O que são métricas do Instagram e quais as principais?

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Pontos principais do artigo:
  • Métricas do Instagram são dados que ajudam a avaliar o desempenho de uma conta, post, Stories, Reels e interações com seguidores na plataforma; 
  • Essas informações são importantes para entender como o conteúdo está sendo recebido pelo público e para ajustar estratégias de marketing e engajamento;
  • Se você tem uma loja virtual na Nuvemshop, aproveite o recurso para potencializar as métricas de venda e conversão. Comece seu negócio grátis!

Quer melhorar suas vendas na internet? Um dos primeiros passos é saber como analisar as métricas do Instagram. São elas que vão te ajudar a conquistar, manter e melhorar seus lucros na rede social.

Quando você consegue interpretar cada dado de forma precisa, é possível tomar melhores decisões em sua estratégia de marketing digital e trazer mais resultados, seguidores, engajamento e conversão para o seu negócio.

Pensando nisso, para te ajudar a analisar as métricas do Instagram e transformá-las em ações estratégicas para a sua marca, separamos os principais dados que você deve ficar de olho em seu relatório. Vamos lá? 👀

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O que são métricas do Instagram?

Métricas do Instagram são dados e estatísticas que medem o desempenho do seu conteúdo na rede social. Elas são essenciais para entender como seu público está interagindo com seus posts, Stories, Reels, anúncios e no perfil.

Em outras palavras, o objetivo dessas informações é oferecer uma visão consistente de como as suas ações estão desempenhando.

Dessa forma, fica mais fácil fazer melhorias na estratégia e gerar mais engajamento e conversão em seu perfil.

💡 Saiba mais: Métricas de redes sociais para acompanhar

Qual a importância das métricas do Instagram?

A análise das métricas do Instagram vai além da simples coleta de dados, uma vez que demanda um processo de interpretar as informações com qualidade.

Afinal, definir e analisar as métricas é um dos passos fundamentais para verificar se, de fato, as estratégias estão atingindo os objetivos estipulados.

Aqui, podemos exemplificar em ações como, por exemplo, levar seus seguidores para o site de compras, gerar engajamento com as publicações, ter número de clique em anúncios, entre outros.

Sendo assim, acompanhar as métricas ajuda a aumentar a eficiência na rede social, gerando mais lucro e diminuindo os custos com ações que talvez não estejam trazendo o retorno esperado.

Além disso, orienta a tomada de decisão e direciona os ajustes estratégicos, permitindo uma otimização contínua das ações de marketing em sua página do Instagram.

Onde ver as métricas do Instagram?

As métricas do Instagram estão disponíveis no aplicativo e somente para usuários com a versão comercial do app, isto é, uma versão da plataforma criada para atender às necessidades de empresas e empreendedores.

Para acompanhá-las, basta acessar a área de Insights e ver como os seus conteúdos estão se saindo na rede social. Veja o passo a passo:

Acesse uma publicação em seu feed

Clique em uma publicação e aperte no botão Ver insights:

imagem de botão insights do instagram

Analise o relatório

Ao acessar a parte das métricas, você poderá conferir a visão geral, alcance, engajamento e atividades do perfil. Bata rolar a página para baixo e tirar suas conclusões:

imagem de métricas do instagram

Quais métricas acompanhar no Instagram?

Dependendo do seu tipo de negócio e das suas estratégias de marketing digital, algumas métricas podem ser mais importantes do que outras. Por isso, nem todas sobre as quais vamos falar aqui são ou serão os seus principais dados de análise.

Mas antes de definir quais devem ser monitoradas com mais frequência, saiba quais são os principais dado que você deve ficar de olho:

  • Impressões;
  • Alcance
  • Engajamento;
  • Engajamento reels;
  • Posts salvos;
  • Cliques no perfil;
  • Horários ativos;
  • Crescimento do perfil;
  • Hashtags;
  • Conversão em vendas.

Se você quiser saber como melhorar analisar essas métricas do Instagram, veja todas as dicas abaixo:

Impressões

A impressão mostra quantas vezes seu post no Feed, Reels, Stories, anúncio patrocinado ou vídeo foi exibido no Instagram.

Apesar de parecer o mesmo, essa métrica do Instagram não indica se as pessoas interagiram com o conteúdo. Ou seja, é o número que mostra que a postagem foi exibida para um usuário, mas não necessariamente gerou uma interação, como clique ou curtida, de alguém.

Mesmo assim, essa é uma métrica importante para acompanhar o desempenho de sua estratégia de forma geral.

Por exemplo, um post no feed que tenha uma taxa de impressão baixa, talvez, precise melhorar a lista de hashtags utilizadas. Isso permite que o seu conteúdo alcance um público mais amplo.

💡 Saiba mais: O que são hashtags para Instagram e quais as # mais usadas?

Alcance

Alcançar pessoas é fundamental em qualquer estratégia de marketing digital. De forma resumida, essa métrica representa quantas pessoas visualizaram a sua publicação.

Ou seja, aqui o seu seguidor é contabilizado apenas uma vez. Já nas impressões ele pode ser calculado mais de uma vez, já que um usuário pode ver a mesma publicação várias vezes.

Essa métrica do Instagram é importante porque você conseguirá medir o alcance pago e orgânico das suas publicações.

O alcance orgânico vem de todas as postagens que você não investiu dinheiro, ou seja, que foram vistas espontaneamente pelos seus seguidores e outras pessoas na rede social.

Já o pago está relacionado aos anúncios que publicou na página ou aqueles impulsionados com um investimento financeiro.

Uma dica para melhorar o alcance da sua marca é fazer postagens com frequência. Isso porque, um dos aspectos levados em conta pelo algoritmo do Instagram é a temporalidade.

Desse modo, se você sempre tiver conteúdos novos, a chance de que eles sejam exibidos para mais usuários aumenta.

💡 Saiba mais: Como aumentar o alcance no Instagram?

Engajamento

Nas métricas de engajamento, é possível encontrar todos os dados referentes à forma como público se envolve com a marca, como comentários e compartilhamentos.

O compartilhamento é uma métrica básica do Instagram que informa qual conteúdo foi relevante o suficiente para ser compartilhado por um seguidor com seus amigos, familiares e colegas.

Já os comentários são um dado que mede o sucesso do seu perfil na rede social. Eles são vantajosos para fazer com que a página tenha mais alcance orgânico, receba mais seguidores e, com isso, você tenha mais oportunidades de vender os serviços.

Um jeito simples de obter mais engajamento no Instagram é pedir por eles. Publique um conteúdo interessante e faça perguntas sobre as opiniões das pessoas, por exemplo, incentivando que elas deixem um comentário para responder.

💡 Saiba mais:

Posts salvos

O número de posts salvos também é uma métrica importante, já que informa qual conteúdo o seu público considera importante o bastante para consultar mais tarde.

Em outras palavras, quanto mais posts salvos por seus seguidores, mais seu conteúdo é importante para os usuários que seguem o seu perfil.

Engajamento no Reels

Reels é o recurso que permite a gravação e edição de vídeos no Instagram.

Considerando que esse tipo de mídia alcançou mais de 99,63% da população brasileira ao longo do ano de 2023, de acordo com a pesquisa Inside Video, essa é uma métrica do Instagram que você tem que ficar de olho.

Aqui, preste atenção se o conteúdo teve engajamento em seu feed, como:

  • Visualizações;
  • Comentários;
  • Curtidas;
  • Salvamentos;
  • Interações;
  • Número de reproduções.

Para melhorar a visualização de seus vídeos, é importante mencionar que o algoritmo analisa a afinidade do usuário com o conteúdo apresentado nos Reels.

Isso inclui identificar os temas e interesses do usuário com base nas interações passadas e recomendar conteúdos semelhantes.

Cliques no perfil

Os cliques no perfil reúnem todas as informações sobre as interações dos usuários com as informações que você disponibilizou na bio do Instagram.

Aqui estamos falando sobre link para compra em site de vendas, número de WhatsApp para atendimento, baixar um e-book, entre outros links externos.

Uma boa forma de incentivar o clique na bio do Instagram é criando CTAs (call-to-action) relevantes em suas postagens. Por exemplo: “acesse o site”, “baixe o e-book”, “cadastre-se já” etc.

Esses elementos textuais podem ser muito bem utilizados para aumentar o tráfego da sua loja e até mesmo a sua taxa de conversão.

💡 Saiba mais: Como atrair clientes no Instagram?

E, se você ainda não tem um site de vendas, que tal montar uma loja virtual grátis na Nuvemshop e aumentar o alcance da sua marca? Com um e-commerce, seus clientes do Instagram podem finalizar as compras no site.

Assim, você consegue divulgar seu negócio na rede social, vender mais produtos e, ainda assim, ter tempo para focar no crescimento da sua marca!

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Horários ativos

Dentro de todas as métricas do Instagram, você também tem a oportunidade de verificar quais são os horários que seu público é mais ativo na rede.

Com essas informações em mãos, fica mais fácil entender qual é a melhor hora para postar no Instagram e aumentar as chances de interação com seu conteúdo.

Nessa seção, você também pode entender mais sobre a região, gênero e faixa etária de seus seguidores.

Crescimento do perfil

Acompanhar o crescimento do perfil é uma métrica do Instagram importante para entender que tipo de conteúdo é relevante para seus seguidores.

A partir desses dados, é possível analisar em um período quantos usuários o seu perfil ganhou, perdeu ou se continuou estável com os mesmos números.

Por isso, sempre que mudar uma estratégia de comunicação ou postar algo diferente em seu perfil, veja se seus seguidores engajaram com o conteúdo, analisando as curtidas, comentários e compartilhamentos do post. Confira também se novas pessoas começaram a seguir o seu perfil.

E, caso ocorra o oposto e o perfil perda seguidores, vale ficar atento.

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Hashtags

Como já comentamos anteriormente, as hashtags são um recurso poderoso que ajudam a aumentar o alcance de uma postagem, já que muitos usuários seguem diferentes palavras-chave para receber conteúdos de seus interesses.

Criar uma hashtag é muito simples, basta digitar # e a palavra ou frase curta que você deseja vincular ao seu conteúdo.

Se você ficar sem ideia ou quiser tentar opções diferentes de #, algumas ferramentas para te auxiliar nesta tarefa são:

Após defini-las, lembre-se de observar quais hashtags que obtiveram mais engajamento em suas postagens e de usá-las sempre quando fizeram sentido.

Para isso, não é preciso nenhuma ferramenta. Basta procurar a própria palavra-chave no Instagram e ver quantas postagens suas aparecem em relevância.

💡 Saiba mais: Quais hashtags usar para ganhar mais seguidores no Instagram?

Conversão em vendas

Que o Instagram é uma poderosa ferramenta de vendas todo mundo sabe. Mas como saber se, de fato, o seu perfil gera lucro? Existe uma métrica para acompanhar esse resultado, a de conversão em vendas.

Com ela, você pode identificar quantos seguidores visualizam o seu conteúdo ou catálogo de produtos e se estão realmente comprando algo.

💡 Saiba mais: Como vender pelo Instagram?

Ou se quiser tornar essa tarefa mais fácil, ter um e-commerce pode te ajudar a elevar a sua marca para outro nível.

Além de um site próprio permitir que você tenha seu domínio (por exemplo, www.nomedasuamarca.com.br) para transmitir confiança aos clientes, por lá, você pode fazer a integração direta com o Instagram e outras redes sociais.

Então, se você quer aumentar os seus canais de venda e reconhecimento da sua marca, crie sua loja grátis com a Nuvemshop!

Com a plataforma, você tem acesso à funcionalidade do Teclado Nuvem e pode enviar links dos seus produtos para os clientes no Direct do Instagram a partir de poucos cliques, de forma muito rápida e prática!

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Com qual frequência analisar as métricas do Instagram?

Não existe uma frequência certa para analisar as métricas do Instagram. Aqui, vai depender em qual estágio de amadurecimento está o seu perfil.

Quem está criando uma página na rede social, deve ficar de olho em como os usuários da rede social estão reagindo às novidades.

Caso você mude a sua estratégia de conteúdo, também é importante observar como ela está sendo recebida por seus seguidores. Tente fazer isso pelo menos uma vez ao mês.

Por fim, é importante lembrar que muitos dados sobre desempenho desaparecem após 90 dias. Então, se você está tentando entender melhor como a sua página funciona, coloque essas análises em sua rotina.

Pronto para analisar as métricas do Instagram?

Ao longo deste artigo vimos as dez principais métricas do Instagram que você precisa ficar de olho. Por meio delas, é possível entender como as estratégias estão caminhando, otimizando recursos e, claro, tempo!

Para ter sucesso com o Instagram, você precisa de uma plataforma de e-commerce completa que direcione seus seguidores para as compras. Então, que tal criar sua loja virtual grátis na Nuvemshop?

Na nossa plataforma, você simplifica o processo de compra, pagamento e envio de produtos, enquanto reduz o tempo gasto no atendimento ao cliente. Liberte-

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes

Métricas do Instagram são dados que a rede social fornece sobre o desempenho de perfis e publicações para que as contas comerciais e de criadores de conteúdo possam avaliar sua atuação e tomar decisões estratégicas.

Algumas das principais métricas do Instagram:

  • Número de seguidores: Total de pessoas que seguem seu perfil;
  • Alcance: Número total de pessoas que visualizaram seu conteúdo;
  • Impressões: Número total de vezes que seu conteúdo foi visualizado;
  • Engajamento: Taxa de interação com seu conteúdo (curtidas, comentários, salvamentos, compartilhamentos);
  • Crescimento do perfil: Evolução do número de seguidores ao longo do tempo.
  • Visitas ao perfil: Número de pessoas que visitaram seu perfil;
  • Cliques no link da bio: Número de pessoas que clicaram no link da sua bio.

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