Como montar uma loja de cosméticos? Passo a passo completo

Por: Alejandro Vázquez

Imagem mostrando vários produtos de beleza para mostrar como abrir uma loja de cosméticos

Se você chegou até aqui é porque deseja aprender tudo sobre como montar uma loja de cosméticos, certo? Antes de começar, é importante saber que o Brasil, segundo uma pesquisa realizada pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), é o quarto maior consumidor de produtos de beleza e higiene do mundo.

Dessa forma, podemos ver que, no nosso país, a busca por produtos desse segmento é grande. Além disso, esse dado, evidencia que investir nesse mercado pode ser bastante promissor.

Neste conteúdo, você vai entender como montar uma loja de cosméticos e perfumaria em cinco passos. Ademais, vai saber se é possível ganhar dinheiro com um negócio pequeno. Então, vamos lá? 💅🏻

Confira a checklist: Empreender sem enlouquecer: checklist para se organizar

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Loja de cosméticos virtual ou física: qual escolher?

Na hora de empreender é natural que surja a dúvida sobre montar uma loja física ou virtual. Por isso, separamos as principais vantagens de cada modelo. Confira:

Loja virtual

Loja física

  • Contato próximo com o público (permite que as pessoas vejam e toquem nos produtos);
  • Produto na mão na hora (o consumidor não tem o custo de frete e sai da loja com o produto em mãos).

Sendo assim, é importante identificar os canais de venda de acordo com quanto você pode investir, seu público-alvo e com os pontos que considera relevantes para seu negócio. Ou seja, essa é uma escolha totalmente particular. Entretanto, saiba que é possível ter uma loja virtual integrada com a loja física.

Quanto custa para montar uma loja de cosméticos?

Em média, para abrir uma loja de cosméticos pequena, o investimento inicial é de R$ 5 mil. Entretanto, esse valor pode variar muito, já que depende de vários fatores. Por exemplo, se decidir abrir uma loja física, o aluguel do espaço, a compra de equipamentos e, talvez, a contratação de funcionários devem elevar os gastos iniciais.

Agora, se optar por abrir uma loja virtual, você precisa levar em consideração o valor da mensalidade da plataforma de e-commerce escolhida, o gasto com embalagens para envio, se preocupar em contratar uma internet de qualidade etc.

O que vender na loja de cosméticos?

O nicho de cosméticos é muito amplo. Sendo assim, a sua loja pode comercializar quaisquer produtos ligados à beleza e higiene pessoal. No geral, são mercadorias de cuidado com a pele, cabelos, unhas e maquiagens.

Para te ajudar, montamos uma lista com os principais itens vendidos em lojas de cosméticos. Confira:

  • Esmalte, acetona, lixas e demais produtos para unhas;
  • Shampoo, condicionador, creme de pentear e tinturas para cabelo;
  • Sabonetes para corpo e rosto;
  • Maquiagens, como sombra, pó, rímel, batom etc.;
  • Pincéis para maquiagem;
  • Ceras e cremes para depilação;
  • Itens para salão de beleza, como luvas, toucas e aventais;
  • Perfumes e desodorantes;
  • Espuma de barbear e pós-barba.

Como encontrar bons fornecedores para uma loja de cosméticos e perfumaria?

A escolha dos fornecedores é um ponto importante no momento de montar a sua loja de cosméticos e perfumaria.

É necessário optar por fornecedores que ofereçam diferentes produtos, afinal, os consumidores procuram por diversos tipos de mercadorias e marcas. Então, dedique um tempo para pesquisar sobre os melhores da sua região e conseguir preços competitivos.

Além disso, no início, é importante investir em mercadorias-chave para seu negócio. Isso porque você precisa se preocupar em não comprometer todo o orçamento da sua empresa apenas na compra de produtos. Com isso em mente, antes de realizar compras, pesquise com o seu público quais produtos geram maior interesse.

💡 Saiba mais: Como escolher um fornecedor?

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Para saber tudo sobre gestão de fornecedores, é só baixar o e-book:

5 passos sobre como montar uma loja de cosméticos

Agora, chegou o momento de conferir cinco passos importantes para montar uma loja de cosméticos de sucesso. Veja:

1. Defina a identidade visual

Para que lembrem da sua marca, é preciso causar uma ótima primeira impressão. Você pode conseguir bons resultados investindo na criação de uma identidade visual forte.

Ou seja, é necessário tornar a sua marca única, destacando os diferenciais em todas as oportunidades. Dessa forma, sua empresa tem grandes chances de se sobressair em meio à concorrência.

Mas no que investir para isso? O primeiro passo é pensar no logotipo e nas cores da sua marca, escolha tons ligados ao propósito da empresa. Pense sempre em como os aspectos visuais podem tornar o seu negócio autêntico.

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Para te ajudar a desenvolver a paleta de cores do seu negócio, a Nuvemshop desenvolveu uma ferramenta gratuita que sugere diversas combinações:

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💡 Saiba mais: O que é psicologia das cores e como aplicar em seu negócio

Outro passo fundamental é escolher o nome da sua marca. Defina um nome que remete aos produtos que vende e que possa ser facilmente lembrado. Novamente, oferecemos uma ferramenta gratuita para te ajudar nessa decisão:

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2. Legalize a sua loja

O próximo passo é garantir que a sua empresa esteja dentro da lei. Para isso, é necessário obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e formalizar o negócio.

Então, é fundamental definir o tipo de empresa, junto com um especialista de contabilidade. No início, se for um negócio individual, é provável que se encaixe como MEI (Microempreendedor Individual), categoria para empresas com faturamento de até R$ 81 mil por ano e até um funcionário.

💡 Saiba mais: Aprenda como abrir uma MEI

3. Determine o público-alvo

Como falamos no tópico sobre produtos para loja de cosméticos, existe uma variedade enorme dentro do nicho. Com isso em mente, é fundamental definir o público-alvo do seu negócio.

Afinal, no início, não é possível investir em todos os produtos existentes e agradar o público em geral, certo? Então, neste passo, propomos que escolha o nicho de mercado e a persona do seu negócio. Dessa forma, fica mais fácil ofertar o que os consumidores querem.

Sendo assim, você poderá focar em estratégias de atração específicas para seu público. Assim, as chances de atrair clientes que realmente podem gerar vendas aumentam bastante.

💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar o seu cliente ideal?

4. Compre os equipamentos necessários

Investimentos em equipamentos são necessários independentemente de abrir uma loja virtual ou física. Entretanto, o gasto pode ser menor ao optar por uma loja online.

Para a loja virtual, os principais são:

  • Computador;
  • Gateway de pagamento;
  • Prateleiras para organizar os produtos no estoque;
  • Caixas para enviar os pedidos;
  • Tags com a identidade visual da loja;
  • Impressora para imprimir as etiquetas de envio.

Já na loja física:

  • Computador;
  • Telefone;
  • Maquinha de cartão;
  • Balcão de atendimento;
  • Ventilador ou ar-condicionado;
  • Vitrines;
  • Prateleiras e estantes.

Além disso, ao optar por abrir uma loja física é necessário pensar no espaço que será utilizado e incluir os gastos com contas de água, luz, internet, telefone e aluguel no orçamento geral.

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5. Divulgue a sua loja

Para ser lembrado, é preciso ser visto, certo? Então, para que as pessoas conheçam a sua marca é fundamental investir em divulgação.

No começo, devido ao orçamento, você pode focar em realizar publicações em redes sociais, divulgando a inauguração da loja, dando dicas de produtos, explicando as suas funcionalidades etc. Também pode incentivar o marketing boca a boca por meio de amigos e familiares. Aqui, vale utilizar a criatividade.

💡 Saiba mais: 9 maneiras para divulgar uma loja virtual

Depois que conseguir atrair alguns consumidores, é importante lembrar de garantir a sua fidelização. Ou seja, manter a satisfação dos clientes para que voltem a comprar em sua loja e tornem-se clientes frequentes.

Para isso, invista em atendimento ao cliente de qualidade. Procure realizar pesquisas de satisfação, colher feedbacks de melhoria e dar atenção ao pós-venda.

💡 Saiba mais: 7 melhores estratégias sobre como fidelizar clientes

📘 Confira o e-book: Guia de atendimento ao cliente

É possível ganhar dinheiro com uma loja de cosméticos pequena?

A resposta direta é sim! Existe a possibilidade de lucrar apenas com uma loja de cosméticos pequena. Isso porque a margem de lucro de produtos de beleza costuma ser alta, por isso, alguns empreendedores podem crescer rapidamente.

A quantidade de dinheiro gerado pelo seu negócio depende diretamente dos produtos que você vai vender. Ou seja, é preciso analisar as mercadorias para colocar um preço de venda que faça sentido. Normalmente, a margem de lucro pode chegar a 60%.

💡 Saiba mais: O que é e como calcular a margem de lucros da sua empresa?

📈 Confira a planilha: Planilha de precificação: passo a passo para precificar corretamente

Pronto para montar a sua loja de cosméticos?

Esperamos que, com a leitura deste conteúdo, você se sinta pronto para montar uma loja de cosméticos. Lembre-se de seguir os passos, montar um plano de negócios e focar na qualidade dos produtos.

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Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre como montar uma loja de cosméticos

  1. Defina a identidade visual;
  2. Legalize a sua loja;
  3. Determine o público-alvo;
  4. Compre os equipamentos necessários;
  5. Divulgue a sua loja.

Em média, para abrir uma loja de cosméticos pequena, o investimento inicial é de R$ 5 mil. Entretanto, esse valor pode variar muito, já que depende de vários fatores, como a escolha entre uma loja virtual ou física.

Sim! Isso porque a margem de lucro de produtos de cosméticos e perfumaria costuma ser alta.

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