As etapas para montar um negócio de dropshipping são as mesmas adotadas na criação de qualquer loja virtual, com exceção da estruturação logística. Confira o passo a passo:
1. Escolha um nicho de mercado
O primeiro passo para abrir um negócio de dropshipping é escolher um nicho de mercado. Você pode procurar por segmentos menos concorridos, onde haja oportunidades para novos lojistas, ou entrar em segmentos já consolidados, buscando competir com preço e qualidade.
Para decidir em qual nicho apostar, faça uma pesquisa de mercado ampla e considere sua familiaridade com os produtos.
2. Faça a mineração de produtos
Mineração de produtos é um processo de busca detalhada para selecionar os melhores itens para vender por dropshipping. Você pode fazer essa pesquisa manualmente, por meio de listas de fornecedores ou por meio de ferramentas específicas para encontrar fabricantes.
O objetivo é encontrar produtos vencedores, ou seja, que tenham qualidade, alto volume de vendas e uma boa margem de lucro. Preferencialmente, você deve testar os itens escolhidos antes de vendê-los em sua loja virtual, para garantir que satisfaçam as expectativas dos consumidores.
3. Crie um plano de negócio
Ter uma loja de dropshipping também exige a criação de um plano de negócio completo. Nesse documento, você deverá especificar vários pontos sobre a sua empresa, tais como:
- Nome da loja (razão social e nome fantasia);
- Quadro societário (pode ser um negócio individual ou com sócios);
- Segmento de mercado;
- Público-alvo;
- Fornecedores;
- Produtos comercializados;
- Plataforma de e-commerce utilizada;
- Planejamento financeiro;
- Definição do processo de compra;
- Plano de marketing.
4. Escolha seus fornecedores
Essa é uma das etapas mais importantes de um negócio de dropshipping, uma vez que os fornecedores serão responsáveis pelo envio dos produtos aos seus clientes. Você deve selecionar fabricantes e distribuidores que trabalhem com esse modelo logístico e que, preferencialmente, já tenham experiência no segmento.
Na hora de selecionar fornecedores de dropshipping, considere os seguintes critérios:
- Qualidade e variedade de produtos;
- Preço dos produtos e margem de negociação;
- Agilidade no processo de separação e entrega;
- Gestão de estoque (é indicado que o fornecedor tenha ferramentas de integração para evitar rupturas de estoque no dropshipping);
- Reputação do fornecedor no mercado.
Lembre-se de que o fornecedor será responsável por uma parte essencial da experiência do cliente. Por isso, certifique-se de escolher parceiros que garantam entregas ágeis e produtos de qualidade.
5. Defina sua plataforma de e-commerce
No dropshipping, é essencial ter uma plataforma de e-commerce que dê suporte para esse modelo logístico e facilite sua gestão. Na Nuvemshop, por exemplo, você pode montar seu negócio sem estoque a partir do plano Essencial com várias opções de integrações para dropshipping — teste por 7 dias grátis!
Entre os aplicativos para dropshipping da plataforma, estão o AliExpress by Dropi, Drop Nacional, CJ Dropshipping by Dropi, Dropify e 3 Cliques. Com essas soluções, você consegue conectar sua loja virtual a fornecedores do Brasil e do mundo inteiro, minerar produtos, gerenciar pedidos facilmente, automatizar o estoque, acompanhar entregas em tempo real e muito mais.
Ao mesmo tempo, você conta com uma plataforma de e-commerce completa, com layouts profissionais, meios de pagamento e de envio integrados, checkout eficiente e todos os recursos de segurança.
6. Invista em marketing
O marketing digital será essencial para promover seu negócio de dropshipping. Para divulgar sua loja virtual, você pode utilizar estratégias orgânicas, como a produção de conteúdo em redes sociais, e também táticas de tráfego pago, como anúncios. Veja algumas ações úteis para impulsionar seu negócio:
- Produção de conteúdo em redes sociais como Instagram, Facebook e TikTok;
- Criação de anúncios segmentados nas redes sociais;
- Distribuição de cupons de desconto;
- Criação de campanhas de e-mail marketing;
- Investimento em anúncios online por meio do Google Ads.
Na Nuvemshop, você conta com várias estratégias de marketing para promover sua loja virtual, como cupons de desconto, promoções, banners promocionais, recuperação de carrinhos abandonados e muito mais. Se você quer que sua marca de dropshipping alcance mais pessoas, é só testar por 7 dias grátis e aproveitar todos esses recursos.
7. Cuide do atendimento ao cliente
Por fim, o atendimento ao cliente requer atenção máxima no dropshipping. Disponibilize diversos canais de contato para seus consumidores, como e-mail, chat online, telefone e WhatsApp.
Além disso, ofereça um FAQ para solucionar as dúvidas mais frequentes. Procure ter o tempo de resposta mais ágil possível e cuide também do pós-venda, coletando feedbacks e avaliações dos clientes.