O que é merchandising e qual a sua função?

Por: Luiz Piovesana

imagem de produtos divulgados na internet, representando uma técnica de merchandising

Se você trabalha com a comercialização de produtos, deve concordar de que ninguém conhece a sua mercadoria melhor do que você mesmo. Mas você está conseguindo gerar vendas? Se a resposta for não, chegou o momento de conhecer a técnica de marketing chamada de merchandising.

Esse método tem como principal objetivo promover maior visibilidade e atratividade dos itens vendidos, motivando o cliente a comprar.

Então, ficou interessado pelo tema e quer aprender como criar uma estratégia de merchandising? Continue com a leitura deste conteúdo e venha comigo!

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O que é merchandising?

Merchandising é uma técnica de marketing que tem como objetivo promover a apresentação e visualização de diferentes mercadorias em um ponto ou site de vendas. Ou seja, transformar um produto como uma solução interessante para o cliente final

Para isso, são trabalhadas técnicas de persuasão de vendas com o público-alvo de um negócio.

Além disso, o merchandising é um recurso importante para atrair clientes, fazendo com que eles se sintam encantados pelos produtos oferecidos.

💡Saiba mais: Como encantar clientes na sua empresa?

Quais são os tipos de merchandising?

Agora que você já sabe o que é merchandising, antes de começar a montar a sua estratégia, é importante conhecer os principais tipos de técnicas. Então, vamos lá?

1. Visual merchandising

Visual merchandising é uma estratégia que tem como finalidade chamar a atenção do consumidor a partir de uma identidade visual bem definida.

Por isso, criar um logotipo, estabelecer uma tipografia e escolher as cores para a sua marca, são pontos essenciais para chamar a atenção do consumidor e agradá-lo esteticamente.

Isso porque, ao acessar um site de vendas ou entrar em uma loja física, o cliente pode se sentir exclusivo, além de aproveitar uma experiência diferente de compra.

No entanto, antes de definir as cores da sua marca, saiba quem é a sua persona, isto é, a representação do cliente ideal. Ao conhecer o seu gosto e as suas preferências, fica mais fácil encontrar os tons ideais para agradá-los.

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2. Merchandising editorial

Já o merchandising editorial é a exibição de produtos em filmes, séries ou programas de televisão.

Geralmente, essas aparições costumam ser feitas de forma sutil, de uma maneira subliminar.

O objetivo é que o espectador fique familiarizado com o produto de uma maneira menos invasiva.

O filme “Eu Robô”, protagonizado pelo ator norte-americano Will Smith, trabalha o merchandising editorial da marca Converse, mais especificamente com o tênis All Star modelo cano alto. Veja o trecho específico:

3. Merchandising de varejo

O merchandising de varejo utiliza técnicas de persuasão para convencer o cliente a comprar. Um exemplo é quando uma loja virtual oferece, junto com a compra de um produto, cupons de descontos, brindes ou uma promoção.

O objetivo do merchandising de varejo é, portanto, aumentar as vendas, a partir da visibilidade de um determinado produto.

💡Saiba mais: Como fazer uma promoção que chame a atenção?

4. Merchandising digital

Promover ações de merchandising na internet é quase um requisito básico para gerar lucros para um negócio. Aqui, não estamos falando sobre fazer publicidade, mas sobre menções a um produto ou serviço de uma forma sutil.

Por exemplo, se você tem uma loja virtual de roupas, que tal contar com influenciadores digitais do segmento para divulgar as suas peças? Essa é uma excelente oportunidade para introduzir a sua marca para potenciais clientes.

Outras formas de explorar esse tipo de merchandising são conteúdos para redes sociais e blog. Para isso, é importante entender quais canais a persona do negócio usa com frequência e criar estratégias para inserção dos produtos.

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Como montar uma estratégia de merchandising?

A seguir, veja um passo a passo de como montar uma estratégia de merchandising:

1. Defina o público-alvo

Antes de criar estratégias, é preciso entender quem é o seu público-alvo. Para isso, compreenda os padrões de consumo, hábitos de compra e o comportamento dos seus clientes.

Entender as necessidades da sua buyer persona é fundamental para oferecer soluções efetivas e personalizadas.

💡Saiba mais: Público-alvo: entenda o que é e como definir o do seu negócio

2. Estabeleça as metas a serem alcançadas

Depois do planejamento, é importante ter os objetivos de cada ação de merchandising bem definidos. Aqui, procure estabelecer metas e prazos para serem atingidos.

Dessa forma, é possível acompanhar a execução do plano de ação e, caso seja preciso, corrigir rotas.

3. Crie ações personalizadas para o seu público-alvo

Depois de conhecer quem é o seu comprador ideal, está na hora de considerar os desejos e demandas que ele tem, por exemplo.

A partir daí, ofereça produtos e serviços que atendam as necessidades de cada um, como qualidade, atributos, preço, atrativos e funcionalidades.

4. Tenha um calendário editorial

Como já mencionamos, criar promoções é uma excelente maneira de atrair clientes. Por isso, elabore um calendário editorial que reúna as principais datas comemorativas do ano, como o Dia do Cliente e a Black Friday, e desenvolva ações estratégicas para cada uma delas.

Essas datas costumam chamar muita a atenção dos consumidores, aumentando a taxa de conversão de um negócio.

Para te ajudar a identificar as principais celebrações em 2022, baixe gratuitamente o calendário com as principais datas de vendas para e-commerce neste ano:

5. Crie uma identidade visual para o negócio

Lembra-se de quando comentamos sobre o merchandising visual? Então, para ter sucesso com essa técnica de marketing, é importante definir a identidade visual do seu negócio, que pode ser aplicada nos seguintes âmbitos:

  • Site de vendas;
  • Logotipo;
  • Flyers;
  • Banners;
  • Cartões de visita;
  • Estrutura física, seja um escritório ou uma loja, etc.

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6. Faça o uso de tecnologias

Utilizar tecnologias para melhorar a experiência de compra do seu cliente, além de ser um diferencial competitivo para um negócio, funciona também como um atrativo.

Por exemplo, aposte em meios de pagamentos modernos, como o Pix e o QR Code. Também é possível oferecer a possibilidade de experimentar o produto, mesmo que pela internet, a partir de provadores virtuais.

3 técnicas de merchandising para vender mais

Por fim, agora que você sabe como montar uma estratégia de merchandising, conheça algumas técnicas para vender mais:

1. Escute o seu público

Estudar, entender e analisar as necessidades do consumidor é importante para qualquer empresa.

Nesse sentido, é importante criar um espaço para que o comprador se sinta à vontade para compartilhar as suas impressões sobre a marca e tirar dúvidas. Se você vende online, por exemplo, existem ferramentas de atendimento que podem ajudar nessa questão.

Além disso, é importante pedir feedback ao cliente. Afinal, é com essas informações que você saberá se a estratégia está funcionando ou não.

2. Analise a concorrência

Veja como os seus concorrentes estão criando e executando ações de merchandising. Não se trata de copiá-las, mas, sim, de buscar informações e inspirações para a sua empresa.

Para isso, estabeleça o seu objetivo de análise. Pode ser examinar as campanhas promocionais de uma outra empresa ou fazer um estudo sobre a identidade visual.

Estabelecer esses pontos torna a sua pesquisa muito mais eficiente, uma vez que o seu olhar será direcionado ao ponto específico que você pretende reconhecer.

💡Saiba mais: O que é análise da concorrência e como fazer para se destacar?

3. Monitore os resultados

Acompanhar os resultados de suas ações de merchandising é fundamental para evoluir com a estratégia.

Isso previne que você não invista em algo que não está gerando resultados, por não saber o que está dando errado no planejamento.

Além disso, esse acompanhamento evita o desperdício de verbas e detecta melhores oportunidades de investimento.

Tudo certo sobre o que é merchandising?

Ao longo deste artigo, vimos como uma estratégia de merchandising ajuda a destacar produtos, diferenciar a empresa da concorrência, chamar a atenção dos consumidores e incentivá-los a comprar.

Esperamos que, com as informações deste artigo, você consiga montar a sua estratégia de merchandising. Caso você ainda não venda pela internet, experimente testar a Nuvemshop por 30 dias grátis. É fácil, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:

Perguntas frequentes sobre merchandising

Merchandising é uma técnica de marketing que tem como objetivo promover a apresentação e visualização de diferentes mercadorias em um ponto ou site de vendas. Ou seja, transformar um produto como uma solução interessante para o cliente final.

  • Visual merchandising
  • Merchandising editorial
  • Merchandising de varejo
  • Merchandising digital

  • Defina o público-alvo
  • Estabeleça as metas a serem alcançadas
  • Crie ações personalizadas para o seu público-alvo
  • Tenha um calendário editorial
  • Crie uma identidade visual para o negócio
  • Faça o uso de tecnologias

  1. Escute o seu público
  2. Analise a concorrência
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