O que é checkout transparente e como habilitar na sua loja virtual?

Por: Raquel Lisboa

Mulher realizando um pagamento para representar checkout transparente.

Aqui você encontra:

Checkout transparente é o recurso que permite que o consumidor conclua a jornada de compra na própria loja virtual, sem que ele seja redirecionado para um site externo para pagar.


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Muito se fala sobre checkout transparente em lojas virtuais e todas as vantagens que esse recurso pode trazer. Mas você sabe como ele funciona?

Se ainda não, você chegou ao conteúdo certo! Aqui vamos descobrir as principais características desse tipo de checkout e como habilitá-lo na sua loja virtual. Siga com a leitura e aproveite o conteúdo! 😉

O que é checkout transparente?

Checkout transparente é o recurso que permite que o consumidor conclua a jornada de compra na própria loja virtual, sem que ele seja redirecionado para um site externo para pagar. Portanto, diferentemente do checkout padrão e do lightbox, o usuário não é transferido para o site do intermediador de pagamento por meio de uma nova aba ou de um pop-up.

Do ponto de vista técnico, no checkout transparente, há uma comunicação de dados entre a loja virtual e o processador de pagamento no back-end (parte interna e estrutural do site), sem alterar o front-end (parte exibida ao usuário).

Assim, com esse recurso, a etapa de decisão da jornada de compra se torna mais ágil e segura diante dos olhos do cliente, já que não há nenhuma mudança no fluxo visual.

Veja, no exemplo abaixo, como funciona o checkout transparente da loja Isabela Matte. Observe que, em nenhum momento durante a finalização da compra, a URL e a parte visual do site mudam. Ou seja, o cliente permanece o tempo todo em um mesmo ambiente virtual.

Mockup mostrando a etapa de checkout transparente no site Isabela Matte.

Mockup mostrando a etapa de checkout transparente no site Isabela Matte.

Mockup mostrando a etapa de checkout transparente no site Isabela Matte.

É primordial, portanto, atentar-se ao funcionamento do checkout do seu e-commerce e entender se o checkout transparente é a melhor opção para o seu consumidor e, consequentemente, para o seu negócio.

Se quiser compreender também outros aspectos relacionados aos meios de pagamento de uma loja virtual, confira o nosso e-book gratuito sobre o assunto:

O uso do termo “checkout”

O termo em inglês “checkout”, se traduzido ao pé da letra, significa “verificação de saída”. Difundido ao redor do globo, essa expressão passou a ser utilizada em diversos ambientes, como em aeroportos, hotéis e, inclusive, no e-commerce.

Em lojas virtuais, o checkout se refere ao momento em que o usuário finaliza a compra, depois de colocar os produtos que deseja no carrinho. Esse processo envolve o cadastro pessoal do cliente, a seleção do endereço de entrega e o pagamento.

Por que o checkout transparente é importante?

O abandono do carrinho de compras, infelizmente, é algo que acontece com muita frequência dentro do comércio eletrônico. De acordo com o E-Commerce Radar, no Brasil essa taxa chega a 82%.

Os motivos para isso podem ser os mais diversos, como frete muito caro ou prazo de entrega muito demorado. Mas, dentre eles, destaca-se também a falta de transparência no momento do checkout.

Como falamos anteriormente, finalizar a transação de compra no mesmo site em que os produtos foram selecionados, além de melhorar a experiência daquele usuário, também dá mais segurança a ele. Isso porque o cliente não precisa ser redirecionado para nenhum ambiente externo e, portanto, não há “quebra” no fluxo de compra e nem mudança na identidade visual.

Assim, se você vende pela internet ou está pensando em montar uma loja virtual, conhecer e aplicar o checkout transparente pode ser de extrema importância para o seu negócio. Nos próximos tópicos, vamos nos aprofundar nas vantagens desse processo e conferir dicas de como configurá-lo!

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Quais são as vantagens do checkout transparente?

Desenvoltura, agilidade e confiabilidade são pontos positivos do checkout transparente. Entretanto, há outros benefícios que você pode conferir a seguir. Acompanhe!

1. Melhora a experiência do usuário

Diferentemente de um ambiente físico, em uma loja virtual, o cliente se distrai com mais facilidade, seja com outros sites ou com tarefas do dia a dia, como atender um telefonema, preparar uma refeição etc. Por isso, é importante que o processo de compra online seja simples e rápido.

Ao eleger o checkout transparente, sua marca proporciona um espaço digital integrado e fluido. Para compras incentivadas por gatilhos mentais (estímulos a mecanismos cerebrais), por exemplo, esse tipo de fechamento é uma ótima opção, já que, ao longo da jornada, o avanço por uma única barra de progresso pode aumentar o foco e diminuir a ansiedade do consumidor.

Mockup mostrando a etapa de checkout transparente no site Strappy Co.

Exemplo da barra de progresso do checkout transparente na loja Strappy Co

2. Aumenta credibilidade da marca

Você sabia que o fator falta de segurança é o responsável por 19% do abandono de carrinhos no e-commerce? Assim, além de investir em selos e certificados, é essencial fazer com que o usuário se sinta confortável ao longo da jornada.

Para tal, o checkout transparente é extremamente indicado. Evitando qualquer tipo de desconfiança com a abertura de novas abas (como pode acontecer nos checkouts padrão e lightbox), ele permite que todo o processo de compra possua uma mesma identidade visual — incluindo cores do layout e logotipo da marca.

Além disso, no ambiente unificado do checkout transparente, é exibido o resumo do pedido e solicitado um breve cadastro pessoal, o que propicia um percurso bastante intuitivo, completo e seguro.

💡 Saiba mais: Como trazer mais confiança e segurança à sua loja online

3. Otimiza a taxa de conversão

Considerando os dois tópicos anteriores sobre checkout transparente, este terceiro é uma consequência. Se o seu cliente, ao longo da jornada de compra, tiver uma experiência positiva e sentir segurança para fechar o carrinho de compras, é fato que a taxa de conversão do seu negócio alcançará novos patamares.

💡 Saiba mais: Taxa de conversão: como aumentar as vendas da sua loja virtual

[Bônus] Como evitar o abandono de carrinho na sua loja virtual?

Se o abandono de carrinhos tem sido um grande problema para a sua loja virtual, assista ao vídeo abaixo no qual a Renata Estevo, especialista em e-commerce da Nuvemshop, compartilha três estratégias para reduzir esse índice:

Vamos nos aprofundar melhor em cada uma delas?

Ofereça login via Facebook ou Gmail na loja virtual

Geralmente, um dos primeiros passos para iniciar o checkout (seja ele transparente ou não) de uma compra online é criar ou fazer o login em uma conta específica dentro da loja virtual na qual se está escolhendo os produtos.

Assim, quanto mais fácil for o caminho do seu cliente até a conclusão da compra, melhor. Por isso, uma dica para tentar evitar o abandono do carrinho de compras é oferecer a opção de login via Facebook ou Gmail no seu site.

Ou seja, o consumidor terá a opção de criar uma conta utilizando os dados que já estão salvos no seu navegador, sem a necessidade de escolher uma nova senha e todo aquele processo que conhecemos bem.

👉 Como ativar o Login via Facebook para seu cliente?

Garanta um checkout otimizado para dispositivos móveis

Outra dica valiosa é ter a responsividade como foco dentro do seu site. De acordo com o relatório NuvemCommerce 2021, cerca de 82,5% das visitas e 71% das vendas em lojas Nuvemshop foram realizadas por meio de dispositivos móveis em 2020. Assim, ter um site — e principalmente um checkout — adaptado às telas mobile é uma necessidade para converter mais.

Por isso, invista em uma plataforma de e-commerce que ofereça um layout responsivo. A Nuvemshop, por exemplo, além de ter integração com os maiores players de checkout transparente (que veremos mais à frente), tem layouts otimizados para as telas de smartphones e tablets.

Disponibilize as formas de pagamento que seu cliente mais usa

Estudar e conhecer o seu nicho de mercado é fundamental em qualquer negócio. Mas, quando falamos das lojas virtuais, é importante ter um olhar mais detalhado para partes específicas do processo de compra, como as formas de pagamento, por exemplo.

Por isso, saiba se o seu público-alvo tem preferência pelas compras pagas no cartão de crédito, no boleto bancário ou no Pix. Assim, será possível disponibilizar, exatamente, os meios de pagamento utilizados por ele, evitando o abandono de carrinho por esse motivo.

Quais são as opções e como configurar o checkout transparente na Nuvemshop?

Depois de compreender o que é checkout transparente e todas as suas vantagens, não poderíamos deixar de mencionar as opções disponíveis na Nuvemshop.

Na nossa plataforma de e-commerce, temos integrações com os melhores intermediadores de pagamento do mercado e benefícios especiais para clientes Nuvemshop. No quesito checkout transparente, destacam-se:

PagSeguro

Uma das APIs de pagamento mais conhecidas do mercado, o PagSeguro disponibiliza a opção de checkout transparente, juntamente com uma experiência de compra customizável para a sua loja virtual.

👉 Como ativar o PagSeguro na sua loja Nuvemshop?

Moip

Moip, também conhecido como Wirecard, é mais uma opção para os lojistas da Nuvemshop que desejam oferecer o checkout transparente aos seus clientes. A API oferece uma solução completa de pagamento para vender em qualquer canal digital utilizando uma única integração.

👉 Como ativar o Moip na sua loja Nuvemshop?

Mercado Pago

Por fim, o Mercado Pago (solução de pagamentos do Mercado Livre) também está disponível para a integração na Nuvemshop e é mais uma opção para quem deseja aplicar o checkout transparente no seu e-commerce.

👉 Como ativar o Mercado Pago na sua loja Nuvemshop?

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Resumo

Esperamos que, neste artigo, você tenha tirado suas principais dúvidas sobre checkout transparente. Como visto, dependendo dos objetivos do seu negócio, ele pode fazer toda diferença para atingi-los.

Caso queira encontrar conteúdos similares ao que você acabou de ler, indicamos a categoria Pagamento do Blog da Nuvemshop.

Antes de finalizar, que tal um resumo rápido com os principais pontos que vimos por aqui?

O que é checkout transparente?

O checkout transparente é a solução que permite que o pagamento com cartão de crédito seja feito dentro do próprio site da loja virtual, sem que o cliente precise ser redirecionado a um ambiente externo para finalizar a transação, como acontece no checkout padrão.

Por que o checkout transparente é importante?

O checkout transparente é importante para garantir uma melhor experiência de compra para o seu cliente, com mais agilidade e segurança.

Quais são as vantagens do checkout transparente?

  1. Melhora a experiência do usuário
  2. Aumenta credibilidade da marca
  3. Otimiza a taxa de conversão

[Bônus] Como evitar o abandono de carrinho na sua loja virtual?

  • Ofereça login via Facebook ou Gmail na loja virtual
  • Garanta um checkout otimizado para dispositivos móveis
  • Disponibilize as formas de pagamento que seu cliente mais usa

Quais são as opções e como configurar o checkout transparente na Nuvemshop?

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