O que é hub de integração e como escolher segundo um expert?

- Hub de integração é uma ferramenta que permite fazer a gestão de dezenas de marketplaces e canais de venda em um só lugar;
- Ao permitir anunciar em plataformas conhecidas, o hub é capaz de aumentar de forma significativa a visibilidade de um negócio, ajudando a potencializar vendas;
- Com a Nuvemshop, é possível criar uma loja virtual grátis e integrá-la a diversos hubs como Hubnoov, Plugg.to, Base, entre outros.
Um fator de grande importância para o sucesso de todo e-commerce é a estratégia de canais de venda utilizados pela marca. Por isso, é recomendado que lojistas busquem ferramentas e recursos que permitam divulgar seus produtos em diferentes plataformas e marketplaces. É aí que entra em cena o hub de integração.
No mundo digital, um hub de integração é um recurso que serve como um ponto central para gerenciar várias contas em diferentes marketplaces e plataformas de venda em um só lugar, oferecendo maior controle e comodidade ao lojista.
Se quer saber mais sobre o assunto, neste artigo te contaremos tudo: o que é hub de integração, como escolher, quais as suas vantagens e como usá-lo para aumentar as vendas. Veja também dicas de ouro de experts no assunto!
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O que é hub de integração?
Hub de integração é uma solução que permite ao lojista gerenciar suas operações em diferentes sistemas e ferramentas a partir de uma única plataforma, integrando estoque, preços, promoções, informações dos produtos e vendas em tempo real, tornando o processo muito mais eficiente e simplificado.
Nos últimos anos, o comércio eletrônico vem crescendo em grande velocidade no Brasil e no mundo, com os marketplaces ocupando um lugar de destaque.
Para se ter uma ideia, só em dezembro de 2024, o Mercado Livre se consolidou como líder absoluto do e-commerce brasileiro, com 366,7 milhões de acessos, o que representa 13% do market share, segundo dados apresentados pelo E-commerce Brasil.
Na sequência, a Shopee garantiu a segunda colocação com 244,2 milhões de acessos (8,7%). Além disso, a Temu vem se destacando e conquistando cada vez mais consumidores brasileiros, de acordo com dados de maio de 2025 da agência Conversion divulgados na IstoÉ Dinheiro.
Os números reforçam como os marketplaces são canais estratégicos para empresas que desejam vender online e alcançar um grande número de consumidores.
Assim, embora essa seja uma excelente oportunidade para aumentar o alcance das suas vendas, gerenciar as operações em diferentes canais pode ser um desafio, principalmente para pequenas e médias empresas. Nesse cenário, o hub de integração surge como uma alternativa para simplificar e centralizar essa gestão.
💡Saiba mais: O que é integração do e-commerce e quais os benefícios?
Como funciona um hub de integração?
Por meio de um hub, é possível integrar as principais informações sobre os seus produtos e vendas em tempo real, facilitando todos os seus processos e tornando o seu negócio mais eficiente.
Além disso, ele permite que você visualize os dados e estatísticas das suas vendas em cada um dos canais. Assim, você pode tomar decisões mais assertivas e baseadas em dados, garantindo que suas iniciativas sejam cada vez mais bem-sucedidas.
Por exemplo, imagine que você vende em três marketplaces diferentes e precisa atualizar preços, estoque e pedidos manualmente. Um hub centraliza essas informações e faz tudo isso automaticamente.
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Quais as vantagens de um hub de integração?
Usar um hub de integração traz muitas vantagens para quem deseja aumentar seu alcance online. A seguir, listamos as principais:
Gestão fácil de estoque
A gestão de estoque se torna muito mais rápida com um hub de integração. A plataforma automatiza as informações do estoque em todos os canais de venda, facilitando reposições e evitando problemas como o estoque parado.
Por meio do hub, é possível configurar alertas para quando determinado produto estiver acabando, garantindo que seus clientes sempre tenham acesso aos itens que desejam.
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Emissão automática de notas fiscais
Um hub de integração também torna possível automatizar a emissão de notas fiscais. A plataforma realiza a integração com a Secretaria da Fazenda e emite notas fiscais de forma automática, garantindo que todos os processos sejam realizados de forma ágil e dentro da lei.
Assim, um processo que pode ser burocrático se torna mais eficiente e seguro para o lojista, que pode se concentrar em outras tarefas importantes para o negócio.
Gestão de pedidos unificada
A gestão de pedidos também se torna unificada usando um hub de integração. Isso significa que todos os pedidos realizados em diferentes canais de venda são centralizados no mesmo lugar, facilitando o controle e a gestão logística.
Além disso, é possível configurar regras de prioridade para os pedidos e acompanhar o status de cada um, garantindo que a entrega seja realizada de forma eficiente e no prazo, deixando seus clientes mais satisfeitos.
Sabemos que manter o controle de vendas em dia é um dos principais obstáculos para os empreendedores, por isso a Nuvemshop desenvolveu a planilha de controle de vendas gratuita. Baixe agora e centralize os pedidos do seu e-commerce!
Maior visibilidade da marca
Uma das principais vantagens do hub de integração é o aumento da visibilidade do negócio pela variedade dos canais de venda.
Isso acontece porque, ao usar a ferramenta, você vai estar posicionando sua marca em plataformas grandes e consolidadas, com um alto volume de tráfego e um público fiel, como a Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza, Submarino etc.
Sobre isso, o Tadeu Nogueira, lojista à frente da Pens and Dolls, diz o seguinte:
"Vender só em marketplace é um problema, porque ficamos reféns de uma empresa que muda as regras toda hora. E, nesse caso, a gente se adéqua ou a gente quebra. (…) Temos que usar o marketplace a nosso favor."
Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, na sua palestra sobre varejo bilionário, aproveita para explicar sobre a importância de combinar os canais de venda para ter sucesso:
"Mais de 50% do e-commerce brasileiro está nos marketplaces. A gente levanta muito a bandeira da loja virtual, a gente quer que todo mundo tenha a loja virtual porque você precisa ter a sua própria estrutura, sua própria marca, mas não vejo sentido em ignorar o marketplace."
Relatórios em tempo real
Quando falamos de marketing e vendas, o lojista precisa agir de forma estratégica e baseada em dados. É por isso que os hubs de integração permitem acompanhar em tempo real a saúde financeira das suas iniciativas.
Com a ferramenta, é possível gerar relatórios detalhados sobre as vendas, estoque, compras e outras informações relevantes para o negócio, como quais marketplaces estão trazendo os melhores resultados.
Cadastro rápido de produtos
Com um hub de integração, é possível cadastrar produtos de forma rápida e totalmente sincronizada entre as plataformas. O hub centraliza as informações sobre os seus itens em um só lugar, permitindo que o lojista faça a atualização de preços, estoque e informações com maior agilidade e de uma só vez.
Dessa forma, o lojista pode expandir sua presença online e aumentar suas chances de venda, sem precisar dedicar muito tempo ao processo de cadastro e atualização de produtos.
Cadastre seus produtos de forma organizada, em um só lugar, com a planilha gratuita da Nuvemshop:
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Como escolher um hub de integração?
Para escolher o melhor hub de integração, você deve analisar de forma criteriosa alguns fatores importantes, como:
- Integração com os principais marketplaces;
- Conexão com outras ferramentas ERP;
- Atendimento ao cliente de qualidade;
- Tecnologia moderna e confiável;
- Capacidade para grandes volumes de venda;
- Entre outros.
Detalhamos melhor cada ponto a seguir:
Integração com principais marketplaces
Um bom hub de integração deve permitir que você integre seu negócio com os principais marketplaces do mercado para oferecer uma experiência realmente omnichannel, como a Amazon, Shopee, Mercado Livre, Magazine Luiza, Submarino, entre outros.
Isso amplia a visibilidade do seu negócio levando-o a plataformas já estabelecidas, aumentando suas chances de venda. Além disso, a integração do hub com os principais marketplaces permite que você utilize ferramentas de marketing e divulgação dessas plataformas, como programas de fidelidade e campanhas de desconto, por exemplo.
Como alternativa, algumas plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, permitem que você crie uma loja virtual grátis e integre-a com os maiores marketplaces do mercado. Assim, você pode vender em diversos canais e fazer a gestão do seu negócio em um só lugar.
Além disso, dessa forma você pode ter também o seu próprio site de vendas com a identidade visual da sua marca, o que não é possível vendendo apenas em marketplaces.
Conexão com ferramentas ERP
Outro ponto importante é a conexão com ferramentas ERP (Enterprise Resource Planning) que permitem a gestão integrada de diversas áreas do seu negócio, como finanças, estoque, vendas, entre outras. Conectar seu hub a um ERP garante maior eficiência operacional e uma gestão mais estratégica para sua empresa.
Além disso, os ERPs também são úteis em processos como a emissão de notas fiscais, o controle de pagamentos e o gerenciamento de pedidos.
💡Saiba mais: O que é e como escolher um ERP no e-commerce?
Atendimento ao cliente de qualidade
Um bom hub de integração também deve oferecer um atendimento ao cliente de qualidade, com um suporte ágil que possa ajudar a solucionar qualquer problema ou dúvida sobre a plataforma.
Além disso, para que o lojista tenha maior comodidade, um bom suporte ao cliente deve estar disponível em diferentes canais de comunicação, como e-mail, WhatsApp, telefone e chat online, por exemplo.
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Capacidade para grandes volumes de venda
Um bom hub de integração deve ser capaz de lidar com grandes volumes de venda, garantindo a estabilidade da plataforma mesmo em momentos de alta demanda.
Em outras palavras, a plataforma deve ser capaz de lidar com um número alto de transações simultâneas, sem que haja perda de desempenho ou problemas de estabilidade. Para isso, é fundamental que o hub utilize servidores robustos e tecnologias confiáveis.
Tecnologia moderna e confiável
Outro fator importante é a tecnologia da plataforma. A tecnologia utilizada pelo hub de integração deve ser moderna e confiável, garantindo a segurança dos dados dos seus clientes e a estabilidade da plataforma. Isso evita problemas técnicos e falhas no sistema que possam prejudicar suas vendas e operações.
Isso inclui a utilização de servidores robustos e atualizados, tecnologias de criptografia avançadas e softwares de proteção contra ataques cibernéticos.
Jamile Arabi especialista em e-commerce, marketplaces e transformação digital, e Coordenadora de E-commerce e Marketplace D2C da Pernod Ricard Brasil, considera que a tecnologia tem papel estratégico na construção de experiências personalizadas para o consumidor:
"O consumidor quer conveniência, jornadas fluidas e experiências que façam sentido para ele, e isso exige inteligência no uso de dados e tecnologia. No mercado de bebidas premium, por exemplo, o foco está em fortalecer a jornada omnichannel, criar ativações digitais que realmente engajem e convertam nos canais certos e garantir uma operação logística eficiente e sustentável. O desafio é equilibrar inovação com execução ágil, fazendo com que cada ponto de contato reforce a marca e gere valor de verdade para o cliente."
Assim, a especialista reforça a importância de investir em um hub de integração que sustente uma operação digital inteligente, segura e preparada para escalar.
💡Saiba mais: Como integrar minha Nuvemshop com outros canais de venda?
Quais são os principais hubs de integração?
Existem vários hubs de integração disponíveis no mercado, cada um com suas próprias características e funcionalidades. A seguir, listamos alguns dos principais:
Hubnoov
O Hubnoov é um hub de integração que permite vender nos principais marketplaces do mercado, como o Mercado Livre, Shopee, Magalu, Submarino, entre outros. Uma das principais vantagens da plataforma é a integração com a plataforma da Nuvemshop.
Esta é uma combinação interessante, já que envolve diferentes canais de venda em uma única estratégia, permitindo abranger diferentes frentes do e-commerce. Dessa forma, é possível divulgar seus produtos em plataformas consolidadas e, ao mesmo tempo, investir na sua própria marca e identidade visual por meio de uma loja virtual.
O aplicativo conta com três opções de plano:
- Plano Básico: R$ 78 por mês (uma integração);
- Plano Profissional: R$ 139 por mês (duas integrações);
- Plano Vencedor: R$ 249 por mês (seis integrações).
⚙️ Baixe o aplicativo: Marketplaces by HubNoov
Plugg.to
Plugg.to é um hub de integração que permite ao lojista integrar seu negócio a mais de 50 marketplaces e gerenciar tudo isso em um só lugar. Com a Plugg.to, é possível divulgar seus produtos nos maiores marketplaces do mercado, como Mercado Livre, Amazon, B2W, entre outros.
A plataforma também oferece uma série de funcionalidades como cálculo de frete, atendimento por telefone e WhatsApp, treinamentos ao vivo e um dashboard para que você possa analisar os dados e estatísticas das suas vendas.
A Plugg.to oferece três opções de plano: Basic, Pro e Premium. Para saber os detalhes de cada um é necessário entrar em contato com a empresa.
Caso tenha interesse em criar uma loja virtual gratuita para ter o seu próprio site de vendas — evitando assim as taxas dos marketplaces — a Plugg.to também está disponível na loja de aplicativos da Nuvemshop.
⚙️ Baixe o aplicativo: Plugg.to
Base
A Base (ex-BaseLinker) é um sistema desenvolvido para facilitar a integração da sua loja virtual Nuvemshop com mais de 1.300 marketplaces, gateways de pagamento, ERPs e muito mais. Com ele, você pode importar e exportar produtos, sincronizar catálogos, configurar dados de pedidos, utilizar os principais sistemas de gestão do mercado e muito mais.
Veja alguns exemplos de integrações que o Base oferece para sua loja Nuvemshop:
- Marketplaces: Shein, Dafiti, Netshoes, Zattini, MadeiraMAdeira, Carrefour, Olist, etc.;
- Soluções de envio: Mercado Envios, Shopee Delivery, Magalu Entregas, Shein Shipping, etc.;
- ERPs: Omie, Bling, Olist ERP, Quickbooks, Xero, etc;
- Apps diversos: Slack, Gmail, Zendesk, Zapier, etc.
A empresa conta com o plano Freemium (grátis), com o plano Business (R$ 99 por mês) e com o Enterprise (sob consulta).
⚙️ Baixe o aplicativo: Base
ANYMARKET
O ANYMARKET é um hub que permite a integração com mais de 100 marketplaces em todo o Brasil. A plataforma oferece soluções de frete que permitem calcular o melhor custo logístico para as suas operações.
Além disso, eles oferecem a funcionalidade de mapa de calor para que você analise fatores como cotações de frete e conversão de vendas divididas por estados e marketplaces, permitindo que você tome decisões mais assertivas para o seu negócio.
O ANYMARKET também é um hub disponível na nossa loja de aplicativos para integração com loja virtual e os preços e planos também estão disponíveis sob consulta.
⚙️ Baixe o aplicativo: ANYMARKET
Magis5
O Magis5 é um hub de integração que permite conectar sua loja virtual aos marketplaces Mercado Livre, Amazon, Shopee, Magalu, Americanas e Casas Bahia. Com ele, você pode fazer a gestão de seus preços e comissões de forma automática, gerar relatórios financeiros detalhados e automatizar a emissão de etiquetas e de notas fiscais dos marketplaces.
Além disso, o app permite publicar anúncios em vários marketplaces simultaneamente e centralizar seu estoque e pedidos em um único ambiente.
⚙️Baixe o aplicativo: Magis5
Astroselling
O Astroselling é um hub de integração que conecta sua loja virtual aos principais marketplaces do mercado, como Mercado Livre, Amazon, Shopee, Magalu e Americanas. A plataforma é ideal para lojistas que desejam centralizar a gestão de seus pedidos, estoques, anúncios e preços em um único painel, aumentando a eficiência da operação.
Entre os principais recursos oferecidos, estão a sincronização automática de pedidos e estoques, emissão de notas fiscais e integração com ERPs.
A integração com a Nuvemshop permite que você escale suas vendas com mais praticidade, aproveitando a visibilidade dos marketplaces e, ao mesmo tempo, fortalecendo sua marca com uma loja virtual própria.
O Astroselling oferece planos com funcionalidades progressivas, de acordo com o volume de vendas e canais integrados. Para mais detalhes sobre os preços, é necessário entrar em contato diretamente com a empresa.
⚙️ Baixe o aplicativo: Astroselling
💡Saiba mais: O que é Lexos Hub e como usá-lo para acelerar as vendas?
Aprendeu tudo sobre hub de integração?
Vender em marketplaces permite que você aumente de forma significativa a visibilidade do seu negócio. Portanto, escolher um hub de integração pode ser um diferencial para que você potencialize suas vendas e leve a sua empresa a outro nível.
Apesar disso, é importante lembrar que ter a sua própria presença online é importante se você deseja se consolidar como um verdadeiro competidor no seu nicho. Para isso, recomendamos que você crie também seu próprio e-commerce com a identidade visual da sua marca.
Com a Nuvemshop, é possível criar uma loja virtual gratuita e integrá-la com os melhores hubs do mercado. É simples, rápido e você não precisa de nenhum conhecimento técnico. Esperamos por você! 💙