Como usar os funis de conversão do Google Analytics no e-commerce?

Por: Luiz Piovesana

Imagem de estrada com bifurcação, representando os funis de conversão no Google Analytics

Usar ferramentas para acompanhar métricas relacionadas ao seu negócio é fundamental. E conhecer funcionalidades desses dispositivos que possam ajudar seu trabalho garante mais eficiência na sua análise. Por isso, hoje vamos falar sobre o funil de conversão no Google Analytics.

Os funis de conversão permitem que você visualize todas as ações que os visitantes realizaram em sua loja virtual até chegarem a alguma meta. Você pode configurar diferentes tipos de metas, como fazer uma compra, registrar-se em um formulário ou reproduzir um vídeo, por exemplo.

Ao longo deste artigo, vamos entender como configurar as metas e o funil no Google Analytics.  Agora, sem mais delongas, vamos conhecer tudo sobre os funis de conversão no Google Analytics! 📈

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Como configurar metas no Google Analytics

Para começar, é necessário configurar uma meta. Para isso, você deve acessar o painel de administrador na sua conta do Google Analytics:

Captura de tela com página de início do Google Analytics, indicando o botão do administrador

Ali, você deve selecionar a vista em que quer criar suas metas e, então, clicar em “Metas”:

Captura de tela do administrador do Google Analytics, indicando o botão "metas" com uma seta

Na sequência, clique em “+ Nova meta”:

Captura de tela do administrador do Google Analytics, indicando o botão "+ nova meta" com uma seta

Quando clicar nessa opção, vários modelos vão aparecer. Você também pode configurar como preferir. No caso do e-commerce, a sugestão é que você selecione “Efetuar pagamento”:

Captura de tela do administrador do Google Analytics, na página em que as metas são configuradas

Em seguida, você vai nomear essa meta e definir quais serão os parâmetros utilizados para medi-la. No caso do pagamento no e-commerce, você deve selecionar “Destino”:

Captura de tela do administrador do Google Analytics, indicando a seleção de "destino", para definição da meta

Desse modo, uma meta será concluída toda vez que o usuário chegar a uma determinada página no seu site. No caso, esse endereço seria o de confirmação do pagamento.

Na mesma página da configuração, você já deverá indicar a ativação do funil de conversão. Então, vamos a esse passo!

Como configurar o funil de conversão no Google Analytics

Quando você estiver na página de criação da meta, coloque o endereço final ao qual o usuário deve chegar quando concluir uma compra e já ativar o funil, como na imagem abaixo:

Captura de tela do administrador do Google Analytics, indicando a ativação e configuração do funil de conversão

Nesse passo do funil, você precisa detalhar todas as páginas do caminho. Nomeie cada uma dessas etapas e, em “tela/página”, dedique-se a inserir o final do endereço, sem o domínio. Em um exemplo fictício, as páginas são:

  • www.lojavirtual.com.br/carrinho/
  • www.lojavirtual.com.br/pagamento/
  • e www.lojavirtual.com.br/confirmacao-pagamento/

Nesse caso, você preencherá os campos em “tela/página” com:

  • /carrinho/
  • /pagamento/
  • /confirmacao-pagamento/

Esses campos não exigem que você coloque a URL completa porque, quando vincula o Google Analytics ao seu site, ele já reconhece que está medindo informações referentes àquele domínio.

Fique atento para informar cada uma das URLs que integram o checkout (ou processo de compra) da sua loja virtual. Para isso, você precisará simular uma compra em sua loja e anotar todos os finais dos endereços que figuram em cada passo.

Em caso de dúvidas, não se esqueça de consultar a página de ajuda do próprio Google Analytics, certo?

Como visualizar o funil de conversão no Google Analytics

Depois que você configurou tudo direitinho no Google Analytics, a ferramenta vai começar a medir as informações de cada etapa que você estabeleceu.

Para conferi-las, você deve acessar seu Analytics e seguir para: Conversões > Metas > Visualização de funil. A partir daqui, para ilustrar o artigo, utilizamos a conta de exemplo que o próprio Google fornece, a do Google Merchandise Store:

Captura de tela do Google Analytics, indicando o botão "visualização de funil" com uma seta

Ao descer a tela, você poderá conferir informações a respeito das etapas do funil que você definiu ao criá-lo. Observe:

Captura de tela com a visualização dos funis de conversão no Google Analytics

No caso do exemplo do Google Merchandise Store, as etapas configuradas foram as páginas de:

  1. Cart (carrinho de compras);
  2. Billing and Shipping (faturamento e envio);
  3. Payment (pagamento);
  4. Review (confirmação das informações da compra);
  5. Purchase Completed (compra realizada).

Como é possível observar na imagem, o funil de conversão no Google Analytics vai mostrar, a cada etapa, quantos clientes estão abandonando as páginas indicadas por você ao defini-lo.

Lembre-se de que, seguindo a lógica de todo o Analytics, você deve selecionar no topo, à direita, o período que quer analisar. Então não se esqueça de conferir se as datas são as que você quer observar, ok?

Como melhorar a experiência em seu e-commerce com essas informações?

As informações apresentadas no funil de conversão do Analytics permitem que você melhore a experiência de compra dos seus clientes em seu e-commerce. Para isso, as duas primeiras perguntas a se fazer são:

  1. Quantas pessoas começam o processo de compra e quantas terminam? Se a diferença é muito grande, evidentemente há coisas para melhorar nos passos intermediários.
  2. Há algum ponto do gráfico em que são perdidos muito mais clientes do que em outro? Se sim, tome-o como ponto de partida para efetuar melhorias.

Com base nisso, você poderá realizar ações concretas dentro de sua loja virtual, como:

  • Indicar de forma clara o preço dos seus produtos e o custo de frete para evitar o abandono do carrinho de compras;
  • Fazer com que os formulários preenchidos pelo cliente sejam o mais simples possível, pedindo apenas os dados indispensáveis para a concretização da compra;
  • Mostrar quais são os meios de pagamento e de envio disponíveis, além de esclarecer que há a possibilidade de pagamento parcelado;
  • Transmitir segurança na confirmação do pagamento, mostrando detalhes do valor do produto, do frete e do total da compra.

Ao avaliar onde estão os problemas, você consegue solucionar aqueles que estão causando a fuga dos usuários no meio do processo de compra em seu e-commerce. Dessa forma, a taxa de conversão do seu negócio só tende a crescer. 🚀

Tudo certo sobre o funil do Google Analytics?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a conhecer o funil de conversão do Google Analytics e como ele pode auxiliar seu negócio. Afinal, sabendo exatamente em que etapas os usuários abandonam seu site, é possível avaliar o que pode ser melhorado na experiência oferecida nessas páginas.

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Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre funil de conversão no Google Analytics

Siga os passos abaixo para fazer um funil de conversão no Google Analytics:

  • Crie uma nova meta no painel de administrador;
  • Defina o nome e os parâmetros da meta;
  • Na mesma página, ative o funil de conversão logo abaixo;
  • Defina o endereço final ao qual o usuário deve chegar;
  • Detalhe todas as páginas no caminho do usuário;
  • Acesse a Visualização de funil para conferir seu funil.

A conversão no Google Analytics é, de modo geral, uma compra concluída no seu site. No entanto, você pode ter conversões macro (atividades principais, como compras) e conversões micro (pequenas atividades, como uma inscrição para newsletter).

Como administrador do Google Analytics, você pode marcar determinados eventos como conversões. No sistema, alguns eventos já vêm configurados como conversões, como compras, aberturas de conteúdo e inscrições.

Para ver a taxa de conversão no Google Analytics, basta acessar o menu “Acompanhamento de conversões” e verificar os resultados de seu site.

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