O que é marketing social e como implementá-lo nas empresas?

Mão pintada de verde segurando uma planta, representando o marketing social

Marketing social é uma estratégia de promoção que tem como objetivo conectar o negócio a valores e causas sociais. Desse modo, as empresas são capazes de usar sua influência para promover benefícios à sociedade.


Você já ouviu falar ou sabe o que é marketing social?

Hoje em dia, esse é um conceito que vem ganhando cada vez mais espaço, uma vez que as pessoas estão socialmente mais engajadas. Além disso, com a facilidade de acesso à informação, as empresas passam a ter papel crucial no debate.

E, se você pensa que as ações de responsabilidade social só cabem no bolso e no planejamento de grandes negócios, saiba que está enganado.

Ao longo deste conteúdo, vamos entender o que é marketing social, qual é a sua importância, conferir alguns exemplos e entender como aplicá-lo à sua empresa. Então, está pronto para começar? 🚀

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O que é marketing social?

O marketing social é uma estratégia de promoção — assim como se faz com produtos e serviços. No entanto, a ideia aqui é a de incentivar um comportamento ou uma ideia que tenha algum impacto social.

O conceito surgiu na década de 1970. Ele foi criado por Philip Kotler e Gerald Zaltman, quando os pesquisadores notaram que os princípios do marketing tradicional poderiam ser aplicados às causas sociais.

Existem empresas sem fins lucrativos totalmente voltadas a ações sociais. Todavia, por meio do marketing social, os empreendimentos também são capazes de colaborar com causas importantes para a sociedade e de trabalhar sua marca por meio do branding.

Qual a diferença entre marketing comercial e marketing social?

O marketing comercial é aquele com o qual estamos mais habituados. Seu objetivo é aumentar as vendas de produtos ou serviços e, consequentemente, lucrar mais. Ou seja, todas as estratégias desse tipo de marketing têm como foco o benefício da própria empresa.

Já o marketing social, como vimos, pode ter como consequência a melhora da imagem de uma marca, mas esse não é seu principal objetivo. O propósito, nesse caso, é gerar ações de impacto positivo para a sociedade.

Responsabilidade social empresarial e marketing social

Responsabilidade social empresarial diz respeito ao envolvimento da companhia em ações que promovam o bem-estar da sociedade e o comportamento ético das pessoas — dentro e fora da empresa.

Isto é, são projetos realizados pela instituição com o objetivo de gerar um ambiente sustentável e trazer impactos positivos para a comunidade a longo prazo.

Por outro lado, o marketing social é uma ferramenta que promove o encontro entre uma empresa e uma causa social relevante. Desse modo, ambas as partes se apoiam para promover algo específico, pontual. Isto é, a curto e médio prazos.

A principal diferença entre responsabilidade social empresarial e marketing social está na forma como os projetos são conduzidos e na duração das ações.

Contudo, os conceitos tentam conectar negócios a causas sociais que geram impacto positivo e transformações significativas na comunidade.

Por que fazer marketing social?

Depois de saber o que é marketing social, deu para perceber que é possível se posicionar como uma marca preocupada com questões sociais. E esse é um fator que conta pontos positivos com o público.

De acordo com a Pesquisa Akatu 2021, 73% dos consumidores brasileiros acreditam que as empresas devem viabilizar meios para que a população adote um estilo de vida mais sustentável — do ponto de vista social e ecológico.

Além disso, em um mercado tão competitivo, o marketing social pode ser uma forma de se diferenciar da concorrência. Desse modo, é possível conquistar o consumidor por esse meio.

Quais são os tipos de marketing social?

Apesar do propósito bem específico, existem algumas formas diferentes de colocar o marketing social em prática. Vamos conhecê-las:

  • Filantropia: nesse caso, a empresa faz doações em dinheiro a instituições que apoiem determinadas causas;
  • Campanhas sociais: esse tipo prevê a divulgação de mensagens em campanhas ou nas embalagens de produtos relacionadas a campanhas sociais, ou iniciativas de vendas que tenham uma porcentagem revertida a uma causa;
  • Relacionamento com base em ações sociais: aqui, a ideia é incentivar os clientes ou colaboradores da empresa a participar de determinadas ações, como uma campanha de doação de sangue, por exemplo;
  • Promoção social do produto ou da marca: o foco é gerar valor para o negócio, por meio da divulgação de uma parceria com uma entidade social em que uma porcentagem das vendas é destinada a essa colaboração;
  • Patrocínio de projetos sociais: nesse formato, a marca investe financeiramente em algum projeto social que promova ações de cidadania, inclusão ou preservação do meio ambiente, por exemplo.

Como implementar o marketing social em sua empresa?

Conhecido o conceito de marketing social, é chegada a hora de entender como aplicar essa estratégia à sua marca.

Antes de mais nada, é fundamental que você saiba que esse tipo de ação deve ser totalmente genuína.

Afinal, tentar enganar o consumidor não adianta e marcas consideradas oportunistas não costumam agradar o público — inclusive, a tendência é que as pessoas passem a ter uma percepção negativa.

Então, com esse aviso feito, vamos conferir o passo a passo:

1. Defina uma causa

O primeiro aspecto para que sua campanha de marketing social tenha sucesso é escolher uma causa para a apoiar. Nesse momento, pense no que dialoga com sua persona.

Por exemplo, se você tem um e-commerce com produtos para pet, um pet shop online, sua causa pode ser o combate ao abandono e aos maus-tratos de animais. Pense em que tipo de assunto mexe com seu público e tem a cara da sua marca.

2. Estabeleça ações ao seu alcance

Definida a causa, é hora de começar a delinear o que sua empresa vai fazer. Nem sempre vai ser possível começar com grandes ações, como os exemplos de grandes marcas (mais adiante, você confere algumas inspirações). Mas você pode dar um passo de cada vez.

Uma ideia para negócios menores é começar por meio do marketing de filantropia, ou seja, com doações a instituições que trabalhem com a causa que você escolheu.

Hoje em dia, existem até mesmo soluções que você pode integrar ao seu e-commerce, como o Polen.

Por meio desse serviço, os clientes de uma loja virtual podem destinar parte do valor da compra à instituição de sua escolha, a partir de uma lista pré-selecionada pela marca. Desse modo, consumidores conscientes enxergam a responsabilidade social nessa ação.

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Extra: encontre possíveis parceiros

Caso você pense em algum tipo de evento ou colaboração, você deve encontrar parceiros relacionados à causa que você escolheu apoiar.

Por exemplo, se você resolveu organizar uma feira de adoção de animais, procure uma ONG que abrigue pets que precisam de um lar.

💡 Saiba mais: Marketing de relacionamento: o que é, para que serve e como aplicar?

3. Divulgue o projeto e engaje o público

Por fim, depois de desenvolver todo o seu planejamento, é fundamental divulgar quais serão suas ações. Afinal, as pessoas só poderão participar do que souberem que existe e lhes pareça interessante.

Pense, portanto, em formas atrativas para lançar seu projeto de marketing social. Você pode fazer essa divulgação por meio de:

Use a criatividade e deixe o mundo saber que sua marca está trabalhando para contribuir com uma sociedade melhor!

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Exemplos de marketing social

Agora que já entendemos o que é marketing social e qual é a sua importância, hora de conhecer alguns exemplos para entender como ele pode ser aplicado. Confira:

Adidas Primeblue

Em uma colaboração entre a Adidas e a Parley, a marca esportiva criou uma linha de tênis e de roupas fabricadas a partir do plástico recolhido nos oceanos.

Foto de tênis da campanha de marketing social da adidas e da Parley

Foto: Divulgação

Projeto Dove pela Autoestima

Seguindo seu posicionamento de aceitação da beleza natural, a marca de cosméticos Dove criou o Projeto Dove pela Autoestima. Por meio dele, a empresa quer ajudar jovens do mundo todo a construir confiança corporal e uma autoestima positiva.

Para isso, a empresa criou um portal com diversos conteúdos para auxiliar pais, escolas e jovens a lidar com as pressões existentes sobre a aparência durante a infância e a adolescência.

Captura de tela do portal Dove pela Autoestima, campanha de marketing social da empresa

McDia Feliz

Por fim, uma ação de marketing social bastante conhecida é a do McDia Feliz, do McDonald’s.

Todo ano, durante um dia, toda a renda arrecadada com a venda do sanduíche Big Mac é revertida a instituições voltadas para a educação e para a cura do câncer infantil.

Foto da apresentadora Fernanda Gentil, em divulgação da campanha de marketing social McDia Feliz

Foto: Divulgação

Que tal começar a investir em marketing social?

Esperamos que nosso guia sobre marketing social tenha te ajudado a compreender a importância desse tipo de estratégia tanto para seu negócio quanto para a criação de um mundo melhor. 🌎

Como vimos, existem diversas maneiras de bolar ações sociais, o que atende aos mais diversos tamanhos de negócio.

O mais importante é que elas sejam genuínas e tenham apelo junto ao seu público! Saiba que você vai precisar investir tempo e recursos nessa estratégia, mas que ela pode conquistar muitos consumidores.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre marketing social

Marketing social é uma estratégia de promoção que tem como objetivo incentivar um comportamento ou uma ideia que tenha algum impacto social. Desse modo, as empresas são capazes de usar sua influência para promover benefícios à sociedade.

Para implementar o marketing social na empresa, é preciso definir uma causa, estabelecer ações ao seu alcance e divulgar o projeto para engajar o público.

O marketing comercial tem o objetivo de aumentar as vendas de produtos ou serviços e gerar lucro. Já o marketing social tem o propósito de gerar ações de impacto positivo para a sociedade.

Os tipos de marketing social mais comuns são: filantropia, campanhas sociais, relacionamento com base em ações sociais, promoção social do produto ou da marca e patrocínio de projetos sociais.

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