As etapas para montar um negócio de dropshipping são as mesmas adotadas na criação de qualquer loja virtual, com exceção da estrutura logística. Confira o passo a passo:
1. Escolha um nicho de mercado
O primeiro passo para começar no dropshipping é escolher um nicho de mercado. Você pode procurar por segmentos menos concorridos, onde haja oportunidades para novos lojistas, ou entrar em segmentos já consolidados, buscando competir com preço e qualidade.
Para decidir em qual nicho apostar, faça uma pesquisa de mercado ampla e considere sua familiaridade com os produtos, além da facilidade para encontrar fornecedores para esse tipo de mercadoria.
2. Faça a mineração de produtos
Mineração é um processo de busca detalhada para selecionar os melhores produtos para vender por dropshipping. Você pode fazer essa pesquisa manualmente, por meio de listas de fornecedores, ou usando ferramentas específicas para encontrar fabricantes.
O objetivo é encontrar produtos vencedores, ou seja, que tenham qualidade, alto volume de vendas e uma boa margem de lucro. Se possível, sempre teste os itens escolhidos antes de vendê-los para garantir que tenham uma boa qualidade e satisfaçam as expectativas dos consumidores.
3. Crie um plano de negócio
Ter uma loja de dropshipping também exige a criação de um plano de negócio completo. Nesse documento, você deverá especificar vários pontos sobre a sua empresa, tais como:
- Nome da loja (razão social e nome fantasia);
- Quadro societário (pode ser um negócio individual ou com sócios);
- Segmento de mercado;
- Público-alvo;
- Fornecedores;
- Produtos comercializados;
- Plataforma de e-commerce utilizada;
- Planejamento financeiro;
- Definição do processo de compra;
- Plano de marketing.
4. Escolha seus fornecedores
Encontrar fornecedores é uma das etapas mais importantes do processo, já que eles serão responsáveis pelo envio dos produtos aos seus clientes. Aqui, você deve selecionar distribuidores que trabalhem com esse modelo logístico e que já tenham experiência no segmento.
Na hora de selecionar fornecedores de dropshipping nacionais ou internacionais, considere os seguintes critérios:
- Qualidade e variedade de produtos;
- Preço das mercadorias e margem de negociação;
- Agilidade no processo de separação e entrega;
- Gestão de estoque (é indicado que o fornecedor tenha ferramentas de integração para evitar rupturas de estoque);
- Reputação do fornecedor no mercado.
Lembre-se de que o fornecedor será responsável por uma parte essencial da experiência do cliente. Por isso, certifique-se de escolher parceiros que garantam entregas ágeis e produtos de qualidade.
5. Defina sua plataforma de e-commerce
No dropshipping, é essencial ter uma plataforma de e-commerce que dê suporte para esse modelo logístico e facilite sua gestão. Na Nuvemshop, por exemplo, você pode montar seu negócio sem estoque a partir do plano Essencial com várias opções de integrações — teste por 7 dias grátis!
Entre os aplicativos para dropshipping da plataforma, estão o AliExpress by Dropi, Drop Nacional, CJ Dropshipping by Dropi, Dropify e 3 Cliques.
Com essas soluções, você consegue conectar sua loja virtual a fornecedores do Brasil e do mundo inteiro, minerar produtos, gerenciar pedidos facilmente, automatizar o estoque, acompanhar entregas em tempo real e muito mais.
Ao mesmo tempo, você conta com uma plataforma de e-commerce completa, com layouts profissionais, meios de pagamento e de envio integrados, checkout eficiente e todos os recursos de segurança para você e para seus clientes.
6. Invista em marketing
O marketing digital será essencial para promover seu negócio de dropshipping. Para isso, você pode utilizar estratégias orgânicas, como a produção de conteúdo em redes sociais, e também táticas de tráfego pago, como anúncios. Veja algumas ideias:
- Produção de conteúdo em redes sociais como Instagram, Facebook e TikTok;
- Criação de anúncios segmentados nas redes sociais;
- Distribuição de cupons de desconto;
- Criação de campanhas de e-mail marketing;
- Investimento em anúncios online por meio do Google Ads.
Na Nuvemshop, você conta com várias estratégias de marketing para promover sua loja de dropshipping, como cupons de desconto, promoções, banners promocionais, recuperação de carrinhos abandonados e muito mais. Teste por 7 dias grátis e aproveitar todos esses recursos.
7. Cuide do atendimento ao cliente
Por fim, o atendimento ao cliente requer atenção máxima no dropshipping. Portanto, disponibilize diversos canais de contato para seus consumidores, como e-mail, chat online, telefone e WhatsApp.
Além disso, ofereça um FAQ para solucionar as dúvidas mais frequentes. Procure ter o tempo de resposta mais ágil possível e cuide também do pós-venda, coletando feedbacks e avaliações dos clientes.