Como usar os funis de conversão no Google Analytics para seu e-commerce?

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Usar ferramentas para acompanhar métricas relacionadas ao seu negócio é fundamental. E conhecer funcionalidades desses dispositivos que possam ajudar seu trabalho garante mais eficiência na sua análise. Por isso, hoje vamos falar sobre o funil de conversão no Google Analytics.
Os funis de conversão permitem que você visualize todas as ações que os visitantes realizaram em sua loja virtual até chegarem a alguma meta. Você pode configurar diferentes tipos de metas, como fazer uma compra, registrar-se em um formulário ou reproduzir um vídeo, por exemplo.
Ao longo deste artigo, vamos entender como configurar as metas e o funil no Google Analytics. Mas, antes, se você quer conhecer um pouco mais dessa ferramenta, conheça nosso curso gratuito sobre como utilizá-la no e-commerce:
Agora, sem mais delongas, vamos conhecer tudo sobre os funis de conversão no Google Analytics! 📈
Como configurar metas no Google Analytics
Para começar, é necessário configurar uma meta. Para isso, você deve acessar o painel de administrador na sua conta do Google Analytics:
Ali, você deve selecionar a vista em que quer criar suas metas e, então, clicar em “Metas”:
Na sequência, clique em “+ Nova meta”:
Quando clicar nessa opção, vários modelos vão aparecer. Você também pode configurar como preferir. No caso do e-commerce, a sugestão é que você selecione “Efetuar pagamento”:
Em seguida, você vai nomear essa meta e definir quais serão os parâmetros utilizados para medi-la. No caso do pagamento no e-commerce, você deve selecionar “Destino”:
Desse modo, uma meta será concluída toda vez que o usuário chegar a uma determinada página no seu site. No caso, esse endereço seria o de confirmação do pagamento.
Na mesma página da configuração, você já deverá indicar a ativação do funil de conversão. Então, vamos a esse passo!
Como configurar o funil de conversão no Google Analytics
Quando você estiver na página de criação da meta, coloque o endereço final ao qual o usuário deve chegar quando concluir uma compra e já ativar o funil, como na imagem abaixo:
Nesse passo do funil, você precisa detalhar todas as páginas do caminho. Nomeie cada uma dessas etapas e, em “tela/página”, dedique-se a inserir o final do endereço, sem o domínio. Em um exemplo fictício, as páginas são:
- www.lojavirtual.com.br/carrinho/
- www.lojavirtual.com.br/pagamento/
- e www.lojavirtual.com.br/confirmacao-pagamento/
Nesse caso, você preencherá os campos em “tela/página” com:
- /carrinho/
- /pagamento/
- /confirmacao-pagamento/
Esses campos não exigem que você coloque a URL completa porque, quando vincula o Google Analytics ao seu site, ele já reconhece que está medindo informações referentes àquele domínio.
Fique atento para informar cada uma das URLs que integram o checkout (ou processo de compra) da sua loja virtual. Para isso, você precisará simular uma compra em sua loja e anotar todos os finais dos endereços que figuram em cada passo.
Em caso de dúvidas, não se esqueça de consultar a página de ajuda do próprio Google Analytics, certo?
Como visualizar o funil de conversão no Google Analytics
Depois que você configurou tudo direitinho no Google Analytics, a ferramenta vai começar a medir as informações de cada etapa que você estabeleceu.
Para conferi-las, você deve acessar seu Analytics e seguir para: Conversões > Metas > Visualização de funil. A partir daqui, para ilustrar o artigo, utilizamos a conta de exemplo que o próprio Google fornece, a do Google Merchandise Store:
Ao descer a tela, você poderá conferir informações a respeito das etapas do funil que você definiu ao criá-lo. Observe:
No caso do exemplo do Google Merchandise Store, as etapas configuradas foram as páginas de:
- Cart (carrinho de compras);
- Billing and Shipping (faturamento e envio);
- Payment (pagamento);
- Review (confirmação das informações da compra);
- Purchase Completed (compra realizada).
Como é possível observar na imagem, o funil de conversão no Google Analytics vai mostrar, a cada etapa, quantos clientes estão abandonando as páginas indicadas por você ao defini-lo.
Lembre-se de que, seguindo a lógica de todo o Analytics, você deve selecionar no topo, à direita, o período que quer analisar. Então não se esqueça de conferir se as datas são as que você quer observar, ok?
Como melhorar a experiência em seu e-commerce com essas informações?
As informações apresentadas no funil de conversão do Analytics permitem que você melhore a experiência de compra dos seus clientes em seu e-commerce. Para isso, as duas primeiras perguntas a se fazer são:
- Quantas pessoas começam o processo de compra e quantas terminam? Se a diferença é muito grande, evidentemente há coisas para melhorar nos passos intermediários.
- Há algum ponto do gráfico em que são perdidos muito mais clientes do que em outro? Se sim, tome-o como ponto de partida para efetuar melhorias.
Com base nisso, você poderá realizar ações concretas dentro de sua loja virtual, como:
- indicar de forma clara o preço dos seus produtos e o custo de frete para evitar o abandono do carrinho de compras;
- fazer com que os formulários preenchidos pelo cliente sejam o mais simples possível, pedindo apenas os dados indispensáveis para a concretização da compra;
- mostrar quais são os meios de pagamento e de envio disponíveis, além de esclarecer que há a possibilidade de pagamento parcelado;
- transmitir segurança na confirmação do pagamento, mostrando detalhes do valor do produto, do frete e do total da compra.
Ao avaliar onde estão os problemas, você consegue solucionar aqueles que estão causando a fuga dos usuários no meio do processo de compra em seu e-commerce. Dessa forma, a taxa de conversão do seu negócio só tende a crescer. 🚀
Tudo certo?
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a conhecer o funil de conversão do Google Analytics e como ele pode auxiliar seu negócio. Afinal, sabendo exatamente em que etapas os usuários abandonam seu site, é possível avaliar o que pode ser melhorado na experiência oferecida nessas páginas.
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