Qual o melhor horário para postar no Facebook?

Por: Bruno Fernandes
Qual o melhor horário para postar no Facebook?

Aqui você encontra:

Você já parou para se perguntar qual o melhor horário para postar no Facebook e por que algumas postagens vão melhor que outras?

O momento de uma publicação tem muito a ver com seu desempenho. Afinal, quanto mais gente interagir com uma postagem nas primeiras horas depois que ela é publicada, maior a relevância percebida pelo algoritmo do Facebook, uma vez que os conteúdos não são exibidos cronologicamente aos usuários. Dessa forma, o alcance dessa publicação tende a aumentar.

Então, saber quais os horários de pico da rede social em relação ao engajamento pode ajudar muito nessa questão. Então, vamos entender qual a melhor hora para postar no Facebook!

Quais os horários de pico do Facebook?

Várias análises já foram feitas a respeito do assunto. De acordo com um estudo da Sprout Social, realizado em todo o mundo, o melhor horário para postar no Facebook é na quarta-feira, às 11h ou entre 13h e 14h. A imagem abaixo mostra os horários em que a rede social costuma apresentar mais engajamento:

No gráfico, é possível observar os dias da semana no eixo vertical, de segunda a domingo, e, no eixo horizontal, os horários, de meia-noite às 23h. Quanto mais escuro o azul do quadradinho, maior o engajamento naquele horário específico.

Melhores horários para postar no Facebook por setor

Além da informação geral, a Sprout Social fez um estudo detalhado sobre a melhor hora para postar no Facebook de acordo com algumas áreas. Vamos conhecê-las a seguir.

Empresas de bens de consumo (comércio)

Para páginas empresas de comércio, incluindo o e-commerce, os melhores horários encontrados foram quarta-feira às 13h e sexta-feira às 11h. Já o pior dia é o domingo.

Comunicação

As empresas de comunicação costumam ter mais engajamento em suas postagens às terças, quartas e quintas-feiras às 17h e às sextas-feiras, entre 8h e 9h. O pior dia, nesse caso, também é o domingo.

Educação

Empresas que atuam no ramo da educação costumam ter mais engajamento em suas postagens no Facebook, em geral, às quartas-feiras. Os melhores horários para postar são quarta às 9h e sábado às 17h. Mais uma vez, o pior dia é o domingo.

Organizações sem fins lucrativos

As organizações sem fins lucrativos têm como melhores horários no Facebook quartas e sextas-feiras, entre 8h e 9h. Em geral, o melhor dia é quarta-feira e o fim de semana gera menos engajamento.

Tecnologia

Páginas do Facebook de empresas de tecnologia têm como melhor período para postagens das 9h às 13h, às quartas-feiras. O pior dia, mais uma vez, é o domingo.

Saúde

Na área da saúde, postagens realizadas às quartas-feiras, das 10h às 14h, costumam ter mais engajamento. Já os fins de semana não tendem a trazer bons resultados.

Finanças

Páginas relacionadas à área financeira encontram a melhor hora para postar no Facebook ao meio dia das quartas-feiras. Os piores dias, por outro lado, são sábado e domingo.

Lazer e turismo

Por fim, para empresas da área de lazer e turismo, os melhores horários são terças às 14h, quartas às 13h e sextas-feiras às 11h. Em geral, o melhor dia é quarta-feira e o pior, domingo.

Se eu postar nesses horários, vou obter sucesso?

Apesar dos estudos sobre o assunto, infelizmente, os resultados sobre os melhores horários para postar fotos e outros conteúdos no Facebook não são uma regra. O que funciona para uma página pode não funcionar para a outra, porque os hábitos da persona de cada negócio são diferentes.

Se você está começando agora com uma página no Facebook, uma boa ideia é postar nos horários de pico, mas também testar horários alternativos, como a hora de deslocamento das pessoas de casa para o trabalho e do trabalho para casa, por exemplo, que é quando cresce o uso do Facebook através de dispositivos móveis.

Entenda seu público-alvo e faça testes

Antes de qualquer coisa, entender o seu público-alvo é fundamental ao criar uma estratégia para as redes sociais.

Por exemplo, se você tem um e-commerce dedicado a donas de casa entre 50 e 65 anos, provavelmente o horário que elas mais usam o Facebook será diferente da faixa etária entre 15 e 21 anos.

Será que fazer um post à meia-noite de um dia de semana alcançará essas donas de casa? Eu diria que dificilmente, mas uma postagem nesse mesmo horário dedicada aos jovens poderia funcionar.

Depois que você se familiarizou com os hábitos dessas pessoas, comece a realizar testes. Publique nos mais variados dias e horários, faça posts aos finais de semana, use a criatividade.

Depois de um tempo, observe os resultados obtidos e os dias que geraram mais engajamento. Isso fará com que você tenha uma ideia do melhor horário para postar no Facebook no caso do seu negócio. Lembre-se que nem sempre o horário que é bom para uma página será bom para outra, pois seus públicos podem ser diferentes.

Como entender o comportamento do meu público no Facebook?

Tanto para decidir em que horários fazer os primeiros testes quanto para avaliar os resultados obtidos, o próprio Facebook oferece uma ferramenta essencial: o Audience Insights.

Por meio dela, é possível identificar várias informações como, por exemplo:

  • dias e horários em que seus seguidores estão mais ativos;
  • publicações com maiores alcance (visualizadas por mais gente) e engajamento (curtidas, comentadas e compartilhadas por mais pessoas);
  • tipos de conteúdo (fotos, vídeos, links do seu blog etc) que costumam chamar mais atenção.

Para entender como extrair informações preciosas sobre seu público no Facebook por meio do Audience Insights, confira o artigo sobre essa ferramenta:


Saiba mais...

Entendido?

Esperamos que, com a dica de hoje, você consiga encontrar o seu melhor horário para postar no Facebook. Dessa forma, você poderá aumentar o alcance das suas publicações e, consequentemente, o engajamento. Assim, cada vez mais pessoas vão se interessar pela sua marca na rede social.

Se sua empresa também trabalha com o Instagram, confira nosso conteúdo sobre o melhor horário para fazer postagens por lá.

Quer colocar tudo isso em prática e vender pela internet? Crie sua loja teste por 30 dias com a Nuvemshop! É simples, rápido, gratuito e sem a necessidade de conhecimentos técnicos!

Faça como +60mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Sabemos que migrar sua loja não é uma decisão simples.

Descubra os benefícios e facilidades que a Nuvemshop oferece exclusivamente para migrações.

Saiba mais sobre a migração