Como usar o TikTok: guia para assistir e publicar vídeos no app
- TikTok é uma rede social de compartilhamento de vídeos de formato curto, que permite aos usuários criar, editar e compartilhar mídias de até 3 minutos;
- Para usar o TikTok, abra a plataforma em um dispositivo móvel e clique no botão central da barra de ferramentas. Essa ação vai abrir a tela inicial de gravação;
- Se você pretende vender pela rede social, ao criar uma loja grátis na Nuvemshop, você pode montar um reels do seus produtos no TikTok e levar seus seguidores direto para sua página de vendas, centralizando toda a operação em uma única plataforma.
Atualmente, no Brasil, o Tik Tok conta com mais de 74 milhões de usuários ativos, segundo dados do Data Reportal. Logo, estamos diante de uma das redes sociais mais relevantes no país — um bom motivo para você aprender como usar o Tik Tok.
Quem pensa que por lá você só encontra dancinhas e dublagens, se engana. O app se tornou bastante estratégico para diversos negócios no Brasil, principalmente no ramo de e-commerce, pelo seu grande alcance.
Mas você já sabe bem o que é TikTok? Conhece suas principais funcionalidades? Se não, não se preocupe. Fique conosco para descobrir tudo isso e muito mais.
O que é TikTok?
O TikTok é uma rede social usada para criar e compartilhar vídeos.
Os vídeos nesse canal tendem a ser focados na música, com os criadores aproveitando o vasto catálogo do aplicativo de efeitos sonoros, trechos de canções e filtros para gravar clipes curtos dançando e dublando.
Mas há um número incontável de vídeos para descobrir, com temas variados. Há posts de construção até artesanato, histórias curtas e engraçadas, o que você quiser. Se o modelo do TikTok te parece familiar, é porque existem aplicativos semelhantes que vieram antes dele, como Vine e Dubsmash.
O TikTok também teve um antecessor, chamado Musical.ly, que os empresários chineses Alex Zhu e Luyu Yang lançaram em 2014. A ByteDance adquiriu o Musical.ly em 2017 e, um ano depois, incorporou a funcionalidade central do serviço e a base de usuários em seu próprio aplicativo, que é o TikTok. Assim, os usuários existentes do Musical.ly foram migrados.
Em 2018, o TikTok ultrapassou Facebook, Instagram, YouTube e Snapchat em instalações mensais nas lojas de aplicativos, como Google Play e App Store, dos Estados Unidos.
De acordo Silvia Belluzzo, diretora de marketing para pequenas e médias empresas no TikTok, a plataforma tem mais de 1,2 bilhão de usuários ativos no mundo, com o público acima de 45 anos sendo o que mais cresce.
"O TikTok não é uma rede social, é uma plataforma de entretenimento. Entender isso muda a sua história dentro da plataforma."
Para entender como usar o TikTok na sua estratégia de vendas, confira o episódio completo do podcast Segue a Linha no seu tocador de áudio favorito!
🎙️ Ouça o podcast: Como usar o TikTok e transformar engajamento em vendas, com Silvia Belluzzo, no YouTube, Spotify e Apple Podcasts
📹 Veja também: Como usar o TikTok para vender?
Como criar uma conta no TikTok?
Afinal, como criar uma conta no TikTok? Confira o passo a passo:
1. Baixe o Tik Tok no seu dispositivo móvel para Android ou iOS;
2. Na primeira tela, você deverá selecionar seus interesses para que o aplicativo ajuste o conteúdo às suas preferências;
3. Clique “Começar a assistir” e depois clique no botão inferior direito chamado “Perfil”;
💡 Saiba mais: Como escrever uma boa bio para TikTok?
4. Clique em “Criar uma conta” e escolha uma das opções disponíveis (Telefone, e-mail, Facebook, Google e Twitter);
5. Caso tenha escolhido a opção “e-mail ou telefone”, insira sua idade e logo depois o modo de contato escolhido;
6. Conclua a verificação de captcha;
7. Crie uma senha de 8 a 20 dígitos que contenha letras, números e caracteres especiais;
8. Escolha um nome de usuário e pronto!
👉Ferramenta grátis: Gerador de nomes para Tik Tok
Agora, você tem a opção de sincronizar seus contatos para seguir e ver o perfil de quem tiver uma conta no TikTok. Caso você tenha escolhido a opção de criar uma conta por rede social, suas informações serão importadas automaticamente e você não precisará fazer mais nada além de clicar no botão.
💡Saiba mais: O que TikTok Business e como funciona?
Como ver vídeos no TikTok?
Para ver vídeos no TikTok, você pode acessar a seção “Para você”, que é um compilado de vídeos feito pelo algoritmo da plataforma baseado nos seus gostos anteriores. Caso seja sua primeira vez usando, isso será aprimorado com o tempo de uso. Esse ambiente também é conhecido como For You Page, a qual você pode ver sendo chamada de FY.
Outra seção que existe no aplicativo é o “Seguindo”, que mostra apenas vídeos de usuários que você segue. Se for sua primeira vez usando o aplicativo, explore a seção For You e encontre pessoas interessantes por ali.
Por fim, você pode ver vídeos no TikTok indo diretamente no perfil da pessoa. Ah, e é possível ver vídeos no TikTok sem ter uma conta na rede, basta baixar o aplicativo e clicar em “Começar a assistir”.
💡 Saiba mais: Como fazer vídeo no TikTok?
Como publicar um vídeo no TikTok?
Se você é um criador de conteúdo e quer alcançar mais pessoas pelo TikTok, você vai precisar criar e postar alguns vídeos. Confira o passo a passo de como publicar um vídeo no TikTok:
- Abra o TikTok no seu dispositivo móvel;
- Clique no botão central da barra de ferramentas inferior, aquele com o sinal de “+”;
- Essa ação vai abrir a tela inicial de gravação. Nela, você escolhe o som de fundo, duração do vídeo, velocidade, coloca filtros e efeitos. Ou, simplesmente adiciona um vídeo já pronto da sua galeria;
- Depois de pronto, clique no botão vermelho direito com um “v”;
- Agora, você pode ajustar os clipes gravados (cortando-os, por exemplo), adicionar filtros, efeitos de voz, locução, adicionar texto ou stickers;
- Depois de fazer todas as modificações que quiser, clique em “Avançar”;
- Agora, você poderá adicionar uma legenda no seu vídeo, hashtags e até marcar alguém;
- Nesse momento final, você também escolhe configurações como privacidade, se permite comentários, se permite duetos e mais opções;
- Pronto, agora é só clicar em “Publicar”!
💡 Saiba mais: Como usar o TikTok no PC?
Quais são os recursos do TikTok?
O TikTok possui alguns recursos básicos e avançados que fazem com que ele se diferencie bastante das outras redes sociais. Confira as principais funcionalidades do TikTok:
Edição de vídeo
Cada usuário pode cortar, inverter ou girar seus vídeos enviados e gravados, além de mudar a velocidade de reprodução. Eles também podem gravar seus vídeos no aplicativo e escolher uma música para sincronizar ou dançar em uma extensa biblioteca de áudios. Por fim, também pode optar por adicionar sua música de fundo após a gravação de um vídeo.
💡 Saiba mais: Quais são as músicas em alta no TikTok? Conheça 10 hits [2023]
Filtros e Efeitos
O editor de vídeo também vem com muitos filtros e efeitos. Existe o famoso filtro “Beleza”, que adiciona uma maquiagem no rosto, entre outros, e vários stickers e animações para enriquecer o conteúdo do vídeo.
Alguns dos efeitos mais divertidos são aqueles de realidade aumentada, que permitem aos tiktokers alterar o cabelo, a cor dos olhos e adicionar vários acessórios virtuais, como óculos, chapéus, flores, orelhas de cachorro e muito mais.
Duetos
O recurso de duetos é um dos mais populares do TikTok. Ele permite que as pessoas sincronizem os lábios ou dancem suas músicas favoritas com qualquer pessoa no aplicativo que desejarem, aparecendo lado a lado na mesma tela. Pode ser um amigo, uma pessoa completamente aleatória ou mesmo uma celebridade. Esse recurso permite que eles criem desafios empolgantes de duetos, obtendo, assim, maior alcance.
Reações
Cada tiktoker também pode gravar suas reações aos vídeos de outras pessoas. O recurso de reações permite que você se grave enquanto assiste a um vídeo e, em seguida, publique-o no aplicativo. Você pode redimensionar e remodelar a janela de gravação em tempo real, enquanto assiste ao clipe.
Hashtags
Hashtags no TikTok não são exatamente o que todo mundo está acostumado. Em vez de mostrar o que é tendência, eles servem para marcar usuários e convidá-los para vários desafios, como os desafios de duetos.
No entanto, não precisa ser sobre duetos. Por exemplo, uma das tendências mais populares do TikTok era o “Fake Plane Challenge”, em que os usuários postavam vídeos fingindo estar viajando.
Lives
Esse recurso é significativo para os aplicativos hoje em dia e um dos melhores recursos do TikTok. Durante a transmissão ao vivo, os usuários podem ganhar dinheiro com presentes virtuais de outros tiktokers, além da interação clássica nos comentários.
💡 Saiba mais: Como fazer live no TikTok?
Scanner de QR Code
Para começar a seguir outras pessoas, os tiktokers podem escanear e/ou compartilhar seus QR codes exclusivos. Desse modo, não é necessário ficar procurando pelos nomes de usuário dos amigos.
Geolocalização
O recurso de geolocalização permite que os usuários vejam quem está transmitindo ao vivo nas proximidades. A ideia é chamar a atenção para lives que possam ser do interesse das pessoas nos arredores.
💡 Saiba mais: O que é geomarketing e como aplicar?
Análise em tempo real
Com análises em tempo real, os tiktokers podem verificar vários dados sobre seus comentários e curtidas e visualizar um gráfico que mostra as emissões e os espectadores ao vivo.
Ver vídeos sem ter uma conta
Antes de um usuário criar uma conta TikTok, ele pode assistir a alguns vídeos populares para ter uma ideia melhor do que é o aplicativo. No entanto, eles não podem curtir ou comentar os conteúdos até que se registrem.
"Lembre-se: não precisa ser perfeito, precisa ser autêntico. No TikTok, o real sempre vence o polido. Grave com o celular na mão, narre depois, use o que tem disponível. O importante é começar e aprender enquanto faz."
💡 Saiba mais: Como ganhar dinheiro com TikTok
Aprendeu como mexer no TikTok?
Como você viu, o TikTok é uma rede muito influente no Brasil e conta com diversas funcionalidades incríveis. Desse modo, é possível criar conteúdos incríveis e criativos para o seu negócio.
Antes de ir, que tal transformar suas curtidas em vendas? Crie sua loja virtual grátis com a Nuvemshop e integre seu e-commerce ao TikTok. Comece a vender online agora mesmo e descubra como é fácil alcançar novos públicos enquanto oferece benefícios exclusivos aos seus seguidores! 💙