As principais diferenças entre perfil e página no Facebook

Diferença entre perfil e página do Facebook

Entre as diversas redes sociais que fazem sucesso ao redor do mundo, o Facebook é uma das que mais se dedica a oferecer serviços diferenciados para usuários comuns e empresas. Com inovações e aprimoramentos constantes, atende a um público muito grande e variado e parece ter plena consciência disso.

Se você usa a plataforma ou pretende fazê-lo para fins pessoais, acompanhando as novidades da sua rede, o ideal é criar um perfil. Contudo, se pretende fazer marketing digital através da mídia e promover seu negócio online por lá, é melhor criar uma página ou fanpage. 

Não sabe muito bem a diferença? Nós te explicamos:

Como é um perfil no Facebook

O perfil é a versão da plataforma para pessoas físicas, a princípio seu público principal. Funciona como uma “ficha” dentro do Facebook: contém informações pessoais como locais de estudo e trabalho, rede de amigos (limitada) e uma linha do tempo com fotos, vídeos e notas atrelados unicamente à pessoa identificada.

Conta também com lembrete de aniversários, agenda de eventos, jogos e muitas outras ferramentas também de uso pessoal. O que é publicado através de um perfil aparece como “assinado” pelo autor da postagem e busca um engajamento mais individual.

Como é uma página no Facebook

A página, por si só, já possui um objetivo diferente. Nela, a proposta não é alimentar interesses e compartilhar seu cotidiano com amigos e conhecidos, mas apresentar conteúdo de uma forma mais profissional e comprometida.

Também conhecida como fanpage, entre seus recursos destacam-se a programação de publicações, a possibilidade de adicionar um local físico, múltiplos administradores e, consequentemente, assinatura em nome da marca, e não diretamente do autor.

Comparação: perfil x página no Facebook

Confira uma tabela rápida com as principais diferenças entre as duas formas de utilizar a rede:

Perfil Página
Para uso pessoal (não comercial).
Para uso profissional.
Os outros usuários adicionam como amigo. Os outros usuários curtem.
Quantidade de amigos limitada. Quantidade de curtidas ilimitada.
Administrado por um único usuário. Administrado por múltiplos usuários.
Nível único de administração. Diferentes níveis de administração.
Personalização básica (avatar e capa). Personalização avançada (avatar, capa, CTA’s e plugins).
 Informações de pessoa física.  Informações de pessoa jurídica (marca).
Envio de mensagens individual. Envio de mensagens em massa.
Abas especiais.
Estatísticas (Facebook Insights).
Plataforma de anúncios (Facebook Ads).

Minha empresa tem um perfil, e agora?

Fique tranquilo! Se por engano você criou um perfil em vez de uma página para o seu negócio, basta conferir o tutorial Como mudar de pessoa a página no Facebook e fazer a mudança. Além de melhorar a sua presença na rede social, essa medida é necessária para cumprir com os termos e condições do Facebook e manter sua conta em segurança.

E se eu não tiver nenhum dos dois?

A própria página inicial do serviço oferece a opção de criar um perfil pessoal ou uma página de empresa. Na próxima aula, veremos um tutorial com todo o passo a passo que você precisa acompanhar para criar a segunda e usar o poder do Facebook a favor do seu negócio!

Até lá, caso ainda não conheça as vantagens do e-commerce, aproveite para criar sua loja virtual por até 15 dias grátis com a Nuvem Shop e começar agora mesmo a vender online!


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Alejandro Vázquez

Alejandro é cofundador da Nuvem Shop e diretor de atendimento ao cliente. É apaixonado por ajudar os clientes a ter um negócio de sucesso, adora ler, correr e conhecer novas comidas e lugares.


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