As principais diferenças entre perfil e página no Facebook

Por: Alejandro Vázquez
As principais diferenças entre perfil e página no Facebook

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Entre as diversas redes sociais que fazem sucesso ao redor do mundo, o Facebook é uma das que mais oferecem serviços diferenciados para usuários comuns e empresas. E para garantir um melhor uso da ferramenta, é importante entender as diferenças entre perfil e página no Facebook.

Com inovações e aprimoramentos constantes, o Facebook atende a um público muito grande e variado e parece ter plena consciência disso. Desde o início de suas atividades em 2004, a rede social está sempre inovando e se adaptando às mudanças no comportamento dos usuários.

Se você usa a plataforma ou pretende fazê-lo para fins pessoais, acompanhando as novidades da sua rede, o ideal é criar um perfil. Contudo, se pretende fazer marketing digital através da mídia e promover seu negócio online por lá, é melhor criar uma página ou fanpage.

Não sabe muito bem a diferença? Nós te explicamos. 😉

Como é um perfil no Facebook?

O perfil é a versão da plataforma para pessoas físicas, que, a princípio, foi o seu público principal. Funciona como uma “ficha” dentro do Facebook e contém informações pessoais como: locais de estudo e trabalho, rede de amigos (limitada), dados de contato e uma linha do tempo que permite o compartilhamento de fotos, vídeos e mensagens.

Algumas facilidades adicionais do Facebook inclui lembretes de aniversários, agenda de eventos, grupos públicos e fechados, um marketplace exclusivo para os usuários, jogos e outras diversas ferramentas de uso pessoal.

Como é uma página no Facebook?

A página, por si só, já possui um objetivo diferente. Nela, a proposta não é alimentar interesses e compartilhar seu cotidiano com amigos e conhecidos, mas apresentar conteúdo de uma forma mais profissional e comprometida.

Também conhecida como fanpage, entre seus recursos destacam-se o agendamento de publicações, a possibilidade de adicionar um local físico, múltiplos administradores e, consequentemente, assinatura em nome da marca, e não diretamente do autor.

Para e-commerces, por exemplo, é possível utilizar as ferramentas da página profissional para dar visibilidade aos produtos ou serviços comercializados. Com a ferramenta Facebook Shopping, sua página pode ter uma seção específica para exibir os itens, além de direcionar os visitantes para sua loja em poucos cliques.

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Comparação: perfil x página no Facebook

Confira na tabela abaixo as principais diferenças entre as duas formas de utilizar o Facebook:

 

Perfil Página
Para uso pessoal (não comercial).
Para uso profissional.
Os outros usuários adicionam como amigo. Os outros usuários curtem.
Quantidade de amigos limitada. Quantidade de curtidas ilimitada.
Administrado por um único usuário. Administrado por múltiplos usuários.
Nível único de administração. Diferentes níveis de administração.
Personalização básica (avatar e capa). Personalização avançada (avatar, capa, CTAs).
 Informações de pessoa física.  Informações de pessoa jurídica (marca).
Envio de mensagens individual. Envio de mensagens em massa.
Abas especiais.
Estatísticas (Facebook Insights).
Plataforma de anúncios (Facebook Ads).

 

Minha empresa tem um perfil pessoal, e agora?

Se, por engano, você criou um perfil ao invés de uma página para o seu negócio, basta fazer a troca dentro da sua própria conta. No tutorial “Como mudar de pessoa a página no Facebook” você encontra o passo a passo completo para fazer a alteração.

Esta mudança, além de melhorar a sua presença na rede social, é necessária para cumprir com os termos e condições do Facebook e manter sua conta em segurança.

Entendido?

Agora que você já conhece as diferenças entre página e perfil do Facebook, está esperando o que para criar uma conta? Levar o seu negócio para as redes sociais é, sem dúvida, uma grande estratégia que pode impactar diretamente em sua taxa de conversão.

Plataformas como o Facebook e o Instagram, por exemplo, têm se mostrado grandes aliadas do e-commerce. Portanto, não perca tempo e potencialize a visibilidade da sua marca com a ajuda destas ferramentas.

Até lá, caso ainda não conheça as vantagens do e-commerce, aproveite para criar sua loja virtual por até 30 dias grátis com a Nuvemshop e começar agora mesmo a vender online. 💙

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