7 dicas fáceis para aumentar o seu engajamento no Instagram

Por: Kawan Lopes

Smartphone com papéis de notificação do Instagram, representando o aumento do engajamento no Instagram

Engajamento no Instagram é uma maneira de medir a interação dos seguidores com uma página. Isso envolve a análise de curtidas, comentários, visualizações e ganho ou perda de seguidores. Essa é uma métrica fundamental para que as contas consigam entender seu crescimento na rede social.


Se você tem uma loja virtual, sabe a importância de ter um bom engajamento no Instagram. Isso porque as redes sociais são a força motriz para um negócio digital ter mais visibilidade. Nesse sentido, ter um bom número de seguidores, curtidas, comentários e compartilhamentos nas publicações é um indicativo de que o seu perfil está no caminho certo.

Para te ajudar a manter essa métrica sempre em alta e fazer com que o seu e-commerce tenha sucesso, separamos algumas dicas fáceis e que funcionam. Então, continue a leitura do artigo de hoje e aprenda tudo sobre engajamento no Instagram!

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O que é engajamento no Instagram?

Engajamento no Instagram se refere às interações que o público tem com o seu perfil e/ou publicações. Basicamente, sempre que um usuário realiza uma ação na sua página você está recebendo engajamento.

No entanto, isso é mais profundo do que simplesmente observar seu número de seguidores. Na verdade, o engajamento no Instagram mede como seu público está interagindo com seu conteúdo em um âmbito geral. Isso pode envolver:

  • Comentários;
  • Curtidas;
  • Compartilhamento;
  • Seguidores e crescimento da página;
  • Menções (marcadas ou não marcadas);
  • Hashtags;
  • Cliques;
  • DMs.

Qual a importância do engajamento no Instagram?

O engajamento no Instagram mostra como as pessoas estão reagindo ao seu conteúdo. Quanto mais o seu público realizar ações com seu conteúdo, maior será o seu engajamento. De modo geral, esse é um sinal claro de que sua estratégia de mídia está dando certo.

Além disso, o engajamento é um dos fatores de classificação utilizados pelo algoritmo do Instagram. Basicamente, quando a plataforma carrega seu feed, ela visa mostrar as postagens com as quais você provavelmente irá interagir. Sendo assim, as publicações de contas e tópicos com os quais você se engaja regularmente têm maior probabilidade de aparecer para você.

Resumidamente, quanto mais engajamento seu conteúdo e/ou conta tiver, maior a probabilidade de seus seguidores vê-los.

7 dicas para melhorar o engajamento no Instagram

Agora que você já sabe o que é engajamento no Instagram, confira algumas dicas infalíveis de como aumentá-lo no seu perfil para conseguir mais vendas na rede social.

Além disso, se você quer entender mais sobre como bombar no Instagram, confira nosso vídeo sobre o assunto e conheça diversas dicas para aumentar o engajamento na rede social. Veja abaixo:

1. Experimente diferentes tipos de conteúdo

Você pode compartilhar conteúdo no Instagram em vários formatos. Por exemplo, conteúdos com uma única foto, carrosséis com até dez fotos, IGTV, Reels e Stories. Variar seus tipos de postagem dá a você a chance de ver com quais formatos seu público-alvo se engaja mais.

Além disso, fazer esse tipo de teste pode te ajudar a alcançar novos mercados, fazendo com que você consiga vender mais pelo Instagram.

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2. Faça sorteios

Os sorteios no Instagram são uma ótima maneira de ganhar engajamento. Isso porque não dá para negar que todo mundo adora coisas grátis. Então, se você está sentindo que o envolvimento do público com as suas postagens está baixo, essa estratégia pode ser uma boa alternativa.

Além de promover o seu negócio e aumentar a visibilidade da sua marca, você consegue ganhar seguidores, curtidas, comentários e compartilhamentos. Certamente, isso fará com que o algoritmo da plataforma olhe com outros olhos para a sua página.

No entanto, é importante lembrar que sempre que você for realizar um sorteio, é fundamental fazer um estudo com o seu público-alvo. Nada adianta você ter uma loja de produtos veganos e sortear uma moto, por exemplo. Afinal, pessoas que não são veganas e/ou não se interessam pela sua empresa, também vão querer participar.

Como resultado, você pode perder os seguidores logo após a finalização do sorteio, voltando para a estaca zero e podendo até ser penalizado pelo Instagram. Nesse sentido, uma boa dica é que você sorteie itens ou serviços que conversem diretamente com o seu nicho de mercado. Assim, você não corre risco do engajamento diminuir no futuro.

Além disso, lembre-se também de seguir as regras de sorteio impostas pela rede social, como, por exemplo, não fazer marcações inadequadas e/ou não se responsabilizar pelos itens ali sorteados.

💡 Saiba mais: 11 dicas de como fazer promoção no Instagram

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3. Seja constante nas publicações

Quanto mais você postar, mais oportunidades seus seguidores terão de engajar. Comprometa-se com uma programação consistente para manter seu feed atualizado e com conteúdos relevantes. Mas lembre-se: não é uma boa prática postar 25 imagens no feed todos os dias, por exemplo. O ideal é que você crie um equilíbrio de maneira a não deixar seus seguidores sem conteúdo.

Além disso, você não precisa postar todos os dias se isso ficar pesado para você. No entanto, é importante manter uma constância nas publicações. Então, imagine que você decidiu postar três vezes na semana, mas não tem seguido isso e cada semana você posta em um determinado número de dias. Essa não é uma boa estratégia e pode afetar seriamente o seu engajamento.

Ao criar seu planejamento no Instagram, defina os dias de publicação e siga-os rigorosamente. Mesmo que você poste duas vezes por semana, você estará sendo constante e os seus seguidores já saberão quando entrar no seu perfil para achar novos conteúdos.

💡 Saiba mais: Passo a passo para fazer uma estratégia de marketing no Instagram

4. Publique conteúdo nos melhores horários

Publicar conteúdo nos melhores horários do Instagram é fundamental se você quer que as suas postagens tenham mais engajamento. Do mesmo modo, ficar de olho no calendário comercial do ano te dá a oportunidade de conseguir o envolvimento dos seguidores em relação às principais datas comemorativas do varejo.

É importante observar quais são as horas do dia em que seu público costuma estar mais ativo. Para descobrir essa informação, você só precisa acessar o Instagram Insights, ferramenta disponível para usuários da conta comercial. Por meio dela, você será capaz de descobrir muitas informações sobre seus seguidores, incluindo os dias e horários de pico.

Além disso, existem alguns horários que são considerados coringa no Instagram. São eles: 9h, 12h, 15h, 17h e 21h.

💡 Saiba mais: Como usar o Instagram Insights?

5. Escreva legendas atrativas

Escrever legendas chamativas e com um bom call-to-action (CTA) é uma alternativa eficiente para você prender a atenção dos usuários e conseguir passar a informação desejada. Independente do tamanho que tenha a sua legenda, aproveite-a para incluir recursos que façam o leitor se interessar.

Utilizar hashtags e marcar parceiros e seguidores também pode ser uma boa estratégia para você conseguir mais comentários na publicação. Além disso, não deixe de contar uma boa história para conquistar a atenção dos consumidores.

💡 Saiba mais: Storytelling no Instagram

6. Tenha uma identidade visual consistente

Uma boa identidade visual é o que vai fazer o público lembrar da sua marca. Afinal, não dá para negar que quando pensamos em amarelo e vermelho logo o relacionamos à franquia do McDonald’s. O mesmo vale para o roxo marcante do Nubank e o verde característico do PicPay.

Nesse sentido, se você quer ser lembrado, é fundamental trabalhar com uma identidade visual memorável. É isso que faz a marca Ilustralle, que utiliza cores fortes, como rosa, verde e laranja nas suas publicações, mantendo fotos atrativas no feed do Instagram. Veja abaixo:

Na imagem, vemos um print do perfil no Instagram da loja Ilustralle

💡 Saiba mais: Como tirar boas fotos de produtos?

7. Interaja e compartilhe o conteúdo dos seguidores

É tentador tratar sua conta do Instagram como uma via de mão única, mas a rede social é uma conversa e não deve ser plenamente monopolizada. Na verdade, as pessoas gostam de ver pessoas, então, quanto mais conteúdo diversificado e de usuários variados você conseguir publicar, melhor para o seu negócio.

Por isso, certifique-se de ouvir e interagir com os fãs quando eles entrarem em contato e mencionarem sua marca em alguma postagem. Isso pode fazer com que os usuários marquem o seu perfil cada vez mais. Do mesmo modo, uma boa estratégia pode ser comentar ou curtir as publicações dos seguidores. Assim, ele entenderá que você tem um perfil ativo e que se importa com o público.

Como resultado, sua visibilidade de marca será aumentada e você poderá ganhar mais seguidores e atingir novos públicos.

💡 Saiba mais: Como ganhar seguidores no Instagram?

Resumo

Esperamos que o artigo de hoje tenha conseguido lhe explicar o que é engajamento no Instagram e qual a sua importância. Para refrescar a sua memória em relação a tudo o que foi apresentado, confira um breve resumo sobre os principais pontos do texto:

O que é engajamento no Instagram?

Engajamento no Instagram representa os dados referentes às ações realizadas pelos usuários e seguidores em um determinado perfil. Isso inclui a análise de crescimento da página, como o ganho de seguidores, número de curtidas e comentários e compartilhamentos das publicações.

Por que é importante ter um bom engajamento no Instagram?

O engajamento no Instagram é importante porque serve como um indicativo para perfis comerciais entenderem se suas estratégias estão dando certo ou não. Além disso, ele nos traz informações sobre o envolvimento e interesse dos seguidores em relação ao perfil.

7 dicas para melhorar o engajamento no Instagram

  1. Experimente diferentes tipos de conteúdo
  2. Faça sorteios
  3. Seja constante nas publicações
  4. Publique conteúdo nos melhores horários
  5. Escreva legendas atrativas
  6. Tenha uma identidade visual chamativa
  7. Compartilhe o conteúdo dos seguidores

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