O que é e para o que serve o direct do Instagram?

Por: Kawan Lopes

Imagem mostrando uma pessoa enviando mensagens por um tablet, representando o direct Instagram.

Direct do Instagram é o recurso de mensagens instantâneas exclusivo da plataforma. Por meio dele, é possível interagir com qualquer usuário ativo na rede social, compartilhar conteúdos e enviar mídias como fotos e vídeos.


Em busca de expandir o público e aumentar as vendas, os donos de lojas virtuais estão investindo cada vez mais nas redes sociais, como o Instagram. E, falando sobre ele, se você o utiliza para divulgar seus produtos e serviços, entender como usar o direct do Instagram é muito importante para sua estratégia.

Afinal, é por meio desse recurso que os usuários poderão entrar em contato com o seu negócio e interagir com seus conteúdos. Portanto, saber fazer um bom uso do direct — ou DM do Instagram — pode te ajudar a fazer do seu perfil um canal de vendas alternativo.

Pensando nisso, neste artigo, vamos aprender como funciona essa ferramenta e como usá-la no dia a dia do seu e-commerce. Separe o papel, a caneta e siga com a leitura! 🧐

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O que é direct do Instagram?

Direct do Instagram é nada menos do que o recurso de mensagens instantâneas da rede social. Assim como o WhatsApp e o Messenger, por meio das DMs (Direct Messages, ou Mensagens diretas, no portugûes) é possível interagir e conversar com qualquer usuário ativo na rede social.

Além disso, é esse recurso que possibilita que seus seguidores possam responder e reagir aos seus stories. Do ponto de vista de uma loja virtual, dependendo de quem for o seu público-alvo, a DM também pode funcionar como um canal de atendimento ao cliente.

💡 Saiba mais: Instagram Stories: o que é e como usar esse recurso?

Por que usar o direct do Instagram?

Se você vende pela internet, certamente já sabe que o Instagram é um grande aliado do e-commerce. Por tratar-se de uma rede social bastante visual, ela funciona como uma vitrine virtual para lojas que optam por divulgar seus produtos na plataforma.

Nesse contexto, além de poder usar o direct para responder dúvidas e mensagens diversas de clientes, os usuários poderão interagir com os seus conteúdos, como o Instagram Reels e o Stories.

No e-commerce, manter contato com a audiência é crucial para o sucesso de uma empresa. Afinal, é por meio de ferramentas como o direct que o consumidor terá a oportunidade de se aproximar da marca.

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Como usar o direct do Instagram?

Para usar o direct do Instagram é muito fácil: basta ter um perfil na rede social e procurar, na página inicial, o ícone da DM, como mostra a imagem abaixo:

Imagem mostrando a tela do Instagram, mostrando como usar o direct do Instagram.

Ao acessar o direct, você pode selecionar a conversa que deseja abrir ou começar uma nova buscando pelo usuário, como no exemplo abaixo, veja:

Imagem mostrando a tela do Instagram, mostrando como usar o direct do Instagram.

Um ponto importante sobre o direct é que alguns perfis podem estar privados, isto é, acessíveis somente para usuários aprovados pelo dono da conta. Nesses casos, você até pode enviar uma mensagem, mas ela irá para um filtro de aprovação para que o usuário decida se irá responder ou não.

Essa é uma medida de segurança do Instagram para evitar o envio de spam e conteúdos inadequados.

Depois de selecionar o perfil que deseja, é só digitar e enviar a sua mensagem. Quando ela for respondida, o Instagram irá notificá-lo e, para responder, basta acessar a conversa novamente.

Bem fácil, não é?

Como usar o direct do Instagram no PC?

Você também pode acessar o direct do Instagram pelo PC. Basta acessar o Instagram pelo seu navegador e seguir basicamente os mesmos passos. As únicas diferenças são relacionadas ao layout da página que é um pouco diferente do aplicativo para dispositivos móveis. Veja um exemplo:

Imagem mostrando a tela do Instagram, mostrando como usar o direct do Instagram.

Clicando no ícone do direct, você será direcionado para uma página com todas as suas DMs:

Imagem mostrando a tela do Instagram, mostrando como usar o direct do Instagram.

Como fazer bom uso do direct Instagram no seu negócio?

Agora que você já sabe o que é e para o que serve o direct do Instagram, confira algumas dicas para fazer bom uso dessa ferramenta no seu e-commerce.

1. Responda a todas as mensagens

A primeira dica é muito importante para manter uma boa relação com seus clientes: não deixe de responder nenhuma mensagem.

Imagine se você entrasse em contato com uma marca para esclarecer alguma dúvida e sua mensagem fosse simplesmente ignorada? Seria no mínimo bastante desanimador, certo? Afinal, por que comprar de uma empresa que não se comunica com seus clientes?

Por isso, independentemente de qual for o assunto, responda as mensagens enviadas na sua DM. Mesmo que seja necessário direcionar o cliente para outro canal, deixar de responder não pode ser uma opção.

2. Tente não demorar para enviar as respostas

Ainda sobre as respostas, uma boa prática é estabelecer prazos para atender os clientes via direct. Mesmo que você não use a DM como canal oficial de atendimento, deixar o consumidor esperando por uma resposta não é nada bom para a experiência dele com a marca.

Portanto, defina prazos que não atrapalhem sua rotina de trabalho, mas que também não deem a impressão de que você não está de olho nas mensagens dos clientes. Esse equilíbrio irá ajudar a manter uma boa relação com seu público e evitar ter que responder dezenas de mensagens acumuladas.

💡 Saiba mais: 5 erros no atendimento ao cliente que você deve evitar

3. Estabeleça uma linguagem adequada ao seu público

Conhecer o seu público-alvo não é importante somente para direcionar suas estratégias de venda e marketing. Saber qual é a linguagem adequada para cada perfil de consumidor faz uma grande diferença na hora de oferecer um bom atendimento ao cliente.

Além disso, o atendimento é um dos fatores responsáveis por definir a impressão que o cliente tem da sua marca. Desse modo, quanto mais humanizado e personalizado for o seu contato com ele, melhor será a sua experiência.

💡 Saiba mais: Atendimento personalizado: o que é e como aplicar?

4. Crie respostas prontas

Pensando na praticidade e na otimização da sua rotina de atendimento, crie respostas prontas para aqueles assuntos mais recorrentes. Desse modo, você economiza tempo deixando de digitar a mesma mensagem várias vezes.

Um ponto de atenção aqui é tomar cuidado para não criar uma comunicação muito engessada e impessoal. Seguindo a dica anterior, crie mensagens que estejam alinhadas à linguagem definida para a sua marca.

💡 Saiba mais: 10 exemplos de frases prontas para atendimento ao cliente

Tudo certo sobre o direct do Instagram?

Agora que você já sabe tudo sobre o direct do Instagram, basta entender se esse é um canal de comunicação que faz sentido para a sua loja. Mesmo que você opte por não centralizar o atendimento nas DMs, ela ainda será um ótimo espaço para interagir com a sua audiência. Portanto, não desperdice essa oportunidade de se aproximar do seu público.

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Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre direct Instagram

Direct do Instagram é o recurso de mensagens instantâneas exclusivo da plataforma. Por meio dele, é possível interagir com qualquer usuário ativo na rede social, compartilhar conteúdos e enviar mídias como fotos e vídeos.

  • Responda a todas as mensagens;
  • Tente não demorar para enviar as respostas;
  • Estabeleça uma linguagem adequada ao seu público;
  • Crie respostas prontas.

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