Como montar uma loja de cosméticos pequena? [passo a passo]

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Pontos principais do artigo:
  • Para abrir uma loja de cosméticos, escolha um nome, pesquise seu público-alvo e estratégias de marketing, compre os equipamentos necessários e comece a divulgação;
  • Em média, para montar uma loja de cosméticos pequena, o investimento inicial é de R$ 5 mil, mas esse valor pode variar, já que depende de vários fatores;
  • Caso deseje montar um negócio de cosméticos, crie uma loja virtual grátis na Nuvemshop e integre seu negócio a diversos meios de pagamento, envio e até com uma loja física.

Se você chegou até aqui é porque deseja aprender tudo sobre como montar uma loja de cosméticos, certo? Antes de começar, é importante saber que o Brasil é o quarto maior consumidor de produtos de beleza e higiene do mundo, segundo uma pesquisa realizada pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos),

Dessa forma, podemos ver que, no nosso país, a busca por produtos desse segmento é grande. Além disso, esse dado, evidencia que investir nesse mercado pode ser bastante promissor.

Neste conteúdo, você vai entender como montar uma loja de cosméticos e perfumaria em cinco passos. Fora isso, também vai saber se é possível ganhar dinheiro com um negócio pequeno e virtual. Então, vamos lá? 💅🏻

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Como montar uma loja de cosméticos?

A seguir, confira cinco passos importantes para montar uma loja de cosméticos pequena. Veja:

1. Defina a identidade visual

Para que lembrem da sua marca, é preciso causar uma ótima primeira impressão. Você pode conseguir bons resultados investindo na criação de uma identidade visual forte.

Ou seja, é necessário tornar a sua marca única, destacando os diferenciais em todas as oportunidades. Dessa forma, sua empresa tem grandes chances de se sobressair em meio à concorrência.

Mas no que investir para isso? O primeiro passo é pensar no logotipo e nas cores da sua marca, escolha tons ligados ao propósito da empresa. Pense sempre em como os aspectos visuais podem tornar o seu negócio autêntico.

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Para te ajudar a desenvolver a paleta de cores do seu negócio, a Nuvemshop desenvolveu uma ferramenta gratuita que sugere diversas combinações:

👉 Ferramenta grátis: Paleta de cores

💡 Saiba mais: O que é psicologia das cores e como aplicar em seu negócio

Outro passo fundamental é escolher o nome da sua marca. Defina um nome que remete aos produtos que vende e que possa ser facilmente lembrado. Novamente, oferecemos uma ferramenta gratuita para te ajudar nessa decisão:

👉 Ferramenta grátis: Gerador de nomes

2. Legalize a sua loja

A próxima dica é garantir que a sua empresa esteja dentro da lei. Para isso, é necessário abrir o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e formalizar o negócio.

Então, é fundamental definir o tipo de empresa, junto com um especialista de contabilidade. No início, se for um negócio individual, é provável que se encaixe como MEI (Microempreendedor Individual), categoria para empresas com faturamento de até R$ 81 mil por ano e até um funcionário.

💡 Saiba mais: Aprenda como abrir uma MEI

3. Determine o público-alvo

Como falamos no tópico sobre produtos para loja de cosméticos, existe uma variedade enorme dentro do nicho. Com isso em mente, é fundamental definir o público-alvo do seu negócio.

Afinal, no início, não é possível investir em todos os produtos existentes e agradar o público em geral, certo? Então, neste passo, propomos que escolha o nicho de mercado e a persona do seu negócio. Dessa forma, fica mais fácil ofertar o que os consumidores querem.

Sendo assim, você poderá focar em estratégias de atração específicas para seu público. Assim, as chances de atrair clientes que realmente podem gerar vendas aumentam bastante.

💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar o seu cliente ideal?

4. Compre os equipamentos necessários

Investimentos em equipamentos são necessários independentemente de abrir uma loja virtual ou física. Entretanto, o gasto pode ser menor ao optar por uma loja online.

Para a loja virtual, os principais são:

Já na loja física:

  • Computador;
  • Telefone;
  • Maquinha de cartão;
  • Balcão de atendimento;
  • Ventilador ou ar-condicionado;
  • Vitrines;
  • Prateleiras e estantes.

Além disso, ao optar por abrir uma loja física é necessário pensar no espaço que será utilizado e incluir os gastos com contas de água, luz, internet, telefone e aluguel no orçamento geral.

5. Divulgue a sua loja

Para ser lembrado, é preciso ser visto, certo? Então, para que as pessoas conheçam a sua marca é fundamental investir em divulgação.

No começo, devido ao orçamento, você pode focar em realizar publicações em redes sociais, divulgando a inauguração da loja, dando dicas de produtos, explicando as suas funcionalidades etc. Também pode incentivar o marketing boca a boca por meio de amigos e familiares. Aqui, vale utilizar a criatividade.

Depois que conseguir atrair clientes, é importante lembrar de garantir a sua fidelização. Ou seja, manter a satisfação dos clientes para que voltem a comprar em sua loja e tornem-se clientes frequentes.

Para isso, invista em atendimento ao cliente de qualidade. Procure realizar pesquisas de satisfação, colher feedbacks de melhoria e dar atenção ao pós-venda.

💡 Saiba mais: 7 melhores estratégias sobre como fidelizar clientes

📘 Confira o e-book: Guia de atendimento ao cliente

Loja de cosméticos virtual ou física: qual escolher?

Na hora de empreender é natural que surja a dúvida sobre montar uma loja física ou virtual. Por isso, separamos as principais vantagens de cada modelo de loja de cosméticos. Confira por que montar uma loja de cosméticos online e offline:

Loja virtual

  • Menor custo inicial (mensalidade da plataforma de e-commerce, que pode ser grátis, como a opção oferecida pela Nuvemshop, ou girar em torno de R$ 50, no caso de outros planos e plataformas de e-commerce. Além disso, existe o registro de domínio e registro de marca);
  • Disponibilidade (a loja virtual não tem horário para funcionar, ou seja, o consumidor realiza a compra no horário que preferir);
  • Maior alcance (por meio de gateways de frete é possível enviar os produtos para todo o país).

💡 Saiba mais: Como registrar um domínio?

Loja física

  • Contato próximo com o público (permite que as pessoas vejam e toquem nos produtos);
  • Produto na mão na hora (o consumidor não tem o custo de frete e sai da loja com o produto em mãos).

Sendo assim, é importante identificar os canais de venda de acordo com quanto você pode investir, seu público-alvo e com os pontos que considera relevantes para seu negócio. Ou seja, essa é uma escolha totalmente particular.

Entretanto, saiba que é possível ter uma loja virtual integrada com a loja física. O primeiro passo para integrar isso é dispor de um sistema de gestão ERP, que mantém seus cadastros atualizados, e acompanha as vendas, as entradas e saídas do caixa e o controle de estoque de forma automatizada.

Para isso, plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, permitem integrar o seu negócio de forma bastante simples a um dos seguintes ERPs:

Além disso, com a Nuvemshop, você tem a opção de integrar sua loja virtual de cosméticos com redes sociais como Facebook, Instagram e Tik Tok para expandir suas vendas. E ainda pode conectar seu e-commece a marketplaces como Mercado Livre, Amazon e Shopee — são muitos canais de vendas para promover seus cosméticos!

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Quanto custa para montar uma loja de cosméticos?

Em média, para abrir uma loja de cosméticos pequena, o investimento inicial é de R$ 5 mil. Entretanto, esse valor pode variar muito, já que depende de vários fatores. Por exemplo, se decidir abrir uma loja física, o aluguel do espaço, a compra de equipamentos e, talvez, a contratação de funcionários devem elevar os gastos iniciais.

Agora, se optar por abrir uma loja virtual, você precisa levar em consideração o valor da mensalidade da plataforma de e-commerce escolhida, o gasto com embalagens para envio, se preocupar em contratar uma internet de qualidade etc.

Portanto, saiba que é possível montar uma loja de cosméticos com pouco dinheiro. Basta denifir o modelo de vendas ideal e fazer investimentos inteligentes.

📹 Veja também: VENDER COSMÉTICOS ONLINE: monte sua LOJA VIRTUAL 

Quais produtos vender em uma loja de cosméticos?

O nicho de cosméticos é muito amplo. Sendo assim, a sua loja pode comercializar quaisquer produtos ligados à beleza e higiene pessoal. No geral, são mercadorias de cuidado com a pele, cabelos, unhas e maquiagens.

Para te ajudar, montamos uma lista com os principais itens vendidos em lojas de cosméticos. Confira:

  • Esmalte, acetona, lixas e demais produtos para unhas;
  • Shampoo, condicionador, creme de pentear e tinturas para cabelo;
  • Sabonetes para corpo e rosto;
  • Maquiagens, como sombra, pó, rímel, batom etc.;
  • Pincéis para maquiagem;
  • Ceras e cremes para depilação;
  • Itens para salão de beleza, como luvas, toucas e aventais;
  • Perfumes e desodorantes;
  • Espuma de barbear e pós-barba.

💡 Saiba mais: 

👉 Ferramenta grátis: Gerador de nomes para loja de cosméticos

Como encontrar bons fornecedores para uma loja de cosméticos e perfumaria?

A escolha dos fornecedores é um ponto importante no momento de montar a sua loja de cosméticos e perfumaria.

É necessário optar por fornecedores que ofereçam diferentes produtos, afinal, os consumidores procuram por diversos tipos de mercadorias e marcas. Então, dedique um tempo para pesquisar sobre os melhores da sua região e conseguir preços competitivos.

Além disso, no início, é importante investir em mercadorias-chave para seu negócio. Isso porque você precisa se preocupar em não comprometer todo o orçamento da sua empresa apenas na compra de produtos. Com isso em mente, antes de realizar compras, pesquise com o seu público quais produtos geram maior interesse.

💡 Saiba mais: Como escolher um fornecedor?

👉 Ferramenta grátis: Lista de fornecedores

Para saber tudo sobre gestão de fornecedores, é só baixar o e-book:

📘 Confira o e-book: Como fazer gestão de fornecedores?

É possível montar uma loja de cosméticos pequena e ganhar dinheiro?

A resposta direta é sim! Existe a possibilidade de lucrar apenas com uma loja de cosméticos pequena. Isso porque a margem de lucro de produtos de beleza costuma ser alta, por isso, alguns empreendedores podem crescer rapidamente.

A quantidade de dinheiro gerado pelo seu negócio depende diretamente dos produtos que você vai vender. Ou seja, é preciso analisar as mercadorias para colocar um preço de venda que faça sentido. Normalmente, a margem de lucro pode chegar a 60%.

💡 Saiba mais: O que é e como calcular a margem de lucros da sua empresa?

📈 Confira a planilha: Planilha de precificação: passo a passo para precificar corretamente

Pronto para montar a sua loja de cosméticos

Esperamos que, com a leitura deste conteúdo, você se sinta pronto para montar uma loja de cosméticos online. Lembre-se de seguir os passos, montar um plano de negócios e focar na qualidade dos produtos.

Que tal montar uma loja de cosméticos em uma plataforma de e-commerce completa e muito fácil de usar? Crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e aproveite para testar todos os recursos. 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como montar uma loja de cosméticos

Primeiro, você deve escolher um nome e a sua identidade visual. Além disso, faça uma pesquisa de mercado e defina qual é o seu público-alvo. Dessa forma, você poderá aplicar as melhores estratégias de marketing digital para o seu negócio. Então, compre os equipamentos e produtos necessários para lançar a sua lojinha e comece a divulgação.

Em média, para abrir uma loja de cosméticos pequena, o investimento inicial é de R$ 5 mil. Entretanto, esse valor pode variar muito, já que depende de vários fatores, como a escolha entre uma loja virtual ou física.

Sim! Isso porque a margem de lucro de produtos de cosméticos e perfumaria costuma ser alta.

O custo para montar uma loja de cosméticos vai depender de qual tipo de negócio você tem em mente. Se deseja começar com algo pequeno, como uma loja virtual, por exemplo, você pode montar algo inicial com até R$ 5.000. Agora, se você quer montar algo grande, com um ponto físico e estoque mais amplo, o investimento pode inicial pode ser de entre R$ 80.000 e R$ 100.000.

Cosméticos costumam ter uma margem de lucro bastante alta, podendo chegar a até 60%.

Esmalte, acetona, lixas e demais produtos para unhas, shampoo, condicionador, creme de pentear, tinturas para cabelo, sabonetes corporais e faciais, maquiagens, pincéis de maquiagem, ceras e cremes de depilação, itens de salão de beleza, perfumes e desodorantes.

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