendo possível organizar os links juntamente com as fotos do seu feed. Veja um exemplo na imagem abaixo:

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Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Entendido?

Já não é novidade que as redes sociais são grandes aliadas do e-commerce, não é mesmo? Portanto, não hesite em levar o seu negócio para esse tipo de plataforma, você notará que os resultados no tráfego de visitas em sua loja aumentarão significativamente.

Espero que estas dicas te ajudem a criar a bio perfeita para o Instagram do seu e-commerce. E se você ainda não vende online, o que acha de fazer um teste grátis com a Nuvemshop por 30 dias? Estamos esperando por você. 💙

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