O que é Twitter Ads e como anunciar na plataforma? [guia]

Tela de smartphone mostra conta oficial no Twitter, representando o Twitter Ads

Pontos principais do artigo:

  • O Twitter Ads permite promover conteúdo pago, aumentando o alcance e interação com os usuários. Os anúncios podem ser interativos, como retweets e curtidas;
  • A plataforma oferece diferentes objetivos de campanha, orçamentos, lances automáticos e manuais. Os anúncios são exibidos para usuários segmentados com base em interesses;
  • O Twitter Ads oferece segmentação precisa, alto potencial de engajamento, menos concorrência em comparação com outras redes sociais e impacto positivo para marcas que se comunicam bem na plataforma;
  • Se você tem interesse em campanhas patrocinadas, ao criar uma loja grátis na Nuvemshop, é possível integrar o seu negócio com ferramentas de anúncios, como o Google Ads, Instagram Ads e Facebook Ads, para criar estratégias eficazes em todas as plataformas e alcançar mais clientes.

Apesar de não estar entre as escolhas mais óbvias quando pensamos no marketing para redes sociais, o Twitter tem mais de 14 milhões de usuários no Brasil. Entre todos os países, nós somos o 5º com o maior número de participantes na plataforma.

Nesse contexto, anunciar na plataforma por meio do Twitter Ads pode ser uma ótima forma de alavancar seu negócio. Nem sempre essa ferramenta será adequada para o seu público, mas caso haja essa identificação, os ganhos podem ser enormes.

Se você quer saber tudo sobre como anunciar no Twitter, para que tipo de audiência o canal é adequado e como funciona o Twitter Ads, siga a leitura. Vamos começar?

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O que é Twitter Ads?

Twitter Ads é a plataforma de anúncios do Twitter. Por meio dela, é possível promover conteúdos pagos dentro da rede social para que seus usuários os vejam e interajam com eles. Todos os anúncios veiculados por meio do Twitter aparecem com o aviso “Promovido”, para evidenciar para os usuários que se trata de um conteúdo pago.

No entanto, a plataforma permite que haja interações com a maioria desses anúncios da mesma forma que com os conteúdos orgânicos, produzidos por marcas e pessoas na rede social. A partir desses anúncios, os usuários podem seguir a conta promovida, curtir o tuíte ou retuitá-lo.

💡 Saiba mais: Como funciona o Twitter?

Como funciona o Twitter Ads?

Por meio do Twitter Ads, você cria anúncios para serem veiculados para os usuários da rede social a partir da definição do objetivo da campanha, do orçamento, do formato dos lances e do tipo de anúncio.

Por isso, a seguir, vamos conhecer todas essas características:

Objetivos

Para que os anúncios realmente tragam resultados, o primeiro passo é definir qual é o objetivo da campanha. O próprio Twitter Ads pergunta isso no momento da criação das promoções e as opções disponíveis são:

  • Reconhecimento de marca: maximiza o alcance dos anúncios;
  • Consideração: permite o aumento das visualizações de vídeos, instalações de um app, cliques no site, do engajamento ou do número de seguidores no Twitter;
  • Conversão: campanhas de reengajamentos com o aplicativo permitem que as pessoas abram o aplicativo ou site da sua marca diretamente de suas timelines.

💡 Saiba mais: O que é e como fazer uma boa gestão de tráfego?

Orçamento e lances

Depois de escolher o objetivo, você precisará selecionar seu orçamento — ou seja, quanto deseja pagar por aquela campanha no período em que ela estiver no ar. Você pode selecionar quanto quer gastar por dia (orçamento diário) ou, então, por todo o período em que os anúncios forem veiculados (orçamento total).

Além disso, é preciso selecionar o tipo de lances que quer adotar. O modelo de leilão é adotado porque, em conjunto com a qualidade dos anúncios, o preço que cada anunciante paga vai fazer com que um conteúdo promovido seja mais ou menos exibido para o público.

Então, vamos conhecer cada tipo de lance do Twitter Ads:

  • Lance automático: aqui, os lances são automaticamente otimizados pelo Twitter para maximizar os resultados pelo menor preço, sempre dentro do orçamento;
  • Lance máximo: recomendado para anunciantes experientes. Aqui, é você mesmo quem controla os valores manualmente;
  • Lance-alvo: válido para quase todos os tipos de campanhas. Aqui, a ideia é pagar um custo médio diário a partir de um valor estabelecido por você no início. Pode-se dizer que, neste caso, você seleciona um valor, mas a plataforma ainda otimiza os lances.

Quanto custa anunciar no Twitter?

Basicamente, anunciar no Twitter custa quanto você quiser. Tanto o modelo de lances, quanto o orçamento são estabelecidos pelo anunciante. Desse modo, fica fácil controlar os gastos.

Entretanto, é sempre bom ter em mente que quanto maior seu orçamento, maior a exposição do seu conteúdo aos usuários. Por esse motivo, planeje suas campanhas com cuidado.

💡 Saiba mais: Como criar um plano de marketing?

Quais são os tipos de anúncios no Ads do Twitter?

O Twitter Ads apresenta alguns formatos diferentes de anúncios. Vamos conhecer todos eles:

Anúncios promovidos

Anúncios promovidos são tuítes que aparecem para usuários com o perfil selecionado pelo anunciante e também para os seguidores daquela conta, a fim de gerar mais engajamento. A única diferença para as publicações comuns é que os anúncios são marcados com um aviso de “Promovido”.

Anúncios para seguidores

Os anúncios para seguidores são sugestões que aparecem para o usuário, mostrando sua conta como uma boa opção para seguir. Eles são o formato das campanhas para seguidores, selecionadas como objetivo dos anúncios.

Nesse formato, as contas sugeridas por meio dos anúncios também são indicadas pelo marcador “Promovido”.

Trend Takeover

Esse tipo de anúncio exibe seu conteúdo na aba “Explorar” do Twitter, junto com os assuntos em destaque do momento. Dentro desse formato, ainda existe o Trend Takeover Spotlight, em que, nesse campo do anúncio, ainda é exibida uma animação ou um vídeo que chame a atenção.

💡 Saiba mais:

Vantagens de anunciar no Twitter

Agora que já entendemos como funciona o Twitter Ads, é hora de conhecer algumas das principais vantagens de anunciar nessa rede social.

Segmentação

Os anúncios nas redes sociais têm como trunfo a precisão na hora de segmentar o público a partir de seus assuntos de interesse com precisão, e não apenas a partir de dados demográficos.

No Twitter Ads, isso não é diferente, de modo que seu investimento acaba se tornando mais assertivo, uma vez que pessoas que fazem parte do seu público-alvo serão as impactadas pelos seus anúncios.

Número de usuários

O Twitter tem 14,1 milhões de brasileiros entre seus usuários, conforme dados do Statista. Mais do que isso, um estudo de 2019 do Digital Marketing Institute aponta que 40% dos usuários da rede social seguem empresas e que há um aumento de 2,7 vezes na intenção de compra quando as pessoas veem conteúdos de marcas no Twitter.

Engajamento

Por ser uma rede social muito dinâmica, o Twitter tem enorme potencial para engajamento. Não à toa, marcas que sabem se comunicar com a linguagem do canal acabam chamando bastante a atenção.

Por meio dos anúncios com o Twitter Ads, esse alcance pode ser potencializado, de modo a trazer excelentes resultados para os negócios online.

💡 Saiba mais: Como ter engajamento no Twitter?

Menos concorrência

Apesar do grande número de usuários, o Twitter acaba sendo uma escolha menos óbvia do que o Instagram Ads ou os anúncios no Facebook. Desse modo, a concorrência nesse espaço diminui consideravelmente.

Por isso, se você sabe que seu público usa o Twitter, anunciar por esse canal pode fazer toda a diferença para os seus resultados.

Como anunciar no Twitter Ads?

Qualquer um pode anunciar por meio do Twitter Ads, desde que sigam as políticas da rede social. Ao contrário de outras redes sociais, como o Instagram e o Facebook, que fazem distinção das contas comerciais e pessoais, no Twitter, não há essa diferença.

Por isso, para começar a anunciar no Twitter Ads, basta seguir os passos abaixo:

1. Informe seu país para começar a usar o Twitter Ads

Para começar, acesse a página inicial do Twitter Ads, informe seu país, espere o fuso horário se autocompletar (a partir do país informado) e clique em “Vamos lá”:

Captura de tela da página de cadastro no Twitter Ads

2. Escolha o objetivo da sua campanha

Na tela seguinte, você deverá escolher o objetivo da sua campanha, a partir do que deseja conquistar com seus anúncios:

Captura de tela do Twitter Ads com o objetivo da campanha a ser escolhido

3. Preencha os detalhes sobre seus anúncios

Depois de escolhido o objetivo, você deverá configurar sua campanha de anúncios. Serão solicitadas informações sobre o formato, o orçamento e os tipos de lances:

Captura de tela do formulário do Twitter Ads para dar detalhes sobre os anúncios

Além disso, é nesse passo que você criará o texto dos seus anúncios (caso não sejam do tipo para conquistar seguidores).

4. Acompanhe os resultados

Uma vez terminados os anúncios, sua campanha estará pronta para entrar no ar. Mas engana-se quem pensa que o trabalho termina aí.

O Twitter Ads permite que você acesse relatórios sobre suas campanhas, por meio do Twitter Analytics. Acompanhá-los é importante para que você possa identificar o que está funcionando bem e o que precisa de ajustes. Assim, você garante que seu investimento será efetivo.

Aprendeu como anunciar no Twitter Ads?

Viu como anunciar no Twitter Ads é fácil e pode ajudar seu negócio a aumentar as vendas? Em um mercado tão disputado quanto o das vendas online, encontrar espaços menos saturados pode ser o grande diferencial para sua marca.

Se quer aproveitar melhor os seus seguidores nas redes sociais, crie a sua loja virtual grátis na plataforma da Nuvemshop e impulsione suas vendas online. Com a opção, é possível integrar o seu negócio com ferramentas de anúncios, como o Google Ads, Instagram Ads e Facebook Ads, para criar campanhas eficazes em todas as plataformas e alcançar mais clientes.

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre Twitter Ads

Twitter Ads é o serviço de anúncios pagos da rede social. Por meio dele, é possível criar anúncios com diferentes objetivos e formatos, a partir do orçamento e formato de lances da sua escolha.

No twitter, você encontra um grande número de usuários e a possibilidade de escolher um público segmentado. Além disso, essa rede não é a primeira escolha da maioria das marcas, tornando esse um espaço de menor concorrência.

Os principais são: anúncios promovidos, anúncios para seguidores e Trend Takeover.

Primeiro, você deve informar seu país para começar a usar a ferramenta. Então, escolha o objetivo da sua campanha e preencha os detalhes sobre seus anúncios. Por fim, não deixe de acompanhar os resultados para saber o que melhor funcionou na sua estratégia.

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