10 nichos mais lucrativos para e-commerces, dropshipping e afiliados

idoso olha para a tela de notebook com o cartão de crédito em mãos, ilustrando texto de nichos mais lucrativos

Pontos principais:

  • Nichos de mercado são a segmentação de um setor, visando atender as necessidades e especificidades de um grupo menor inserido dentro do total;
  • Para encontrar os nichos mais lucrativos, é necessário fazer análises de mercado, entendendo seu volume e previsão de crescimento;
  • Conciliar o e-commerce ao potencial dos nichos é a melhor maneira de fazer com que seus produtos e serviços sejam encontrados;
  • Caso queira investir em algum nicho de mercado por meio das vendas online, você pode criar sua loja grátis hoje mesmo com a Nuvemshop.

Com tantas novidades e possibilidades surgindo todos os dias, talvez seja difícil entender quais são os nichos mais lucrativos da atualidade e por que eles merecem o seu investimento de tempo e dinheiro.

A demanda por produtos e serviços de nichos costuma ser alta, pois esse tipo de público tem necessidades específicas e encontra pouca ou nenhuma opção disponível no mercado para atendê-lo. Dessa forma, essas pessoas tendem a ser fiéis e dispostas a pagar uma quantia considerável para satisfazerem seus desejos.

Aliar essa brecha ao enorme volume de vendas do e-commerce, que só no primeiro semestre de 2023 faturou R$ 80,4 bilhões no Brasil (dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico — ABComm), tem potencial para ser uma verdadeira transformação para o seu negócio.

Siga a leitura e entenda quais são as atividades mais favoráveis no momento, as principais tendências para o futuro em diversos setores e inspire-se para alcançar novos mercados. Vamos lá? 😉

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O que são os nichos de mercado?

Os nichos de mercado são uma parcela reduzida de um determinado segmento, que visa atender às necessidades específicas de um menor número de pessoas.

Como exemplo, temos o mercado de alimentação, a panificação em geral e uma padaria especializada em produtos voltados a celíacos. Nesse caso, podemos ver essa distribuição de maneira clara:

  • Mercado: é o da alimentação, que engloba todo tipo de alimento;
  • Segmento: seriam as panificadoras (ou seja, uma parcela desse todo);
  • Nicho: seria a padaria para celíacos, que atende exclusivamente aos que possuem intolerância ao glúten.

Vale a pena pesquisar e entender qual é a participação de mercado dessas ramificações, sobretudo se a sua empresa for a pioneira ou uma das primeiras a comercializar produtos ou serviços mais segmentados em sua área.

Como identificar um nicho lucrativo?

Um nicho de mercado pode se tornar lucrativo à medida que um grupo seleto, mas muito interessado, deseja adquirir determinados produtos e não os encontra à venda. Atender a esse tipo de demanda é uma chance interessante de diversificar o campo de atuação ou ingressar no mundo do empreendedorismo.

Normalmente, as pessoas estão dispostas a pagar mais pela exclusividade e por itens que possuem maior valor agregado. Sabia que, muitas vezes, uma empresa pode faturar o mesmo ou até mais com a segmentação do que com os itens tradicionais, que alcançam mais gente?

Um exemplo clássico é o da indústria automobilística e os modelos de luxo. Em 2021, a Ford informou que as 80 unidades do modelo Mustang Match 1 trazidas ao Brasil se esgotaram em apenas 24h, gerando um faturamento de R$ 40 milhões para a empresa.

Além disso, nichos inexplorados podem ser lucrativos por não terem uma concorrência tão acirrada quanto os de segmentos saturados, onde já existe muita oferta. Você pode sair na frente dos demais, ter uma alta faixa de fidelização e, ao mesmo tempo, tornar-se uma referência.

💡 Saiba mais: Como fazer uma análise de concorrência? [passo a passo]

Passo a passo para encontrar o nicho ideal

Para identificar a fatia de mercado ideal para você, é necessário examinar alguns pontos importantes. Confira-os abaixo:

Entenda a necessidade

Qual é a falta ou procura do grupo em questão? Identificar o desejo, a lacuna no mercado e o que motivaria o público a comprar o seu produto ajudará a criar as melhores estratégias tanto de venda, quanto de comunicação.

Observe a demanda

Qual é o tamanho da parcela que se pretende atingir? Faça o mapeamento das oportunidades e dificuldades, avaliando os concorrentes, as probabilidades de crescimento de retorno sobre investimento (ROI).

Tendências e relevância

As pessoas sempre precisarão do seu produto e/ou serviço? Entender a tendência de busca e a sua respectiva recorrência é importante para saber se determinado nicho é viável ou se sua empresa precisará adaptar as atividades em um curto espaço de tempo.

Pesquise por referências

Existem concorrentes em seu meio? Avalie quem já está inserido no segmento, suas estratégias e falhas. Caso seu nicho seja totalmente inexplorado, busque inspiração no segmento maior ou nas alternativas tradicionais, mesmo que elas não representem exatamente o que seu público necessita.

Faça o que conhece

Quais são os assuntos pelos quais você se interessa ou com que tem familiaridade? Nada impede que você trabalhe com algo totalmente novo, mas o conhecimento prévio ajudará a investir os seus esforços da melhor forma e a adaptar-se rapidamente aos desafios.

Coloque-se no lugar

O que o seu público gostaria de comprar? Quais são as dificuldades que enfrenta? Pensar com a cabeça do seu consumidor, “calçando os seus sapatos”, é essencial para buscar respostas às suas necessidades.

💡 Saiba mais: Como abrir um negócio com pouco dinheiro?

10 nichos mais lucrativos para 2024

Sem mais demora, vamos responder ao que você veio buscar. Veja, a seguir, algumas oportunidades de nichos em alta por categoria ou tendência:

1. Personalização

A personalização de produtos e serviços já é uma tendência consolidada. Para se ter ideia, 73% dos entrevistados sobre consumo de beleza, cosméticos e cuidados pessoais na pesquisa The Future Of Beauty E-commerce 2023, divulgada pela Cosmetic Innovation, afirmaram que pagariam mais por itens personalizados.

Esse é apenas um exemplo de como pensar em uma proposta de marca pautada na exclusividade pode ser determinante para o seu sucesso.

Além disso, outra ideia ainda pouco explorada é a personalização da entrega (e não necessariamente a comercialização de produtos personalizados em si), que já se mostra um nicho bastante rentável.

Inclusive, a pesquisa Global Marketing Trends 2020, da Deloitte, já apontava o interesse de marcas líderes no mercado em começar esse processo e a incluir os consumidores na personalização de seus produtos e serviços.

É o caso da Ray-Ban, por exemplo, que permite customizar alguns de seus modelos de óculos, com o apelo de que o público é quem cria o conceito, e a empresa apenas produz. A experiência tem foco na individualidade e é uma forma de criar elos mais fortes entre a marca e seus clientes.

💡 Saiba mais: Como fazer a personalização da experiência de compra do seu cliente

2. Alimentação saudável e veganismo

Outro nicho em expansão é o de alimentação saudável, com previsão de crescimento de 20% no Brasil em 2023. Dados da pesquisa da Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres) mostram que 72% dos brasileiros passaram a cuidar mais da alimentação nos últimos anos.

Já o mercado vegano, de acordo com a consultoria SkyQuest, deve chegar a um faturamento de US$ 34 bilhões até 2028 em participação global. No Brasil, atualmente, a receita gerada por alimentos vegetarianos e veganos ultrapassa os R$ 15 milhões.

A tendência é que as pessoas passem a consumir mais vegetais para reduzirem o risco de doenças crônicas e também substituir gradativamente a proteína animal ao longo dos anos, visando a sustentabilidade.

Para ilustrar o potencial desse nicho, trazemos o exemplo da Mr. Fit, rede de fast-food saudável citada pela Exame. Em 2022, a companhia detinha mais de 500 franquias espalhadas por todos os estados brasileiros, além de perspectiva de faturamento de R$ 180 milhões e expectativa de expansão internacional.

💡 Saiba mais: Como vender comida pela internet: conheça o passo a passo

3. Aromaterapia

Quando pensamos em saúde e bem-estar, a aromaterapia também pode ser um nicho lucrativo. Inserida na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC-SUS) em 2018, essa terapia integrativa ganha progressivamente mais adeptos, que veem nos extratos um complemento terapêutico para o dia a dia.

Estima-se que o mercado global de óleos essenciais alcance um crescimento anual de 7,5% de 2020 a 2027, atingindo US$ 33,3 bilhões em 2027.

Suas propriedades podem ser analgésicas, calmantes, anti-inflamatórias, antissépticas, estimulantes, ansiolíticas, dentre outras. Isso faz com que eles também possam ser utilizados para produção de perfumes, na indústria farmacêutica e até mesmo no setor de alimentos. Ou seja, é um nicho que certamente está em ascensão.

💡 Saiba mais: Como fazer vela aromatizada: passo a passo para vender

4. Dermocosméticos

O mercado de beleza é um dos que mais cresce no Brasil. Segundo estudo da TCP Partners, o segmento de cosméticos e higiene pessoal movimentou, em 2022, cerca de R$ 4,1 bilhões em exportações, gerou R$ 54 bilhões em receita bruta para os fabricantes e deve ter um crescimento anual médio de 5,7% até 2025.

Há diversas possibilidades dentro do setor de cosméticos que podem se tornar nichos lucrativos. Destacamos aqui os de dermocosméticos, ou seja, produtos que servem não só para realçar a beleza, mas também para tratar a pele ou os cabelos.

Nesse sentido, o site Negócios de Beleza dá o exemplo de buscas realizadas no Google durante o ano de 2022, citando especificamente a alopécia: a procura por “cabelo caindo ao passar a mão” aumentou em mais de 4750%, enquanto por “queda de cabelo excessiva feminina” teve um crescimento de mais de 300% no mesmo período.

Além disso, cosméticos próprios para quem tem melasma, rosácea e outros problemas de pele são difíceis de encontrar, o que também gera frustração entre esses grupos.

Diante disso, vemos que os nichos de mercado voltados à beleza são capazes de atender a uma grande demanda e que montar uma loja virtual de cosméticos, por exemplo, pode ser um bom caminho para quem tem afinidade com o setor.

5. Pets

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) estima que o mercado pet deve ter um aumento de 11,6% de faturamento em 2023, chegando a R$ 46,8 bilhões.

A projeção considera dados coletados no 1º semestre do ano e aponta que os principais segmentos serão respectivamente o de alimentação pet, produtos veterinários e produtos de bem-estar e higiene.

Destacamos que o último (pet care) pode chegar a um faturamento estimado de R$ 3 bilhões, com crescimento de 15% em relação ao ano anterior. Assim, fica evidente a preocupação dos donos de bichinhos em relação a seu bem-estar, o que pode ser uma oportunidade lucrativa para movimentar seu e-commerce.

🚀 Conheça o case de sucesso: Vegpet fatura R$ 1,2 milhão com produtos para pets

6. Relacionamentos

Os relacionamentos são uma pauta constante e podem ser um nicho de mercado lucrativo porque, de certa forma, cresce a dificuldade das pessoas de se relacionarem umas com as outras fora do mundo virtual.

O seu e-commerce pode se especializar em presentes de reconciliação, produtos voltados para autoestima ou até mesmo sexualidade. Para se ter ideia, a venda de produtos eróticos no Brasil bateu os R$ 3 milhões em 2022, apresentando um crescimento de 12,5% em relação ao ano anterior.

Para mostrar o potencial que itens voltados a demonstrações de amor podem ter, trazemos o exemplo da Macchi, uma joalheria que abraçou a modernidade e criou sua loja virtual na Nuvemshop.

Suas vendas aumentaram 740% entre 2021 e 2022, atingindo R$ 1,4 milhão no ano passado. Uma de suas estratégias foi investir com maestria os seus esforços no público LGBTQIAPN+, celebrando toda forma de amor.

💡 Saiba mais: Passo a passo para começar a empreender no segmento LGBTQIAPN+

7. Inclusão de PCDs

Embora seja um nicho lucrativo, ainda existe, infelizmente, um imenso vácuo na inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no contexto de consumo.

Um estudo do Google aponta que cerca de 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, e que 51% dos entrevistados não se sente representado pelas campanhas publicitárias veiculadas no país.

Ofertar produtos que atendam às necessidade desse público não só demonstra empatia social, mas também é capaz de elevar o faturamento de sua empresa.

Um exemplo de investimento é o da moda inclusiva: a Loungerie oferece, há alguns anos, peças adaptadas para quem possui deficiência, e a gigante Victoria’s Secret recentemente também lançou uma linha de lingeries apropriadas para esse nicho.

nichos mais lucrativos - moda inclusiva, representada por uma modelo vestindo sutiã adaptado da marca loungerie

8. Idosos

De acordo com o IBGE, o Brasil ocupa o ranking de sexto país com maior número de idosos e a estimativa do Ipea é que, até 2100, o grupo representará 40,3% do total da população brasileira.

Ainda, segundo dados da agência FleishmanHillard, de 2021, a chamada “geração prateada” movimenta R$ 1,6 trilhão por ano, representando quase 20% de todo o consumo brasileiro.

Apesar disso, 52% afirmam ter dificuldades de encontrar produtos voltados às suas necessidades, enquanto 72% consideram que o mercado como um todo está despreparado para atendê-los.

Não precisamos nem dizer que esse é um dos nichos mais lucrativos que você poderia encontrar, né?

9. Profissionalização

Conforme a sociedade aumenta e se transforma, cresce a demanda por profissionais especializados em diversas áreas. O fato é que a capacitação da população brasileira como um todo não acompanhou o ritmo acelerado da digitalização e das novas tecnologias.

Como exemplo, trazemos o estudo do núcleo de engenharia organizacional da UFRS em parceria com o SENAI e o CNI, em que identificou-se que o setor de tecnologia demandará aproximadamente 400 mil profissionais na área entre 2023 e 2024, mas que somente 106 mil estariam aptos a ocupar as vagas, gerando um déficit de 74%.

E não é somente o setor de tecnologia que sente esse impacto. Há diversas áreas que carecem de especialização e, caso você se identifique com esse tipo de serviço, a sua empresa pode preencher esse vazio. Além de gerar lucratividade para o seu negócio, essa é uma forma de aumentar a empregabilidade no nosso país.

💡 Saiba mais: Como vender cursos online?

10. Tecnologia e IA

Não é novidade que a tecnologia ganha mais espaço a cada dia, impulsionada pela revolução digital e a inteligência artificial. O segmento de automação residencial global, que faturou US$ 72,30 bilhões em 2022, tem previsão de chegar aos US$ 163,24 bilhões até 2028.

Os números são da Fortune Business Insights e demonstram o avanço que itens como assistentes virtuais, sensores de presença, interruptores inteligentes, fechaduras eletrônicas e sistemas de segurança, por exemplo, terão em um futuro próximo.

Trabalhar com produtos relacionados à casa inteligente e seus desdobramentos pode ser uma boa alternativa, uma vez que o modelo de trabalho híbrido ou home-office favorece ainda mais esse consumo.

Já o metaverso deve ganhar ainda mais força no e-commerce, com marcas oferecendo experiências sensoriais avançadas para gerar não só engajamento, mas também compras guiadas e segmentadas. Na Nuvemshop, por exemplo, você pode integrar a sua loja virtual aos chamados provadores virtuais, melhorando a experiência de compra.

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Top 10 nichos que mais vendem na internet

Para quem pensa em empreender na internet e ainda tem dúvidas sobre o que vender em uma loja online, também listamos os dez nichos que mais vendem na internet. Veja:

  1. Eletrodomésticos;
  2. Moda e acessórios;
  3. Eletrônicos;
  4. Móveis;
  5. Livros;
  6. Jogos;
  7. Artigos esportivos;
  8. Mercado pet;
  9. Perfumaria e cosméticos;
  10. Produtos para bebês.

💡 Saiba mais: 27 produtos que mais vendem na internet

Top 7 melhores nichos para dropshipping

O dropshipping também é um mercado cada vez mais em alta, principalmente para quem quer abrir um negócio com pouco dinheiro. Isso porque, nessa modalidade, o lojista vende sem estoque, o que diminui os custos para começar a empreender.

No entanto, não são todos os mercados que têm boa aceitação desse modelo de logística. Algumas ideias de produtos que vendem bem no dropshipping são:

  1. Produtos eletrônicos;
  2. Itens de moda e beleza;
  3. Suplementos alimentares;
  4. Perfumaria e cosméticos;
  5. Itens para pets;
  6. Casa e decoração;
  7. Brinquedos e produtos infantis.

💡 Saiba mais: 30 melhores produtos para dropshipping

Na Nuvemshop, por exemplo, você pode criar a sua loja virtual de dropshipping com 30 dias de teste grátis e começar a vender sem estoque de forma simples.

Top 10 melhores nichos para afiliados

Por último, se você pensa em trabalhar com marketing de afiliados, também trouxemos dez ideias de nichos mais lucrativos para quem está começando nesse mercado. Veja:

  1. Viagens;
  2. Educação e infoprodutos;
  3. Marketing digital;
  4. Finanças pessoais;
  5. Beleza e cosméticos;
  6. Mercado pet;
  7. Maternidade;
  8. Fitness e esportes;
  9. Saúde e bem-estar;
  10. Games.

💡 Saiba mais: 20 formas de trabalhar na internet e ganhar dinheiro

Encontrou o nicho de mercado mais lucrativo para sua empresa?

Sugerimos apenas alguns dos nichos mais lucrativos e pouco explorados para exemplificar como essa pode ser uma boa oportunidade para lucrar. No entanto, se considerarmos toda a diversidade que existe na sociedade, há muito mais categorias e tesouros a serem descobertos.

Atender a públicos que demandam cuidado especial tende a ser muito gratificante e rentável. Afinal, todo mundo sabe o alívio que é encontrar algo específico que procurou em algum momento, não é verdade?

Para diversificar seus negócios, conte com a Nuvemshop e crie sua loja virtual grátis. É rápido, simples e em poucos minutos você já poderá encantar um nicho com toda a sua habilidade e dedicação.

Conte conosco e vamos juntos mudar o mundo! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre nichos mais lucrativos:

Os nichos mais lucrativos para 2024 serão os inclusivos. Idosos, PCDs e veganos são exemplos de públicos com enorme potencial, porém ainda pouco explorados pelas empresas.

Os nichos que mais vendem na internet são eletrodomésticos, moda e acessórios e eletrônicos. Setores de móveis, mercado pet e artigos esportivos também têm ganhado destaque entre os produtos mais vendidos.

Os produtos eletrônicos e os itens de moda são os melhores nichos para dropshipping. Além disso, outros nichos que vendem bem são suplementos alimentares, perfumaria, itens para pets, itens de casa e decoração e produtos infantis.

No mercado de afiliados, o setor de viagens, infoprodutos, marketing digital e finanças pessoais são os melhores para quem está começando. Mercado pet, maternidade, games e saúde também são nichos lucrativos.

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