8 estratégias para melhorar o engajamento do Instagram

Smartphone com papéis de notificação do Instagram, representando o aumento do engajamento no Instagram

Engajamento no Instagram é uma maneira de medir a interação dos seguidores com o conteúdo de uma página ou perfil na rede social. Ele é representado pelo número de curtidas, comentários, salvamentos ou compartilhamentos das postagens.


Se você tem uma loja virtual, sabe a importância de ter um bom engajamento no Instagram. Isso porque as redes sociais são a força motriz para um negócio digital ter mais visibilidade. Nesse sentido, ter um bom número de seguidores, curtidas, comentários e compartilhamentos nas publicações é um indicativo de que o seu perfil está no caminho certo.

Para te ajudar a manter essa métrica sempre em alta e fazer com que o seu e-commerce tenha sucesso, separamos algumas dicas fáceis e que funcionam. Então, continue a leitura do artigo de hoje e aprenda como engajar no Instagram!

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8 dicas para aumentar o engajamento no Instagram

Agora que você já sabe o que é engajamento, confira algumas dicas infalíveis de como aumentar o engajamento no Instagram para conseguir mais vendas na rede social:

1. Experimente diferentes tipos de conteúdo

Você pode compartilhar conteúdo no Instagram em vários formatos. Por exemplo, conteúdos com uma única foto, carrosséis com até dez fotos, IGTV, Reels e Stories. Variar seus tipos de postagem dá a você a chance de ver com quais formatos seu público-alvo se engaja mais.

Além disso, fazer esse tipo de teste pode te ajudar a alcançar novos mercados, fazendo com que você consiga vender mais pelo Instagram.

💡 Saiba mais: Como vender pelo Instagram?

2. Faça sorteios

Os sorteios no Instagram são uma ótima maneira de ganhar engajamento. Isso porque não dá para negar que todo mundo adora coisas grátis. Então, se você está sentindo que o envolvimento do público com as suas postagens está baixo, essa estratégia pode ser uma boa alternativa.

Além de promover o seu negócio e aumentar a visibilidade da sua marca, você consegue ganhar seguidores, curtidas, comentários e compartilhamentos. Certamente, isso fará com que o algoritmo da plataforma olhe com outros olhos para a sua página.

No entanto, é importante lembrar que sempre que você for realizar um sorteio, é fundamental fazer um estudo com o seu público-alvo. Nada adianta você ter uma loja de produtos veganos e sortear uma moto, por exemplo. Afinal, pessoas que não são veganas e/ou não se interessam pela sua empresa, também vão querer participar.

Como resultado, você pode perder os seguidores logo após a finalização do sorteio, voltando para a estaca zero e podendo até ser penalizado pelo Instagram. Nesse sentido, uma boa dica é que você sorteie itens ou serviços que conversem diretamente com o seu nicho de mercado. Assim, você não corre risco do engajamento diminuir no futuro.

Além disso, lembre-se também de seguir as regras de sorteio impostas pela rede social, como, por exemplo, não fazer marcações inadequadas e/ou não se responsabilizar pelos itens ali sorteados.

💡 Saiba mais: 11 dicas de como fazer promoção no Instagram

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E, se você preferir, também disponibilizamos um sorteador de nomes online para realizar promoções de sucesso nas redes sociais.

3. Seja constante nas publicações

Quanto mais você postar, mais oportunidades seus seguidores terão de engajar. Comprometa-se com uma programação consistente para manter seu feed atualizado e com conteúdos relevantes. Mas lembre-se: não é uma boa prática postar 25 imagens no feed todos os dias, por exemplo. O ideal é que você crie um equilíbrio de maneira a não deixar seus seguidores sem conteúdo.

Além disso, você não precisa postar todos os dias se isso ficar pesado para você. No entanto, é importante manter uma constância nas publicações. Então, imagine que você decidiu postar três vezes na semana, mas não tem seguido isso e cada semana você posta em um determinado número de dias. Essa não é uma boa estratégia e pode afetar seriamente o seu engajamento.

Ao criar seu planejamento no Instagram, defina os dias de publicação e siga-os rigorosamente. Mesmo que você poste duas vezes por semana, você estará sendo constante e os seus seguidores já saberão quando entrar no seu perfil para achar novos conteúdos.

💡 Saiba mais: Passo a passo para fazer uma estratégia de marketing no Instagram

Caso você tenha um e-commerce na Nuvemshop, tem acesso à funcionalidade do Teclado Nuvem. Por meio dele, você pode enviar links dos seus produtos para os clientes no Direct a partir de poucos cliques, de forma muito rápida e prática!

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4. Escreva legendas atrativas

Escrever legendas chamativas e com um bom call-to-action (CTA) é uma alternativa eficiente para você prender a atenção dos usuários e conseguir passar a informação desejada. Independente do tamanho que tenha a sua legenda, aproveite-a para incluir recursos que façam o leitor se interessar.

Utilizar hashtags e marcar parceiros e seguidores também pode ser uma boa estratégia para você conseguir mais comentários na publicação. Além disso, não deixe de contar uma boa história para conquistar a atenção dos consumidores.

💡 Saiba mais: Storytelling no Instagram

5. Publique conteúdo nos melhores horários

Publicar conteúdo nos melhores horários do Instagram é fundamental se você quer que as suas postagens tenham mais engajamento. Do mesmo modo, ficar de olho no calendário comercial do ano te dá a oportunidade de conseguir o envolvimento dos seguidores em relação às principais datas comemorativas do varejo.

É importante observar quais são as horas do dia em que seu público costuma estar mais ativo. Para descobrir essa informação, você só precisa acessar o Instagram Insights, ferramenta disponível para usuários da conta comercial. Por meio dela, você será capaz de descobrir muitas informações sobre seus seguidores, incluindo os dias e horários de pico.

Além disso, existem alguns horários que são considerados coringa no Instagram. São eles: 9h, 12h, 15h, 17h e 21h.

💡 Saiba mais: Como usar o Instagram Insights?

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6. Tenha uma identidade visual consistente

Uma boa identidade visual é o que vai fazer o público lembrar da sua marca. Afinal, não dá para negar que quando pensamos em amarelo e vermelho logo o relacionamos à franquia do McDonald’s. O mesmo vale para o roxo marcante do Nubank e o verde característico do PicPay.

Nesse sentido, se você quer ser lembrado, é fundamental trabalhar com uma identidade visual memorável. É isso que faz a marca Ilustralle, que utiliza cores fortes, como rosa, verde e laranja nas suas publicações, mantendo fotos atrativas no feed do Instagram. Veja abaixo:

Na imagem, vemos um print do perfil no Instagram da loja Ilustralle

💡 Saiba mais: Como tirar boas fotos de produtos?

Nesse sentido, ter um e-commerce pode te ajudar a dar o próximo passo no empreendedorismo. Além de um site próprio permitir que você tenha seu domínio (por exemplo, www.nomedasuamarca.com.br) para transmitir confiança aos clientes, por lá, você pode criar cupons e promoções para conquistar consumidores.

Esses benefícios, inclusive, podem ser criados para direcionar quem já compra de você diretamente pelo Instagram a comprar no seu e-commerce. É possível, por exemplo, criar um cupom de 10% de desconto para a primeira compra no site. Interessante, não é mesmo?

Então, se você quer elevar sua marca ao próximo nível, crie sua loja grátis com a Nuvemshop! Em poucos minutos, você pode personalizar sua loja com as cores, o logotipo e a identidade visual da sua marca, criando conexão com o consumidor e uma relação de unificação dos seus canais de venda.

7. Interaja e compartilhe o conteúdo dos seguidores

É tentador tratar sua conta do Instagram como uma via de mão única, mas a rede social é uma conversa e não deve ser plenamente monopolizada. Na verdade, as pessoas gostam de ver pessoas, então, quanto mais conteúdo diversificado e de usuários variados você conseguir publicar, melhor para o seu negócio.

Por isso, certifique-se de ouvir e interagir com os fãs quando eles entrarem em contato e mencionarem sua marca em alguma postagem. Isso pode fazer com que os usuários marquem o seu perfil cada vez mais. Do mesmo modo, uma boa estratégia pode ser comentar ou curtir as publicações dos seguidores. Assim, ele entenderá que você tem um perfil ativo e que se importa com o público.

Como resultado, sua visibilidade de marca será aumentada e você poderá ganhar mais seguidores e atingir novos públicos.

💡 Saiba mais: Como ganhar seguidores no Instagram?

8. Use o Mapa do Instagram para mostrar sua localização

Essa dica é bastante útil para quem tem uma loja virtual integrada com a loja física. O Instagram permite que os usuários vejam os Stories de outros perfis e acessem os locais marcados. Então, é aberto um mapa que mostra não apenas o lugar marcado, mas outras opções interessantes nas redondezas.

O recurso é bem-vindo para quem tem comércio físico, já que facilita a localização do negócio e desperta o interesse daqueles que ainda não visitaram o estabelecimento.

Captura de tela mostrando como usar o Mapa do Instagram

Como ver o engajamento do Instagram?

Para ver o engajamento no Instagram, basta ir até o perfil da conta e apertar o botão de “Painel profissional”. Na aba de “Insights”, você verá a opção de “Contas com engajamento”, onde será possível ver a quantidade de curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos de publicações do Feed, Reels e Stories.

Print de onde ver o engajamento no Instagram.

No entanto, vale lembrar que o recurso de ver os insights do Instagram só está disponível para contas de empresas ou criadores de conteúdo. Mas, a boa notícia, é que qualquer pessoa pode converter o seu perfil para Instagram Business e começar a ter acesso a essas informações.

💡 Saiba mais: Guia ilustrado para responder mensagens no Instagram

Qual a importância do engajamento no Instagram?

O engajamento no Instagram mostra como as pessoas estão reagindo ao seu conteúdo. Quanto mais o seu público realizar ações com seu conteúdo, maior será o seu engajamento. De modo geral, esse é um sinal claro de que sua estratégia de mídia está dando certo.

Além disso, o engajamento é um dos fatores de classificação utilizados pelo algoritmo do Instagram. Basicamente, quando a plataforma carrega seu feed, ela visa mostrar as postagens com as quais você provavelmente irá interagir. Sendo assim, as publicações de contas e tópicos com os quais você se engaja regularmente têm maior probabilidade de aparecer para você.

Resumidamente, quanto mais engajamento seu conteúdo e/ou conta tiver, maior a probabilidade de seus seguidores vê-los.

Se você quer entender mais sobre como bombar no Instagram, confira nosso vídeo sobre o assunto e conheça diversas dicas para aumentar o engajamento na rede social.

🎥 Veja também: Como bombar no Instagram?

8 dicas para aumentar o engajamento no Instagram

Tudo certo sobre o que é engajamento no Instagram?

Esperamos que o artigo de hoje tenha conseguido te explicar o que é engajamento no Instagram e qual a sua importância.

E, se você vende ou deseja vender produtos em sua própria loja virtual, que tal criar a sua loja grátis? É simples e você não precisa ter conhecimentos técnicos para criar o seu e-commerce! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre engajamento no Instagram

Engajamento no Instagram se refere às interações que o público tem com o seu perfil e/ou publicações. Basicamente, sempre que um usuário realiza uma ação na sua página você está recebendo engajamento.

As contas com engajamento no Instagram indicam o número total de perfis que interagiram com o seu conteúdo de alguma forma (curtindo, comentando, salvando ou compartilhando) durante um período específico.

O engajamento no Instagram é importante porque serve como um indicativo para perfis comerciais entenderem se suas estratégias estão dando certo ou não. Além disso, ele nos traz informações sobre o envolvimento e interesse dos seguidores em relação ao perfil.

  • Experimente diferentes tipos de conteúdo;
  • Faça sorteios;
  • Seja constante nas publicações;
  • Escreva legendas atrativas;
  • Publique nos melhores horários;
  • Tenha uma identidade visual;
  • Interaja com o conteúdo de outras pessoas;
  • Use o mapa do Instagram.

Para ver o engajamento no Instagram, vá até o seu perfil, clique em "Painel profissional" e depois em "Contas com engajamento". O recurso só está disponível para contas de empresas ou criadores de conteúdo.

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