O que é taxa de aprovação e por que acompanhar esse indicador?

Empreendedor com black power loiro segura cartão de crédito enquanto verifica a taxa de aprovação de sua loja virtual no notebook.

Taxa de aprovação é um indicador que mostra o percentual de pedidos pagos e aprovados em um e-commerce. Quem tem uma loja virtual deve acompanhar essa métrica para garantir o máximo de vendas concluídas com sucesso e analisar o desempenho dos meios de pagamento utilizados.


Se você tem uma loja virtual, é provável que esteja de olho no seu número de vendas. Mas e quanto à taxa de aprovação? Você sabe quantos pedidos foram realmente pagos de todas as vendas realizadas no seu negócio?

É sobre esse indicador importantíssimo que falaremos neste artigo. Acompanhando essa métrica de perto, você vai descobrir se os seus meios de pagamento são eficientes, se existem muitas transações rejeitadas e se é preciso melhorar seu checkout.

O objetivo final é claro: aprovar mais vendas e aumentar seu lucro. Então, venha com a gente para aprender como calcular e aumentar sua taxa de aprovação. Vamos lá? 🤑

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O que é taxa de aprovação?

A taxa de aprovação é um indicador que mostra o percentual de pedidos que foram efetivamente pagos em relação ao total de pedidos realizados em um e-commerce. Por isso, é uma das métricas mais importantes para acompanhar o desempenho de uma loja virtual.

Ela faz parte da lista de KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-chave de desempenho) que os empreendedores precisam monitorar no comércio eletrônico. Afinal, é fundamental entender quantos pagamentos foram aprovados em comparação com os pedidos abertos no sistema.

Por exemplo, se você recebeu 100 pedidos em um mês e 80 deles foram pagos, sua taxa de aprovação foi de 80% no período — simples assim.

Naturalmente, quanto maior for a taxa de aprovação do seu negócio, melhor. Um percentual alto significa que a maior parte dos pedidos estão sendo faturados e que seus meios de pagamento têm um bom desempenho.

💡 Saiba mais: 7 melhores meios de pagamento para e-commerce

Como funciona a taxa de aprovação?

Para entender melhor como funciona a taxa de aprovação, pense no processo de compra de um e-commerce: o consumidor coloca os produtos no carrinho, escolhe finalizar o pedido e, então, seleciona um meio de pagamento no checkout.

Nesse momento, as opções mais comuns oferecidas são o cartão de crédito, boleto bancário e Pix. Acontece que, em qualquer um desses métodos, existe o risco de que o pagamento seja rejeitado ou simplesmente não seja concluído pelo cliente.

No caso dos cartões, é preciso que a operadora ou instituição financeira aprove o pagamento, que é liberado pela adquirente. Porém, existem vários motivos para a rejeição da transação, como falta de limite de crédito, cartão expirado ou mesmo suspeita de fraude.

Já nas modalidades de Pix e boleto bancário, é muito comum que o consumidor finalize o pedido e não faça o pagamento dentro do prazo estabelecido. Sendo assim, torna-se essencial medir a taxa de aprovação e aplicar estratégias para que mais pedidos sejam aprovados.

Por que a taxa de pedidos aprovados é importante?

Como vimos, não basta contabilizar apenas os pedidos feitos no e-commerce: é preciso analisar quantos deles foram efetivamente pagos e faturados. Essa é a função da taxa de aprovação.

Dessa forma, os lojistas digitais precisam acompanhar esse indicador para entender os seguintes pontos:

  • Se o intermediador de pagamento escolhido está cumprindo bem o seu papel de processar as transações;
  • Se os meios de pagamento oferecidos são eficientes e compatíveis com os hábitos do público-alvo;
  • Se os clientes estão concluindo o pagamento dos pedidos (no caso de Pix e boleto) ou se são necessárias ações para estimular essa etapa final.

Assim, a taxa de aprovação fornece informações importantes para analisar o desempenho dos seus pagamentos. Se esse indicador estiver abaixo do esperado, é sinal de que você precisa rever os meios de pagamento utilizados, o gateway de pagamento escolhido ou até mesmo as ações de marketing da empresa.

Quais são os principais motivos para a rejeição de um pagamento?

Quando falamos em rejeição de pagamentos, nos referimos especificamente às compras pagas com cartão de crédito ou débito. É nessa modalidade que os processadores de pagamentos, operadoras e bandeiras podem recusar a transação por inúmeros motivos.

As razões mais comuns para um pagamento rejeitado são:

  • Erros de digitação em dados do cartão, como número, CVV ou CPF do titular;
  • Falta de pagamento na fatura do cartão de crédito;
  • Cartão expirado, bloqueado ou perdido;
  • Falta de limite de crédito para a compra (ou de saldo, no caso do cartão de débito);
  • Data de vencimento do cartão inválida;
  • Cartão com restrições;
  • Cartão não aprovado na validação de segurança do intermediador;
  • Suspeita de fraude.

Quando ocorrem esses problemas, os empreendedores têm que lidar com o temido chargeback, ou cancelamento das compras com cartão.

Em cada caso, você deverá proceder de uma maneira diferente para recuperar o pagamento. Às vezes, é preciso contatar o gateway, outras vezes, a instituição financeira do cliente ou ainda a plataforma de e-commerce.

💡 Saiba mais: O que é PSP do recebedor e o que significa pagamento rejeitado?

👉 Confira: Os principais motivos de pagamentos rejeitados no Nuvem Pago

Como calcular a taxa de aprovação?

Para calcular a taxa de aprovação do seu negócio, você precisa de duas informações: o total de vendas realizadas e o total de pedidos aprovados em um mesmo período. A fórmula é a seguinte:

Taxa de aprovação = número de pedidos aprovados x 100 ÷ total de pedidos

Por exemplo, vamos supor que você extraiu um relatório de pagamentos com cartão de crédito e identificou que, de 300 pedidos realizados, 252 foram aprovados. Nesse caso, o cálculo fica assim:

  • Taxa de aprovação = 252 x 100 ÷ 300
  • Taxa de aprovação = 25.200 ÷ 300
  • Taxa de aprovação = 84%.

Logo, nessa situação, sua taxa de aprovação seria de 84%. Evidentemente, você deve trabalhar para chegar o mais próximo possível dos 100%.

Para coletar as informações de pagamento, consulte sua plataforma de e-commerce ou o painel administrativo do seu intermediador de pagamentos. Na Nuvemshop, por exemplo, você pode baixar um relatório de vendas completo, filtrando seus pedidos de acordo com o status de pagamento (pagamento em processo, pagamento aprovado, pagamento rejeitado etc.).

Além disso, se você utiliza o Nuvem Pago, o meio de pagamento exclusivo da Nuvemshop com tarifa de venda grátis, pode consultar os pagamentos aprovados e rejeitados no seu painel na seção “Potencializar”. Também é possível verificar os motivos de rejeição para melhorar sua taxa de aprovação.

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Qual a diferença entre taxa de aprovação e taxa de conversão?

A taxa de conversão é um indicador mais abrangente do que a taxa de aprovação, pois pode considerar também os pedidos abertos que não foram pagos. No e-commerce, a principal conversão medida é a razão entre o número de visitantes da loja e a quantidade de compras.

No entanto, existe também a taxa de conversão calculada para cada etapa do funil de vendas e da jornada de compra. Por exemplo, quantas vendas foram realizadas em função dos carrinhos criados e quantas pessoas clicaram no botão “Comprar” em relação ao total de visitantes.

Na Nuvemshop, você tem um painel de estatísticas onde é possível analisar a conversão geral, que compara as vendas aos carrinhos criados, e também conversões de outras etapas do processo de compra.

Sob essa perspectiva, podemos considerar que a taxa de aprovação também é um tipo de taxa de conversão. Só que, nesse caso, analisamos especificamente quantos pedidos abertos foram pagos em relação ao total de vendas.

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Como aumentar a taxa de aprovação?

Agora que você entendeu o que é taxa de aprovação e como calcular, já pode aproveitar nossas dicas para aumentar seu índice de pedidos aprovados. Acompanhe e tome nota:

1. Entenda a jornada do seu cliente

Analisar a jornada do cliente é um ponto de partida importante para aumentar a taxa de aprovação. Aqui, o essencial é entender como seu público toma a decisão de compra e como você pode facilitar o momento da conclusão do pedido e do pagamento.

Dependendo do perfil do seu cliente, ele pode ser incentivado com um desconto, um meio de pagamento específico ou até mesmo um suporte na hora do checkout.

2. Ofereça vários meios de pagamento

Quanto mais formas de pagamento você oferecer no seu e-commerce, maiores as chances de ter uma alta taxa de aprovação. Isso porque a variedade de métodos deixa o cliente à vontade para escolher a mais conveniente.

Os meios de pagamento obrigatórios atualmente são cartão de crédito e Pix. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, o cartão de crédito é o meio preferido para as compras online, com 80% de preferência, seguido pelo Pix, com 77%.

3. Garanta a qualidade do intermediador

Não basta oferecer vários meios de pagamento: também é importante ter um intermediador de confiança para processar seus pedidos. O segredo é encontrar o equilíbrio entre a segurança das transações e a aprovação de pagamentos.

A grande questão é que alguns gateways de pagamento têm protocolos antifraude muito rígidos ou sistemas engessados que acabam rejeitando muitas transações autênticas. Por isso, você deve escolher um sistema que identifique fraudes de maneira inteligente e garanta a aprovação das compras legítimas.

Na plataforma da Nuvemshop, você pode escolher o Nuvem Pago, nosso meio de pagamento próprio que vem como padrão no plano gratuito, ou integrar sua loja virtual com diversos intermediadores de confiança nos planos pagos.

A Appmax, por exemplo, se destaca por oferecer máxima aprovação em vendas sem impactar o chargeback. Por meio de uma análise inteligente, a plataforma faz a gestão de risco completa contra ataques de fraudes e, ao mesmo tempo, garante a aprovação de todos os pedidos legítimos — chegando, assim, a uma média de taxa de aprovação de 99%.

⚙️ Instale o aplicativo: Appmax

👉 Confira: Como integrar a Appmax na minha loja?

4. Tenha um checkout transparente

O checkout transparente é aquele que permite a finalização da compra na mesma página, evitando que seu cliente tenha que sair do site para pagar. Com esse recurso, você transmite mais confiança ao consumidor e garante mais pagamentos finalizados com sucesso.

5. Otimize seu site para mobile

Você sabia que quase 80% das compras online são feitas em dispositivos móveis, como smartphones e tablets? É o que mostram os dados da pesquisa NuvemCommerce 2024.

Por isso, sua loja virtual precisa estar otimizada para dispositivos móveis, ou seja, ter um design responsivo, que se adapta a qualquer formato de tela. Na Nuvemshop, os layouts profissionais já vêm otimizados, para garantir a melhor experiência de compra e aumentar sua taxa de aprovação.

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6. Facilite o pagamento

As condições de pagamento também são decisivas para o aumento da taxa de aprovação. Então, ofereça sempre a opção de pagamento parcelado (de preferência, sem juros).

💡 Saiba mais: Como vender parcelado: guia para vender sem maquininha

7. Ofereça promoções e descontos

Que tal oferecer uma vantagem exclusiva para incentivar seus clientes a pagarem? Você pode usar cupons de desconto, frete grátis e cashback para aumentar a taxa de conversão e, consequentemente, disparar sua taxa de aprovação.

8. Recupere carrinhos abandonados

Um pedido que não foi pago se torna um carrinho abandonado — um dos maiores vilões do faturamento do e-commerce. Por isso, você deve investir em ações de marketing para recuperar os clientes que não finalizaram seus pedidos, uma vez que eles estão a um passo da conversão.

Para isso, existem as estratégias de remarketing, que consistem em impactar os consumidores que já visitam sua loja e colocaram itens no carrinho. Você pode atingir esse público com e-mails, anúncios e mensagens que convidam a pessoa a retomar sua compra e fazer o pagamento.

9. Ofereça um atendimento eficiente

Quando todos os recursos falham e uma transação é recusada, você precisa estar em contato com seus clientes para resolver a situação e garantir sua venda. Com um atendimento ao cliente eficiente, a loja virtual pode manter um relacionamento próximo e identificar os momentos em que os clientes precisam de suporte.

Muitas vezes, o consumidor sequer entra em contato após uma transação rejeitada. Para que a pessoa não desista da compra, você deve tomar a iniciativa de contornar a situação e oferecer alternativas de pagamento.

Aprendeu a calcular e aumentar a taxa de aprovação?

Esperamos que este guia tenha ajudado você a calcular sua taxa de aprovação e melhorar esse indicador cada vez mais no seu e-commerce. Lembre-se de que não existe um índice ideal, mas sua meta deve ser melhorar sempre e chegar o mais próximo possível dos 100%.

Se você quer experimentar um meio de pagamento completo e ter mais vendas aprovadas, crie sua loja virtual grátis na Nuvemshop e utilize o Nuvem Pago. É fácil, rápido e não requer conhecimentos técnicos! 💙

Referências

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre taxa de aprovação

Taxa de aprovação é um indicador que mostra o percentual de pedidos pagos e aprovados em um e-commerce. Ela é muito utilizada para mensurar a aprovação de vendas com cartão de crédito, uma vez que existem vários motivos que levam à rejeição da transação. Além disso, a taxa de aprovação também considera as compras com Pix e boleto bancário que não foram pagas pelo cliente.

Para calcular a taxa de aprovação do seu negócio, você precisa de duas informações: o total de vendas realizadas e o total de pedidos aprovados em um mesmo período. A fórmula é “Taxa de aprovação = número de pedidos aprovados x 100 ÷ total de pedidos”. Por exemplo, se você recebeu 100 pedidos em um mês e 80 deles foram pagos, sua taxa de aprovação foi de 80% no período.

O ideal é sempre manter a taxa de aprovação o mais próximo possível de 100%. No entanto, índices a partir de 90% são considerados aceitáveis.

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