O que é prova social e como utilizar esse gatilho mental?

Na imagem, vemos uma pessoa segurando um smartphone enquanto verifica as avaliações de determinado serviço ou produto.

Prova social é um conjunto de opiniões, comentários e impressões de clientes sobre determinado produto ou serviço oferecido por uma empresa. Tais feedbacks influenciam diretamente na decisão de compra de novos consumidores.


Pare e pense rapidamente: quantas vezes você já pesquisou avaliações de um produto antes de comprá-lo? E com qual frequência você adquiriu um item por conta dos comentários de outros clientes? Imagino que com frequência, não é mesmo? Pois bem, situações como essas mostram a força que a prova social pode ter.

Esta é uma técnica de persuasão que aproveita as experiências positivas que consumidores tiveram com a sua marca para incentivar novos clientes a comprarem.

Mas como explorar o conceito das melhores maneiras? Continue com a gente neste artigo e descubra como usar a prova social a favor do seu negócio! Então, vamos lá?

E, antes de ler o conteúdo completo, recomendamos que você assista nosso vídeo sobre o assunto. Veja abaixo:

O que é prova social?

Prova social é um conjunto de opiniões, comentários (positivos ou negativos) e impressões de clientes sobre determinado produto ou serviço oferecido por uma empresa.

Tais feedbacks influenciam diretamente na decisão de compra de novos consumidores, já que funcionam como gatilhos mentais, ou seja, mecanismos cerebrais que direcionam nossas escolhas.

Em outras palavras, possíveis compradores utilizam a prova social para prever a experiência que terão com o produto ou serviço a ser adquirido, confirmar suposições e, assim, decidir comprar ou abandonar o carrinho.

Negócios que utilizam a estratégia podem:

  • Atrair clientes;
  • Reunir avaliações positivas da empresa;
  • Aumentar o alcance e conhecimento do negócio;
  • Ser autoridade no nicho de atuação.

💡 Saiba mais: Como funciona o Google Avaliações do Consumidor?

Por que a prova social é importante?

Após descobrir como funciona a prova social, certamente, você já deve ter alguma noção das vantagens que ela pode trazer ao seu negócio, certo? Mas vamos conhecê-las mais a fundo:

1. Ganhar autoridade

Quanto melhor você trabalhar com a prova social, mais autoridade a empresa terá em seu nicho de mercado.

Em outras palavras, quanto mais pessoas indicam e opinam a favor do seu negócio, mais ele tende a se tornar referência no setor.

2. Mais transparência

Quando você permite que clientes deixem depoimentos e comentários em seu site, mostra aos seus potenciais compradores que a sua empresa não tem medo de expor opiniões externas sobre o negócio.

Nessa situação, o público sente que você age com transparência, desencadeando uma série de benefícios para sua marca.

Vale lembrar que a transparência de uma empresa garante a credibilidade da marca, o que a destaca em relação aos concorrentes

3. Aumentar taxa de conversão

Se você é uma autoridade em seu nicho de mercado, tem avaliações de qualidade em seu site e age com transparência, não existe segredo: a taxa de conversão em sua loja virtual tende a aumentar!

Com mais conversões, mais chances de ampliar a prova social do seu negócio e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

Como usar a prova social na sua empresa?

Agora que vimos para que serve a prova social, chegou a hora de saber como utilizá-la a favor do seu negócio. Então, sem mais delongas, vamos às dicas:

1. Faça parcerias com influenciadores

Se você vende produtos e serviços pela internet, não existe a máxima “a sua opinião não me interessa”. Cada comentário e avaliação são relevantes e, quando realizados por um perfil considerado autoridade no assunto, você, certamente, estará à frente da concorrência.

Como, ao comprar online, o cliente não pode tocar e nem ver o produto pessoalmente, ele estará em busca da maior quantidade possível de informações sobre ele. Então, as reviews e recomendações de influenciadores digitais são uma das principais formas de analisar a confiabilidade do item apresentado pela loja virtual.

Por isso, busque formadores de opinião no nicho da sua empresa, faça parcerias, mande materiais de divulgação de sua marca e amostras para que eles possam fazer as suas resenhas.

Nesse sentido, se você é uma agência de marketing de influenciadores e deseja ajudar milhares de lojistas da Nuvemshop a conseguir melhores avaliações sobre as suas soluções, que tal se cadastrar no Programa de Especialistas Nuvem para oferecer os seus trabalhos aos vendedores da plataforma?

2. Utilize avaliações dos clientes

Além de parcerias com influenciadores digitais, as avaliações de clientes são um tiro certo para utilizar a estratégia da prova social na sua loja virtual.

É muito importante habilitar um espaço em seu site para que os clientes deem um feedback dos produtos que compraram, usando notas ou estrelas, e comentando sobre a experiência.

💡Saiba mais: O que é a RA Trustvox e como funciona?

Conforme a pesquisa How Online Reviews Influence Sales, realizada pela universidade americana Northwestern University, lojas virtuais que têm avaliações publicadas de seus produtos conseguem aumentar as suas vendas em até 270%.

Mas, para ter sucesso com a estratégia e transmitir credibilidade, o estudo sugere que cada produto deve ter pelo menos cinco comentários para influenciar um potencial consumidor na decisão de compra.

3. Use críticas e reclamações para construir relacionamentos

Que tal aproveitar os limões que a vida te dá e fazer uma boa limonada? Brincadeiras à parte, essa dica é especial para garantir a reputação da sua marca na internet!

Sabe aquelas reclamações, exposições de pontos negativos, relatos de experiências ruins com o serviço etc? Ao invés de deletar ou ignorar, aproveite para atuar em suas resoluções rapidamente.

Essa é uma forma de garantir que, antes que a reclamação se espalhe por sites de avaliações de empresas, como o Reclame Aqui, você já coloque nela uma resposta eficiente com a resolução do problema, demonstrando atenção, profissionalismo e cuidado com o cliente.

💡Saiba mais: 10 exemplos de frases prontas para atendimento ao cliente

Lembre-se de nunca apagar comentários negativos da sua página ou tentar resolvê-los de forma privada.

Essa prática faz aumentar a irritação do consumidor, o que pode incentivá-lo a publicar mais reclamações de sua marca em outros meios de comunicação.

💡Saiba mais: Guia sobre atendimento ao cliente

4. Reúna depoimentos positivos de seus clientes

Muitas empresas recolhem depoimentos de clientes satisfeitos para colocá-los nos seus sites e redes sociais. Essa é uma excelente estratégia para a prova social!

Isso porque tais relatos valorizam a opinião do cliente e influenciam a decisão de outras pessoas.

Além disso, ao descobrir que um feedback ganha destaque em um site, um consumidor vai se sentir impulsionado a deixar a própria opinião mais vezes e novos clientes também vão seguir os mesmos passos.

Para ganhar mais visibilidade com essas avaliações, uma dica é publicá-las na home do site, nas páginas dos produtos ou, até mesmo, em uma página dedicada a isso.

5. Tenha selos de segurança e verificação em seu site

Selos de segurança e verificação no site da sua loja virtual trazem status e confiança para quem visita a sua página.

Basicamente, o selo de segurança é um certificado exibido em lojas virtuais cujo objetivo é sinalizar que a página apresenta uma navegação segura.

No entanto, para ter um site seguro, você precisa, de fato, investir em algumas ferramentas, como o certificado SSL.

Essa é uma tecnologia padrão de segurança utilizada para proteger informações importantes que os usuários digitam nas páginas durante a navegação em um website, como o número do cartão de crédito, por exemplo.

Se você é um lojista da Nuvemshop, a plataforma já inclui o certificado SSL integrado e gratuito.

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6. Promova as menções da sua marca na mídia

Se a sua empresa foi mencionada em algum canal de comunicação, não deixe de usar isso como prova social! Compartilhe a notícia nas redes sociais do seu negócio, envie o destaque por e-mail marketing etc.

Afinal, assim como os influenciadores digitais, a mídia é uma forte autoridade e você pode aproveitar para mostrar aos seus clientes que o trabalho realizado por sua empresa está sendo reconhecido.

Essa simples ação é capaz de transmitir uma mensagem para o inconsciente e fazer com que o público se convença de que a marca está bem posicionada no mercado.

Quais são os principais tipos de prova social?

Existem alguns tipos de prova social. Confira os principais a seguir:

Depoimento

Os depoimentos são o tipo de prova social mais utilizado. Geralmente, são relatos simples e curtos de clientes satisfeitos com uma compra, nos mais diferentes formatos: em landing pages específicas de produtos, na página de venda de um produto etc.

Para conseguir as recomendações positivas sobre a compra, estimule o feedback. Entre em contato com o comprador perguntando como foi a experiência com o seu negócio.

A partir daí, no momento em que tiver essa avaliação positiva, pergunte ao cliente se pode divulgá-la em seus canais de comunicação. Aqui, não se esqueça de colocar nomes e fotos para aumentar a credibilidade dos depoimentos.

💡 Saiba mais: Aprenda quando e como pedir feedback ao cliente

Cases de sucesso

A apresentação de prova social com um case de sucesso (isto é, uma história de sucesso) é uma das formas mais eficientes de utilizar a prova social.

Comum principalmente para o setor B2B, como agências ou empresas de softwares, esse tipo comprova os resultados obtidos pelos contratantes a partir de dados e métricas.

Avaliações

As avaliações, ou reviews, são mais objetivas do que os depoimentos. Essa forma de prova social é muito utilizada em casos de produtos ou soluções que podem ser comprados online.

Se você tem espaço para incluir avaliações nas suas redes sociais e site de vendas, não deixe de explorar essa opção.

Ícones confiáveis

Você tem certificados e selos importantes? Dê destaque para eles em sua loja virtual.

Ícones confiáveis, como SSL (que comprava uma navegação segura), transmitem credibilidade e são uma prova social importante para quem está comprando online.

Redes sociais

Quem está procurando saber mais sobre uma empresa antes de fechar um negócio pode querer saber qual é a reputação da marca nas redes sociais.

Esse tipo de prova social é importante para a construção da imagem do seu negócio. Você pode, inclusive, utilizar menções e interações positivas em seu perfil como forma de validação e demonstração de clientes satisfeitos como parte das suas publicações.

💡 Saiba mais: O que é marketing nas redes sociais e como fazê-lo?

Números

Outro tipo de prova social que passa credibilidade são os números. Dados de produtos vendidos, informações sobre campanhas de sucesso – tudo isso reforça valor na imagem da sua marca.

Tudo certo sobre o que é prova social?

Como vimos, a prova social é uma estratégia importante para negócios, visto que ela tem um poder de influência sobre a decisão de compra de potenciais clientes.

E, se você ainda não vende online, o que acha de fazer um criar sua loja grátis com a Nuvemshop? Conte com a gente para potencializar sua história de sucesso. 💙

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Perguntas frequentes

Prova social é um conjunto de opiniões, comentários e impressões de clientes sobre determinado produto ou serviço oferecido por uma empresa. Tais feedbacks influenciam diretamente na decisão de compra de novos consumidores , já que funcionam como gatilhos mentais, ou seja, mecanismos cerebrais que direcionam nossas escolhas.

Faça parcerias com influenciadores, utilize avaliações dos clientes, use críticas e reclamações para construir relacionamentos, reúna depoimentos positivos de seus clientes, tenha selos de segurança e verificação em seu site e promova as menções da sua marca na mídia.

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