O que é engajamento, qual sua importância e como aumentá-lo?

Na imagem, vemos uma mulher mexendo no smartphone

Não há como negar: as redes sociais mudaram a maneira como os consumidores recebem conteúdo. Se antigamente as marcas iam atrás dos clientes por meio do outbound marketing, hoje o cenário é outro e são os compradores que buscam a empresa. Assim, com a necessidade de reter e fidelizar cada vez mais clientes, o engajamento virtual se tornou uma das métricas mais importantes na área de marketing.

Então, se você tem um negócio digital e quer otimizar o envolvimento dos consumidores com a sua marca, investir esforços em uma estratégia certa de engajamento pode ser o caminho para você. Para isso, continue a leitura deste artigo que vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o termo!

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O que significa engajamento?

Engajamento é um termo abrangente, mas se refere, principalmente, ao processo de envolver e se relacionar com clientes por meio de uma variedade de canais digitais. Basicamente, engajamento é a ideia de consumidores se relacionando com marcas nas redes sociais.

Com um bom engajamento, por exemplo, a relação entre empresa e cliente é fortalecida.

Resumidamente, o objetivo do engajamento é influenciar as decisões de compra de um lead (possível cliente) e estimular que esses indivíduos se tornem embaixadores da marca, promovendo-a para amigos, familiares e conhecidos.

💡 Saiba mais: O que é marketing boca a boca?

Por meio do seu engajamento, você consegue entender o quanto os clientes estão interagindo com a sua marca. Isso, como resultado, pode oferecer alguns insights, como, por exemplo, o nível de satisfação dos consumidores e da relação que eles têm com o seu negócio. De modo geral, entende-se que quanto mais engajamento orgânico, melhor para uma empresa.

Por que o engajamento nas redes sociais é tão importante?

Hoje, o marketing digital tornou- se parte integrante das empresas. Isso porque o mundo online se consolidou como uma plataforma poderosa e uma maneira de as empresas alcançarem seu público-alvo e engajá-lo com sua marca, produtos e serviços.

Nesse sentido, o engajamento é importante porque fornece informações importantes sobre como o seu conteúdo está sendo recebido pelos clientes. Dessa maneira, você pode utilizar esse conhecimento para melhorar a estratégia no futuro, visando a atingir um público cada vez maior e mais satisfeito com as suas redes sociais.

Do mesmo modo, medir o engajamento resulta em métricas que mostram como está o desempenho dos seus canais digitais. Assim, caso haja alguma queda de posicionamento ou no número de seguidores, por exemplo, você tem mais recursos para entender por que isso aconteceu por meio de um acompanhamento mais aprofundado.

💡 Saiba mais: Quais são as principais métricas do marketing digital?

Como aumentar o engajamento da minha empresa?

Agora que você já sabe o que é engajamento e qual a sua importância para a consolidação de uma marca no meio digital, confira algumas dicas para aumentar o envolvimento do público com as suas redes sociais. Veja abaixo:

1. Compartilhe conteúdo de qualidade

O conselho principal para quem quer aumentar o engajamento do seu perfil é publicar conteúdo de qualidade. Isso porque de nada adianta ter excelentes produtos, influenciadores digitais divulgando o seu negócio ou um bom número de seguidores se você não faz postagens atrativas para o público.

Por meio de publicações interessantes e compartilháveis, você tem mais chances de aumentar o engajamento do seu perfil, afinal, mais pessoas irão curtir, comentar e, quem sabe, compartilhar a postagem. Então, certifique-se de produzir conteúdo com base nos interesses da sua persona para que ela sempre se sinta atraído em engajar o seu perfil.

💡 Saiba mais: O que é marketing de conteúdo?

2. Reposte os conteúdos dos usuários que mencionem sua marca

Você já ouviu falar em prova social? Basicamente, esse é um conceito que diz que os clientes podem decidir comprar do seu negócio com base na opinião de outras pessoas. Do mesmo modo, isso se encaixa perfeitamente no ato de seguir e engajar com a rede social de uma marca.

A partir do momento que um usuário percebe que uma conta está recebendo muitos cliques e ganhando um grande número de seguidores, pode ser que ele decida acompanhar esse perfil.

💡 Saiba mais: Como conseguir mais seguidores no Instagram?

Nesse sentido, quando um cliente compra um produto do seu e-commerce, por exemplo, e publica uma foto nos Stories, pode ser que isso influencie outras pessoas a fazer o mesmo. Confira o exemplo abaixo da loja de velas aromáticas Osar:

Print do stories da loja de velas Osar

Então, sempre que um cliente mencionar o seu @ em uma postagem, certifique-se de repostar para tentar aumentar o número dos seguidores e, quem sabe, o seu engajamento.

3. Poste regularmente

Esqueça aquela ideia de que você precisa postar dezenas de conteúdos diariamente. Na verdade, você só deve ser constante nas publicações. Isso quer dizer que, se você se comprometer a postar cinco vezes na semana, você deve fazer isso regularmente para que os algoritmos das plataformas entendam quando você está online e entreguem seus conteúdos para mais pessoas.

Além disso, uma boa ideia é verificar quais são os dias e horários em que os seus seguidores estão online. Como resultado, isso pode te ajudar a aumentar o engajamento, uma vez que você fará uma postagem no momento em que mais pessoas estão ativas na rede social.

💡 Saiba mais: Qual o melhor horário para postar no Instagram?

💡 Saiba mais: Qual o melhor horário para postar no TikTok?

💡 Saiba mais: Qual o melhor horário para postar no Facebook?

4. Escreva legendas atrativas

Ainda que o Facebook e o Instagram sejam plataformas de conteúdos visuais, as legendas são parte fundamental do sucesso do engajamento de qualquer publicação. É por meio das legendas que você pode trabalhar um bom storytelling, copywriting e CTA (ou “chamada para a ação”).

Por meio delas, você pode fazer os clientes se interessarem pelo seu negócio, além de serem uma ferramenta para fornecer informações valiosas para os consumidores. Então, lembre-se de produzir legendas que despertem o interesse do seu público.

5. Sempre que possível, responda os comentários e DMs

Quando você utiliza suas redes sociais de maneira comercial, evidentemente, quer que os conteúdos publicados ali sejam revertidos em vendas, não é o mesmo? Afinal, a maioria das contas comerciais no Instagram, por exemplo, existem para promover os itens de uma loja.

Nesse contexto, a ideia é que os consumidores engajem com seus conteúdos cada vez mais. No entanto, para que isso aconteça, você precisa mostrar para os clientes que os seus comentários, curtidas e compartilhamentos são valiosos. E, qual a melhor maneira de fazer isso do que responder suas mensagens de maneira carinhosa?

Claro, se você receber centenas de mensagens todos os dias, é mais difícil manter esse contato próximo com o cliente. Mas a intenção é que você, pelo menos, tente responder algumas mensagens e comentários. Isso mostra para o usuário que você se importa com aquilo que ele comentou. Como resultado, pode ser que ele repita essa ação.

No exemplo abaixo, a Nuvemshop postou um conteúdo com informações sobre empresárias brasileiras e recebeu alguns comentários de clientes e leads. No fim, todas as interações foram respondidas com o intuito de mostrar para os usuários que seus comentários foram importantes para a empresa. Confira:

Print de um post do Instagram da Nuvemshop

Preparado para aumentar o engajamento das suas redes sociais?

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha te ajudado a entender mais sobre o conceito de engajamento, suas funcionalidades e sua importância.

E, se você vende ou deseja vender produtos em sua própria loja, que tal criar uma loja virtual grátis na Nuvemshop? É simples e você não precisa ter conhecimentos técnicos para criar o seu e-commerce! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre engajamento

Engajamento se refere ao processo de envolver e se relacionar com clientes por meio de uma variedade de canais digitais.

O engajamento é importante porque fornece informações importantes sobre como o seu conteúdo está sendo recebido pelos clientes

  • Compartilhe conteúdo de qualidade
  • Reposte as publicações dos seguidores
  • Esteja online e publique conteúdos com frequência
  • Escreva legendas atrativas
  • Seja rápido ao responder as dúvidas dos consumidores

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