Marketing social a seu favor

Representação de marketing social.

Nada melhor do que ter uma porção de consumidores felizes com suas compras e com o atendimento, não é? Esse, sem dúvida, deve ser o principal objetivo de todas as pessoas que administram lojas virtuais.

Mas por que não aproveitar as boas opiniões a respeito da sua marca para atrair novos públicos? Neste artigo, ensinaremos você a transformar o feedback positivo em uma forma de aumentar a credibilidade do seu serviço.

Como solicitar depoimentos de clientes

A maneira mais eficiente de referenciar a sua marca é disponibilizar, em texto ou vídeo, depoimentos de clientes satisfeitos com a experiência de compra. Primeiramente, tenha em mente o tipo de mensagem que você deseja transmitir: a história de determinada pessoa com a loja, como ela se beneficiou de seu produto e por que ela poderá servir de inspiração para outros consumidores.

Selecione cuidadosamente os clientes que irão prestar seu depoimento, dando preferência para aqueles que já tenham uma relação de fidelidade com a sua marca. Convide-os de forma cordial, dando-lhes liberdade para escolher a melhor forma de transmitir sua mensagem.

A partir dessa ideia, desenvolva um pequeno roteiro com perguntas criativas e simples, que valorizem a individualidade de cada consumidor, para guiar e facilitar a escrita do depoimento. Algumas sugestões:

  • Como você conheceu a nossa loja?
  • Qual foi sua reação ao receber o produto?
  • Você gostou do nosso atendimento?
  • Recomendaria nossa loja para um amigo?
  • Na sua opinião, quais os pontos mais positivos do nosso serviço?

Por fim, ofereça algo em agradecimento à pessoa que prestou seu testemunho, como um cupom de desconto generoso, uma boa promoção ou a possibilidade de que ela também divulgue sua própria marca.

Onde exibir os depoimentos sobre a sua loja

E-mail marketing

Se você já dispara campanhas de e-mail marketing, uma ideia é acrescentar no rodapé de suas mensagens algumas citações curtas de clientes, com os trechos mais impactantes de cada depoimento. Por exemplo: o e-mail marketing se trata de um novo produto? Apresente a opinião de alguém que já o testou em primeira mão.

Página de produto ou categoria

Contar com uma boa referência sobre um produto em especial pode ser um fator decisivo na hora da compra, convertendo uma visita ao seu site em uma venda inicial. Procure incluir trechos dos depoimentos na descrição de cada produto (se forem específicos) ou na página de categorias, sempre de acordo com o tema. Caso utilize a Nuvem Shop, confira também como adicionar vídeos.

Blog da sua marca

Sua loja tem um blog de conteúdo? Esse é mais um espaço perfeito para divulgação dos depoimentos – e você ainda pode disponibilizá-los na íntegra, em formato de artigo. Aproveite também para compartilhar estudos de casos mais extensos e entrevistas, já que não há limites de espaço.

Redes sociais

Nas redes sociais, você não precisa necessariamente de um depoimento completo. Que tal convidar seus clientes a publicar fotos usando os seus produtos? Deixe seus comentários, compartilhe-as em seu perfil e faça um agradecimento. Além de gerar engajamento, você consegue estreitar seu relacionamento com o público.

Preparado?

Finalmente, não custa lembrar: fuja da tentação de produzir falsos depoimentos. O que pode parecer fácil, a princípio, no futuro afetará gravemente a sua imagem. Se a sua loja existe há pouco tempo e ainda não possui clientes fidelizados, tenha paciência, faça um bom trabalho e eles com certeza aparecerão.

Lembre-se, também, de oferecer sempre a melhor experiência de compra, contando com uma plataforma completa, atrativa e fácil de ser utilizada. Para colocar tudo isso em prática, crie sua loja teste por até 15 dias grátis com a Nuvem Shop e aproveite!


O que você achou desse conteúdo?


Nuvem Shop

    marketing-social-a-seu-favor