Tudo o que você precisa saber sobre automação para Instagram

Por: Tiago Mascarenhas
Tudo o que você precisa saber sobre automação para Instagram

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Você sabe qual é o segredo por trás do sucesso de muitas empresas nas redes sociais? Provavelmente você saiba que há uma série de fatores que contribuem para a produtividade — e um deles é a automação para Instagram.

Inúmeras marcas renomadas e pessoas bastante influentes estão usando esse recurso como uma estratégia crucial. Isso porque esse serviço oferece uma série de ações que auxiliam no marketing para redes sociais.

Logo, para esclarecer e te ajudar a entender melhor sobre um dos serviços mais procurados por profissionais do marketing digital, acompanhe este artigo e aprenda mais sobre automação para Instagram. Vamos lá?

O que é a automação no Instagram?

O processo de automação consiste em utilizar a tecnologia para realizar tarefas repetitivas. Assim, é possível otimizar tempo e resultados com a utilização de algumas ferramentas específicas.

A fórmula para o sucesso no Instagram pode até parecer simples, mas você já parou para calcular quanto tempo seria necessário para chegar aos objetivos que você tanto deseja interagindo manualmente? Nesse contexto, a automação é uma estratégia poderosa para profissionais e empresas que desejam aumentar a visibilidade no Instagram, atraindo potenciais clientes e parceiros.

Os serviços de automação, em geral, permitem que você configure assuntos, hashtags e contas similares à sua para seguir e interagir com usuários que se interessem por esses temas. E esse é apenas um exemplo de como elas podem auxiliar seu negócio.

Para começar a entender melhor como utilizar o Instagram a favor da sua marca, assista ao vídeo abaixo sobre marketing nessa rede social, com o CEO da Ciclo Agência Digital, Felipe Beraldo:

Vamos saber, a seguir, quais os principais benefícios da automação para Instagram na sua estratégia de marketing para redes sociais. Continue conosco!

Quais são os benefícios da automação para redes sociais?

São muitas as vantagens que a automação pode trazer para a sua conta no Instagram comercial: elas vão desde a otimização do seu tempo à potencialização do seu perfil na rede social que mais cresce no mundo.

São mais de um bilhão de usuários ativos por mês! Isso quer dizer que são milhares de novas oportunidades de negócios todos os dias.

A seguir, descubra alguns dos benefícios em usar esse tipo de serviço:

1. Aumento do engajamento do seu perfil

Quanto mais você é visto, mais sucesso você terá. Ou seja, um dos grandes objetivos das plataformas de automação para Instagram é fazer com que os seus contratantes tenham mais visibilidade na rede social.

Por isso, a grande sacada desse serviço é buscar por pessoas que estão interessadas no seu tipo de conteúdo e levá-las à sua conta. Por meio das ferramentas de automação, é possível indicar assuntos de interesse e contas de concorrentes para que elas busquem as pessoas que se interessem por esses tópicos, para segui-las e interagir com elas. Desse modo, elas notam o perfil da sua marca.

Assim, as pessoas que começam a seguir seu Instagram terão interesse pelos conteúdos que você posta. Logo, quanto mais afinidade, mais interação com as suas fotos, vídeos e Stories.

2. Acesso a relatórios de crescimento

Através dos relatórios disponibilizados pelas ferramentas de automação, você conseguirá mensurar a assertividade das suas estratégias.

Isso te dará oportunidades de melhorias no seu planejamento de conteúdo, além de te ajudar a dar valor ao seu trabalho. Isso porque você poderá apresentar os resultados do serviço para seus parceiros e clientes, mostrando os altos números de engajamento do seu perfil.

3. Maior produtividade

As ações realizadas pela automação aumentarão sua produtividade e otimizarão o seu tempo. Afinal, você conseguirá focar em outras atividades, como as estratégias de conteúdo.

Além disso, com a ferramenta certa, você poderá agendar suas postagens — que serão publicadas automaticamente — e enviar mensagens de boas-vindas para novos seguidores, apenas para citar algumas possibilidades.

4. Geração de leads

A automação para Instagram faz bastante sucesso entre as empresas justamente pela sua grande capacidade de gerar leads. Devido às ferramentas de segmentação, o recurso procura quem está interessado no seu nicho e leva essas pessoas até você.

Além disso, por conta da funcionalidade de mensagens de boas-vindas, você conseguirá ter o primeiro contato com o possível cliente. Nesse contexto, essa mensagem aos novos seguidores pode render novos negócios.

Automação vs. compra de seguidores e curtidas

Muitas vezes, há uma confusão entre o que é automação e o que é a compra de seguidores e de curtidas no Instagram. Esses serviços, todavia, são completamente diferentes, principalmente na hora de mensurar os resultados.

Enquanto a automação para Instagram leva para o seu perfil pessoas reais, que vão interagir com você e com seus posts, a compra de curtidas e seguidores alimentará somente as chamadas métricas de vaidade, como o número de perfis seguindo sua conta.

Isso acontece porque as plataformas que oferecem esses serviços criam milhares de perfis fake para tal finalidade. Dessa forma, seu número de seguidores pode até aumentar, mas você não terá mais engajamento nas suas postagens, pois todas as contas que estarão ali serão falsas.

Nesse caso, a compra de seguidores trará zero interação, nenhum engajamento e moral prejudicado com o Instagram, uma vez que a rede social abomina essa prática e remove todos esses perfis. Você pode até sofrer a punição chamada shadowban e ter o seu perfil excluído de forma permanente.

Por esses motivos, não vale a pena correr riscos com a compra de seguidores, ok? ⚠️

E os boatos sobre o fim da automação para Instagram?

Uma nota divulgada pelo Instagram em 2018 fez muita gente ficar preocupada em relação aos serviços oferecidos pelas plataformas de automação para Instagram.

Desde 2016, o Instagram começou a remover as contas fake, com o intuito de acabar com a prática da compra de seguidores e curtidas. Além disso, a rede social entende que algumas ferramentas podem prejudicar os espaços para anúncios.

Uma divulgação, através do Instagram Ads, pode custar mais de R$ 1.500 por mês, enquanto na automação o preço pode chegar a R$ 59 em um plano anual. Por isso, sai muito mais em conta optar por um serviço de automação, principalmente se você está começando agora e ainda não possui verba suficiente para grandes anúncios.

Entretanto, apesar dessas ações da rede social, as ferramentas de automação — que agora já vimos que não têm nada a ver com a compra de seguidores — continuam existindo e executando suas funções normalmente. Então, hora de conhecer algumas delas!

Quais as principais ferramentas de automação para Instagram?

Sabendo como funciona a automação para Instagram e entendendo os benefícios que esse serviço pode trazer para o seu perfil, você já está pronto para escolher a melhor ferramenta e começar a usá-la agora mesmo. Vamos conhecer as principais possibilidades entre as que realizam funções automaticamente a seguir.

Gerenciagram

O Gerenciagram é uma ferramenta que busca seguidores de forma automática. Ela oferece uma segmentação personalizada, possibilitando a procura pelo público certo através de:

  • Perfis: inclua contas de concorrentes, parceiros e pessoas relacionadas à sua, e a plataforma buscará o alvo que mais se encaixa no seu nicho;
  • Localização: insira vários locais para a procura de usuários;
  • Hashtags: adicione as principais hashtags relacionadas ao seu segmento para atrair pessoas que estão pesquisando o conteúdo que você oferece.

O serviço possui também uma ferramenta de análise de perfil, que mostra, com exatidão, qual é a sua porcentagem de engajamento, média de curtidas e comentários, além de uma ferramenta extra de comparador de arrobas. Ademais, é possível agendar postagens pelo Gerenciagram.

Preço: tem um teste grátis de cinco dias. No plano mensal, a primeira cobrança sai por R$ 37,90 e as outras, por R$ 89,90.

Bume

O Bume é uma plataforma de vendas e marketing nas redes sociais. Por meio dessa ferramenta, é possível:

  • agendar postagens nas redes sociais;
  • capturar leads que sigam suas contas;
  • programar respostas instantâneas;
  • acompanhar relatórios.

Além disso, a empresa oferece suporte online a todos os planos.

Preço: o teste gratuito vale por 60 dias. Depois disso, os planos vão de R$ 13,70 a R$ 97,70 por mês.

Perforgram

Com o Perforgram é possível programar a ferramenta para interagir com stories e publicações do público-alvo que você definir.

Além disso, você pode programar mensagens automáticas de boas-vindas para seus novos seguidores e agendar publicações. Por fim, a plataforma também oferece relatórios de performance no Instagram.

Preço: são cinco dias de teste grátis. Depois, a mensalidade varia de R$ 89,90 a R$ 249,90.

Instazood

O Instazood possui funções semelhantes às ferramentas anteriores. Seus planos, no entanto, oferecem funcionalidades bastante específicas em cada um deles. Por exemplo, é possível contratar um deles apenas para curtir e comentar, além de seguir contas no Instagram automaticamente. Há opções voltadas também para o Twitter e para o TikTok.

O que pode ser um problema é que, ao contrário das outras ferramentas apresentadas, essa não possui versão em português. As cobranças também não são feitas na nossa moeda, mas em dólar.

Preço: possui um período de teste para qualquer um dos planos de três dias. Após esse tempo, os planos mensais vão de US$ 9,99 a US$ 14,99.

Entendido?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender um pouco melhor o que é a automação para Instagram e como ela pode ser útil ao seu negócio, além de apresentar algumas das principais ferramentas disponíveis no mercado.

Se estiver em dúvida sobre qual escolher, não hesite em fazer muitas pesquisas, em testar cada uma e em conversar com outros empreendedores que utilizem as que te interessaram. Dessa forma, você pode fazer uma escolha consciente daquela que vai atender melhor às suas necessidades!

Compartilhe nos comentários o que você achou deste artigo e aproveite para deixar suas dúvidas também! 😉

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