[Dica Rápida] Como criar calls-to-action eficientes no Facebook

Como usar os botões de call-to-action no Facebook

Nós já te explicamos o que é uma Call-to-Action (CTA) e também já anunciamos que o Facebook iria aplicar essa ferramenta às fanpages. Agora que a CTA foi devidamente implementada pelo Facebook, é hora de você aprender como e em quais situações usar esse botãozinho.

No Brasil essa ferramenta leva o nome de chamada para ação. É um pequeno (mas muito importante) botão que você pode usar para convidar seu público a tomar alguma ação que o direcione a uma outra página, dentro ou fora do Facebook, onde ele pode comprar, se cadastrar, usar um aplicativo, jogar, etc.

tipos de CTA no Facebook

É possível criar chamadas para ação direto na página principal da sua fanpage, em anúncios específicos ou até mesmo nas publicações da sua página, sabia? Vamos aprender como fazer isso em cada um deles.

Adicionando uma chamada para ação à minha fanpage

É bem fácil. No canto inferior direito da sua foto de capa tem um botão escrito “Criar chamada para ação”.

Como criar uma chamada para ação no Facebook

É só clicar lá e escolher o tipo de ação que você deseja. Por exemplo, se você tem uma loja online e quer que as pessoas cadastrem seus e-mails para receber novidades de produtos, escolha a opção “Cadastre-se” e direcione-as a uma landing page do seu site com um campo para inscrição. Se você quer levá-las direto para a página de compras da sua loja virtual, você pode optar por “Comprar agora”.

Feito isso, digite a URL para qual o usuário deverá ser direcionado ao clicar no seu botão de CTA. Se houver um endereço diferente para mobiles, você também deve adicionar.

O próximo passo é escolher um destino para pessoas que usam sistemas iOS ou Android. Se a sua empresa tem aplicativos para celulares, é só selecionar a opção e fornecer a URL de deep link para app – isso vale tanto para iOS quanto para Android.

Configurando botão de CTA para android e iOS

Depois disso, é só confirmar e pronto: você já tem uma chamada para ação na sua página!

Medindo a eficácia

Ao clicar no botão recém-criado e escolher a opção “Ver informações”, você ainda pode acompanhar quantos cliques ele obteve nos últimos sete dias.

Adicionando uma chamada para ação ao meu anúncio

Ao entrar no Gerenciador de Anúncios e clicar em “Criar um anúncio”, você deve escolher como objetivo obter cliques no site. Após inserir a URL de destino (a página exata onde as pessoas vão cair ao clicar na campanha), definir perfil do público, orçamento e aparência e conteúdo do anúncio, você tem a opção de adicionar um botão de chamada para ação. É só escolher a ação e pronto. Seu anúncio aparecerá assim:

Criar um call to action em anúncios do Facebook

Para quem tem um e-commerce, uma ótima opção é anunciar produtos específicos, adicionando o botão “Compre agora” para direcionar as pessoas diretamente à página de compra daquele produto.

Adicionando uma chamada para ação à minha publicação

Por fim, pouca gente sabe que é possível criar um botão de CTA em uma simples publicação. Isso porque essa façanha só pode ser realizada com o Power Editor. Após baixar a ferramenta, escolha a opção “Gerenciar páginas” no canto esquerdo superior e depois clique em “Criar publicação”.

Aí é só escolher a ação desejada para o botão e criar o seu post da forma como você quiser: com texto, foto, URL, etc. Depois, opte pela opção de publicar o post na página (conforme mostrado abaixo em vermelho).

Como criar uma chamada para ação em publicações no Facebook

Após criar a publicação, ela ainda não estará visível. Você deve selecioná-la na lista de posts do Power Editor e aí sim escolher a opção “publicar” ou “agendar”. Simples, não?

Gostou?

Espero que esse post tenha te ajudado! Comece a usar essa ferramenta agora mesmo e nos conte o que achou!

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Luna Pontes

Luna é jornalista com foco em vídeo, mas também adora escrever. É cantora e libriana, o que a fez levar muito tempo para escolher as palavras dessa bio.


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