Como criar uma proposta de valor para o seu negócio?

Por: Livia Ferreira

Imagem mostrando duas mulheres conversando sobre a proposta de valor de sua empresa

Proposta de valor é uma estratégia para mostrar a um potencial cliente todos os benefícios do seu produto ou serviço. É uma declaração que tem a função de apresentar o motivo pelo qual devem fechar negócio com a sua empresa. Para isso, deve ser transparente e adequar-se ao público-alvo.


Nos dias atuais, com um mercado cada vez mais competitivo, é necessário utilizar todas as estratégias cabíveis para conseguir destacar o seu negócio. Com isso, a meta é estar sempre um passo à frente dos concorrentes.

Uma ferramenta que pode ajudar a sua empresa a se sobressair e conseguir fechar novas vendas é a proposta de valor.

Neste conteúdo, vamos mostrar como criar uma proposta de valor e muito mais! Então, vamos lá?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

O que é proposta de valor?

Proposta de valor é uma declaração simples que resume por que um cliente deve escolher seu produto ou serviço. Ele comunica o benefício que os clientes recebem ao fechar negócio.

Cada proposta de valor deve responder ao desafio de um possível consumidor e defender sua empresa como solucionadora de problemas de forma transparente, ou seja, não adianta fazer promessas que não podem ser realizadas.

Você pode estar se perguntando: por que devo me preocupar em aprender a escrever uma proposta de valor? Pense assim: é como investir na fundação de uma casa. Você pode não ver o alicerce, mas toda a segurança a longo prazo da casa, repousa sobre a fundação, ou seja, é preciso ter uma base forte para começar.

Uma proposta de valor atraente atende a três critérios:

  • É específica: quais são os benefícios específicos que seu cliente-alvo receberá?
  • É focada na dor: como seu produto pode resolver o problema do cliente ou melhorar sua vida?
  • É exclusiva: como isso é desejável e exclusivo? Ele destaca sua vantagem competitiva e o diferencia dos concorrentes?

💡 Saiba mais: Diferencial competitivo: como criar um para a sua loja virtual

O que é o Canvas de proposta de valor?

O Canvas de proposta de valor explora os diferentes componentes de uma empresa que contribuem para um projeto de valor forte. Existem seis áreas para explorar, cada uma das quais ocupa uma seção no mapa:

Arte do Canvas de proposta de valor

Ao explorar cada seção do Canvas, faça isso da perspectiva do cliente. Enquanto escreve os benefícios do seu produto, imagine como ele aumenta o prazer ou diminui a dor para a pessoa que o usa. Aborde os recursos e a experiência dessa forma também:

  • Como os recursos tornam a vida do cliente melhor?
  • Como a experiência do produto faz o cliente se sentir?

A seguir, você mergulhará nos desejos (motivadores emocionais), necessidades (motivadores racionais) e medos (resultados indesejados) do cliente. Lembre-se de que, mesmo quando os consumidores estão fazendo compras ou investimentos em nome de uma empresa, eles ainda podem ser guiados pelas emoções.

💡 Saiba mais: O que é Lean Canvas e como estruturar o do seu novo negócio?

Como criar uma proposta única de valor?

Agora que você entende bem o que é uma proposta de valor e como ela funciona no modelo Canvas, confira o passo a passo de como criar uma que seja única e atraente:

1. Foque no que seus clientes dizem

As melhores propostas de valor usam a voz do cliente. Ou seja, eles usam as palavras dos seus clientes atuais para atrair os futuros.

Por exemplo, se eles fossem entrevistados para um estudo de caso, perguntas importantes seriam:

  • Como descrevem seu produto?
  • De que forma isso melhora suas vidas?
  • Como eles descrevem sua empresa?
  • Por que eles optam por se associar à sua marca?

Entreviste seus clientes ou envie uma pesquisa para entender melhor como eles falam sobre você, tanto para outras pessoas quanto para eles próprios. Preste atenção às palavras e frases comuns que eles usam. Seus visitantes devem se ver em sua proposta de valor. A linguagem que você usa desempenha um grande papel na formação de sua perspectiva.

💡 Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente?

2. Enfatize a clareza antes da criatividade

Acima de tudo, você deve garantir que sua proposta de valor seja certeira. Parece óbvio, né? Sabemos que ela precisa servir a muitos propósitos, portanto, alcançar a clareza cristalina pode ser difícil.

Ao avaliar o seu rascunho, certifique-se de que responde às seguintes perguntas:

  1. Qual produto você está vendendo?
  2. Quem deve comprá-lo?
  3. Qual o efeito positivo do seu produto na vida do cliente?
  4. Por que o visitante deve comprar de você e não de seus concorrentes?
  5. Quando valor será entregue?

Sua proposta de valor deve ser relativamente curta, duas ou três frases, no máximo. Cada palavra deve melhorar a clareza ou tornar seu principal argumento de venda mais atraente, caso contrário, ela precisa ser cortada.

3. Concentre-se em benefícios, não em exageros

Quantas placas de “o melhor café do mundo” você veria nas vitrines das lojas descendo apenas uma rua movimentada em São Paulo? Dezenas. Cada placa que você encontrar tornará um pouco mais difícil de acreditar na anterior.

Os exageros, que podem vir na forma de superlativos, são perigosos. Em vez disso, concentre-se em benefícios distintos e no valor concreto que seu produto oferece.

Se você precisa usar o exagero para vender seus produtos, é um sinal de que sua proposta de valor não está bem definida. Ou, talvez, até mesmo que seu produto não seja tão valioso quanto você pensa.

💡 Saiba mais: Como usar gatilhos mentais para aumentar as vendas?

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

Exemplos de proposta de valor

Se uma empresa conduz um ótimo trabalho, ao situar sua proposta de valor no mercado, você pode dizer porque sua mensagem ressoa por toda parte. Aqui estão exemplos de propostas de valor modernas que podem te ajudar a entender como as proposições de valor podem dar aquela força para sair na frente da concorrência. Confira:

Slack

O Slack é uma ferramenta de comunicação empresarial. Dispõe de design simples e fácil de usar com a possibilidade de mensagens diretas, grupos privados e salas organizadas por tópicos.

A plataforma é igualmente apreciada por equipes empresariais e startups por sua capacidade de manter o fluxo de trabalho, independentemente das barreiras do dia a dia, permitindo a fácil comunicação em qualquer lugar.

Sendo assim, podemos ver que tudo o que a empresa faz depende de sua proposta de valor: Slack economiza tempo diminuindo lacunas de comunicação com seu sistema eficaz. O produto deles visa aliviar o trabalho conjunto online e até mesmo torná-lo “divertido”. Isso é algo que nenhum outro produto afirmou fazer.

Por construírem uma proposta de valor tão poderosa, o Slack é visto como uma alternativa agradável para a temida caixa de entrada de e-mail e outras ferramentas. O Slack é a startup SaaS de crescimento mais rápido de todos os tempos e é usado por 77% das empresas Fortune 500.

Apesar desse crescimento lendário, Slack disse ser um negócio com uma equipe de vendas reduzida, o que só é possível por causa da base que eles estabeleceram com uma proposta de valor formidável.

Airbnb

O Airbnb foi fundado em 2008 e opera no mercado online de hospedagem. Sua proposta de valor dois em um: os viajantes se beneficiam de uma experiência verdadeiramente local e os anfitriões se beneficiam de uma renda extra.

Diferentes fontes de valor agregam-se ao slogan do Airbnb: Belong Anywhere, em português, “Pertença a qualquer lugar”.

Resumo

Como foi possível observar, uma proposta de valor é essencial para que você e seus colaboradores entendam profundamente a sua marca. Além disso, o modelo Canvas pode ajudar muito nesse processo.

Antes de ir embora, que tal ver os principais pontos do conteúdo?

O que é proposta de valor?

Uma proposta de valor é uma declaração simples que resume por que um cliente deve escolher seu produto ou serviço.

Como criar uma proposta de valor única?

  1. Foque no que seus clientes dizem
  2. Enfatize a clareza antes da criatividade
  3. Concentre-se em benefícios, não em exageros

Quer ter uma loja virtual de sucesso guiada por uma proposta de valor incrível? Teste a Nuvemshop por 30 dias grátis e descubra como a nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a decolar. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:

Faça como +90 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Quer mudar de vida vendendo pela internet?

Crie agora sua loja virtual com a Nuvemshop e venda de maneira profissional.

Criar minha loja

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies