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sua loja de dropshipping

Deixe que os fornecedores cuidem do armazenamento e da entrega. Invista seus esforços em gerenciar as vendas.

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Como funciona o dropshipping?

Sem barreiras para você vender muito

Mulher mexendo no celular ao lado de uma imagem de anúncio de produto, representando as vantagens de fazer dropshipping.

  • Comece com pouco investimento

    Esqueça os gastos com matéria-prima, mão de obra e estoque. Use seus recursos financeiros para gerenciar o e-commerce, atrair clientes, melhorar o atendimento e potencializar os processos do negócio.

  • Ofereça um catálogo completo

    Invista em fornecedores de dropshipping nacionais e internacionais para enriquecer seu catálogo e processar os pedidos da sua loja virtual. Escolha os parceiros e conte com produtos inovadores a preços competitivos para cativar os clientes.

  • Invista no lugar certo

    Com o dropshipping, seu orçamento não precisa ser todo direcionado para a criação de estoque. Invista em estratégias de marketing digital e aumente o alcance da sua loja por meio de anúncios pagos.

Sua loja conectada a fornecedores do mundo todo

Mulher sentada mexendo no celular, ao lado de ilustração do app Droppi para vender por dropshipping na Nuvemshop.

  • Dropshipping nacional

    Encontre os melhores fornecedores nacionais e evite taxações e demora na entrega dos produtos. Instalando aplicativos como Drop Nacional, Reserva INK, Printful e Dropify, você tem acesso a uma rede de parceiros em todo o Brasil.

    Saiba mais

  • Dropshipping internacional

    Faça dropshipping com conexão direta aos produtos disponíveis no AliExpress. Por meio de aplicativos como o Dropi instalado na sua loja Nuvemshop, você automatiza a importação de mercadorias e gerencia todos os pedidos pelo seu e-commerce.

    Confira o passo a passo

Escolheu o que quer vender via dropshipping?

Descubra como a Nuvemshop pode te ajudar em cada segmento.

Vá além: separamos conteúdos para você se aprofundar

Gostou da oportunidade de fazer dropshipping?

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Perguntas frequentes sobre dropshipping

Dropshipping é um modelo de logística em que a empresa responsável pela venda atua como intermediária entre o cliente e o fornecedor. Dessa forma, a loja vende para o consumidor, faz o atendimento e repassa esse pedido ao fornecedor, que se encarrega de separar, embalar e enviar o produto ao cliente.

Por isso, o dropshipping também é chamado de venda sem estoque ou terceirização de estoque, uma vez que toda a parte logística fica a cargo do fornecedor parceiro. De modo geral, é uma forma mais acessível e prática de iniciar no e-commerce, já que o lojista não precisa manter um estoque próprio e lidar com as etapas de preparação e entrega de produtos.

O processo de dropshipping começa quando o cliente faz o pedido online em sua loja virtual, escolhendo os produtos de acordo com o catálogo de itens do fornecedor que você disponibiliza.

Em seguida, você, lojista, envia os pedidos e as ordens de compra do cliente para o fornecedor, que ficará encarregado de faturar as encomendas. Além disso, também repassa o valor pago pelo cliente e fica com a sua parte do lucro, que é a diferença entre o preço de venda do fornecedor e o preço praticado na sua loja.

Por fim, o fornecedor separa, embala e envia os produtos diretamente aos clientes que fizeram seus pedidos no e-commerce. Também será sua responsabilidade transmitir o código de rastreamento dos itens e acompanhar o processo de envio, garantindo a satisfação do cliente.

Desse modo, no dropshipping, ficam a cargo do lojista todas as etapas de gestão de um e-commerce, com exceção de estoque e logística.

O dropshipping traz inúmeras vantagens para empreendedores digitais, principalmente aqueles que estão começando a vender pela internet. Confira as principais:

Baixo investimento inicial

A vantagem que mais chama a atenção de empreendedores para o dropshipping é a possibilidade de começar um negócio online com pouco investimento inicial, já que não é preciso manter um estoque próprio.

Isso porque, quando você abre uma loja virtual, o maior custo é o da compra de produtos para revenda e armazenamento.

Menor complexidade de gestão

O fato de o dropshipping dispensar toda a gestão logística é um grande diferencial para quem está começando a vender online. Isso porque os processos de armazenagem, controle de estoque, separação, embalo e envio estão entre os mais complexos do comércio eletrônico.

Logo, os dropshippers têm a vantagem de não se preocupar com a logística de seus produtos, deixando essa responsabilidade para os fornecedores.

Variedade de produtos

No dropshipping, é possível disponibilizar um catálogo de produtos mais completo e variado, atingindo mais pessoas. Um único lojista pode ter parceria com diversos fabricantes e fornecedores do mundo todo, intermediando a venda de produtos.

Foco nas vendas e no marketing

Outra vantagem do dropshipping é a possibilidade de focar todos os esforços nas vendas e no marketing da loja virtual. Como não é preciso pensar na logística, fica mais fácil construir uma marca de destaque no mercado e garantir uma experiência do cliente diferenciada.

Maior escalabilidade

Se o seu objetivo é escalar as vendas do seu e-commerce, o dropshipping facilita essa expansão. Basta contratar mais fornecedores e expandir seu catálogo, sem precisar investir em estoque e logística (os maiores custos durante o crescimento de uma loja online).

As etapas para montar um negócio de dropshipping são as mesmas adotadas na criação de qualquer loja virtual, com exceção da estruturação logística. Confira o passo a passo:

1. Escolha um nicho de mercado

O primeiro passo para abrir um negócio de dropshipping é escolher um nicho de mercado. Você pode procurar por segmentos menos concorridos, onde haja oportunidades para novos lojistas, ou entrar em segmentos já consolidados, buscando competir com preço e qualidade.

Para decidir em qual nicho apostar, faça uma pesquisa de mercado ampla e considere sua familiaridade com os produtos.

2. Faça a mineração de produtos

Mineração de produtos é um processo de busca detalhada para selecionar os melhores itens para vender por dropshipping. Você pode fazer essa pesquisa manualmente, por meio de listas de fornecedores ou por meio de ferramentas específicas para encontrar fabricantes.

O objetivo é encontrar produtos vencedores, ou seja, que tenham qualidade, alto volume de vendas e uma boa margem de lucro. Preferencialmente, você deve testar os itens escolhidos antes de vendê-los em sua loja virtual, para garantir que satisfaçam as expectativas dos consumidores.

3. Crie um plano de negócio

Ter uma loja de dropshipping também exige a criação de um plano de negócio completo. Nesse documento, você deverá especificar vários pontos sobre a sua empresa, tais como:

  • Nome da loja (razão social e nome fantasia);
  • Quadro societário (pode ser um negócio individual ou com sócios);
  • Segmento de mercado;
  • Público-alvo;
  • Fornecedores;
  • Produtos comercializados;
  • Plataforma de e-commerce utilizada;
  • Planejamento financeiro;
  • Definição do processo de compra;
  • Plano de marketing.

4. Escolha seus fornecedores

Essa é uma das etapas mais importantes de um negócio de dropshipping, uma vez que os fornecedores serão responsáveis pelo envio dos produtos aos seus clientes. Você deve selecionar fabricantes e distribuidores que trabalhem com esse modelo logístico e que, preferencialmente, já tenham experiência no segmento.

Na hora de selecionar fornecedores de dropshipping, considere os seguintes critérios:

  • Qualidade e variedade de produtos;
  • Preço dos produtos e margem de negociação;
  • Agilidade no processo de separação e entrega;
  • Gestão de estoque (é indicado que o fornecedor tenha ferramentas de integração para evitar rupturas de estoque no dropshipping);
  • Reputação do fornecedor no mercado.

Lembre-se de que o fornecedor será responsável por uma parte essencial da experiência do cliente. Por isso, certifique-se de escolher parceiros que garantam entregas ágeis e produtos de qualidade.

5. Defina sua plataforma de e-commerce

No dropshipping, é essencial ter uma plataforma de e-commerce que dê suporte para esse modelo logístico e facilite sua gestão. Na Nuvemshop, por exemplo, você pode montar seu negócio sem estoque a partir do plano Essencial com várias opções de integrações para dropshipping — teste por 7 dias grátis!

Entre os aplicativos para dropshipping da plataforma, estão o AliExpress by Dropi, Drop Nacional, CJ Dropshipping by Dropi, Dropify e 3 Cliques. Com essas soluções, você consegue conectar sua loja virtual a fornecedores do Brasil e do mundo inteiro, minerar produtos, gerenciar pedidos facilmente, automatizar o estoque, acompanhar entregas em tempo real e muito mais.

Ao mesmo tempo, você conta com uma plataforma de e-commerce completa, com layouts profissionais, meios de pagamento e de envio integrados, checkout eficiente e todos os recursos de segurança.

6. Invista em marketing

O marketing digital será essencial para promover seu negócio de dropshipping. Para divulgar sua loja virtual, você pode utilizar estratégias orgânicas, como a produção de conteúdo em redes sociais, e também táticas de tráfego pago, como anúncios. Veja algumas ações úteis para impulsionar seu negócio:

  • Produção de conteúdo em redes sociais como Instagram, Facebook e TikTok;
  • Criação de anúncios segmentados nas redes sociais;
  • Distribuição de cupons de desconto;
  • Criação de campanhas de e-mail marketing;
  • Investimento em anúncios online por meio do Google Ads.

Na Nuvemshop, você conta com várias estratégias de marketing para promover sua loja virtual, como cupons de desconto, promoções, banners promocionais, recuperação de carrinhos abandonados e muito mais. Se você quer que sua marca de dropshipping alcance mais pessoas, é só testar por 7 dias grátis e aproveitar todos esses recursos.

7. Cuide do atendimento ao cliente

Por fim, o atendimento ao cliente requer atenção máxima no dropshipping. Disponibilize diversos canais de contato para seus consumidores, como e-mail, chat online, telefone e WhatsApp.

Além disso, ofereça um FAQ para solucionar as dúvidas mais frequentes. Procure ter o tempo de resposta mais ágil possível e cuide também do pós-venda, coletando feedbacks e avaliações dos clientes.

Não, fazer dropshipping não é crime. No Brasil, não há uma lei que descreva o dropshipping ou as regras específicas desse sistema logístico. Apesar disso, é importante ter em mente que ele precisa ser regularizado.

Nesse sentido, a classificação de atividade mais próxima de dropshipping é a de intermediador de negócios. Assim, para não ter complicações judiciais, o empreendedor precisa seguir as regras existentes para esse modelo logístico e para o comércio eletrônico.

Vale a pena fazer dropshipping se você tiver disposição para estudar a fundo esse modelo, pesquisar quais os melhores produtos para o seu público, montar um bom catálogo e investir tempo e energia na sua loja. Além disso, é preciso dedicar-se a estratégias de marketing, principalmente mídia paga (ou seja, anúncios), para aumentar o alcance dos produtos e atrair clientes.

O ideal é que você use uma loja exclusivamente para dropshipping, pois os meios de envio serão configurados no sistema de modos diferentes dos de um e-commerce em que o lojista envia os pedidos aos clientes.

É possível ter um negócio de dropshipping na Nuvemshop a partir do plano Essencial. Teste 7 dias grátis e comece a usar.

O aplicativo Dropi oferece quatro opções de plano, partindo do Básico — gratuito, com limite de dez produtos na loja e taxa de 5% por transação — até o Diamante Plus — sem limite de produtos e taxa de transação, com fornecedores nacionais e internacionais por R$ 250 mensais.

Já o Drop Nacional tem dois planos: o Profissional, por R$ 89 mensais, sem taxa de transação, limite de mil produtos e acesso a fornecedores nacionais, do AliExpress e CJ Dropshipping; e o Diamante, por R$ 250 mensais, todas as funcionalidades do plano Profissional e sem limite de produtos.

O 3 Cliques, por sua vez, é totalmente gratuito (não tem mensalidade). Além disso, a plataforma garante produtos até 20% mais baratos do que na AliExpress. Para mais opções de apps para dropshipping, visite nossa Loja de Aplicativos.

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