Funcionalidades para aumentar o engajamento no Instagram

Por: Regina Valadares
Funcionalidades para aumentar o engajamento no Instagram

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Em um mundo cada vez mais veloz e competitivo, em que o tempo é artigo de luxo. Entretanto, mesmo com todos os compromissos de trabalho e outras atribulações diárias, sempre achamos um tempo para navegar na internet, em especial nas redes sociais.

Neste artigo, vamos entender como o Instagram, principal rede social do momento, transformou sua maneira de entregar conteúdo e conectar usuários e marcas, agregando novas funcionalidades para estimular o público a permanecer mais tempo conectado.

Criada em 2010, a plataforma foi desenvolvida para atrair e conectar pessoas através apenas da publicação de fotos. Era muito simples, havia um feed e ali as fotos eram exibidas.

Porém, a rede foi crescendo, e o que começou como uma plataforma que transformava qualquer um em fotógrafo amador se transformou em uma ferramenta importante de construção de marcas e geração de negócios.

Claro que a rede social enxergou aí uma oportunidade, e tratou de alterar algumas funções e acrescentar outras inéditas, sempre com o mesmo objetivo: manter o usuário entretido, aumentar o engajamento no Instagram e gerar pontos de contato entre ele e os anunciantes.

Da água para o vinho

Uma grande função implementada na ferramenta foi a possibilidade de criar Stories. Eles são conteúdos gerados pelo usuário, na forma de imagens, textos e vídeos, com duração de 15 segundos, que ficam disponíveis até 24 horas após publicados. Essa funcionalidade foi criada em resposta ao crescimento galopante do Vine e do Snapchat, que tinham propostas semelhantes.

Outra importante função implementada nos últimos anos é o IGTV (Instagram TV), uma extensão dos Stories. Com essa funcionalidade é possível criar vídeos de longa duração e que podem ser salvos e ficar disponíveis por tempo ilimitado.

A transmissão ao vivo é uma outra ferramenta que permite uma conexão em tempo real, possibilitando uma interação maior com o seguidor da página, uma vez que a caixa de diálogo pode ficar disponível para mensagens instantâneas.

O que todas elas têm em comum? A capacidade de atrair a atenção do usuário, manter sua conexão com ele por um longo período e aumentar o engajamento no Instagram.  Mas nenhuma dessas ferramentas é tão eficaz em “segurar o seu tempo” como a aba de explorar.

A aba explorar: um raio X do seu perfil para aumentar o engajamento no Instagram

A aba explorar do Instagram, que fica na lupa do menu inferior, também permite a visualização de vários perfis que não são seguidos por você. Todos esses perfis estão ali especialmente para você, pois o algoritmo do Instagram seleciona todos eles de acordo com os seus gostos e comportamentos no uso da plataforma.

Então, se você é uma pessoa fitness, que gosta de ver perfis de saúde e alimentação, grande parte dos perfis dispostos na aba Explorar vão tratar desses assuntos.

Veja, essa é a receita perfeita! Imagine navegar em um aplicativo com páginas e conteúdos interessantes, que falam exatamente sobre o que você gosta. É difícil se desvencilhar, não é mesmo?

É nesse ponto que a rede lhe segura por mais tempo. E sabe o que é interessante? Você navega sem se dar conta do tempo despendido. A partir daí, o seu interesse estará totalmente voltado ao conteúdo apresentado, e explorar novos perfis torna-se irresistível.

Para que suas postagens apareçam na aba Explorar, busque utilizar hashtags (representadas pelo símbolo #) dos assuntos que tenham a ver com a foto e a legenda. Assim, fica mais fácil para o algortimo do Instagram identificar sobre o que aquela publicação fala e também para que os usuários as encontrem a partir dos seus interesses.

Usando tudo ao seu favor para aumentar o engajamento no Instagram

Sabemos que o tempo é o que vale na experiência de quem navega em redes sociais, em especial no Instagram. Mas como trazer esse cliente para sua página? Como fazer uma simples visita se transformar em uma curtida, e esta se tornar uma venda?

A primeira coisa a que você deve ter atenção é o tipo de conteúdo que você está apresentando. As suas fotos têm boa resolução, enquadramento, qualidade estética? O seu material conta com uma identidade visual? O seu feed é organizado? E o seu conteúdo é relevante para o seu público?

A resposta para todas essas perguntas deve ser uma só: sim.

Ou seja, você deve criar uma experiência agradável para o usuário, e isso só é possível com harmonia, tanto de informações quanto visual. Mas é possível ir além utilizando algumas das funções do Instagram para alavancar seus negócios.

O tal ambiente especial

A plataforma está constantemente implementando inovações e ferramentas para conquistar a atenção do usuário, aumentar o engajamento no Instagram e levar até ele novas oportunidades de compra. E isso pode incluir o seu produto. Dentre essas novas funções que podem contribuir com suas vendas, vale destacar os filtros.

Função que revolucionou a forma de postar nos Stories, os filtros trazem estilo e diversão às fotos dos usuários. E há um grande número deles disponíveis, com efeitos como transformar o usuário em animal, colocar maquiagem ou óculos escuros no rosto, e muitos  outros.

É possível criar um filtro exclusivo para seu negócio, e a implementação é um processo relativamente fácil. Ele pode ser utilizado para dar um toque diferente em sua postagem e criar um ambiente interessante para quem visualiza.

Outra ferramenta bastante popular, capaz de gerar grande engajamento no Instagram, é a criação de enquetes e quizzes. Elas funcionam muito bem na interação com o seu seguidor e lhe ajudam a mensurar os interesse deles de forma divertida, o que provoca uma resposta.

Já a contagem regressiva é ideal para estimular o senso de urgência em promoções com tempo limitado. Ferramenta de fácil implementação das postagens, pode trazer grandes resultados se for aplicada com estratégia e inteligência, uma vez que pode funcionar como um gatilho mental para a compra.

Há outras funcionalidades interessantes que podem gerar engajamento no Instagram, leads e vendas de forma rápida e eficiente, como sorteios e stickers, para citar apenas algumas. Mas o assunto é extenso, e será abordado em um próximo artigo. Enquanto isso, busque descobrir e aproveitar ao máximo as funções nativas do Instagram, e veja como essa rede social pode fazer bonito também no seu gráfico de vendas!

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