Como usar os funis de conversão no Google Analytics para seu e-commerce?

Por: Victoria Salemi
Como usar os funis de conversão no Google Analytics para seu e-commerce?

Aqui você encontra:

Usar ferramentas para acompanhar métricas relacionadas ao seu negócio é fundamental. E conhecer funcionalidades desses dispositivos que possam ajudar seu trabalho garante mais eficiência na sua análise. Por isso, hoje vamos falar sobre o funil de conversão no Google Analytics.

Os funis de conversão permitem que você visualize todas as ações que os visitantes realizaram em sua loja virtual até chegarem a alguma meta. Você pode configurar diferentes tipos de metas, como fazer uma compra, registrar-se em um formulário ou reproduzir um vídeo, por exemplo.

Ao longo deste artigo, vamos entender como configurar as metas e o funil no Google Analytics. Mas, antes, se você quer conhecer um pouco mais dessa ferramenta, conheça nosso curso gratuito sobre como utilizá-la no e-commerce:

Agora, sem mais delongas, vamos conhecer tudo sobre os funis de conversão no Google Analytics! 📈

Como configurar metas no Google Analytics

Para começar, é necessário configurar uma meta. Para isso, você deve acessar o painel de administrador na sua conta do Google Analytics:

Captura de tela com página de início do Google Analytics, indicando o botão do administrador

Ali, você deve selecionar a vista em que quer criar suas metas e, então, clicar em “Metas”:

Captura de tela do administrador do Google Analytics, indicando o botão "metas" com uma seta

Na sequência, clique em “+ Nova meta”:

Captura de tela do administrador do Google Analytics, indicando o botão "+ nova meta" com uma seta

Quando clicar nessa opção, vários modelos vão aparecer. Você também pode configurar como preferir. No caso do e-commerce, a sugestão é que você selecione “Efetuar pagamento”:

Captura de tela do administrador do Google Analytics, na página em que as metas são configuradas

Em seguida, você vai nomear essa meta e definir quais serão os parâmetros utilizados para medi-la. No caso do pagamento no e-commerce, você deve selecionar “Destino”:

Captura de tela do administrador do Google Analytics, indicando a seleção de "destino", para definição da meta

Desse modo, uma meta será concluída toda vez que o usuário chegar a uma determinada página no seu site. No caso, esse endereço seria o de confirmação do pagamento.

Na mesma página da configuração, você já deverá indicar a ativação do funil de conversão. Então, vamos a esse passo!

Como configurar o funil de conversão no Google Analytics

Quando você estiver na página de criação da meta, coloque o endereço final ao qual o usuário deve chegar quando concluir uma compra e já ativar o funil, como na imagem abaixo:

Captura de tela do administrador do Google Analytics, indicando a ativação e configuração do funil de conversão

Nesse passo do funil, você precisa detalhar todas as páginas do caminho. Nomeie cada uma dessas etapas e, em “tela/página”, dedique-se a inserir o final do endereço, sem o domínio. Em um exemplo fictício, as páginas são:

  • www.lojavirtual.com.br/carrinho/
  • www.lojavirtual.com.br/pagamento/
  • e www.lojavirtual.com.br/confirmacao-pagamento/

Nesse caso, você preencherá os campos em “tela/página” com:

  • /carrinho/
  • /pagamento/
  • /confirmacao-pagamento/

Esses campos não exigem que você coloque a URL completa porque, quando vincula o Google Analytics ao seu site, ele já reconhece que está medindo informações referentes àquele domínio.

Fique atento para informar cada uma das URLs que integram o checkout (ou processo de compra) da sua loja virtual. Para isso, você precisará simular uma compra em sua loja e anotar todos os finais dos endereços que figuram em cada passo.

Em caso de dúvidas, não se esqueça de consultar a página de ajuda do próprio Google Analytics, certo?

Como visualizar o funil de conversão no Google Analytics

Depois que você configurou tudo direitinho no Google Analytics, a ferramenta vai começar a medir as informações de cada etapa que você estabeleceu.

Para conferi-las, você deve acessar seu Analytics e seguir para: Conversões > Metas > Visualização de funil. A partir daqui, para ilustrar o artigo, utilizamos a conta de exemplo que o próprio Google fornece, a do Google Merchandise Store:

Captura de tela do Google Analytics, indicando o botão "visualização de funil" com uma seta

Ao descer a tela, você poderá conferir informações a respeito das etapas do funil que você definiu ao criá-lo. Observe:

Captura de tela com a visualização dos funis de conversão no Google Analytics

No caso do exemplo do Google Merchandise Store, as etapas configuradas foram as páginas de:

  1. Cart (carrinho de compras);
  2. Billing and Shipping (faturamento e envio);
  3. Payment (pagamento);
  4. Review (confirmação das informações da compra);
  5. Purchase Completed (compra realizada).

Como é possível observar na imagem, o funil de conversão no Google Analytics vai mostrar, a cada etapa, quantos clientes estão abandonando as páginas indicadas por você ao defini-lo.

Lembre-se de que, seguindo a lógica de todo o Analytics, você deve selecionar no topo, à direita, o período que quer analisar. Então não se esqueça de conferir se as datas são as que você quer observar, ok?

Como melhorar a experiência em seu e-commerce com essas informações?

As informações apresentadas no funil de conversão do Analytics permitem que você melhore a experiência de compra dos seus clientes em seu e-commerce. Para isso, as duas primeiras perguntas a se fazer são:

  1. Quantas pessoas começam o processo de compra e quantas terminam? Se a diferença é muito grande, evidentemente há coisas para melhorar nos passos intermediários.
  2. Há algum ponto do gráfico em que são perdidos muito mais clientes do que em outro? Se sim, tome-o como ponto de partida para efetuar melhorias.

Com base nisso, você poderá realizar ações concretas dentro de sua loja virtual, como:

  • indicar de forma clara o preço dos seus produtos e o custo de frete para evitar o abandono do carrinho de compras;
  • fazer com que os formulários preenchidos pelo cliente sejam o mais simples possível, pedindo apenas os dados indispensáveis para a concretização da compra;
  • mostrar quais são os meios de pagamento e de envio disponíveis, além de esclarecer que há a possibilidade de pagamento parcelado;
  • transmitir segurança na confirmação do pagamento, mostrando detalhes do valor do produto, do frete e do total da compra.

Ao avaliar onde estão os problemas, você consegue solucionar aqueles que estão causando a fuga dos usuários no meio do processo de compra em seu e-commerce. Dessa forma, a taxa de conversão do seu negócio só tende a crescer. 🚀

Tudo certo?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a conhecer o funil de conversão do Google Analytics e como ele pode auxiliar seu negócio. Afinal, sabendo exatamente em que etapas os usuários abandonam seu site, é possível avaliar o que pode ser melhorado na experiência oferecida nessas páginas.

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