O que é podcast, como fazer e como publicar?

Mulher sentada, falando próxima a um microfone de estúdio, representando como fazer um podcast

Para fazer um podcast, é preciso definir um assunto para o seu canal. Além disso, é importante ter roteiros bem definidos, um programa para edição do áudio e contar com uma plataforma de streaming para divulgação do episódio. Por fim, chamar especialistas para uma gravação, é uma dica de ouro para quem está começando. 


Você sabe como fazer um podcast? Com a popularização da internet e das redes sociais, a forma como consumimos conteúdos e procuramos por informações tem passado por diversas mudanças. Por isso, é interessante que a sua marca busque por alternativas para se comunicar com o seu público e invista em novos formatos, como o podcast.

Além disso, o uso cada vez mais acelerado do tempo e o preenchimento dos nossos dias com diversas atividades faz com que a gente queira consumir conteúdo de maneira rápida e, se der para fazer isso enquanto cozinha, corre na esteira ou toma banho, melhor ainda, certo?

Os podcasts têm aparecido como uma boa opção para a correria do cotidiano. Sendo assim, se tornaram uma forma de as marcas impactarem seus consumidores, por meio de conteúdos úteis e relevantes, aumentando ainda mais as chances de criar uma conexão rica e fidelizar clientes.

Então, se ficou interessado e quer saber como criar um podcast, é só conferir o passo a passo a seguir! Vamos lá?

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1. Defina o assunto

Escolher um assunto relevante é fundamental para o sucesso do seu podcast. O tema é o segredo para atrair a atenção do público. Dessa forma, para ser um conteúdo relevante, você precisa ter domínio sobre o assunto ou convidar entrevistados que saibam sobre esses temas.

Por exemplo, se você vende roupas, explore esse nicho como tema para seus episódios, dando dicas de moda e explicando sobre as tendências atuais.

Depois de definir o tema, é preciso estabelecer a frequência com que você vai produzir e publicar seus programas (semanal, quinzenal, mensal) e o formato, ou seja, definir se você sempre vai ter convidados sendo entrevistados, qual será a duração média do conteúdo etc.

Vale lembrar que o que você definir no início pode sofrer modificações à medida que você avance com seu projeto. Porém, para começar, é bom ter esses pontos bem delineados, como um guia.

2. Escute o seu público

Por meio das suas redes sociais, promova enquetes para saber quais assuntos interessam seus clientes e quem são os convidados que eles gostariam que participassem dos programas, por exemplo.

Outra ideia é pedir para que eles mandem perguntas sobre o tema do próximo episódio para ajudar a direcionar o conteúdo sobre o qual você vai tratar.

Além disso, para as definições de formato e periodicidade, é fundamental que você faça uma pesquisa e veja como podcasts que são referência no seu nicho estão fazendo, mas também converse com seu público.

Entenda em que momentos eles gostariam de escutar seu conteúdo, quanto tempo eles acham ideal para se dedicar ao seu podcast, de quanto em quanto tempo eles esperam ter novos programas no ar e por aí vai.

💡Saiba mais: Como fazer enquetes para o Instagram?

3. Crie o roteiro

Com o assunto principal definido e uma lista de temas iniciais, é hora de começar a produção de cada episódio. Para cada um que for gravar, você deve ter um roteiro específico. Entretanto, uma boa ideia é criar um modelo desse documento, no qual você poderá se basear para escrever o roteiro de cada episódio.

Aqui, é importante definir também um padrão de abertura e encerramento característicos do seu podcast, momento em que você explica o objetivo do programa e faz a ligação dele com a sua marca.

4. Convide especialistas para o programa

Além de abordar temas que interessem seu público e tornem sua marca uma referência no assunto, uma ótima dica é contar com participações de influenciadores da área ou especialistas nos assuntos sobre os quais você trata.

Se você trabalha com vestuário e acessórios, por exemplo, convide consultores de estilo e influenciadores digitais do ramo da moda e consumo para falar sobre o assunto. Dessa maneira, você deixa o seu conteúdo ainda mais relevante, já que conta com a palavra de um especialista e com a rede de seguidores dele para trazer mais ouvintes para o seu podcast.

5. Grave seu podcast

Você não precisa ter um estúdio completo para gravar seu podcast, mas é importante ter um bom equipamento de captação de áudio e escolher um ambiente silencioso para evitar ruídos e garantir a qualidade dos seus programas.

Você pode gravar o áudio por meio do seu smartphone. Lembre-se apenas de usar um microfone ligado ao dispositivo, pois, sem ele, o áudio tende a ficar com uma qualidade muito baixa para o podcast.

Na hora gravar seu programa, preste atenção à forma como está falando. Quando têm pouca experiência nesse tipo de gravação, a maioria das pessoas fica tentada a ler tudo o que vai dizer.

Todavia, essa leitura tende a tirar a naturalidade da comunicação. Portanto, busque articular bem as palavras, mas falar de forma natural, como se estivesse em uma conversa mesmo. Isso vai tornar o programa mais agradável para quem estiver ouvindo.

6. Faça a edição do material

Existem vários softwares que você pode utilizar para a gravação e edição do seu podcast. Entre os mais populares está o Audacity, que é gratuito e relativamente fácil de usar. Ele está disponível para Windows, Linux e Mac e conta com vários efeitos como redução de ruídos, equalização (para equilibrar sons graves e agudos) e compressão (para diminuir a diferença entre os picos altos e baixos do áudio).

Existe também a opção de utilizar um editor de vídeos e exportar apenas o áudio. Um exemplo desse tipo de programa é o Premiere da Adobe, que é pago.

Quando estiver editando, atente-se para que não fiquem trechos com erros e edite também vícios de linguagem que podem cansar o ouvinte.

Na hora de exportar o áudio quando finalizada a edição, opte pelo formato .wav. Esse tipo de arquivo costuma ter melhor qualidade de áudio para que você possa publicá-lo.

7. Publique o seu podcast

Depois de editar e finalizar o áudio do seu podcast, é hora de publicá-lo nas plataformas de streaming. Você pode disponibilizar seu conteúdo em várias ferramentas, sendo as principais:

  • Spotify;
  • Soundcloud;
  • iTunes (Apple);
  • Deezer.

Existem formas de carregar seu conteúdo em todas elas sem que precise fazer o upload uma por uma. Um exemplo é o Anchor, um agregador por meio do qual você pode enviar seu podcast para várias plataformas.

Mais adiante, explicamos detalhadamente como fazer o seu podcast no Spotify, a principal ferramenta de streaming de áudio atual.

8. Trabalhe na divulgação

Com o seu podcast publicado, é hora de divulgá-lo! Uma boa opção é fazer anúncios nas redes sociais, pelo menos em um período inicial, para que as pessoas conheçam seu podcast. Além disso, não deixe de compartilhar Stories e posts no Instagram e Facebook anunciando os seus episódios novos.

Como falamos anteriormente, aproveitar a participação de convidados especiais que são influenciadores no assunto do seu podcast pode ser uma boa forma de, além de dar credibilidade ao seu conteúdo, fazer uma divulgação mais robusta. Então, quando eles forem convidados, marque-os nas publicações, assim eles podem ver e compartilhá-las.

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Como fazer um podcast no Spotify?

O processo para a produção e edição do seu podcast vai ser o mesmo que já citamos anteriormente. Mas, para publicá-lo no Spotify, primeiramente, você precisa utilizar um agregador parceiro da plataforma. Alguns deles são:

Depois de escolher o agregador e criar o seu programa, você deve se cadastrar e subir o conteúdo no Spotify. Para isso, acesse Spotify para podcasters, clique em “Get Started” e faça seu login.

Então, clique no botão “Claim your podcast”, aceite os Termos e Condições e siga os passos indicados na página.

Inicialmente, ele vai pedir que você inclua o RSS feed. Apesar do nome complicado, isso corresponde ao link que o agregador que você escolheu vai gerar, onde ficarão hospedados os seus podcasts. Você, então, deve copiar esse código do agregador e colá-lo nesta página do Spotify.

Por fim, você vai incluir o nome, a categoria e as informações sobre seu podcast, o agregador que você escolheu e submeter a inscrição no Spotify. Eles vão avaliar e, se estiver tudo certo com as informações que você cadastrou, logo você terá acesso a outras funções no dashboard dos seus podcasts, como relatórios de ouvintes e seguidores.

A partir daí, toda vez que você subir um arquivo de áudio no agregador, junto com uma imagem de capa para aquele episódio, o título e a descrição do capítulo, ele estará disponível no Spotify automaticamente após poucos minutos.

Pronto para começar um podcast?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor como fazer um podcast. O processo envolve algumas etapas que podem ser um pouco trabalhosas, mas o potencial de conquistar novos clientes por esse tipo de programa é grande!🎙️

💡 Saiba mais: O que é voice commerce e como aplicar na sua loja virtual?

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como fazer um podcast

Podcast é um conteúdo, como um programa de rádio, só que transmitido pela internet por meio das plataformas de streaming de áudio e sob demanda. Ou seja, ao invés de ouvir o conteúdo ao vivo pelo rádio, as pessoas escutam na hora que desejam e pela internet.

O passo a passo de como fazer um podcast é: defina o assunto, escute o seu público, crie o roteiro, convide especialistas para o programa, grave o seu podcast, faça a edição deu podcast, publique seu podcaste trabalhe na divulgação.

Para montar um podcast, você precisa de um microfone de qualidade para conectar ao seu smartphone, um programa de gravação e edição de áudio, e um agregador parceiro para subir a gravação nas plataformas. E, claro, de uma boa ideia e um roteiro detalhado!

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