O que é checkout transparente e como habilitá-lo em sua loja

Por: Raquel Lisboa
O que é checkout transparente e como habilitá-lo em sua loja

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Muito se fala sobre checkout transparente em lojas virtuais e todas as vantagens que essa funcionalidade pode trazer. Mas você sabe do que se trata?

O que é checkout transparente?

O termo inglês checkout, se traduzido ao pé da letra, significa “verificação de saída”. Difundido ao redor do globo, essa expressão passou a ser utilizada em diversos ambientes, como em aeroportos, hotéis e, inclusive, no e-commerce.

Em lojas virtuais, o checkout se refere ao momento em que o usuário, depois de colocar os produtos que deseja no carrinho, finaliza a compra. Esse processo envolve cadastro pessoal do cliente, seleção do endereço de entrega e pagamento.

Checkout transparente, por sua vez, é um recurso que permite que o consumidor conclua a jornada no próprio ambiente da loja virtual (diferentemente do checkout padrão e do lightbox, que transferem o usuário para o site do intermediador de pagamento através de uma nova aba ou um popup).

Do ponto de vista técnico, no checkout transparente há uma comunicação de dados entre a loja virtual e o processador de pagamento no back-end (parte interna e estrutural do site), sem alterar o front-end (parte exibida ao usuário).

Assim, com esse recurso, a etapa de decisão da jornada de compra se torna mais ágil e segura diante dos olhos do cliente, já que não há nenhuma mudança no fluxo visual.

É primordial, portanto, se atentar ao funcionamento do checkout do seu e-commerce e entender se o checkout transparente é a melhor opção para o seu consumidor e, consequentemente, para o seu negócio.

Se você quer entender também sobre outros aspectos relacionados aos meios de pagamento de uma loja virtual, confira o e-book sobre o assunto:

Quais são as vantagens de ter um checkout transparente?

Conforme citado anteriormente, desenvoltura e confiabilidade são dois dos pontos positivos do checkout transparente. Entretanto, há outras três vantagens que você pode conferir a seguir. Acompanhe 😉

1. Experiência do usuário

Diferentemente de um ambiente físico, em uma loja virtual, o cliente se distrai com mais facilidade, seja com outros sites ou tarefas do dia a dia, como atender um telefonema, preparar uma refeição etc. Por isso, é importante que o processo de compra online seja simples e rápido.

Ao eleger o checkout transparente, sua marca proporciona um espaço digital integrado e fluido. Para compras incentivadas por gatilhos mentais (estímulos a mecanismos cerebrais), por exemplo, esse tipo de fechamento é uma ótima opção, pois, ao longo da jornada, o avanço por uma única barra de progresso pode aumentar o foco e diminuir a ansiedade do consumidor.

2. Credibilidade da marca

Você sabia que o fator (falta de) segurança é responsável por 19% do abandono de carrinhos no e-commerce?

Assim, além de investir em selos e certificados, é essencial fazer com que o usuário se sinta confortável ao longo da jornada.

Para tal, o checkout transparente é extremamente indicado: evitando qualquer tipo de desconfiança com a abertura de novas abas (como pode acontecer nos checkouts padrão e lightbox), ele permite que todo o processo de compra possua uma mesma identidade visual — incluindo cores do layout e logotipo da marca.

Ademais, no ambiente unificado do checkout transparente, é exibido o resumo do pedido e solicitado um breve cadastro pessoal, o que propicia um percurso virtual bastante intuitivo, completo e seguro.

3. Taxa de conversão

Considerando os dois tópicos anteriores sobre checkout transparente, este terceiro é uma consequência. Se o seu cliente, ao longo da jornada de compra, tiver uma experiência positiva e sentir segurança para fechar o carrinho de compras, é fato que a taxa de conversão do seu negócio alcançará novos patamares.

Pensando nisso, além de te deixar a par sobre checkout transparente, preparamos um conteúdo especial sobre como aumentar as vendas da sua loja virtual. Para conferi-lo gratuitamente, basta clicar no botão abaixo:

Bônus: dica sobre responsividade

De acordo com o NuvemCommerce 2020, cerca de 83% das visitas e 66% das vendas das lojas Nuvemshop foram realizadas por meio de dispositivos móveis no último ano. Assim, ter um site — e principalmente um checkout — adaptado às telas mobile é uma necessidade para converter mais.

Por isso, invista em uma plataforma de e-commerce que ofereça um layout responsivo. A Nuvemshop, por exemplo, além de possuir associações com os maiores players de checkout transparente (que veremos a seguir), tem layouts otimizados para as telas de smartphones e tablets.

Quais são as opções de checkout transparente na Nuvemshop?

Por fim, depois de compreender o que é checkout transparente e todas as suas vantagens, não poderíamos deixar de te contar sobre as opções da Nuvemshop.

Na nossa plataforma de e-commerce, temos integrações com os melhores intermediadores de pagamento do mercado e benefícios especiais para clientes Nuvemshop. No quesito checkout transparente, destacam-se o PagSeguro, a Wirecard e o Mercado Pago.

Para descobrir todas as condições disponíveis, confira o conteúdo Como receber por minhas vendas na internet? e, caso queira configurar o checkout transparente na sua loja Nuvemshop, escolha um dos tutoriais abaixo:

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