O que é MPN e para que servem os identificadores de produtos?

Na imagem, vemos vários tipos de códigos de barras representando o código MPN dos produtos.

Pontos principais do artigo:

  • MPN é a sigla para Manufacturer Part Number. Em português, ela significa “Número de Peça do Fabricante”;
  • Trata-se de um código identificador do produto que ajuda a identificar um item específico entre outros modelos;
  • Alguns marketplaces usam esse atributo para agrupar ofertas de diferentes vendedores para o mesmo item;
  • Na Nuvemshop, você pode criar uma loja virtual grátis e usar o código MPN para que seus produtos sejam exibidos em plataformas como o Google Shopping.

Se você tem uma loja virtual, provavelmente já deve ter visto o termo MPN na hora de cadastrar um novo produto, certo? Apesar de muitos lojistas deixarem essa informação em branco, esse é um atributo importante para aumentar a visibilidade da mercadoria.

Isso porque o MPN é um código identificador do produto. Ou seja, ele serve para ajudar compradores e marketplaces, como o Google Shopping, a encontrar o seu produto e exibi-lo em uma busca relacionada a ele.

Pensando nisso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o código MPN de um produto: o que é, para que serve, onde encontrar e quando pode ser obrigatório preencher essa informação. Vamos lá? 👀

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O que é o MPN?

MPN é a abreviatura de “Manufacturer Part Number”, que significa Número de Peça do Fabricante, em português. Na prática, é um código alfanumérico determinado pelo fabricante das mercadorias para ajudar a identificar os produtos em lojas físicas ou virtuais.

Em uma loja de eletrônicos, por exemplo, um mesmo modelo de notebook pode ter versões com diferentes capacidades de armazenamento. Nesse caso, mesmo que você seja um especialista no assunto, é difícil identificar cada aparelho apenas visualmente, não é mesmo?

Isso pode dificultar tanto para o lojista organizar o estoque, quanto para o cliente encontrar o produto que procura. Por isso, cada item tem um código MPN único para ajudar a evitar confusões na hora de comprar, vender ou procurar informações sobre um item específico.

O que é MPN no Google Shopping?

Algumas ferramentas, como o Google Shopping, também usam o MPN para fazer grupos de produtos. Nesse caso, o atributo é utilizado como um identificador para ajudar a plataforma a identificar um produto específico entre todos os outros modelos similares.

Assim, quando alguém procura por uma mercadoria, o Google Shopping usa a referência do MPN para agrupar ofertas de diferentes vendedores para o mesmo item. Isso é essencial para melhorar a experiência do usuário e garantir que os resultados da pesquisa sejam mais relevantes para a sua busca.

No geral, o MPN é um recurso útil, mas não é obrigatório. Se você adicionar outros códigos de identificação, como GTIN, ou se vende itens de fabricação própria (que não tenham um MPN), é possível fazer o cadastro de produtos no Google mesmo sem preencher essa opção.

Quais são os principais indicadores de produtos do Google?

A ferramenta de Shopping do Google usa uma série de identificadores de produtos para diferenciar as mercadorias em seu catálogo. Os principais deles são o GTIN, o MPN e a marca.

  • GTIN: é a sigla para Global Trade Item Number (ou Número Global do Item Comercial). É um código numérico utilizado para identificar produtos e serviços no mundo inteiro.
  • MPN: é a sigla para Manufacturer Part Number (ou Número de Peça do Fabricante). É um código de letras e números utilizado para identificar um produto específico entre outros do mesmo fabricante.
  • Marca: é o nome da marca do produto. Precisa estar claramente visível na frente da embalagem ou na etiqueta.

💡 Saiba mais: O que é código EAN e como gerá-lo? [passo a passo]

O que é MPN na Nuvemshop?

Na hora de cadastrar um novo produto na sua loja Nuvemshop, você também vai encontrar a opção para preencher o código MPN desse item. Esse não é um campo obrigatório, mas, caso você queira que os produtos do seu e-commerce apareçam no catálogo do Google Shopping, é importante preenchê-lo.

Para isso, basta seguir o passo a passo:

  • Acesse o painel administrativo da sua loja Nuvemshop;
  • Clique em “Produtos” e, em seguida, em “Lista de produtos”;
  • Clique sobre o nome do produto que deseja editar;
  • Posicione o mouse no campo “MPN” e preencha o código.
Print de tela indicando onde preencher o código MPN na Nuvemshop.

Foto/Reprodução: Central de Atendimento Nuvemshop

Se você está começando um negócio online ou pensando em migrar de plataforma, também é possível criar uma loja virtual na Nuvemshop e importar o código MPN de todas as mercadorias de uma só vez usando uma planilha do Excel ou do Google Sheets.

Todo o processo é simples e prático mesmo para quem não tem conhecimentos técnicos no assunto.

Além disso, você também pode utilizar a mesma planilha para cadastrar o catálogo da sua loja virtual no Instagram Shopping, por exemplo, aumentando ainda mais o alcance dos seus produtos.

👉 Confira: Como atualizar meus produtos de forma massiva?

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Para que serve o código MPN?

Apesar de não ser tão conhecido, o MPN é uma informação essencial e que pode facilitar a vida dos lojistas em vários aspectos. Veja algumas situações em que esse pode ser um recurso útil:

Catálogo do Google Shopping

Para quem tem um negócio online, a principal função do código MPN é fazer com que o Google consiga identificar o produto para que ele seja exibido no Google Shopping em pesquisas relacionadas ao produto.

Isso pode fazer toda a diferença para aumentar as vendas dessa mercadoria, já que mais de 90% dos brasileiros pesquisam no Google antes de comprar, segundo pesquisa realizada pela Hedgehog Digital.

Comparação de preços e concorrência

Essa também pode ser uma maneira simples e prática de fazer um comparativo de preços entre os concorrentes e garantir que a sua margem de lucro esteja dentro da média praticada pelo mercado.

Para isso, basta procurar pelo MPN da mercadoria no Google Shopping. Todos os itens exibidos serão ofertas de outros vendedores para o mesmo produto, o que torna possível fazer um comparativo direto entre os valores.

Organização do estoque

Por último, o código MPN também pode ser útil para facilitar a organização do estoque e garantir pedidos de reposição mais eficientes.

Isso porque cada produto recebe um código único, o que permite que os lojistas usem essa informação no sistema para contabilizar quantas unidades da mesma peça existem no estoque e onde estão localizadas, por exemplo.

Onde encontrar o MPN de um produto?

O formato e a localização do código MPN podem variar dependendo do fabricante e do tipo de produto. Na maioria dos casos, é possível encontrar essa informação das seguintes formas:

Na embalagem do produto

O MPN do produto, geralmente, está impresso na embalagem, próximo do código de barras ou do número de série da peça. É um código com letras e números e que não tem um tamanho determinado.

Imagem com exemplo de código MPN em um produto da Toshiba.

Foto/Reprodução: webinterpret.com

Nos documentos da mercadoria

Caso o código não esteja visível na etiqueta ou embalagem, verifique os documentos que vieram junto com o produto, como manuais, notas fiscais ou recibos de compra do fornecedor. Muitas vezes, o MPN também é registrado lá.

Buscando no Google

Outra dica para encontrar o código é fazer uma busca no Google com o nome da mercadoria + “MPN”. Isso porque, como esse é um atributo do fabricante e não do lojista, todos os varejistas que vendem o produto usarão o mesmo código MPN. Assim, caso outro vendedor já tenha cadastrado o produto, você pode consultar o código na sua listagem.

Em contato com o fabricante

Caso você não encontre o MPN do produto por nenhum desses caminhos, pode entrar em contato diretamente com o fabricante ou com o fornecedor da mercadoria para solicitar a informação.

Não encontrei o MPN do produto: o que fazer?

Se você não encontrou o MPN do produto, a melhor opção é não preencher esse atributo. Nunca invente, suponha ou use o código de outras mercadorias, pois isso pode fazer com que os seus produtos sejam reprovados para exibição no Google Shopping.

Nesse caso, preencha apenas os indicadores disponíveis e que você tenha certeza de estarem corretos. A maioria dos produtos possui o código GTIN, por exemplo, que é suficiente para o Google identificar qual é o produto cadastrado.

Para itens artesanais ou personalizados, o MPN é desnecessário. Isso porque, nesse caso, cada produto é único e, geralmente, de fabricação própria. Por isso, não é necessário adotar um sistema formal de identificação para cada item.

Tudo certo para preencher o código MPN do produto?

Como vimos, saber o que é e para que serve o MPN dos produtos é fundamental para quem já tem ou quer começar um negócio online. Em muitas situações, esse dado será obrigatório, por isso, esperamos que você esteja preparado para saber onde encontrar e como usá-lo.

E, se você está pesquisando sobre MPN para exibir seus produtos no Google Shopping, conte com a Nuvemshop! Crie sua loja virtual grátis em poucos cliques e exiba seus produtos nos principais marketplaces do mercado. É fácil, rápido e você não precisa de nenhum conhecimento técnico para começar a vender.💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre MPN

MPN significa Manufacturer Part Number, que é o Número de Peça do Fabricante. É uma identificação única dada pelos fabricantes a cada produto para facilitar a identificação de um item específico entre outros modelos.

No Google Shopping, o MPN funciona como um código exclusivo para identificar produtos. Ele é utilizado para ajudar a plataforma a encontrar itens específicos no catálogo e agrupar ofertas de diferentes vendedores para a mesma mercadoria.

Não é obrigatório preencher o código MPN de um produto na Nuvemshop. Mas, caso você queira integrar a sua loja ao Google Shopping, o MPN ajuda a ferramenta a identificar o produto e exibi-lo em buscas relacionadas.

O MPN do produto, geralmente, está impresso na embalagem, próximo do código de barras. Você também pode encontrar essa informação na nota fiscal, fazendo uma busca no Google com o nome da mercadoria + “MPN” ou entrando em contato com o fornecedor.

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