O que é checkout transparente e como habilitá-lo em sua loja?

Por: Raquel Lisboa
O que é checkout transparente e como habilitá-lo em sua loja?

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Muito se fala sobre checkout transparente em lojas virtuais e todas as vantagens que esse recurso pode trazer. Mas você sabe como ele funciona?

Se não, você chegou ao conteúdo certo! Aqui vamos descobrir as principais características desse tipo de checkout e como habilitá-lo na sua loja virtual Nuvemshop. Siga com a gente. 😉

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O que é checkout transparente?

Checkout transparente é um recurso que permite que o consumidor conclua a jornada de compra no próprio ambiente da loja virtual. Diferente do checkout padrão e do lightbox, ele não transfere o usuário para o site do intermediador de pagamento através de uma nova aba ou um pop-up.

Do ponto de vista técnico, no checkout transparente, há uma comunicação de dados entre a loja virtual e o processador de pagamento no back-end (parte interna e estrutural do site), sem alterar o front-end (parte exibida ao usuário).

Assim, com esse recurso, a etapa de decisão da jornada de compra se torna mais ágil e segura diante dos olhos do cliente, já que não há nenhuma mudança no fluxo visual.

É primordial, portanto, atentar-se ao funcionamento do checkout do seu e-commerce e entender se o checkout transparente é a melhor opção para o seu consumidor e, consequentemente, para o seu negócio.

Se quiser compreender também outros aspectos relacionados aos meios de pagamento de uma loja virtual, confira o nosso e-book gratuito sobre o assunto:

O uso do termo “checkout”

O termo inglês “checkout”, se traduzido ao pé da letra, significa “verificação de saída”. Difundido ao redor do globo, essa expressão passou a ser utilizada em diversos ambientes, como em aeroportos, hotéis e, inclusive, no e-commerce.

Em lojas virtuais, o checkout se refere ao momento em que o usuário, depois de colocar os produtos que deseja no carrinho, finaliza a compra. Esse processo envolve cadastro pessoal do cliente, seleção do endereço de entrega e pagamento.

Quais são as vantagens do checkout transparente?

Conforme citado anteriormente, desenvoltura e confiabilidade são dois dos pontos positivos do checkout transparente. Entretanto, há outras três vantagens que você pode conferir a seguir. Acompanhe!

1. Experiência do usuário otimizada

Diferentemente de um ambiente físico, em uma loja virtual, o cliente se distrai com mais facilidade, seja com outros sites ou tarefas do dia a dia, como atender um telefonema, preparar uma refeição etc. Por isso, é importante que o processo de compra online seja simples e rápido.

Ao eleger o checkout transparente, sua marca proporciona um espaço digital integrado e fluido. Para compras incentivadas por gatilhos mentais (estímulos a mecanismos cerebrais), por exemplo, esse tipo de fechamento é uma ótima opção, pois, ao longo da jornada, o avanço por uma única barra de progresso pode aumentar o foco e diminuir a ansiedade do consumidor.

exemplo de checkout transparente

Exemplo da barra de progresso do checkout transparente (Strappy Co)

2. Credibilidade de marca expandida

Você sabia que o fator (falta de) segurança é responsável por 19% do abandono de carrinhos no e-commerce?

Assim, além de investir em selos e certificados, é essencial fazer com que o usuário se sinta confortável ao longo da jornada.

Para tal, o checkout transparente é extremamente indicado. Evitando qualquer tipo de desconfiança com a abertura de novas abas (como pode acontecer nos checkouts padrão e lightbox), ele permite que todo o processo de compra possua uma mesma identidade visual — incluindo cores do layout e logotipo da marca.

Ademais, no ambiente unificado do checkout transparente, é exibido o resumo do pedido e solicitado um breve cadastro pessoal, o que propicia um percurso bastante intuitivo, completo e seguro.


Saiba mais

Soluções para abandono de carrinhos [dica bônus] 🎁

Se o abandono de carrinhos tem sido um grande problema para o seu e-commerce, assista a este vídeo, onde nossa editora Renata Estevo compartilha três estratégias para reduzir tal índice:

3. Taxa de conversão maior

Considerando os dois tópicos anteriores sobre checkout transparente, este terceiro é uma consequência. Se o seu cliente, ao longo da jornada de compra, tiver uma experiência positiva e sentir segurança para fechar o carrinho de compras, é fato que a taxa de conversão do seu negócio alcançará novos patamares.

Pensando nisso, além de te deixar a par sobre checkout transparente, preparamos o conteúdo completo abaixo sobre como vender mais:


Saiba mais

Responsividade do site em foco [dica bônus] 🎁

De acordo com o NuvemCommerce 2020, cerca de 83% das visitas e 66% das vendas das lojas Nuvemshop foram realizadas por meio de dispositivos móveis em 2019. Assim, ter um site — e principalmente um checkout — adaptado às telas mobile é uma necessidade para converter mais.

Por isso, invista em uma plataforma de e-commerce que ofereça um layout responsivo. A Nuvemshop, por exemplo, além de possuir integrações com os maiores players de checkout transparente (que veremos a seguir), tem layouts otimizados para as telas de smartphones e tablets.


Saiba mais

Quais são as opções de checkout transparente na Nuvemshop?

Por fim, depois de compreender o que é checkout transparente e todas as suas vantagens, não poderíamos deixar de te contar sobre as opções da Nuvemshop.

Na nossa plataforma de e-commerce, temos integrações com os melhores intermediadores de pagamento do mercado e benefícios especiais para clientes Nuvemshop. No quesito checkout transparente, destacam-se:

  • PagSeguro;
  • Wirecard;
  • Mercado Pago.

Como configurar o checkout transparente na Nuvemshop?

Para descobrir todas as condições disponíveis, confira o conteúdo Como receber por suas vendas na internet? e, para configurar o checkout transparente na sua loja Nuvemshop, escolha um destes tutoriais de acordo com o intermediador de sua preferência:

Entendido?

Esperamos que, neste conteúdo, você tenha tirado suas principais dúvidas sobre checkout transparente. Como visto, dependendo dos seus objetivos, ele pode fazer toda diferença para atingi-los.

Caso queira encontrar conteúdos similares ao que você acabou de ler, indicamos a categoria Pagamento do Blog da Nuvemshop.

E se quiser colocar tudo isso em prática, crie sua loja virtual e faça um teste de 30 dias gratuitos com a Nuvemshop. É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! ✨

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