Como montar uma loja de produtos naturais?

Por: Alejandro Vázquez

Na imagem, vemos algumas colheres com temperos

Se você é um empreendedor interessado em um estilo de vida natural e orgânico, montar uma loja de produtos naturais pode ser uma excelente oportunidade para você. Isso porque se trata de um nicho de mercado com oportunidades interessantes para ser investido.

Na verdade, é muito semelhante a outros negócios, uma vez que as lojas de alimentos naturais têm diretrizes básicas a serem seguidas ao abrir uma empresa. No entanto, um erro pode acabar atrapalhando o processo de criar uma loja, fazendo com que a sua empresa talvez não tenha tanto sucesso.

Por isso, a fim de te ajudar a entender tudo sobre como montar uma loja de produtos naturais com pouco dinheiro, de maneira rápida e sem complicações, desenvolvemos este guia completo. Vamos lá? 🌱

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Quanto custa montar uma loja de produtos naturais?

É difícil definir quanto custa montar uma loja de produtos naturais. Isso porque o orçamento necessário depende de vários fatores, como a localização do comércio, os produtos vendidos e o público-alvo.

No entanto, entende-se que, inicialmente, o valor a ser desembolsado para criar uma loja de produtos naturais pode variar de R$ 20 mil a R$ 50 mil nos primeiros dois meses. É importante lembrar que, além desse valor, é fundamental ter um orçamento extra para possíveis imprevistos.

Além disso, se você quiser uma opção mais barata à loja física, uma boa alternativa pode ser a criação de uma loja virtual. De modo geral, baseando-se nos valores das plataformas brasileiras, a média mensal gasta para manter um negócio digital é de, inicialmente, R$ 49,90 — um preço mais baixo e vantajoso para quem ainda não tem um orçamento grande para investir na criação de uma empresa 100% física.

💡 Saiba mais: Quanto custa montar uma loja virtual?

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Passo a passo de como montar uma loja de produtos naturais

Agora que você já sabe quanto custa criar uma loja de produtos naturais, vamos entender os principais pontos que devem ser considerados ao montar o seu negócio. Confira o passo a passo abaixo:

1. Defina o nome do seu negócio

Antes de tudo, você deve definir o nome do seu negócio. Isso é importante porque guiará toda a sua estratégia no momento de criar a loja. Por isso, busque nomes que tenham a ver com coisas que você se identifica e, principalmente, que se relacionem com os itens que serão comercializados no seu negócio.

💡 Saiba mais: Como registrar o nome e marca da minha empresa?

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2. Escolha o público-alvo e o nicho de mercado

Para que a sua loja de produtos naturais tenha sucesso, você precisa saber para quem está vendendo. Então, pergunte-se quem é o seu público-alvo. Por exemplo, trata-se de pessoas de quantos anos? Qual é o estilo alimentar desses indivíduos? São pessoas de classe baixa, média ou alta?

De modo geral, ao ter as respostas para essas questões, você estará mais preparado para entender seu nicho de mercado. Da mesma forma, uma vez que você sabe os gostos e problemas dos indivíduos que compram de você, poderá vender para as pessoas certas da maneira mais adequada.

💡 Saiba mais: O que é persona e como criar uma para o seu negócio?

3. Legalize o seu negócio

Para que você não tenha problemas com a Receita Federal ou corra o risco de sofrer alguma penalização, é preciso que o seu negócio esteja legalizado. Para isso, uma boa dica é procurar um contador para que ele te explique todos os processos necessários para criar um negócio de maneira fácil e sem grandes dores de cabeça.

Após isso, você deve procurar a prefeitura da sua cidade para verificar o que é necessário para a abertura do CNPJ, emissão de nota fiscal e muito mais. E, é bom lembrar que, caso você seja um lojista iniciante, uma boa opção é criar um Microempreendedor Individual (MEI) para começar a vender.

💡 Saiba mais: Como obter a Inscrição Estadual?

4. Crie um diferencial competitivo

Ter um diferencial competitivo é o que vai fazer o seu negócio se destacar da concorrência. Para isso, faça uma análise de mercado e entenda os pontos fortes e fracos da concorrência. Com isso, você pode otimizar o seu serviço e entregar uma melhor experiência para os consumidores.

💡 Saiba mais: Como melhorar a experiência de compra do meu cliente?

5. Defina os preços dos produtos vendidos

Após ter entendido qual é o seu nicho de mercado e o público-alvo do seu negócio, chegou o momento de definir os valores dos produtos. Para isso, é importante entender quais são os preços comercializados pelos concorrentes. Claro, você pode vender itens exclusivos que não são encontrados em outras lojas, mas é importante ter uma ideia da média do mercado.

💡 Saiba mais: Como definir os preços dos produtos da minha loja?

6. Crie uma loja virtual

Em um cenário cada vez mais digital, é fundamental criar uma loja virtual para expandir o mercado de atuação e conquistar novos clientes. Então, não deixe de criar um e-commerce para divulgar o seu negócio para milhares de pessoas.

Uma das principais vantagens em ter uma loja virtual de produtos naturais está no fato de a empresa ficar aberta 24 horas por dia e sete dias por semana. Ou seja, você tem mais oportunidades de realizar vendas e de se conectar com clientes de vários lugares do país.

💡 Saiba mais: Como criar uma loja virtual?

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7. Divulgue o negócio nas redes sociais

Um passo importante para garantir mais sucesso nas vendas e aumentar o reconhecimento da sua marca é a divulgação do seu negócio nas redes sociais. Para fazer isso, você precisa, novamente, entender qual é o seu público-alvo.

Então, faça uma pesquisa e descubra em quais canais digitais eles estão mais presentes e foque suas estratégias de marketing nessas mídias. Isso porque, hoje, as redes sociais são a força motriz do sucesso de vendas de qualquer loja online, então, você precisa estar presente nesses locais.

💡 Saiba mais: Como vender pelas redes sociais?

8. Crie uma promoção de lançamento

O lançamento da sua loja de produtos naturais precisa chamar a atenção do público. Sendo assim, é importante que você comece a planejar a inauguração da loja com meses de antecedência.

Você pode considerar a contratação temporária de alguém especializado em consultoria de marketing para te auxiliar em tudo que for necessário. Além disso, uma boa estratégia é criar uma promoção para a semana de lançamento. Assim, você garante que mais clientes se interessem pelo seu negócio e possam se tornar consumidores fidelizados.

💡 Saiba mais: Checklist completo para um lançamento

Tudo entendido sobre como montar uma loja de produtos naturais?

Esperamos que este artigo tenha respondido suas principais dúvidas sobre como criar uma loja de produtos naturais. Como visto no texto, trata-se de um setor competitivo e em crescimento, por isso, é fundamental investir em boas estratégias para se destacar no mercado.

Agora, antes de você ir, queremos te convidar a fazer um teste de 30 dias grátis na plataforma da Nuvemshop. Com ela, você pode montar sua loja de produtos orgânicos de maneira fácil, rápida e o melhor: sem a necessidade de conhecimentos técnicos. Esperamos por você! 💚

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre como montar uma loja de produtos naturais

Inicialmente, o valor a ser desembolsado para criar uma loja de produtos naturais pode variar de R$ 20.000 à R$ 50.000 nos primeiros dois meses. Além disso, o preço médio de uma mensalidade de loja virtual é de R$ 49,90 nos planos básicos.

  1. Defina o nome do seu negócio
  2. Escolha o público-alvo e o nicho do mercado
  3. Legalize o seu negócio
  4. Crie um diferencial competitivo
  5. Defina os valores dos produtos
  6. Crie uma loja virtual
  7. Divulgue o seu negócio nas redes sociais
  8. Crie uma promoção de lançamento

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