O que é marketing social e como implementá-lo?

Por: Victoria Salemi
O que é marketing social e como implementá-lo?

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Você já ouviu falar em marketing social?

Hoje em dia, esse é um conceito que vem ganhando cada vez mais espaço, uma vez que as pessoas estão socialmente mais engajadas. Além disso, com a facilidade de acesso à informação, as empresas passam a ter papel crucial no debate.

E, se você pensa que as ações de responsabilidade social só cabem no bolso e no planejamento de grandes negócios, saiba que está enganado. Ao longo deste conteúdo, vamos entender o que é marketing social, qual é a sua importância, conferir alguns exemplos e entender como aplicá-lo à sua empresa. Então, está pronto para começar?

O que é marketing social?

O marketing social é uma estratégia de promoção — assim como se faz com produtos e serviços. No entanto, a ideia aqui é a de incentivar um comportamento ou uma ideia que tenham algum impacto socioambiental.

O conceito surgiu na década de 1970. Ele foi criado por Philip Kotler e Gerald Zaltman, quando os pesquisadores notaram que os princípios do marketing tradicional poderiam ser aplicados às causas sociais.

Existem empresas sem fins lucrativos totalmente voltadas a ações socioambientais. Todavia, por meio do marketing social, as marcas também são capazes de colaborar com causas importantes para a sociedade e, ademais, de trabalhar sua marca por meio do branding.

Qual a importância do marketing social?

Conforme pudemos observar, por meio do marketing social, é possível desenvolver um posicionamento de marca preocupada com questões socioambientais. E esse é um fator que conta pontos positivos com o público.

De acordo com a Pesquisa Akatu 2018, 59% dos consumidores brasileiros acreditam que as empresas devem fazer mais do que apenas cumprir a lei quando se trata de promover uma sociedade melhor.

Além disso, em um mercado tão competitivo, o marketing social pode ser uma forma de se diferenciar da concorrência. Desse modo, é possível conquistar o consumidor por esse meio.

Exemplos de marketing social

Agora que já entendemos o que é marketing social e qual é a sua importância, hora de conhecer alguns exemplos para entender como ele pode ser aplicado. 💡

1. Adidas Primeblue

Em uma colaboração entre a Adidas e a Parley, a marca esportiva criou uma linha de tênis e de roupas fabricadas a partir do plástico recolhido nos oceanos.

No vídeo abaixo, a marca mostra como surgiu e foi desenvolvida a ideia da linha Primeblue:

2. Projeto Dove pela Autoestima

Seguindo seu posicionamento de aceitação da beleza natural, a marca de cosméticos Dove criou o Projeto Dove pela Autoestima. Por meio dele, a empresa quer ajudar jovens do mundo todo a construir confiança corporal e uma autoestima positiva.

Para isso, a empresa criou um portal com diversos conteúdos para auxiliar pais, escolas e jovens a lidar com as pressões existentes sobre a aparência durante a infância e a adolescência.

3. McDia Feliz

Por fim, uma ação de marketing social bastante conhecida é a do McDia Feliz, do McDonald’s. Todo ano, durante um dia, toda a renda arrecadada com a venda do sanduíche Big Mac é revertida a instituições voltados para a educação e para a cura do câncer infantil.

Como implementar o marketing social em sua empresa?

Conhecidos os exemplos de marketing social, é chegada a hora de entender como aplicar essa estratégia à sua marca.

Antes de mais nada, é fundamental que você saiba que esse tipo de ação deve ser totalmente genuína. Afinal, tentar enganar o consumidor não adianta e marcas consideradas oportunistas não costumam agradar o público — inclusive, a tendência é que as pessoas passem a ter uma percepção negativa.

Então, com esse aviso feito, vamos conferir o passo a passo:

1. Defina uma causa

O primeiro aspecto para que sua campanha de marketing social tenha sucesso é escolher uma causa para a apoiar. Nesse momento, pense no que dialoga com sua persona.

Por exemplo, se você tem um e-commerce com produtos para pet, sua causa pode ser o combate ao abandono e aos maus tratos de animais. Pense em que tipo de assunto mexe com seu público e tem a cara da sua marca.

2. Estabeleça ações ao seu alcance

Definida a causa, é hora de começar a delinear o que sua empresa vai fazer. Nem sempre vai ser possível começar com grandes ações, como os exemplos das grandes marcas que acabamos de ver. Mas você pode dar um passo de cada vez.

Uma ideia para negócios menores é começar por meio do marketing de filantropia, ou seja, com doações a instituições que trabalhem com a causa que você escolheu. Hoje em dia, existem até mesmo soluções que você pode integrar ao seu e-commerce, como o Polen.

Por meio desse serviço, os clientes de uma loja virtual podem destinar parte do valor da compra à instituição de sua escolha, a partir de uma lista pré-selecionada pela marca. Desse modo, consumidores conscientes enxergam a responsabilidade social nessa ação.

Extra: encontre possíveis parceiros

Caso você pense em algum tipo de evento ou colaboração, você deve encontrar parceiros relacionados à causa que você escolheu apoiar. Por exemplo, se você resolveu organizar uma feira de adoção de animais, procure uma ONG que abrigue pets que precisam de um lar.

3. Divulgue o projeto e engaje o público

Por fim, depois de desenvolver todo o seu planejamento, é imprescindível divulgar quais serão suas ações. Afinal, as pessoas só poderão participar do que souberem que existe e lhes pareça interessante.

Pense, portanto, em formas atrativas para lançar seu projeto de marketing social. Você pode fazer essa divulgação por meio de:

Use a criatividade e deixe o mundo saber que sua marca está trabalhando para contribuir com uma sociedade melhor!

Entendido?

Esperamos que você tenha aproveitado nosso guia sobre marketing social tenha te ajudado a compreender a importância desse tipo de estratégia tanto para seu negócio quanto para um mundo melhor. 🌎

Como vimos, existem diversas maneiras de bolar ações socioambientais, o que atende aos mais diversos tamanhos de negócio. O mais importante é que elas sejam genuínas e tenham apelo junto ao seu público! Saiba que você vai precisar investir tempo e recursos nessa estratégia, mas que ela pode conquistar muitos consumidores.

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