Passo a passo para criar uma call to action (CTA) no Facebook

Criança gritando no microfone simbolizando o call to action do Facebook

Pontos principais do artigo:

  • Uma call to action no Facebook é um botão de chamada para ação que pode ser incluído em páginas ou anúncios;
  • Esse recurso serve para direcionar os usuários para uma ação específica, como visitar sua loja virtual ou entrar em contato pelo WhatsApp;
  • Algumas das CTAs mais usadas no Facebook são para “Agendar agora”, “Enviar mensagem”, “Saiba mais” ou “Comprar agora”;
  • Para adicionar um botão de chamada para ação no Facebook, é preciso acessar o painel profissional. Confira o passo a passo no artigo.

Uma call to action no Facebook é um botão de chamada para ação (ou botão de CTA). Na prática, quando queremos que alguém realize alguma ação, como visitar a loja virtual ou entrar em contato para saber mais sobre o produto, usamos esses botões.

Se você tem uma conta no Facebook com o objetivo de atrair mais pessoas para seu site de vendas, por exemplo, não deve esperar que as pessoas tomem essa atitude sozinhas. É necessário chamar a atenção do usuário e, em seguida, fazer um convite direcionando para que ele cumpra a ação esperada.

E a boa notícia é que é possível criar call to actions no Facebook direto na sua página ou por meio dos anúncios. Ao longo deste artigo, vamos mostrar passo a passo como adicionar um botão de chamada para ação no Facebook. Confira!

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Opções de CTA no Facebook

Existem diversas opções de call to action no Facebook. Para escolher, é preciso pensar em qual ação você espera que o usuário realize. Visitar a sua loja? Comprar um produto? Entrar em contato? Existe uma CTA específica para cada opção.

No geral, alguns dos botões de chamada para ação mais utilizados no Facebook são:

  • Agendar agora: para conectar a uma ferramenta de agendamento em que os usuários podem marcar horários;
  • Cadastre-se: para abrir uma landing page com um formulário de cadastro;
  • Enviar mensagem: para abrir um canal de mensagens como Messenger ou WhatsApp;
  • Saiba mais: para abrir um site;
  • Assistir agora: para abrir um site com vídeo;
  • Comprar agora: para selecionar uma loja online e direcionar o usuário;
  • Ver cardápio/Fazer pedido: para sites de restaurantes.

💡 Saiba mais: Como fazer uma call to action (CTA) + exemplos

Como adicionar um botão de ação em uma página no Facebook?

Adicionar uma call to action em uma página do Facebook é algo simples. Para isso, basta abrir a sua página e clicar no botão “Gerenciar”, logo abaixo da imagem de capa.

Botão de gerenciar página no Facebook

Ao clicar, você será direcionado para o painel profissional. No canto lateral direito, clique na opção “Fornecer informações e preferências” e, em seguida, em “Adicionar um botão de ação”.

Painel profissional de página no Facebook

Nesse momento, a plataforma oferece três categorias de call to action para Facebook:

  • Contato para negócios: com opções como “agendar agora”, “iniciar pedido” e “ver loja”;
  • Entrar em contato: com opções como “enviar mensagem”, “mensagem pelo WhatsApp” e “ligar agora”;
  • Link para grupo ou app: com opções como “saiba mais”, “comprar agora” e “visitar grupo”.

Exemplo de botão de ação em página no Facebook

Aqui, basta escolher a opção que mais se adapta ao seu negócio e clicar em “Avançar”. De acordo com a opção escolhida, a plataforma pode pedir algumas informações adicionais.

Se você tem uma loja online, por exemplo, pode escolher a opção “Saiba mais” e, em seguida, adicionar o link da sua loja. Assim, sempre que o usuário clicar no botão, será direcionado para o seu e-commerce da sua marca.

💡 Saiba mais: O que é Facebook Business e como criar uma página comercial?

Como adicionar um botão de ação em um anúncio de página Facebook?

Para adicionar uma call to action a um anúncio de página no Facebook, acesse o painel profissional da sua página, clique em “Central de anúncios” e, em seguida, em “Criar anúncio”:

Painel profissional central de anúncios do Facebook

Depois disso, selecione a opção de “Criar novo anúncio”:

Opção de criar novo anúncio no Facebook

Para quem tem um e-commerce, uma boa opção é escolher como meta do anúncio “Receber mais visitantes no site”. Dessa forma, é possível usar o recurso para direcionar as pessoas para a sua loja virtual.

Depois de selecionar a meta, você pode adicionar uma imagem para o anúncio, título, URL e o nome do botão de call to action para o Facebook. Se você está anunciando um produto, por exemplo, recomendamos que use a CTA para “Comprar agora”.

CTA de comprar agora no Facebook

Em seguida, basta preencher as opções de público, duração e orçamento. Então, você verá uma prévia do seu anúncio para confirmar as informações e promover a publicação.

💡 Saiba mais: Quanto custa anunciar no Facebook?

Como adicionar um botão de ação no Facebook Ads?

Para anunciar diretamente pelo Facebook Ads (e não por meio da sua página), você vai precisar acessar o “Gerenciador de anúnciose selecionar a opção de “Criar”:

Opção de criar anúncio no Facebook Ads

Em seguida, assim como no anúncio de página, também será preciso definir o objetivo da campanha. Se você é lojista, também recomendamos a opção de “Tráfego”, assim, será possível direcionar as pessoas para a sua loja virtual por meio do anúncio.

Objetivo da campanha no Facebook Ads

O próximo passo é definir se você prefere fazer as configurações da campanha de forma personalizada ou de acordo com a configuração padrão. Nesse caso, a escolha vai depender do seu nível de conhecimento sobre o assunto.

💡 Saiba mais: Como anunciar no Facebook Ads [passo a passo]

Configuração de campanha no Facebook Ads

Na próxima página, você vai definir as especificações da campanha, como público, orçamento e duração. Em seguida, poderá adicionar o criativo do anúncio, texto principal, descrição e call to action para o Facebook. Aqui, também é possível usar a opção de “Comprar agora”.

CTA comprar agora no Facebook Ads

💡 Saiba mais: Guia completo sobre como vender nas redes sociais

Tudo certo para usar as melhores call to actions no Facebook?

Como vimos, uma call to action no Facebook é uma maneira simples e eficaz de direcionar o comportamento do público para um objetivo específico. Não à toa, esse é um dos recursos mais utilizados nas estratégias de marketing de grandes empresas.

Então, que tal usar a sua próxima CTA no Facebook para direcionar os usuários para o seu próprio site de vendas? Crie já a sua loja virtual grátis na Nuvemshop e conte com a maior plataforma de e-commerce da América Latina para ganhar dinheiro na internet. 🚀

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre call to action no Facebook

Uma call to action no Facebook é um botão de chamada para ação que pode ser incluído em páginas ou anúncios. Ele serve para direcionar os usuários para uma ação específica, como visitar uma loja virtual ou entrar em contato pelo WhatsApp.

Para criar uma chamada para ação em páginas, é preciso acessar o painel profissional, selecionar a opção de “Fornecer informações e preferências” e clicar em “Adicionar um botão de ação”. Já para anúncios de páginas ou do Facebook Ads, é necessário acessar o painel gerenciador, criar um novo anúncio e selecionar a categoria da CTA.

As CTAs mais utilizadas no Facebook são: “Agendar agora”, “Cadastre-se”, “Enviar mensagem”, “Saiba mais”, “Assistir agora”, “Comprar agora” e “Ver cardápio/Fazer pedido”.

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