7 tipos de e-mail marketing para vender mais e fidelizar
- Existem vários tipos de e-mail marketing que você pode enviar para seus clientes, seja para incentivar uma compra, informar sobre um pedido ou divulgar uma promoção;
- Os principais tipos de e-mail são: newsletter, e-mail de boas-vindas, e-mail promocional, e-mail transacional, e-mail sazonal, e-mail de NPS e e-mail para clientes inativos;
- Na Nuvemshop, você pode usar modelos de e-mail editáveis grátis e aproveitar uma série de ferramentas para disparar campanhas de e-mail marketing para seus clientes.
Se você tem uma loja virtual, com certeza, em algum momento, já deve ter se perguntado quais os tipos de e-mail marketing e se essa estratégia ainda funciona, não é mesmo?
Em meio a tantas redes sociais, é comum surgir essa dúvida. Mas a resposta objetiva aqui é que sim: o e-mail ainda é uma das principais estratégias de marketing digital para conquistar clientes.
Isso porque ele é o recurso com maior potencial de nutrir leads, que são pessoas que visitam sua página na internet e dão informações, como: nome e e-mail para receber algum material. Sendo assim, a estratégia de e-mail marketing auxilia durante a jornada de compra, por isso, você não pode deixar esse canal fora das suas ações de marketing e vendas.
Quer saber quais são os diferentes tipos de e-mail marketing e conferir exemplos de comunicações que funcionam? Então, vamos lá!
Quais são os tipos de e-mail marketing que existem?
Existem diversos tipos de e-mail marketing para atrair clientes e convertê-los em vendas. Não é necessário escolher apenas um modelo para utilizar em sua estratégia, mas é fundamental entender quais fazem sentido para a sua empresa e em qual momento da jornada do cliente eles serão enviados.
Pensando nisso, listamos os principais tipos de e-mail marketing e para o que eles servem. Confira:
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1. Newsletter
Com certeza você já deve ter se cadastrado para receber algum e-mail de newsletter. Esse formato de e-mail é conhecido por ser enviado periodicamente e o conteúdo é variado e traz uma visão geral sobre diferentes temáticas relacionadas ao nicho de mercado.
Normalmente, a newsletter é enviada para toda a base de contatos e atinge leads que estão em diferentes estágios do funil de vendas, ou seja, pessoas que podem não estar no mesmo momento de compra. Essa estratégia faz parte do que chamamos de Inbound Marketing, ou seja, o ato de despertar o interesse dos possíveis clientes por meio da entrega de conteúdo relevante.
💡 Saiba mais: Como construir uma lista de e-mails do zero e por que não comprar?
Sendo assim, tente oferecer conteúdos que naveguem pelo topo, meio e fundo do funil. E acompanhe os resultados dos disparos para entender em qual conteúdo cada lead vai interagir.
É necessário ficar atento a essa métrica, uma vez que o resultado pode ser muito útil para realizar a segmentação dos possíveis clientes. Tendo isso em mente é mais fácil acertar quais materiais são relevantes para cada potencial cliente e, consequentemente, fazê-los progredir na jornada de compra.
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2. E-mail de boas-vindas
O e-mail de boas-vindas é enviado para todo usuário que se cadastrar em algum landing page do seu negócio – até mesmo na newsletter. Ele é a carta de apresentação da sua empresa, por isso, seja gentil e conte um pouco sobre o seu negócio. Mas, lembre-se: esse é o primeiro contato, então nada de forçar uma venda ou usar um tom de voz muito comercial.
A partir do momento em que o visitante preenche um formulário e deixa seus dados, se transforma em lead e, assim, inicia o seu relacionamento com ele.
Uma dica, é que você finalize um e-mail demonstrando interesse em continuar a conversa. Avise-o que vai enviar mais comunicações que podem ser relevantes e que estará presente para apoiá-lo quando necessário.
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3. E-mail promocional
Quem não gosta de um cupom de desconto, frete grátis ou de uma promoção para fechar, de vez, uma venda, não é mesmo? Por isso, um e-mail marketing promocional pode ser aquele “empurrão” que faltava para o lead finalizar a compra.
Além de enviar vantagens e promoções, o e-mail promocional serve para promover qualquer oferta. Você pode divulgar produtos ou serviços, como também enviar conteúdos do seu blog ou algum material educativo como e-book, planilhas, entre outros.
A característica desse formato é que ele tem apenas um objetivo: a conversão.O objetivo é gerar leads. Dessa forma, o e-mail precisa ser simples e direto.
Escolha a CTA (call-to-action, em português, “chamada para ação”) certa e crie diferentes e-mails para cada etapa da jornada do cliente. Assim, você consegue segmentar mais os leads de acordo com seus interesses e suas chances de vender é maior.
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4. E-mail transacional
O e-mail transacional é bastante comum em e-commerces. Eles são e-mails automáticos enviados depois que você executa alguma ação dentro de um site.
Sabe quando você faz uma compra em uma loja virtual e recebe a confirmação do e-mail do pagamento e do status da entrega? Ou quando esquece a senha para acessar determinada página e precisa redefini-la? Pois bem, esses e-mails são conhecidos como transacionais.
Esse é um dos tipos de e-mail marketing mais aguardados pelos leads, já que eles realizaram alguma ação e gostariam de acompanhar o desenrolar da situação.
Porém, vale salientar que não é porque o e-mail é automático que ele precisa ser frio e direto, por isso, busque sempre utilizar uma comunicação mais humanizada.
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5. E-mail sazonal
Assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, algumas épocas do ano são excelentes momentos para enviar e-mail personalizados para datas especiais.
Além de potencializar suas chances de vendas, os e-mails sazonais permitem que você esteja presente em dias importantes e fortaleça a sua marca.
Algumas datas comuns no calendário comercial são:
- Dia das mães;
- Dia dos pais;
- Dia dos namorados;
- Dia da mulher;
- Dia do consumidor e dia do cliente;
- Páscoa;
- Dia das crianças;
- Black Friday;
- Cyber Monday;
- Natal.
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6. E-mail de NPS
Enviar um e-mail de NPS é importante para acompanhar a satisfação do cliente com a sua marca e levantar pontos de melhoria para o seu negócio.
De modo geral, a NPS é uma pesquisa para entender o quão contente o consumidor está com o seu produto ou serviço numa escala numérica, normalmente, entre 0 (nem um pouco provável de recomendar) e 10 (muito provável de recomendar).
Esse tipo de e-mail serve não só para solicitar feedbacks, mas para conseguir fidelizar clientes e entender quais são as fortalezas da sua empresa e quais pontos ainda precisam melhorar.
💡 Saiba mais: Como pedir feedback ao cliente: 5 dicas para começar
7. E-mail para clientes inativos
Sabe aqueles leads que há tempos não interagem com nenhuma comunicação do seu negócio? Então, é ideal que você envie um e-mail para reconquistar a atenção deles e reativar o seu relacionamento.
Esse formato é a sua chance de engajar o lead novamente com a sua marca, por isso, não perca essa oportunidade. Envie materiais e conteúdos que, de fato, serão relevantes e vão estimulá-lo a voltar a se relacionar com você.
Exemplos de e-mail marketing
Agora que você já sabe quais são os tipos de e-mail que existem, veja alguns exemplos para te inspirar a criar conteúdos mais atrativos e assertivos para o seu negócio. Vamos lá?
C6 Bank
O C6 Bank é um banco digital que se destaca por sua estratégia de marketing de conteúdo.
Como exemplo de e-mail sazonal, enviaram uma comunicação comemorando a marca de um ano da parceria entre cliente e empresa. Além de evidenciar a importância desse consumidor, o banco ainda preparou uma surpresa para festejar o momento.
Esse tipo de e-mail marketing é uma forma de aproximar mais o comprador, conquistar confiança e demonstrar uma comunicação ainda mais humanizada.
💡 Saiba mais: Como fazer e-mail marketing para e-commerce?
Spotify
Além das ofertas promocionais, o Spotify também é referência em e-mails que são curtos e diretos, mas que entregam o conteúdo necessário para a ação do lead.
Essa é uma estratégia indispensável se você quer despertar senso de urgência e, ao mesmo tempo, oferecer uma promoção tentadora. Um ótimo recurso para aumentar sua taxa de cliques e, claro, suas conversões.
💡 Saiba mais: Taxa de conversão: como calcular a do seu negócio?
Resultados Digitais
A Resultados Digitais é o maior portal de Marketing e Vendas no Brasil. Além disso, desenvolveram um dos softwares de automação de marketing mais utilizados no mercado, o RD Station.
Os e-mails de marketing de conteúdo da empresa são ótimas referências na hora de criar o seu plano de marketing. Além de muito bem construídos, os e-mails trazem conteúdos de qualidade, que suprem a dor da persona e ainda com CTAs claros e diretos ao longo do e-mail.
Uber
Design clean, explicativo, simples e direto. As comunicações do Uber são exemplos de que os e-mails marketing podem informar com qualidade sem a necessidade de um texto muito grande e carregado de informações.
O e-mail de boas-vindas abaixo, que também pode se enquadrar em um e-mail transacional, é objetivo e contém as informações necessárias para apoiar o usuário que acabou de criar uma conta no aplicativo.
Tudo entendido sobre as estratégias de e-mail marketing?
Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de e-mail marketing, chegou a hora de colocar a mão na massa e criar conteúdos incríveis para o seu negócio.
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