E-mail marketing: saiba como automatizar a ferramenta para seu e-commerce

Por: leadlovers
E-mail marketing: saiba como automatizar a ferramenta para seu e-commerce

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O ano é 2019 e todos seus concorrentes estão convertendo vendas e fidelizando clientes através do e-commerce… menos você!

Talvez as estratégias de divulgação do seu negócio estejam defasadas e precisando de uma atualização.

Você já pensou que é possível impactar centenas e, até mesmo, milhares de pessoas de uma maneira simples?

Com a automação de e-mail marketing é possível fazer isso!

Você produz um único conteúdo por vez e dispara para uma base de possíveis clientes que serão impactados com informações do seu e-commerce.

Mas antes de sair enviando conteúdo para e-mails aleatórios, é necessário traçar uma estratégia. Afinal, você não quer que seu serviço seja considerado spam ou que seja excluído sem ser consumido, correto?

Neste artigo você aprenderá tudo sobre e-mail marketing e como automatizá-lo da melhor maneira para bombar seu negócio na internet.

O que é e-mail marketing e por que utilizá-lo

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que se baseia no disparo de e-mails para uma base de contatos, a partir de uma ferramenta previamente automatizada.

Esses contatos podem ser clientes diretos, que se inscreveram através de um formulário do site, ou leads gerados por outras estratégias e agregados na ferramenta de disparo.

A principal diferença de um e-mail marketing para um e-mail comum é a possibilidade de o consumidor se desvincular do recebimento de determinada lista a qualquer momento. Essa opção também é chamada de optout.

Por isso, o produtor do conteúdo deve sempre fornecer um link para que, de maneira fácil, o consumidor possa realizar seu descadastramento daquela base de dados quando assim o desejar.

Atualmente é possível dizer que ele é uma importante estratégia de marketing digital pois, com a constante disseminação de conteúdo na internet, ter uma página inteira só para o seu conteúdo é ter mais chances de que o leitor está prestando atenção no que foi disparado. Por meio do e-mail marketing, você não precisa brigar por atenção com pop-ups ou propagandas laterais.

Além disso, outro ponto positivo da utilização do e-mail marketing, é que, através dele, é possível divulgar novidades para clientes já fidelizados – fazendo-os consumir seu produto ou serviço sem que eles precisem se deslocar até o site ou as redes sociais da marca para descobrir o que há de novo. É claro que você também tem a possibilidade conquistar futuros clientes – com uma publicidade criada exclusivamente para agradar estes consumidores em potencial.

Segmente as listas de contatos

Fique atento! Um ponto fundamental para fazer esse tipo de distribuição de conteúdo funcionar, é segmentar as listas de contatos.

O futuro cliente, não deve fazer parte da mesma lista do cliente que já consome a marca, ou que consome determinado produto, por exemplo.

Sendo assim, quanto maior for o filtro, maiores são as chances de o consumidor ser impactado positivamente com o conteúdo, já que este estará diretamente ligado com as preferências previamente captadas pelos formulários preenchidos via site.

Agora que você já sabe o básico sobre a importância do e-mail marketing para o seu negócio, confira a seguir maneiras de automatizá-lo.

Como automatizar o gerenciamento de e-mail marketing no e-commerce

Se você está começando agora, é importante saber que uma boa ferramenta é necessária para fazer o intermédio do seu conteúdo com a caixa de entrada do destinatário. Entretanto, ela não deve ser sua única preocupação.

Antes de partir para a ferramenta de fato, é preciso ter em mãos os contatos que receberão os e-mails. Condense todos os possíveis e-mails dos clientes em um único arquivo, criando o máximo de volume possível.

Caso nunca tenha enviado e-mail marketing anteriormente, tente achar cartões de visita, e-mails já enviados antes, e-mails cadastrados em formulários do site e assim por diante… Tendo este material em mãos, separe-os por afinidade com a marca, fazendo a segmentação dos contatos.

Conheça seu público

Você sabe quem acessa seu site e quem tem comprado seus produtos? Como você provavelmente já possui estes e-mails cadastrados e essas pessoas serão as primeiras a receberem suas mensagens. Na hora de criar o conteúdo, é importante que ele converse com o cliente de cada lista criada.

Crie formulários

Para que as listas continuem crescendo e obtendo novos dados, você deve preparar formulários que para o consumidor preencher.

Seja pré ou pós compra, crie formulários para obter dados que, de acordo com o software escolhido, poderão ser enviados diretamente para a ferramenta de automação do e-mail marketing que você possui.

Todos esses passos podem ser feitos diretamente na ferramenta escolhida para gerenciar o envio dos e-mails. Caso sua marca possua pouco fluxo, é possível escolher plataformas gratuitas. Geralmente estas possuem menos recursos, mas oferecem o básico para começar!

Agora que você entende mais sobre as maneiras de automatizar a gestão do e-mail marketing, é hora de colocar em prática! Busque conhecer seu público-alvo, não tenha medo de conversar com o cliente e faça dessa troca um momento de aprendizado. Assim, você vai poder entregar conteúdos úteis que os façam converter vendas e gerar engajamento no e-commerce!

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