As principais diferenças entre perfil e página no Facebook

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Entre as diversas redes sociais que fazem sucesso ao redor do mundo, o Facebook é uma das que mais oferecem serviços diferenciados para usuários comuns e empresas. E para garantir um melhor uso da ferramenta, é importante entender as diferenças entre perfil e página no Facebook.
Com inovações e aprimoramentos constantes, o Facebook atende a um público muito grande e variado e parece ter plena consciência disso. Desde o início de suas atividades em 2004, a rede social está sempre inovando e se adaptando às mudanças no comportamento dos usuários.
Se você usa a plataforma ou pretende fazê-lo para fins pessoais, acompanhando as novidades da sua rede, o ideal é criar um perfil. Contudo, se pretende fazer marketing digital através da mídia e promover seu negócio online por lá, é melhor criar uma página ou fanpage.
Não sabe muito bem a diferença? Nós te explicamos. 😉
Como é um perfil no Facebook?
O perfil é a versão da plataforma para pessoas físicas, que, a princípio, foi o seu público principal. Funciona como uma “ficha” dentro do Facebook e contém informações pessoais como: locais de estudo e trabalho, rede de amigos (limitada), dados de contato e uma linha do tempo que permite o compartilhamento de fotos, vídeos e mensagens.
Algumas facilidades adicionais do Facebook inclui lembretes de aniversários, agenda de eventos, grupos públicos e fechados, um marketplace exclusivo para os usuários, jogos e outras diversas ferramentas de uso pessoal.
Como é uma página no Facebook?
A página, por si só, já possui um objetivo diferente. Nela, a proposta não é alimentar interesses e compartilhar seu cotidiano com amigos e conhecidos, mas apresentar conteúdo de uma forma mais profissional e comprometida.
Também conhecida como fanpage, entre seus recursos destacam-se o agendamento de publicações, a possibilidade de adicionar um local físico, múltiplos administradores e, consequentemente, assinatura em nome da marca, e não diretamente do autor.
Para e-commerces, por exemplo, é possível utilizar as ferramentas da página profissional para dar visibilidade aos produtos ou serviços comercializados. Com a ferramenta Facebook Shopping, sua página pode ter uma seção específica para exibir os itens, além de direcionar os visitantes para sua loja em poucos cliques.
Comparação: perfil x página no Facebook
Confira na tabela abaixo as principais diferenças entre as duas formas de utilizar o Facebook:
Perfil | Página |
Os outros usuários adicionam como amigo. | Os outros usuários curtem. |
Quantidade de amigos limitada. | Quantidade de curtidas ilimitada. |
Administrado por um único usuário. | Administrado por múltiplos usuários. |
Nível único de administração. | Diferentes níveis de administração. |
Personalização básica (avatar e capa). | Personalização avançada (avatar, capa, CTAs). |
Informações de pessoa física. | Informações de pessoa jurídica (marca). |
Envio de mensagens individual. | Envio de mensagens em massa. |
– | Abas especiais. |
– | Estatísticas (Facebook Insights). |
– | Plataforma de anúncios (Facebook Ads). |
Minha empresa tem um perfil pessoal, e agora?
Se, por engano, você criou um perfil ao invés de uma página para o seu negócio, basta fazer a troca dentro da sua própria conta. No tutorial “Como mudar de pessoa a página no Facebook” você encontra o passo a passo completo para fazer a alteração.
Esta mudança, além de melhorar a sua presença na rede social, é necessária para cumprir com os termos e condições do Facebook e manter sua conta em segurança.
Entendido?
Agora que você já conhece as diferenças entre página e perfil do Facebook, está esperando o que para criar uma conta? Levar o seu negócio para as redes sociais é, sem dúvida, uma grande estratégia que pode impactar diretamente em sua taxa de conversão.
Plataformas como o Facebook e o Instagram, por exemplo, têm se mostrado grandes aliadas do e-commerce. Portanto, não perca tempo e potencialize a visibilidade da sua marca com a ajuda destas ferramentas.
Até lá, caso ainda não conheça as vantagens do e-commerce, aproveite para criar sua loja virtual por até 30 dias grátis com a Nuvemshop e começar agora mesmo a vender online. 💙