O que é gerenciamento de Instagram e como fazê-lo?

Tão importante quanto postar boas fotos no Instagram é conseguir manter organizadas todas as atividades na rede social. Por isso, hoje vamos falar sobre um tipo de ferramenta que pode ajudar muito nessa tarefa: o gerenciador de Instagram.
Além de entender o que é exatamente o gerenciamento dessa rede social, vamos conhecer as principais opções para seu Instagram, tanto pagas, quanto gratuitas. Então, sem mais enrolação, hora de ir direto ao ponto! 🎯
💡 Saiba mais: 27 ferramentas para Instagram
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19 opções de gerenciadores de Instagram para você conhecer
Além do próprio Estúdio de Criação para gerenciar o Instagram, há outras empresas que oferecem esse tipo de serviço. Na sequência, vamos conhecer as principais:
1. Creator Studio
O próprio Facebook, dono do Instagram, tem um gerenciador de conteúdos para as duas redes sociais. Por meio do Creator Studio — ou Estúdio de Criação — é possível fazer a gestão das suas publicações, incluindo postar no Instagram pelo computador.
A ferramenta está disponível para quem tem uma conta comercial no Instagram e permite que se confira dados sobre a interação do público com cada uma das suas postagens. Outra informação legal que o Creator Studio disponibiliza é a respeito do alcance das publicações.
Essas métricas também podem ser conferidas por meio do Instagram Insights, porém o Estúdio de Criação facilita seu acompanhamento por permitir seu acesso por meio do PC.
💡 Saiba mais: Como usar o Instagram Insight?
2. Later
O Later é um gerenciador de Instagram gratuito para sempre, como eles dizem no site. Por meio dele, é possível planejar, agendar e analisar postagens tanto do Insta, quanto para Facebook, Pinterest e Twitter. O ponto negativo é que a plataforma é totalmente em inglês.
3. mLabs
A mLabs permite o gerenciamento de praticamente todas as redes sociais em um mesmo lugar. Com ela, além do agendamento de postagens e dos relatórios gerados, você pode responder mensagens do Instagram diretamente pela ferramenta. O plano mais completo permite, inclusive, o monitoramento da concorrência.
Tem um período gratuito de testes de 7 dias. As mensalidades vão de R$ 4,13 (no plano anual) a R$ 29,90, e a plataforma é inteira em português.
4. Postgrain
O Postgrain permite o gerenciamento de diversas contas no Instagram. Com ele, é possível agendar postagens, responder directs e interagir com seguidores.
Também em português, é possível fazer um teste grátis por 7 dias. Depois disso, o preço começa em R$ 29,90 por mês.
5. Etus
A Etus permite o gerenciamento do Instagram e de outras redes sociais em um mesmo lugar. Além das funcionalidades comuns às outras ferramentas, permite o impulsionamento de publicações e a inserção do logo da empresa nas imagens postadas.
O período gratuito de testes também é de 7 dias e as mensalidades começam em R$ 7,80 (no plano anual). Essa ferramenta também é totalmente em português.
6. Iconosquare
O forte do Iconosquare são os dados. Além do agendamento de publicações, apresenta relatórios completos aos usuários. Permite também o gerenciamento de diversas contas de Instagram e Facebook.
É uma ferramenta em inglês e tem um período de teste grátis de 14 dias. Depois disso, as mensalidades custam a partir de US$ 29.
7. Hootsuite
A Hootsuite permite criar, agendar e planejar as postagens em diferentes redes sociais, incluindo o Instagram. Ademais, é possível acompanhar as mensagens recebidas por esse canais.
É em português e tem um plano totalmente grátis, que permite três perfis de rede social, 30 mensagens agendadas por mês e um usuário. As opções mais completas começam a partir de US$ 19 por mês.
8. Gerenciagram
Além de permitir o agendamento de postagens, o Gerenciagram permite que você siga pessoas automaticamente a partir de uma definição do seu público-alvo na ferramenta.
Também em português, tem teste grátis de 5 dias. Após esse período, a mensalidade custa R$ 89,90.
9. Bume
O Bume permite o agendamento de postagens e indica o melhor horário de publicação para seu público. Outra funcionalidade interessante que a ferramenta oferece é um link na bio do Instagram único, por meio do qual você pode adicionar seus conteúdos mais importantes. Por fim, é possível programar frases prontas para o atendimento ao cliente para quem enviar mensagem.
O período de teste gratuito é de 5 dias e os planos começam a partir de R$ 0,85 mensais (para o plano anual). A ferramenta é em português.
10. Grow Social
O grande destaque do Grow Social é a interação automatizada com usuários do Instagram, por meio de curtidas e comentários. Além disso, é possível usar a plataforma para agendar postagens e enviar mensagens.
A ferramenta é em português, o teste grátis dura apenas 3 dias e, no plano anual, as mensalidades saem por R$ 59,42.
11. Sprout Social
O Sprout Social tem uma funcionalidade bem interessante de social listening — ou escuta social —, em que conversas dos usuários que falem sobre a marca ou o nicho de mercado são destacadas para o usuário, funcionando como uma fonte de inspiração para a estratégia.
Além disso, permite o agendamento de publicações, a interação com usuários e o acompanhamento de relatórios.
Com uma plataforma em português, o teste grátis é de 30 dias e as mensalidades começam em US$ 99.
12. Socialbakers
Com uma plataforma em inglês, a Socialbakers oferece uma opção bem completa para empresas maiores e, portanto, com mais capital para investir nessa frente. Com ela, é possível:
- Agendar publicações;
- Gerenciar campanhas com influenciadores digitais;
- Organizar o community management (ou gerenciamento de comunidade online);
- Acompanhar relatórios sobre o comportamento do público.
Seu plano básico começa em US$ 200 por mês para 10 usuários e possui um período gratuito de testes de 14 dias.
13. Buffer
O Buffer é um gerenciador de Instagram em inglês que permite agendar e analisar os dados de publicações nas redes sociais. Seu plano mais básico permite a inclusão de 8 perfis na conta.
O período de teste gratuito é de 14 dias e, depois disso, o custo começa a partir de US$ 15 mensais.
14. Instaeasy
O destaque do Instaeasy vai para a automação no momento de seguir e deixar de seguir usuários. Também possui um painel que informa quantos follow e unfollow foram dados no dia, de modo que você consegue evitar punições como o shadowban do Instagram.
Ademais, a plataforma em português permite também o agendamento de posts e o acompanhamento de relatórios. Seu período grátis de testes é de 5 dias e o único plano oferecido custa R$ 127 por mês.
15. Instazood
O Instazood é uma ferramenta em inglês cujo ponto forte é a automação de tarefas como curtidas, seguidas e comentários. Também permite o agendamento de postagens e, além do Instagram, conta com uma função para o TikTok.
Seus planos são separados por função. O Instagram Bot custa US$ 11,99 por mês, enquanto o agendamento de publicações sai por US$ 7,99 mensais. O período de testes é de 3 dias.
16. Postcron
A Postcron é uma ferramenta que permite o agendamento de postagens no Instagram, tanto no feed, quanto nos Stories, em seu plano mais simples. Ele sai por US$ 8 mensais, o período de testes é de 7 dias e o site é em português.
17. Crowdfire
Com o Crowdfire, é possível ter acesso a um plano grátis de gerenciador de Instagram, além de outras redes sociais. Uma funcionalidade interessante é que a plataforma sugere hashtags para suas postagens.
O site tem algumas páginas traduzidas para o português, mas não todas. Os planos pagos começam a partir de US$ 7,48 por mês.
18. Scalehot
A Scalehot se destaca pela automação do Instagram, ao analisar o engajamento do público e indicar o que tem funcionado melhor em sua estratégia. Além disso, envia mensagens automáticas aos novos seguidores da sua conta.
Seu período de testes é de 7 dias grátis e o plano, quando pago por mês, sai por R$ 81,92. A plataforma é toda em português.
19. Agorapulse
Por meio do Agorapulse, você pode programar publicações, visualizar seu calendário editorial e acompanhar relatórios completos. Além disso, é possível centralizar as mensagens recebidas no Instagram e em outras redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn.
A plataforma em português oferece 28 dias de teste gratuito. Os planos começam a partir US$ 79 mensais.
O que é o gerenciamento de Instagram?
Gerenciamento de Instagram é o ato de organizar as atividades de uma conta na rede social. Entre essas ações, estão principalmente:
- O agendamento de fotos e vídeos no feed;
- A programação de publicações de Stories;
- A resposta de mensagens diretas;
- O acompanhamento de relatórios sobre seu público e suas atividades.
Vale destacar que as ferramentas para gerenciar o Instagram podem ou não executar tarefas automatizadas, como seguir pessoas e fazer comentários sem que você precise escrever um por um. Para saber mais sobre esse assunto, confira: Tudo o que você precisa saber sobre automação para Instagram.
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Conforme suas contas nas redes sociais crescem, é necessário mais tempo para administrá-las. Encontrar um gerenciador de Instagram que te ajude a organizar suas atividades por lá é essencial. Assim, você consegue dar atenção a tudo o que acontece nessa rede social que tanto envolve a sua marca!
📹 Veja também: Marketing digital no Instagram
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