Como fazer um podcast: guia completo para começar

Por: Ana Lucia Vieira
Como fazer um podcast: guia completo para começar

Aqui você encontra:

Que a forma como as pessoas estão consumindo produtos está mudando muito nos últimos tempos, já deu para notar. Mas você já reparou que a maneira como consumimos conteúdo e informação também vem mudando? Por isso, chegou a hora da sua marca buscar formas alternativas de se comunicar com o seu público. Então, hoje vamos descobrir como fazer um podcast.

Explicando melhor, com o uso cada vez mais acelerado do tempo e o preenchimento dos nossos dias com diversas atividades faz com que a gente queira consumir pílulas rápidas de conteúdo e, se der pra fazer isso enquanto cozinha, corre na esteira ou toma banho, melhor ainda, não é?

Assim, os podcasts têm aparecido como uma boa oportunidade para as marcas impactarem seus clientes, através de conteúdos úteis e relevantes, aumentando ainda mais as chances de criar uma conexão rica e fidelizar clientes.

Achou uma ideia interessante mas não sabe que tipo de conteúdo sua marca poderia criar e muito menos como fazer um podcast? Calma. Este artigo é pra você! Vamos explicar o que é um podcast, dicas especiais e o passo a passo completo de como criar o seu. Confira a seguir. 🎙️

O que é um podcast?

O podcast é um conteúdo, como um programa de rádio, só que transmitido pela internet através das plataformas de streaming de áudio e sob demanda. Ou seja, ao invés de ouvir o conteúdo ao vivo pelo rádio, as pessoas escutam na hora que desejam e pela internet.

O nome podcast, vem da junção de outras duas palavras: iPod (lembra do aparelho portátil da Apple?) e broadcast, que se refere à transmissão de conteúdos em áudio por meio de ondas de rádio.

Os podcasts normalmente são produzidos para terem vários episódios, podendo ser sequenciais, trazendo a evolução da discussão sobre um mesmo assunto ou sobre tópicos diferentes. Isso permite que o público possa ouvir fora de ordem, sem prejudicar a experiência de consumo da informação.

Eles podem ser publicados em plataformas como Spotify, Deezer, Apple Podcasts ou Soundcloud. Assim, os usuários acessam o conteúdo com mais facilidade e o seu podcast pode ter um alcance maior.

Além disso, você pode determinar a frequência de conteúdo do seu podcast: diária, semanal, quinzenal, mensal… Como você achar que faz mais sentido para o programa que está levando ao ar.

Qualquer pessoa que queira falar sobre um assunto que seja de seu domínio e possa interessar a mais pessoas pode criar um podcast. Os mais populares da atualidade são de veículos jornalísticos, blogs, agências de conteúdo e marcas. Todavia, há iniciativas independentes de criadores de conteúdo e jornalistas, por exemplo, que também conquistam sua audiência fiel.

Passo a passo de como criar um podcast

Agora que você já sabe o que é um podcast, montamos um passo a passo completo para você começar a criar o seu. Veja só:

1. Defina o assunto, a periodicidade e o formato

Escolher um assunto relevante é fundamental para o sucesso do seu podcast. O tema do seu podcast é o segredo para atrair a atenção do público. Dessa forma, para ser um conteúdo relevante, você precisa ter domínio sobre o assunto ou convidar entrevistados que saibam sobre esses temas. Por exemplo: se você possui uma marca de roupas, explore esse nicho como tema para seus episódios.

Depois de definir o tema, é preciso definir a frequência com que você vai produzir e publicar seus programas (semanal, quinzenal, mensal) e o formato: você sempre vai ter convidados sendo entrevistados? Os conteúdos serão curtos ou longos? Vai apresentar dicas práticas ou debates mais abertos?

Vale lembrar que o que você definir no início pode sofrer modificações à medida que você avance com seu projeto. Porém, para começar, é bom ter esses pontos bem delineados, ok?

[Dica bônus] Inclua seu público no processo de criação

Através das suas redes sociais, promova enquetes para saber quais assuntos interessam seus clientes e quem são os convidados que eles gostariam que participassem dos programas, por exemplo. Outra ideia é pedir para que eles mandem perguntas sobre o tema do próximo episódio para ajudar a direcionar o conteúdo sobre o qual você vai tratar.

Além disso, para as definições de formato e periodicidade, é fundamental que você faça uma pesquisa e veja como podcasts que são referência no seu nicho estão fazendo, mas também converse com seu público. Entenda em que momentos eles gostariam de escutar seu conteúdo, quanto tempo eles acham ideal para se dedicar ao seu podcast, de quanto em quanto tempo eles esperam ter novos programas no ar e por aí vai.

2. Crie o roteiro

Com o assunto principal definido e uma lista de temas iniciais, é hora de começar a produção de cada episódio. Para cada um que for gravar, você deve ter um roteiro específico. Entretanto, uma boa ideia é criar um modelo desse documento, no qual você poderá se basear para escrever o roteiro de cada episódio.

Aqui, é importante também você definir um padrão de abertura e encerramento característicos do seu podcast onde você explica o objetivo do programa e faz a ligação dele com a sua marca.

Lembre-se de também levar em consideração o tempo médio que deve ter o programa e usar o roteiro para conduzir os convidados e estipular a quantidade de perguntas a serem respondidas, em casos de entrevista, certo?

[Dica bônus] Convide especialistas e influenciadores

Além de abordar temas que interessem seu público e tornem sua marca uma referência no assunto, uma ótima dica é contar com participações de influenciadores da área ou especialistas nos assuntos sobre os quais você trata.

Se você trabalha com vestuário e acessórios, por exemplo, convide consultores de estilo e influenciadores digitais do ramo da moda e consumo para falar sobre o assunto. Dessa maneira, você deixa o seu conteúdo ainda mais relevante, já que conta com a palavra de um especialista e, ainda conta com a rede de seguidores do influenciador para trazer mais ouvintes para o seu podcast.

3. Hora de gravar seu podcast

Você não precisa ter um estúdio completo para gravar seu podcast, mas é importante ter um bom equipamento de captação de áudio e escolher um ambiente silencioso para evitar ruídos e garantir a qualidade dos seus programas.

Você pode gravar o áudio por meio do seu smartphone. Lembre-se apenas de usar um microfone ligado ao dispositivo, pois, sem ele, o áudio tende a ficar com uma qualidade muito baixa para o podcast. Existem diversas opções, que vão desde R$ 30 a mais de R$1.000. Com uma boa pesquisa, é possível encontrar o melhor custo-benefício para seu caso.

Na hora de, de fato, gravar seu podcast, preste atenção à forma como está falando. Quando têm pouca experiência nesse tipo de gravação, a maioria das pessoas fica tentada a ler tudo o que vai dizer. Todavia, essa leitura tende a tirar a naturalidade da comunicação. Portanto, busque articular bem as palavras, mas falar de forma natural, como se estivesse em uma conversa mesmo. Isso vai tornar o programa mais agradável para quem estiver ouvindo. 😉

4. Edição

Para a gravação e edição do seu podcast existem vários softwares que você pode utilizar. Entre os mais populares está o Audacity, que é gratuito e relativamente fácil de usar., Ele está disponível para Windows, Linux e Mac e conta com vários efeitos como redução de ruídos, equalização (para equilibrar sons graves e agudos) e compressão (para diminuir a diferença entre os picos altos e baixos do áudio).

Existe também a opção de utilizar um editor de vídeos, caso já tenha algum instalado, e exportar apenas o áudio. Um exemplo desse tipo de programa é o Premiere da Adobe, que é pago.

Quando estiver editando, atente-se para que não fiquem trechos com erros e edite também vícios de linguagem que podem cansar o ouvinte. Por exemplo, se você percebeu que toda vez antes de começar uma frase você diz “ééééé…”, corte alguns deles.

Na hora de exportar o áudio quando finalizada a edição, opte pelo formato .wav. Esse tipo de arquivo costuma ter melhor qualidade de áudio para que você possa publicá-lo, ok?

5. Publique nas plataformas certas

Depois de editar e finalizar o áudio do seu podcast, é hora de publicá-lo nas plataformas de streaming. Você pode disponibilizar seu conteúdo em várias ferramentas, sendo as principais:

  • Spotify;
  • Soundcloud;
  • iTunes (Apple);
  • Deezer.

Existem formas de carregar seu conteúdo em todas elas sem que precise fazer o upload uma por uma. Um exemplo é por meio do Anchor, um agregador por meio do qual você pode enviar seu podcast para várias plataformas.

Mais adiante, explicamos detalhadamente, como fazer o seu podcast no Spotify, a principal ferramenta de streaming de áudio atual.

6. Divulgue

Com o seu podcast publicado, é hora de divulgá-lo! Uma boa opção é fazer anúncios nas redes sociais, pelo menos em um período inicial, para que as pessoas conheçam seu podcast. Além disso, não deixe que compartilhar Stories e posts no Instagram e Facebook anunciando os seus episódios novos.

Como falamos anteriormente, aproveitar a participação de convidados especiais que são influenciadores no assunto do seu podcast pode ser uma boa forma de, além de dar credibilidade ao seu conteúdo, fazer uma divulgação mais robusta. Então, quando eles forem convidados, marque-os nas publicações, assim eles podem ver e compartilhá-las.

Como fazer um podcast no Spotify?

O processo para a produção e edição do seu podcast vai ser o mesmo que já citamos anteriormente. Mas, para publicar o seu podcast no Spotify, primeiramente, você precisa utilizar um agregador parceiro da plataforma para publicar seu podcast. Algumas delas são:

Para conferir todos, veja a lista completa divulgada pela Spotify.

Depois de escolher o agregador e criar o seu programa, você deve se cadastrar e subir o conteúdo no Spotify. Para isso, acesse Spotify para podcasters, clique em “Get Started” e faça seu login.

Então, clique no botão “Claim your podcast”, aceite os Termos e Condições e siga os passos indicados na página.

Inicialmente ele vai pedir que você inclua o RSS feed. Apesar do nome complicado isso é o link que o agregador que você escolheu vai gerar, onde ficarão hospedados os seus podcasts. Você, então, deve copiar esse código do agregador e colá-lo nessa página do Spotify.

Por fim, você vai incluir o nome, a categoria e as informações sobre seu podcast, o agregador que você escolheu e submeter a inscrição no Spotify. Eles vão avaliar e, se estiver tudo certo com as informações que você cadastrou, logo você terá acesso a outras funções no dashboard dos seus podcasts, como relatórios de ouvintes e seguidores.

A partir daí, toda vez que você subir um arquivo de áudio no agregador, junto com uma imagem de capa para aquele episódio, o título e a descrição do capítulo, ele estará disponível no Spotify automaticamente após poucos minutos.

Entendido?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor como fazer um podcast. O processo envolve algumas etapas que podem ser um pouco trabalhosas, mas o potencial de conquistar novos clientes por esse tipo de programa é grande!

Então, vai apostar em um podcast para tornar sua marca mais conhecida e criar uma conexão mais profunda com o seu público-alvo? Enquanto você planeja o formato do seu conteúdo, venha conhecer os podcasts da Nuvemshop, o Nuvemcast e o TechCommerce, e se inspire. Quem sabe não surgem boas ideias para os seus programas, não é? 💡

Faça como +60mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Quer mudar de vida vendendo pela internet?

Crie agora sua loja virtual com a Nuvemshop e venda de maneira profissional.

Criar minha loja

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies