[Dica Rápida] Qual o melhor horário para postar no Facebook

Melhor horário para postar no Facebook

Qual é verdadeiramente o melhor horário para postar no Facebook? Se fizermos essa busca no Google, seja ela em português ou inglês, vamos encontrar dezenas de artigos que trazem estatísticas conflitantes sobre o assunto. Sendo assim, em qual fonte confiar?

Recentemente, o site norte-americano HubSpot trouxe um infográfico baseado numa pesquisa da Sure Payroll com alguns dados atualizados sobre os melhores horários para as empresas publicarem no Facebook. Observe os resultados obtidos:

Melhor horário para postar no Facebook

Traduzindo, o melhor horário para postar no Facebook é:

  • Quadro 1: de acordo com o estudo, entre 13:00 e 15:00 é quando os posts obtêm a melhor taxa de cliques (CTR)
  • Quadro 2: o horário de pico do Facebook é quarta feira às 15:00;
  • Quadro 3: finais de semana antes das 8:00 e depois das 20:00 foram considerados os piores horários para se postar no Facebook.

Se eu postar sempre nesses horários eu vou obter sucesso?

A verdade é que nem sempre…

Se você está começando agora com uma fanpage no Facebook, provavelmente tem muitos concorrentes. Postar nos horários mais populares da rede social é disputar espaço com milhares de páginas que talvez sejam até maiores do que você, o que tornará mais difícil que sua mensagem apareça para o seu público-alvo.

A dica é: poste nos horários de pico, mas procure também horários alternativos, como a hora de deslocamento das pessoas de casa para o trabalho e do trabalho para casa, que é quando cresce o uso do Facebook através de dispositivos móveis.

Estudos feitos por aqui apontam que o brasileiro gosta bastante do período entre 20:00 e 21:00, momento em que ele já chegou do trabalho e quer sentar no sofá para descansar e checar as novidades da rede social. Apostar nesse horário também pode ser uma boa estratégia.

Entenda o seu público-alvo e parta para os testes

Antes de qualquer coisa, entender o seu público-alvo é fundamental ao criar uma estratégia de redes sociais. Por exemplo: se você tem um site dedicado a donas de casa entre 50 e 65 anos, provavelmente o horário que elas mais usam o Facebook será diferente da faixa etária entre 15 e 21 anos. Será que fazer um post à meia-noite de um dia de semana alcançará essas donas de casa? Eu diria que dificilmente, mas uma postagem nesse mesmo horário dedicada aos jovens poderia funcionar.

É por isso que é importantíssimo entender o comportamento do seu target. Depois que você se familiarizou com os hábitos dessas pessoas, comece a fazer testes. Publique nos mais variados dias e horários, faça posts aos finais de semana, use a criatividade. Depois de um tempo, observe os resultados obtidos e os dias que geraram mais engajamento; isso fará com que você tenha uma ideia do melhor horário para o SEU negócio postar no Facebook. Lembre-se que nem sempre o horário que é bom para mim será bom para você.

Entendeu?

Espero que com a dica de hoje você consiga encontrar os horários ideais para a sua marca publicar no Facebook. Quer ler mais coisas sobre esse tema? Dê uma olhada nos artigos a seguir:

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Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


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