Como criar um ebook? Guia completo para divulgar e vender

Imagem mostrando uma mulher lendo um e-book por meio de um tablet.

E-book é um livro digital. Trata-se de um material informativo separado em capítulos — ou tópicos — e diagramado em um formato voltado para dispositivos eletrônicos, como desktops e smartphones.


Se você já pesquisou sobre marketing digital, certamente ouviu falar sobre e-book e a presença dele nas estratégias online. Esse formato de conteúdo vem ganhando cada vez mais relevância devido ao baixo custo de produção e ao grande peso na taxa de conversão de negócios online.

Não é novidade que o marketing de conteúdo é uma metodologia poderosa quando o assunto é visitas orgânicas. Nesse sentido, além de outros formatos como blog, infográficos e podcasts, se bem executado, o e-book pode gerar grandes resultados para a sua empresa. Portanto, separe o papel, a caneta e confira este guia completo que preparamos para você. Vamos lá? 🧐

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O que é um e-book?

E-book é nada mais do que um livro digital. Trata-se de um material informativo separado em capítulos — ou tópicos — e diagramado em um formato voltado para dispositivos eletrônicos, como desktops e smartphones.

Em linhas gerais, o e-book é um formato de conteúdo usado nos mais diversos mercados. É muito comum, inclusive, encontrarmos adaptações de livros físicos para o modelo digital. Essa é uma prática que vem se fortalecendo nos últimos anos em decorrência da popularização do Kindle — leitor de livros digitais da Amazon.

No marketing digital, a abordagem é um pouco diferente. Vamos entender melhor no próximo tópico.

Por que usar um e-book em sua estratégia de marketing?

Usar um e-book na estratégia de marketing digital do seu negócio é importante por dois motivos simples: é barato e é efetivo! Isso porque estamos falando de um material que não demanda grandes investimentos em valores para a sua criação e distribuição.

Além disso, o e-book é um conteúdo informativo, logo, ele sempre terá apelo junto ao seu público-alvo. Ainda está na dúvida? Confira, então, alguns motivos para agregar o e-book a sua estratégia:

Aumenta a autoridade da sua marca

Uma vez que você opta por publicar conteúdos online, os mecanismos de busca, como o Google, estarão de olhos bem atentos a seus materiais. Isto é, se o seu e-book não resolver o problema do leitor ou não fizer sentido com a pauta estabelecida, o Google irá entender que seu conteúdo não é relevante e irá dificultar cada vez mais o seu tráfego orgânico.

Em contrapartida, se você coloca esforços em entregar materiais de qualidade e que estejam alinhados com a intenção de busca dos usuários, o Google classifica o seu e-book como um resultado interessante para aquela pesquisa. Isso porque, conforme as pessoas vão interagindo com seu conteúdo, o algoritmo entende que ele atende as expectativas do leitor e, com isso, ele ganha mais destaque entre os resultados de busca.

Em decorrência disso, a autoridade da sua marca também cresce. Por exemplo, se você tem uma loja virtual de roupas e criou um e-book sobre como aumentar a vida útil de camisetas de algodão, quanto mais o público acessar e baixar o seu material, o Google irá entender que, quando se trata de camisetas, a sua loja é uma referência.

Ajuda na captação de leads

Este é, sem dúvida, o principal resultado esperado de um e-book em uma estratégia de marketing. Vamos usar o mesmo exemplo do tópico anterior: se você tem uma loja de roupas e distribui conteúdos sobre moda, vestimenta etc, além de se informar, o público também tem a oportunidade de conhecer a sua marca.

Ou seja, por meio do e-book, é possível fazer com que os usuários tenham conhecimento da sua loja e de seus produtos. Considerando que eles chegaram até você por um interesse em comum, as chances de esses leitores se tornarem leads — potenciais clientes — são grandes.

Além disso, no marketing digital, o e-book funciona como uma ótima moeda de troca. Isso porque, mesmo que você disponibilize os materiais de forma gratuita, é possível solicitar informações relevantes sobre os usuários no momento do download, como e-mail e telefone. Uma vez que você tem esses dados, é possível incluir essas pessoas em seu fluxo de e-mail marketing, por exemplo.

Trata-se de um material versátil

Outro ponto importante é a versatilidade do e-book. Estamos falando de um formato de conteúdo que pode ser personalizado de acordo com seus objetivos, públicos e modelos de negócio.

Nesse sentido, é possível incluí-lo nas mais diversas estratégias da sua empresa. O foco deve ser a criação de um conteúdo que seja, de fato, relevante do ponto de vista do usuário. Fora isso, tanto o formato quanto a distribuição irá depender do que você acreditar que faz mais sentido para a sua marca.

É muito comum vermos, por exemplo, o envio de e-books via e-mail marketing. A divulgação desses materiais em redes sociais como o Instagram também vem ganhando força. Além disso, usar os e-books como pontos de conversão em páginas de venda e landing pages é uma prática muito comum e eficaz.

Quais são as vantagens de usar o e-book?

Além dos pontos que vimos acima, agregar o e-book a sua estratégia também oferece outras vantagens. Separamos as principais na lista abaixo, veja:

Baixo custo de produção

Por se tratar de um material digital, os custos para a produção de um e-book são menores em comparação a um livro físico, por exemplo. Dessa forma, além de ser efetivo em termos de conversão, apostar em e-books é uma estratégia econômica.

Aumento de compartilhamentos

Na internet, conteúdos compartilháveis têm grandes chances de viralizar e gerar visibilidade para a marca. Nesse sentido, o e-book pode ser um ótimo artifício para potencializar o seu alcance online.

A atenção, no entanto, deve estar na divulgação do conteúdo. Isto é, em quais canais você irá distribuir os e-books, em quais redes sociais você irá anunciá-lo, etc. A ideia é ter em mente onde você pode encontrar o seu público-alvo e colocar esforços nesses espaços, assim, as chances de compartilhamento serão maiores.

Material reaproveitável

Outro ponto bastante importante sobre o e-book é o fato de ele ser um material reaproveitável. Ou seja, é possível usá-lo das mais diversas formas.

No marketing digital, o e-book é muito usado para a captação de leads por meio de formulários de download e para a nutrição dos contatos via e-mail marketing. Porém, você também pode usar esses materiais em blogposts como forma de enriquecer o conteúdo ou em anúncios nas suas redes sociais para atrair mais seguidores, por exemplo.

Como criar um e-book?

Bom, agora que você já entendeu o papel o e-book no marketing digital, confira o passo a passo para criar um:

Para se aprofundar ainda mais, siga com a leitura do artigo.

1. Entenda a sua persona

O pontapé inicial de qualquer estratégia de marketing é conhecer o seu público-alvo, certo? Mas aqui, nós vamos um pouco mais além. Para garantir que você crie conteúdos bem direcionados, é crucial criar uma persona — representação semi fictícia do seu cliente ideal.

Desse modo, você terá em mãos informações mais específicas quanto ao comportamento da sua audiência. Com isso, fica mais fácil criar uma estratégia de conteúdo devidamente segmentada, o que aumenta as chances de obter sucesso.

💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?

2. Selecione temas relevantes

Uma vez que você sabe para quem está criando conteúdo, identificar temas relevantes se torna uma tarefa mais fácil. Esse é um ponto muito importante da estratégia pois, para que as pessoas consumam seus materiais é preciso que eles entreguem algo de valor a elas.

Por isso, entenda quais assuntos possuem relevância e estão conectados com o seu negócio. Afinal, além de oferecer informações de qualidade, os e-books irão ajudá-lo a divulgar a sua marca de forma orgânica.

💡 Saiba mais: Como divulgar a minha loja virtual?

3. Crie conteúdos de qualidade

Um ponto de atenção em relação à estratégia de e-books é nunca esquecer da qualidade dos conteúdos. Por mais que o objetivo central seja captar leads, a ponte entre o usuário e a sua empresa será o conteúdo, portanto, ele precisa entregar tudo o que o leitor está buscando.

Se você distribuir materiais rasos, o número de downloads será indiferente, já que o conteúdo não irá suprir a necessidade do leitor. Com isso, ele provavelmente irá deletá-lo e buscará informações em outros canais.

💡 Saiba mais: Produção conteúdo: guia completo

4. Aposte nos elementos visuais

O formato digital traz um grande benefício para criadores de conteúdo: o apelo visual. Em um e-book, por exemplo, é possível explorar o uso de imagens, animações, infográficos e muito mais.

Na perspectiva do leitor, esses elementos tornam a leitura mais fluida e agradável. Além disso, é uma forma de inserir a identidade visual da sua marca e introduzir, aos poucos, informações sobre a sua empresa.

💡 Saiba mais: Marketing visual: o que é e como ele funciona?

5. Revise os materiais com atenção

Antes de finalizar a versão definitiva do e-book, revise-o minuciosamente. Se julgar necessário, peça que outras pessoas também façam a revisão. Isso é de grande importância para garantir que a linguagem do conteúdo esteja correta e adequada.

Além disso, é nesse momento que podemos identificar erros na diagramação, imagens pixeladas e quaisquer outros fatores que possam comprometer a qualidade do e-book.

6. Organize o lançamento

O lançamento de um e-book deve ser muito bem organizado, pois, esse é um dos momentos com maior potencial de alcance. Além de definir uma data, é preciso escolher os canais nos quais ele será publicado e alinhar um fluxo de divulgação, seja via redes sociais, e-mail etc.

Quanto mais organização você tiver no lançamento e na distribuição do seu e-book, maiores serão as chances de ele atingir bons resultados.

7. Otimize o e-book regularmente

Por fim, esteja sempre por dentro dos assuntos abordados nos seus e-books, porque, em muitos casos, você precisará atualizá-los. Isso porque, conforme o tempo vai passando, algumas informações vão perdendo validade ou são substituídas por novos dados, por exemplo.

Nesse contexto, para ter certeza de que seus conteúdos estão atendendo as expectativas do público, é necessário mantê-los atualizados.

💡 Saiba mais: 9 estratégias de marketing de conteúdo para e-commerce

Como divulgar o seu e-book?

Agora, vamos conhecer algumas dicas importantes para divulgar o seu e-book. Confira:

SEO

SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca, no português) é uma das principais estratégias de marketing digital quando o assunto é resultados orgânicos. Na prática, ela consiste em diversas técnicas aplicadas às páginas da web com o objetivo de posicioná-las da melhor forma possível nos mecanismos de busca, como o Google.

No caso dos e-book, essa é uma metodologia bastante válida. Considerando que o seu material será publicado em uma página online, você pode otimizá-la usando palavras-chave relacionadas ao tema do material. Desse modo, os mecanismos de busca poderão exibi-lo como um dos resultados sempre que um usuário fizer uma busca ligada ao assunto.

💡 Saiba mais: Técnicas de SEO: o que são, importância e como usar?

Eventos online

Eventos online como as lives são ótimas oportunidades para divulgar e distribuir conteúdo. Considerando que nesses eventos você tem a atenção de pessoas engajadas, é possível incentivar o download ou enviar os e-books como premiação para os participantes.

💡 Saiba mais: Live commerce: como funciona?

Redes sociais

É claro que as redes sociais também são grandes aliadas dessa estratégia. Afinal, é por meio delas que você tem a oportunidade de interagir diretamente com a sua audiência.

Por isso, usar esses canais para anunciar o lançamento do e-book e incentivar o download é, sem dúvidas, uma ótima jogada.

💡 Saiba mais: Marketing nas redes sociais: como aumentar as vendas?

Parcerias

As parcerias têm se tornado cada vez mais comuns e efetivas no marketing, principalmente quando falamos de influenciadores digitais — ou influencers. Essa é uma prática que tende a gerar ótimos resultados, pois, você irá contar com uma pessoa que tem um alto número de seguidores e que gera conteúdos relacionados ao seu nicho de mercado.

Desse modo, por meio de um influenciador, você pode levar seus materiais — e a sua marca — para um público maior. Além de ser uma ótima estratégia de divulgação, isso pode ajudar você a captar novos clientes.

Ferramentas gratuitas para criar um e-book

Está ansioso para colocar a mão na massa e criar o seu e-book? Então, confira duas ferramentas gratuitas para usar em seu projeto:

Livros Digitais

A Livros Digitais é uma ferramenta brasileira totalmente gratuita que permite a criação de e-books online. Basta acessar a plataforma e criar o seu projeto. O serviço disponibiliza quatro modelos de layout e permite que você salve o arquivo nos formatos A4 e PDF.

Canva

O Canva é uma das plataformas de design mais populares do mercado. Por se tratar de uma ferramenta intuitiva e voltada para pessoas com poucos conhecimentos técnicos, ela é uma ótima opção para criar seu e-book. Por meio do Canva você pode montar, diagramar, ilustrar, personalizar seu material e salvá-lo em PDF.

Embora o Canva tenha algumas funcionalidades pagas, tudo o que você precisa para criar um e-book pode ser acessado gratuitamente.

Entendido o que é um ebook?

Está pronto para criar o seu e-book? Sem dúvidas, investir nesse formato irá enriquecer a sua estratégia de marketing de conteúdo e potencializar o seu alcance online.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre e-book

E-book é nada mais do que um livro digital. Trata-se de um material informativo separado em capítulos — ou tópicos — e diagramado em um formato voltado para dispositivos eletrônicos, como desktops e smartphones.

Aumenta a autoridade da sua marca, ajuda na captação de leads e trata-se de um material versátil.

Entenda a sua persona, selecione temas relevantes, crie conteúdos de qualidade, aposte nos elementos visuais, revise os materiais com atenção, organize o lançamento e otimize o e-book regularmente.

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