Guia completo de como vender sem estoque em 2024

Pontos principais do artigo:
- Aprender como vender sem estoque é uma alternativa para quem sonha em empreender mas não pode fazer o investimento necessário para montar um estoque próprio;
- Nesse caso, algumas das principais opções são o dropshipping, a venda sob demanda, a parceria com fornecedores, o mercado de afiliados e a venda de produtos digitais;
- Embora existe a dúvida, vender sem estoque não é crime desde que o fornecedor tenha a mercadoria disponível e seja capaz de entregá-la ao comprador no prazo acordado;
- Na Nuvemshop, você pode criar a sua loja virtual com 30 dias de teste grátis e vender sem estoque fazendo a integração com aplicativos de dropshipping para encontrar fornecedores nacionais e internacionais.
Você já pensou em abrir uma loja virtual, mas, ao se lembrar do trabalho e investimento necessário para montar um estoque acabou desistindo? Se este for o caso, continue por aqui, pois vamos aprender, neste artigo, como vender sem estoque.
No e-commerce, existem diversas alternativas para lojistas que não dispõem de um grande espaço ou de muitos recursos para investir. Um dos exemplos mais conhecidos é o dropshipping, mas ele não é o único.
Então, se você tem o sonho de empreender e ganhar dinheiro na internet, continue a leitura. Depois de ler este conteúdo, a questão do armazenamento não será mais um obstáculo para você começar a vender online. Vamos lá? 😉
Como vender sem estoque?
Se você não tem um espaço adequado para armazenar os produtos, ou não pode fazer um alto investimento em mercadorias para começar a vender, existem algumas opções que podem te ajudar a resolver estes problemas.
Confira, a seguir, cinco alternativas para começar a vender sem estoque:
1. Dropshipping
O dropshipping é um modelo de logística que tem crescido muito, principalmente no e-commerce. Ele funciona da seguinte forma: o empreendedor recebe o pedido em sua loja e encaminha para o fornecedor, que será responsável por realizar a separação e envio do produto.
Ou seja, nesse modelo, é o fornecedor quem assume a responsabilidade de manter o estoque do produto e enviá-lo ao cliente. No entanto, é importante lembrar que o lojista não fica totalmente fora dessas tarefas,.
É preciso que você acompanhe todo o processo e mantenha o contato tanto com o fornecedor, quanto com o cliente, para garantir que o consumidor receba a mercadoria no prazo combinado. Afinal, embora seja o parceiro quem vai enviar o produto, o cliente comprou na sua loja, portanto, espera é você quem ele vai procurar caso aconteça alguma coisa.
Ainda assim, o lojista tira do colo o trabalho com o armazenamento dos materiais e todo o fluxo de postagem das entregas. Logo, sobra mais tempo para cuidar de outras frentes do negócio, como vendas e atendimento, por exemplo.
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Como fazer dropshipping com uma loja Nuvemshop?
Agora que você está aprendendo como vender sem estoque, se quiser colocar esse conhecimento em prática pode criar uma loja virtual de dropshipping com 30 dias de teste grátis na Nuvemshop. O processo é fácil, simples e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar, basta montar a sua loja e instalar um aplicativo de dropshipping.
Um dos aplicativos mais comuns para fazer dropshipping na Nuvemshop é o Dropi. Com ele, é possível automatizar a importação de de mais de 2 bilhões de itens do AliExpress para sua loja. Você pode começar usando a versão gratuita e, quando o seu negócio crescer, o app oferece planos que variam de R$ 45 a R$ 250 por mês.
Agora, se você quer uma opção voltada para fornecedores nacionais de dropshipping, indicamos o DropNacional. Com ele, você conecta a sua loja virtual a uma rede de parceiros brasileiros, o que garante uma entrega mais rápida para o consumidor. O app oferece um teste de três dias grátis para você experimentar e, depois desse período, pode assinar o plano profissional por R$ 89 por mês.
Desse modo, seus clientes poderão escolher os produtos que quiserem e receber diretamente do fornecedor — sempre em nome da sua loja. Prático, não é mesmo?
💡 Saiba mais: Como vender pela Nuvemshop?
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- Como vender sem estoque no Mercado Livre?
- É possível vender sem estoque na Shopee?
2. Venda sob demanda
Na venda sob demanda, o lojista anuncia os produtos que são armazenados por terceiros e os encomenda somente quando ocorrem as vendas.
Quando falamos de terceiros, nos referimos a fabricantes, lojas do varejo ou atacado etc. No entanto, o fluxo de embalagem e envio ficam por conta do lojista, já que ele é o responsável por anunciar e vender os itens — essa é a grande diferença em relação ao dropshipping.
Então, suponhamos que você anuncie calçados em seu site e, ao fazer uma venda, você imediatamente faz a compra do produto, embala e envia ao consumidor. Nesse modelo, o seu lucro irá depender da precificação dos itens, uma vez que você vai precisar pagar pelo produto a cada venda realizada.
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3. Parceria com fornecedores
As parcerias com fornecedores, na prática, irão facilitar o seu fluxo de vendas sob demanda. Ao estabelecer acordos comerciais, você pode garantir que o produtor separe determinados itens para você, além de negociar condições mais vantajosas.
Por exemplo, estabelecer um contrato com uma fábrica para vender roupas, irá permitir que você tenha a segurança de sempre encontrar os itens que você precisa em estoque. Além disso, como os contratos podem ter duração pré-definida, é possível acordar valores mais acessíveis quanto à aquisição dos produtos.
💡 Saiba mais: Como escolher bons fornecedores para a sua empresa?
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4. Revenda e vendas como afiliado
O processo de vendas como afiliado é bastante semelhante à revenda. A diferença é que, muitas vezes, o associado irá somente anunciar o produto e receber uma comissão pela venda, sem precisar se envolver em nenhum fluxo de postagem, pós-venda, atendimento etc.
Já o modelo de revenda é bastante popular no varejo, principalmente no ramo de cosméticos e perfumaria. Ele funciona da seguinte forma: o vendedor anuncia os produtos da marca e, ao realizar uma venda, notifica o fornecedor de produtos para revenda para que ele dê sequência ao processo de envio.
Em ambos formatos, o vendedor recebe uma comissão por cada venda e o valor varia de acordo com o contrato estabelecido pelo fornecedor. Por isso, é importante entender a margem de lucro esperada antes de investir em um destes modelos.
💡 Saiba mais: 10 produtos com boa margem de lucro para revender
5. Venda produtos digitais
Por fim, existe a venda de produtos digitais, que, por sua vez, é mais segmentada do que as demais. A lista de itens que podem ser comercializados desta forma inclui:
Esta alternativa é ideal para pessoas que trabalham com conteúdo e estão pensando em ganhar dinheiro no e-commerce. Sem os produtos físicos, o estoque é definitivamente riscado da lista de preocupações.
Para vender este tipo de produto, o foco deve estar na produção dos materiais. O envio pode ser feito por ferramentas online como Google Drive e DropBox, por exemplo.
💡 Saiba mais: O que são e como vender produtos digitais pela internet?
Vender sem estoque é crime?
Não, vender sem estoque, por si só, não é considerado crime desde que o fornecedor tenha a mercadoria disponível e seja capaz de entregá-la ao comprador final conforme o prazo de entrega acordado no momento da venda.
Por outro lado, vender um produto que não existe ou não entregar a mercadoria que foi paga pelo cliente, pode ser considerado crime, geralmente enquadrado como estelionato. Por isso, é fundamental que, mesmo que não tenha estoque próprio, o lojista acompanhe todo o processo de entrega junto com o fornecedor.
Além disso, a falta de documentações fiscais, como notas fiscais, também pode ser caracterizada como crime, pois impede o controle adequado da movimentação financeira do negócio e prejudica os direitos do consumidor, que tem o direito de receber o comprovante da compra.
Por isso, se você pensa em começar a vender sem estoque, saiba que essa é sim uma forma mais simples de começar um negócio online e testar diferentes mercados antes de expandir o negócio. Entretanto, ainda é preciso garantir que a sua empresa esteja em conformidade com todas as leis e regulamentações aplicáveis.
💡 Saiba mais:
O que é estoque?
Estoque é um termo utilizado para descrever a quantidade de produtos que uma empresa possui armazenados em um determinado momento para atender à demanda de seus clientes. É como uma reserva de itens que uma empresa mantém disponível para venda ou uso futuro.
Entretanto, a gestão de estoque não se limita apenas ao armazenamento. Ele precisa ter organização, monitoramento e otimização constante. Assim, as empresas podem ter um controle positivo de seus insumos.
Grandes empresas, normalmente, dispõem de galpões para armazenar adequadamente suas mercadorias. Porém, se falarmos de pequenos negócios, é possível criar espaços adequados para armazenamento dentro de casa, dependendo da quantidade e de qual material estamos falando.
💡 Saiba mais: O que é melhor para um e-commerce: estoque próprio ou terceirizado?
Quais são os principais tipos de estoque?
No varejo, no atacado e no e-commerce, existe uma série de alternativas para garantir o armazenamento e gestão dos produtos. O que vale é entender qual formato melhor se encaixa com o seu modelo de negócio e investir na opção que irá trazer mais benefícios.
Dentre os diversos tipos de estoque, destacamos os seguintes:
1. Estoque tradicional
Consiste em um espaço que é alugado ou comprado para servir única e exclusivamente para o armazenamento de materiais. Na maior parte, são grandes galpões com uma infinidade de prateleiras, nas quais os produtos são devidamente separados e empilhados.
2. Estoque compartilhado
O estoque compartilhado normalmente dispõe de amplos espaços, pois, neles, são armazenadas mercadorias de várias empresas e lojistas. Fisicamente, não há muita diferença com relação ao modelo tradicional. As particularidades são encontradas nos fluxos logísticos que tendem a ser mais complexos.
3. Estoque terceirizado
Por fim, o estoque terceirizado é a opção que livra você de algumas responsabilidades. Neste modelo, todo fluxo de armazenamento é atribuído a uma empresa contratada, que irá cuidar desde a entrada do produto até o envio para o consumidor final.
💡 Saiba mais: O que é acuracidade de estoque e como calculá-la?
Quais são os riscos de vender sem estoque?
Embora aprender como vender sem um estoque próprio ofereça uma série de facilidades, é preciso analisar alguns riscos que podem surgir no caminho. Às vezes, mesmo que seja o caminho mais fácil, essa pode não ser a melhor escolha para o seu modelo de negócio.
Para te ajudar a colocar na balança os prós e contras, separamos alguns riscos que podem surgir neste formato de trabalho. Confira a seguir.
1. Maiores prazos de entrega
Com o fluxo de separação e envio dependendo de terceiros, o tempo para que o produto chegue até o consumidor final pode ser maior do que o habitual, já que é preciso considerar o prazo para que o fornecedor receba a sua solicitação.
Entretanto, quando você tem um bom relacionamento com o seu fornecedor e trabalha com parceiros confiáveis, o processo já é ágil e, normalmente, isso não será um problema para o lojista.
2. Trocas e devoluções
Pelos mesmos motivos listados acima, caso o consumidor solicite a troca ou a devolução de um produto, este processo fica mais moroso, uma vez que o lojista deverá enviar uma nova solicitação ao fornecedor e intermediar essa logística reversa.
3. Sincronização de catálogo
Como os produtos saem direto do fornecedor, fica mais difícil manter o seu catálogo atualizado de acordo com a disponibilidade de itens.
4. Baixo controle de qualidade
Sem um estoque próprio, você não tem a oportunidade de garantir a qualidade do que você está vendendo. Mas isso pode ser facilmente resolvido com um bom relacionamento com o fornecedor. Isso porque parceiros de confiança garantem e têm excelente qualidade em seus produtos.
5. Dependência do fornecedor
Para que você possa enviar os produtos para seus clientes, é preciso garantir que seus fornecedores os provenham e isso gera uma certa dependência. Entretanto, em qualquer negócio existe uma dependência de fábricas ou matéria-prima. Então, essa questão faz parte do desafio de qualquer empreendedor.
Quais são as vantagens de vender sem estoque?
No entanto, existe, sim, uma série de benefícios oferecidos por esses modelos de negócio. Se você está começando a vender agora ou intercala o negócio e outras atividades, certamente irá se interessar pelas vantagens abaixo.
1. Baixo investimento
Sem a necessidade de investir em um espaço físico para armazenamento ou em uma grande quantidade de produtos, os seus custos para começar a vender serão significativamente menores, gerando uma grande economia para o seu bolso.
2. Flexibilidade e liberdade
Como você não terá um estoque fixo, realizar mudanças em seu negócio, ou até mesmo, trocar de nicho, fica mais fácil.
3. Maior diversidade de produtos
Podendo contar com mais de um fornecedor, você tem a oportunidade de explorar os diversos segmentos e trabalhar com um grande leque de itens.
4. Facilidade operacional
Como mencionado durante o texto, todo o fluxo logístico deixa de ser sua responsabilidade, logo, suas tarefas em relação às vendas são mais simples e rápidas.
5. Maior tempo hábil
Pela mesma razão listada acima, com todo o processo de envio sendo realizado por terceiros, sobra mais tempo para que você se dedique a outras atividades.
Tudo entendido sobre como vender sem estoque?
Esperamos que este conteúdo tenha clareado suas ideias sobre como é vender sem estoque. Analise com atenção os prós e contras e entenda se este modelo faz sentido para o seu negócio.
E se você ainda não vende pela internet e está pensando em começar, o que acha de criar uma loja virtual grátis com a Nuvemshop? É fácil, rápido e você não precisa de conhecimentos técnicos para começar. Conte com a gente para potencializar sua história de sucesso. 💙