15/05/2019

Automação para Instagram: tudo o que você precisa saber

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Você sabe qual é o segredo por trás do sucesso de muitas empresas no Instagram? Provavelmente você imagina que há uma série de fatores que contribuem para a produtividade daqueles que sabem fazer marketing nas redes sociais.

No entanto, talvez o que você não saiba, é que inúmeras marcas renomadas e pessoas bastante influentes estão usando a automação para Instagram como uma estratégia crucial. Isso porque esse serviço oferece uma série de ações que turbinam um perfil no Instagram.

São muitas as dúvidas que rodeiam o tema e, também, muitos boatos que são divulgados de forma mal intencionada.

Logo, para esclarecer e te ajudar a entender melhor sobre um dos serviços mais procurados por profissionais do marketing digital, fique neste artigo e aprenda mais sobre automação para Instagram.

Vamos lá!

Como funciona a automação para Instagram?

A fórmula para o sucesso no Instagram pode até parecer simples, mas você já parou para calcular quanto tempo seria necessário para chegar aos objetivos que você tanto deseja interagindo manualmente?

A automação é uma estratégia poderosa para profissionais e empresas que desejam aumentar a visibilidade no Instagram, atraindo potenciais clientes e parceiros.

O processo consiste em utilizar toda a tecnologia necessária para automatizar e potencializar tarefas que são repetitivas, otimizando, assim, os seus resultados.

O Gerenciagram, por exemplo, oferece uma segmentação personalizada, possibilitando a busca pelo público certo através de:

  • Perfis: inclua contas de concorrentes, parceiros e pessoas relacionadas à sua, e a plataforma buscará o alvo que mais se encaixa no seu nicho;
  • Localização: insira vários locais para a procura de usuários;
  • Hashtags: adicione as principais hashtags relacionadas ao seu segmento para atrair pessoas que estão pesquisando o conteúdo que você oferece.

Quais são os benefícios da automação para Instagram?

São muitas as vantagens que a automação pode trazer para a sua conta no Instagram comercial: elas vão desde a otimização do seu tempo à potencialização do seu perfil na rede social que mais cresce no mundo.

São mais de um bilhão de usuários ativos por mês! Isso quer dizer que são milhares de novas oportunidades de negócio todos os dias.

A seguir, descubra alguns dos melhores benefícios em usar esse tipo de serviço:

Aumento do engajamento do seu perfil

Quanto mais você é visto, mais sucesso você terá. Ou seja, um dos grandes objetivos das plataformas de automação é fazer com que os seus contratantes tenham mais visibilidade no Instagram.

Por isso, a grande sacada desse serviço é buscar por pessoas que estão interessadas no seu conteúdo e levá-las à sua conta. Logo, quanto mais afinidade, mais interação com as suas fotos, vídeos e Stories.

Acesso a relatórios de crescimento

Através dos relatórios disponibilizados pelas ferramentas de automação, você conseguirá mensurar a assertividade das suas estratégias.

Isso te dará oportunidades de melhorias no seu planejamento de conteúdo, além de te ajudar a dar valor ao seu trabalho, pois você poderá apresentar os resultados do serviço para seus parceiros e clientes, mostrando os altos números de engajamento do seu perfil.

O Gerenciagram oferece também uma ferramenta de análise de perfil, que mostra, com exatidão, qual é a sua porcentagem de engajamento, média de curtidas e comentários e uma ferramenta extra de comparador de arrobas.

Maior produtividade

As ações realizadas pela automação aumentarão sua produtividade e otimizarão o seu tempo, afinal, você conseguirá focar em outras atividades, como nas estratégias de conteúdo.

Além disso, com a ferramenta certa, você poderá agendar suas postagens – que serão publicadas automaticamente –, enviar mensagens de boas-vindas para novos seguidores e muito mais.

Geração de leads

A automação para Instagram faz bastante sucesso entre as empresas justamente pela sua grande capacidade de gerar leads. Devido às ferramentas de segmentação, o recurso procura quem está interessado no seu nicho e leva-o até você.

Além disso, por conta da funcionalidade de mensagens de boas-vindas, você conseguirá ter o primeiro contato com o possível cliente. Sempre lembrando que até um contato visual se torna uma nova oportunidade de venda.

Automação vs. compra de seguidores e curtidas

Como dito anteriormente, alguns boatos mal intencionados rodeiam esse tema. O mais comum deles é a comparação entre automação e a compra de seguidores e curtidas, quando, na verdade, os serviços são completamente diferentes, principalmente na hora de mensurar os resultados.

Enquanto a automação para Instagram leva para o seu perfil pessoas totalmente reais, que vão interagir com você e os seus posts, aumentando, assim, a sua taxa de engajamento, a compra de curtidas e seguidores alimentará somente as métricas de vaidade.

Isso acontece porque as plataformas que oferecem esses serviços criam milhares de perfis fakes para tal finalidade. Dessa forma, seus números de seguidores podem até aumentar, mas você não terá o retorno esperado, pois todas as contas que estarão ali serão falsas.

Zero interação, engajamento e moral com o Instagram, uma vez que a rede social abomina essa prática e remove todos esses perfis, podendo excluir o seu de forma permanente. Por isso, não vale a pena correr riscos com a compra de seguidores, ok?

E os boatos sobre o fim da automação para Instagram?

Uma nota divulgada pelo Instagram no ano passado fez muita gente ficar preocupada em relação aos serviços oferecidos pelas plataformas de automação para Instagram.

Em 2016, o Instagram começou a remover as contas fakes, com o intuito de acabar com a prática da compra de seguidores e curtidas. E, como comentado, grande parte das pessoas confundem esse serviço com a automação.

Além disso, a rede social entende que algumas ferramentas podem prejudicar os espaços para anúncios. Uma divulgação, através do Instagram Ads, pode custar mais de R$ 1.500 por mês, enquanto na automação o preço pode chegar a R$ 59 em um plano anual.

Por isso, sai muito mais em conta optar por um serviço de automação, principalmente se você está começando agora e ainda não possui verba suficiente para grandes anúncios.

Agora é só escolher a melhor ferramenta para turbinar o seu perfil no Instagram!

Sabendo como funciona a automação para Instagram e entendendo os benefícios que esse serviço pode trazer para o seu perfil, você já está pronto para escolher a melhor ferramenta e começar a usá-la agora mesmo.

Compartilhe nos comentários o que você achou deste artigo e aproveite para deixar suas dúvidas também! 😉

Data da última atualização: 24/05/2019


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Tiago Mascarenhas

Tiago Mascarenhas

Coordenador do blog do Gerenciagram. Estudante de Jornalismo e apaixonado por marketing de conteúdo e cultura pop.