Prova social: o que é e como utilizá-la a favor do seu negócio?

Por: Talitha Adde

Prova social: o que é e como utilizá-la a favor do seu negócio?

Prova social é um conjunto de opiniões, comentários e impressões de clientes sobre determinado produto ou serviço oferecido por uma empresa. Tais feedbacks influenciam diretamente na decisão de compra de novos consumidores.


Pare e pense rapidamente: quantas vezes você já pesquisou reviews de um produto antes de comprá-lo? E com qual frequência você adquiriu um item por conta dos comentários de outros clientes? Imagino que com frequência, não é mesmo? Pois bem, situações como essas mostram a força que a prova social pode ter.

Esta é uma estratégia de persuasão que aproveita as experiências positivas que consumidores tiveram com a sua marca para incentivar novos clientes a comprarem.

Mas como explorar o conceito das melhores maneiras? Continue com a gente neste artigo e descubra como usar a prova social a favor do seu negócio!

O que é a prova social?

Prova social é um conjunto de opiniões, comentários (positivos ou negativos) e impressões de clientes sobre determinado produto ou serviço oferecido por uma empresa. Tais feedbacks influenciam diretamente na decisão de compra de novos consumidores , já que funcionam como gatilhos mentais, ou seja, mecanismos cerebrais que direcionam nossas escolhas.

Em outras palavras, possíveis compradores utilizam a prova social para prever a experiência que terão com o produto ou serviço a ser adquirido, confirmar suposições e, assim, decidir comprar ou abandonar o carrinho.

Negócios que utilizam a estratégia podem:

  • Conquistar novos clientes;
  • Reunir avaliações positivas da empresa;
  • Aumentar o alcance e conhecimento do negócio;
  • Ser autoridade no nicho de atuação.

Como funciona a prova social?

Provas sociais funcionam como facilitadores na tomada de decisão. Não é à toa que 76% dos consumidores já compraram algum produto ou serviço após uma recomendação de um influenciador digital, de acordo com pesquisa produzida pela empresa de marketing de influência Spark em parceria com o Instituto QualiBest.

Isso tudo pode ser explicado pelo neuromarketing, uma área da ciência que busca estudar e compreender os fatores que influenciam o consumidor na hora de comprar um produto.

Apesar de ser um estudo relativamente novo, revelou resultados expressivos que servem de base para as aplicações do marketing, como, por exemplo, que a aquisição de um produto de uma marca com boas avaliações ativa o centro de recompensas do cérebro.

Portanto, uma das melhores maneiras de aumentar as vendas do seu negócio é mostrar ao seu cliente evidências de que o seu produto já foi usado e aprovado por outras pessoas.

Agora, como aplicar a prova social nas suas estratégias? Vamos ao próximo passo!

Como utilizar a prova social na sua empresa?

Agora que vimos o que é e como funciona a prova social, chegou a hora de saber como utilizá-la a favor do seu negócio. Então, sem mais delongas, vamos às dicas:

1. Faça parcerias com influenciadores

Se você vende produtos e serviços pela internet, não existe a máxima “a sua opinião não me interessa”. Cada comentário e avaliação são relevantes e, quando realizados por um perfil considerado autoridade no assunto, você, certamente, estará à frente da concorrência.

Como, ao comprar online, o cliente não pode tocar e nem ver o produto pessoalmente, ele estará em busca da maior quantidade possível de informações sobre ele. Então, as reviews e recomendações de influenciadores digitais são uma das principais formas de analisar a confiabilidade do item apresentado pela loja virtual.

Por isso, busque formadores de opinião no nicho da sua empresa, faça parcerias, mande materiais de divulgação de sua marca e amostras para que eles possam fazer as suas resenhas.

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2. Utilize avaliações dos clientes

Além de parcerias com influenciadores digitais, as avaliações de clientes são um tiro certo para utilizar a estratégia da prova social na sua loja virtual.

É muito importante habilitar um espaço em seu site para que os clientes deem um feedback dos produtos que compraram, usando notas ou estrelas, e comentando sobre a experiência.

Conforme a pesquisa How Online Reviews Influence Sales, realizada pela universidade americana Northwestern University, lojas virtuais que têm avaliações publicadas de seus produtos conseguem aumentar as suas vendas em até 270%.

Mas, para ter sucesso com a estratégia e transmitir credibilidade, o estudo sugere que cada produto deve ter pelo menos cinco comentários para influenciar um potencial consumidor na decisão de compra.

💡 Saiba mais: Aprenda quando e como pedir feedback ao cliente

3. Use críticas e reclamações para construir relacionamentos

Que tal aproveitar os limões que a vida te dá e fazer uma boa limonada? Brincadeiras à parte, essa dica é especial para garantir a reputação da sua marca na internet!

Sabe aquelas reclamações, exposições de pontos negativos, relatos de experiências ruins com o serviço etc? Ao invés de deletar ou ignorar, aproveite para atuar em suas resoluções rapidamente.

Essa é uma forma de garantir que, antes que a reclamação se espalhe por sites de avaliações de empresas, como o Reclame Aqui, você já coloque nela uma resposta eficiente com a resolução do problema, demonstrando atenção, profissionalismo e cuidado com o cliente.

Lembre-se de nunca apagar comentários negativos da sua página ou tentar resolvê-los de forma privada.

Essa prática faz aumentar a irritação do consumidor, o que pode incentivá-lo a publicar mais reclamações de sua marca em outros meios de comunicação.

💡 Saiba mais: Como evitar e gerenciar crises em sites e redes sociais?

4. Reúna depoimentos positivos de seus clientes

Muitas empresas recolhem depoimentos de clientes satisfeitos para colocá-los nos seus sites e redes sociais. Essa é uma excelente estratégia para a prova social!

Isso porque tais relatos valorizam a opinião do cliente e influenciam a decisão de outras pessoas.

Além disso, ao descobrir que um feedback ganha destaque em um site, um consumidor vai se sentir impulsionado a deixar a própria opinião mais vezes e novos clientes também vão seguir os mesmos passos.

Para ganhar mais visibilidade com essas avaliações, uma dica é publicá-las na home do site, nas páginas dos produtos ou, até mesmo, em uma página dedicada a isso.

Veja um exemplo de um depoimento publicado na home da loja virtual Simple Dog, uma marca de ração desidratada pioneira no Brasil:

Captura de tela de depoimento de cliente na home da loja virtual Simple Dog

5. Tenha selos de segurança e verificação em seu site

Selos de segurança e verificação no site da sua loja virtual trazem status e confiança para quem visita a sua página.

Basicamente, o selo de segurança é um certificado exibido em lojas virtuais cujo objetivo é sinalizar que a página apresenta uma navegação segura.

No entanto, para ter um site seguro, você precisa, de fato, investir em algumas ferramentas, como o certificado SSL. Essa é uma tecnologia padrão de segurança utilizada para proteger informações importantes que os usuários digitam nas páginas durante a navegação em um website, como o número do cartão de crédito, por exemplo.

Caso você tenha uma loja Nuvemshop, a plataforma já inclui o certificado SSL integrado e gratuito. Para ativá-lo, basta seguir um passo a passo simples:

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6. Promova as menções da sua marca na mídia

Se a sua empresa foi mencionada em algum canal de comunicação, não deixe de usar isso como prova social! Compartilhe a notícia nas redes sociais do seu negócio, envie o destaque por e-mail marketing etc.

Afinal, assim como os influenciadores digitais, a mídia é uma forte autoridade e você pode aproveitar para mostrar aos seus clientes que o trabalho realizado por sua empresa está sendo reconhecido.

Essa simples ação é capaz de transmitir uma mensagem para o inconsciente e fazer com que o público se convença de que a marca é bem posicionada no mercado.

Vantagens da prova social

Após descobrir como utilizar a prova social em sua estratégia de marketing, certamente, você já deve ter alguma noção das vantagens que ela pode trazer ao seu negócio, certo? Mas vamos conhecê-las mais a fundo:

1. Ganhar autoridade

Quanto melhor você trabalhar com a prova social, mais autoridade a empresa terá em seu nicho de atuação.

Em outras palavras, quanto mais pessoas indicam e opinam a favor do seu negócio, mais ele tende a se tornar referência no setor.

2. Mais transparência

Quando você permite que clientes deixem depoimentos e comentários em seu site, mostra aos seus potenciais compradores que a sua empresa não tem medo de expor opiniões externas sobre o negócio.

Nessa situação, o público sente que você age com transparência, desencadeando uma série de benefícios para sua marca.

Vale lembrar que a transparência de uma empresa garante a credibilidade da marca, o que a destaca em relação aos concorrentes

3. Aumentar taxa de conversão

Se você é uma autoridade em seu nicho de mercado, tem avaliações de qualidade em seu site e age com transparência, não existe segredo: as conversões em sua loja virtual tendem a aumentar!

Com mais conversões, mais chances de ampliar a prova social do seu negócio e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

Resumo

Como vimos, a prova social é uma estratégia importante para negócios, visto que ela tem um poder de influência sobre a decisão de compra de potenciais clientes.

Antes de ir embora, veja um resumo deste conteúdo:

O que é a prova social?

Prova social é um conjunto de opiniões, comentários e impressões de clientes sobre determinado produto ou serviço oferecido por uma empresa. Tais feedbacks influenciam diretamente na decisão de compra de novos consumidores , já que funcionam como gatilhos mentais, ou seja, mecanismos cerebrais que direcionam nossas escolhas.

Como funciona a prova social?

Provas sociais funcionam como facilitadores na tomada de decisão. Estudos na área de neuromarketing comprovaram que a aquisição de um produto de uma marca com boas avaliações ativa o centro de recompensas cerebral.

Como utilizar a prova social na sua empresa?

  1. Faça parcerias com influenciadores
  2. Utilize avaliações dos clientes
  3. Use críticas e reclamações para construir relacionamentos
  4. Reúna depoimentos positivos de seus clientes
  5. Tenha selos de segurança e verificação em seu site
  6. Promova as menções da sua marca na mídia

Vantagens da prova social

  1. Ganhar autoridade
  2. Mais transparência
  3. Aumentar taxa de conversão

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