Passo a passo para criar call-to-action no Facebook e converter mais

Como criar call-to-action no Facebook:
- Na foto de capa da sua página, clique em “Criar uma chamada para ação”;
- Escolha a chamada e insira a URL para a qual o usuário deverá ser direcionado ao clicar no seu botão de CTA;
- Clique em “Criar”.
Confira o artigo e saiba mais!
Nós já te explicamos o que é uma Call-to-Action (CTA) e também já anunciamos que o Facebook iria aplicar essa ferramenta às fanpages. Agora que essa funcionalidade foi devidamente implementada pela empresa, é hora de você aprender como e em quais situações usar call-to-action no Facebook.
No Brasil, essa ferramenta leva o nome de chamada para ação. É um pequeno (mas muito importante) botão que você pode usar para convidar seu público a tomar alguma ação que o direcione a outra página, dentro ou fora do Facebook, onde ele pode comprar, se cadastrar, usar um aplicativo, jogar etc.
Continue a leitura e veja como os botões de chamada podem ajudar você a atrair clientes para sua loja virtual!
Usando call-to-action no Facebook
Caso você tenha criado uma página no Facebook com o objetivo de atrair mais pessoas para sua loja virtual, é necessário mostrar a elas quais as vantagens do seu negócio, além de fazer um convite para que elas conheçam o seu e-commerce.
Quando queremos que alguém realize alguma ação, usamos as calls-to-action. Esses botões de chamada para ação (ou botão de CTA) encaminham os visitantes para fazer algo específico, como visitar seu site ou ligar para a loja.
É possível criar chamadas para ação direto na página principal da sua fanpage, em anúncios específicos ou até mesmo nas publicações da sua página, sabia? Ao longo deste artigo, vamos mostrar como adicionar call-to-action no Facebook!
💡 Saiba mais: Marketing no Facebook: confira o guia completo
Adicionando uma chamada para ação à minha fanpage
É bem fácil. No canto inferior direito da sua foto de capa há um botão escrito “Criar chamada para ação”.
É só clicar e escolher o tipo de ação que você deseja. Por exemplo, se você tem uma loja online e quer que as pessoas cadastrem seus e-mails para receber novidades de produtos, escolha a opção “Cadastre-se” e direcione-as a uma landing page do seu site com um campo para inscrição.
Se você quiser levá-las direto para a página de compras da sua loja virtual, é possível escolher a opção “Comprar agora”.
Feito isso, digite a URL para a qual o usuário deverá ser direcionado ao clicar no seu botão de CTA. Se houver um endereço diferente para mobiles, você também deve adicionar.
💡 Saiba mais: O que é URL parametrizada, como usar este recurso e por que ele é importante?
O próximo passo é escolher um destino para as pessoas que usam sistemas iOS ou Android. Se a sua empresa tem aplicativos para celulares, é só selecionar a opção e fornecer a URL de deep link para app — isso vale tanto para iOS quanto para Android.
Depois disso, é só confirmar e pronto: você já tem uma chamada para ação na sua página!
Medindo a eficácia
Ao clicar no botão recém-criado e escolher a opção “Ver informações”, você ainda pode acompanhar quantos cliques ele obteve nos últimos sete dias.
Adicionando uma chamada para ação ao meu anúncio
Ao entrar no Gerenciador de Anúncios e clicar em “Criar um anúncio”, você deve escolher como objetivo obter cliques no site.
Após inserir a URL de destino (a página exata onde as pessoas vão cair ao clicar na campanha), definir o perfil do público, o orçamento e a aparência do conteúdo do anúncio, você tem a opção de adicionar um botão de call-to-action. É só escolher a ação e pronto. Seu anúncio aparecerá assim:
Para quem tem um e-commerce, uma ótima opção é anunciar produtos específicos, adicionando o botão “Compre agora” para direcionar as pessoas diretamente à página de compra daquele produto.
💡 Saiba mais: Guia completo sobre como vender nas redes sociais
Adicionando uma chamada para ação à minha publicação
Por fim, pouca gente sabe que é possível criar um botão de CTA em uma simples publicação. Isso porque essa façanha só pode ser realizada com o Power Editor.
O Power Editor é uma ferramenta que possibilita a gestão de vários anúncios simultaneamente dentro do Facebook. Você pode usar esse recurso para criar e administrar diversas campanhas publicitárias.
Após baixar a ferramenta, escolha a opção “Gerenciar páginas” no canto esquerdo superior e depois clique em “Criar publicação”.
Aí é só escolher a ação desejada para o botão e criar o seu post da forma como você quiser: com texto, foto, URL etc. Depois, opte pela opção de publicar o post na página (conforme mostrado abaixo em vermelho):
Após criar a publicação, ela ainda não estará visível. Você deve selecioná-la na lista de posts do Power Editor e aí, sim, escolher a opção “publicar” ou “agendar”. Simples, não é mesmo?
Resumo
Conseguiu entender como criar call-to-action no Facebook e qual a sua importância? Para não deixar passar nenhuma informação, confira o resumo que preparamos:
Como adicionar uma call-to-action à fanpage do Facebook
- Na foto de capa da sua página, clique em “Criar uma chamada para ação”
- Escolha a chamada e insira a URL para a qual o usuário deverá ser direcionado ao clicar no seu botão de CTA
- Clique em “Criar”.
Como adicionar uma call to action ao anúncio do Facebook
- No gerador de anúncios, clique em “Criar um anúncio”
- Insira a URL de destino
- Defina público, orçamento e conteúdo do anúncio
- Escolha a ação em “Editar chamada para ação” clique em “Criar”
Como adicionar uma call-to-action à publicação do Facebook
- Baixe o Power Editor
- Na opção “Gerenciar páginas”, clique em “Criar publicação”
- Escolha a ação desejada para o botão e crie o post
- Selecione a publicação na lista de posts do Power Editor
- Clique em “Publicar” ou “Agendar”.
E que tal vender seus produtos em uma plataforma de e-commerce completa e ainda integrá-los com o Facebook? Você pode testar a Nuvemshop por 30 dias grátis. É super-rápido e não necessita de conhecimentos técnicos! 💙