15/02/2012

Prova social, a chave para vender mais em sua loja

Prova social

Imagine que, ao passar pela porta de um restaurante, você perceba que existe uma longa fila para entrar lá. Se não conhecer o lugar, provavelmente você associará essa movimentação à popularidade e suposta qualidade do estabelecimento, afinal, “se todo mundo está esperando, deve valer a pena”. Os proprietários, inclusive, podem reduzir a quantidade de pessoas que entram intencionalmente, para gerar a sensação de exclusividade.

Situações como essa estão relacionadas ao conceito de social proof, ou “prova social” em português. Trata-se de um fenômeno psicológico que faz com que as pessoas considerem as ações alheias um exemplo de comportamento correto para determinado momento (no caso do exemplo mencionado, a espera pela entrada).

O efeito ocorre em situações sociais “ambíguas”, em que não há uma orientação explícita sobre o que fazer. As pessoas, em geral, ficam indecisas em sua resposta e são movidas pela premissa de que os outros têm mais conhecimento sobre a situação. Essa ideia também pode ser facilmente aplicada no marketing da sua loja online, basta que você implemente algumas técnicas:

1. Conte com depoimentos de especialistas, pessoas influentes e clientes

Uma recomendação de peso faz toda a diferença no momento de decisão sobre a compra, não é? Para que os visitantes da sua loja se sintam mais seguros para consumir o seu produto, compartilhe com eles a opinião de um especialista no segmento, alguém que seja referência no assunto ou até mesmo um outro cliente satisfeito.

Se você possui um e-commerce de moda, por exemplo, que tal convidar um estilista para ilustrar as tendências para a próxima temporada usando as suas peças? Caso venda móveis, por que não oferecer algo da sua coleção para uma celebridade? Um consumidor fiel à sua marca também pode comentar sobre os impactos positivos do seu produto. Basta usar a sua criatividade e fazer as propostas certas!

2. Aproveite a sabedoria dos amigos

Tão importante quanto a opinião de especialistas é a aprovação de amigos ou conhecidos, que possuem um dia a dia comum e interesses parecidos com os dos seus consumidores, certo? Conquistando clientes também se facilita a conquista de seus círculos de amizade, e assim o “ciclo de identificação” se mantém.

O melhor recurso dessa técnica é a humanização da sua marca, ou seja, torná-la acessível às pessoas e relevante nos contextos particulares. A maneira ideal de aplicá-la é investir nas redes sociais, em especial o Facebook, em que se pode ver as páginas curtidas pelos seus amigos e de quais marcas eles são fãs.

3. Valorize a influência das massas

Apresentar números significativos sobre a aceitação da sua marca também podem colaborar muito para a sua imagem. Estabeleça métricas a respeito da quantidade de compras, a aprovação do seu atendimento ao cliente e o engajamento do público nas redes sociais, e transforme seus resultados em um fator de convencimento.

Inclua em sua página inicial ou na página de produto, por exemplo, algo como “10 mil pessoas já usaram” ou “mais de 30 mil produtos vendidos”. O objetivo é dar uma ideia atrativa do volume de clientes e vendas.

4. Faça boas parcerias

Associando a imagem da sua marca a outras empresas de boa reputação que possuam públicos complementares e valores alinhados com os seus, é possível ganhar credibilidade e conquistar também os clientes dos seus parceiros.

Sempre que tiver a oportunidade, entre em contatos com potenciais parcerias e discuta a possibilidade de um trabalho em conjunto, expondo seus objetivos e compartilhando suas ideias.

Entendeu?

Todas essas ações são válidas e complementares, o importante é entender quais delas são mais adequadas ao seu negócio e seu público. Uma vez identificadas, pense em maneiras de direcioná-las ao seu tipo de cliente e às suas metas, adequando sua comunicação.

Não se esqueça, contudo, de montar seu e-commerce em uma plataforma confiável, intuitiva e bonita, ou todo o trabalho feito para atrair novos visitantes será perdido. Para colocar tudo isso em prática, crie sua loja teste por até 15 dias grátis com a Nuvem Shop. É fácil e não requer conhecimentos técnicos!

Data da última atualização: 29/08/2018


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