Como aproveitar o Dia do Cliente em uma loja virtual?

Por: Manoella Curi

mulher com pacote de compras, representando a satisfação do dia do cliente

Se você vende pela internet, já deve ter percebido que as datas comemorativas do e-commerce são estratégias chave para atrair clientes e aumentar as vendas. Por esses motivos, muitos negócios aproveitam o Dia do Cliente para trabalhar com ações de marca e se aproximar dos consumidores.

Celebrado anualmente no dia 15 de setembro, as empresas utilizam o Dia do Cliente para fazer promoções, oferecer cupons de desconto, distribuir brindes e promover sorteios.

Pensando nisso, para te ajudar a ter sucesso com as vendas, separamos algumas dicas para você aproveitar a data em sua loja virtual. Vamos lá?

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Quando surgiu o Dia do Cliente e por que foi criado?

O Dia do Cliente foi criado pelo empresário João Carlos Rego em 2003, no Rio Grande do Sul.

A ideia foi criar uma data em que os consumidores pudessem ser homenageados, desenvolvendo uma relação de fidelidade entre a empresa e os consumidores.

Por que aproveitar o Dia do Cliente no e-commerce?

A data comemorativa tem ganhado cada vez mais popularidade e ajuda a movimentar o mercado em um mês em que o fluxo de vendas é menor.

Além disso, o Dia do Cliente é uma boa oportunidade para melhorar a satisfação do cliente e aumentar as chances dele voltar a fazer negócio com você.

💡Saiba mais: 7 melhores estratégias para fidelizar clientes

Por fim, promover a data pode colaborar também com a divulgação da sua empresa por meio do marketing boca a boca, isso é, a recomendação de um negócio feita de um consumidor para um outro possível comprador.

5 ações promocionais para aproveitar o Dia do Cliente

Existem diferentes tipos de ações de marketing que você pode criar para promover o Dia do Cliente. Confira as principais:

1. Crie promoções específicas para a data

Que tal aproveitar a data para atrair clientes? Então, a dica é: crie promoções específicas para a data comemorativa.

Você pode, por exemplo, fazer um anúncio de queima de estoque, criar a promoção “leve 2, pague 1”, oferecer descontos progressivos ou vender kits de produtos com preços mais baixos.

O importante é que a promoção seja positiva tanto para o consumidor quanto para a sua marca.

💡Saiba mais: Como fazer uma promoção que chame a atenção?

2. Trabalhe com frete grátis

Não existe nada mais atrativo do que comprar um produto sem sair de casa e não ter que pagar pela entrega, não é mesmo?

Além disso, uma estratégia de frete grátis é uma grande oportunidade para o seu negócio aumentar as vendas.

Uma boa forma de garantir a assertividade do benefício é fixar uma faixa de preço para contar com essa vantagem. Assim, para o Dia do Cliente, o frete grátis pode ser aplicado para compras de produtos acima de R$ 20, por exemplo.

3. Distribua brindes

Assim como o frete grátis, a distribuição de brindes continua sendo um recurso eficiente para atrair consumidores.

Por isso, aproveite o Dia do Cliente para enviar amostras grátis e convidar potenciais compradores a experimentarem o que você vende.

Se você vende cosméticos pela internet, que tal oferecer uma degustação de um creme da sua loja virtual a cada produto comprado no Dia do Cliente?

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4. Promova sorteios

Outra alternativa para promover o Dia do Cliente em seu e-commerce é fazer sorteios de prêmios ou oferecer cupons promocionais a partir de um determinado valor de compra. Essa é uma excelente estratégia para fidelizar clientes.

Por exemplo, se você vende roupas online, pode sortear uma peça que seja novidade em sua loja. Ou se tem uma agência de viagens, é possível divulgar um passeio com desconto para toda a família do cliente.

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5. Divulgue lançamentos

Sabe aquele produto novo que você está pensando em lançar em sua loja virtual? O Dia do Cliente pode ser uma excelente oportunidade para divulgá-lo e trazer visibilidade para o seu negócio.

Para essa ação, lembre-se de trabalhar com ações de marketing, como divulgação em redes sociais e envio de e-mail marketing promocional. Caso contrário, o novo produto do seu e-commerce pode não impactar o público certo.

Mensagens para o Dia do Cliente

Agora que você já conhece algumas ações promocionais para o Dia do Cliente, separamos algumas mensagens prontas para você utilizar em sua loja virtual. Confira a seguir:

  • Os nossos consumidores são os bens mais preciosos que temos. Feliz Dia do Cliente!;
  • Agradecemos por sua preferência. Por isso, trabalhamos todos os dias pensando em como deixá-lo satisfeito. Feliz Dia do Cliente!;
  • O nosso sucesso não seria possível sem sua confiança. Feliz Dia do Cliente!;
  • O Dia do Cliente é uma data em que reforçamos a nossa parceria, além de mostrar o quanto você é importante para nós. Obrigado/a!;
  • O que nos move é a sua confiança em nossa empresa. Obrigado/a por acreditar no nosso trabalho. Feliz Dia do Cliente!

Resumo

Ao longo deste artigo, vimos como você pode trabalhar o Dia do Cliente em sua loja virtual. Para ter sucesso com a estratégia, lembre-se de preparar o seu negócio para a data, como planejar o estoque, criar as estratégias com antecedência e produzir conteúdos para divulgar a ação.

Antes de ir embora, que tal conferir um resumo rápido deste conteúdo?

Quando surgiu o Dia do Cliente?

O Dia do Cliente foi criado pelo empresário João Carlos Rego em 2003, no Rio Grande do Sul.

5 ações promocionais para aproveitar o Dia do Cliente

  1. Crie promoções específicas para a data
  2. Trabalhe com frete grátis
  3. Distribua brindes
  4. Promova sorteios
  5. Divulgue lançamentos

Mensagens para o Dia do Cliente

  • Os nossos consumidores são os bens mais preciosos que temos. Feliz Dia do Cliente!;
  • Agradecemos por sua preferência. Por isso, trabalhamos todos os dias pensando em como deixá-lo satisfeito. Feliz Dia do Cliente!;
  • O nosso sucesso não seria possível sem sua confiança. Feliz Dia do Cliente!;
  • O Dia do Cliente é uma data em que reforçamos a nossa parceria, além de mostrar o quanto você é importante para nós. Obrigado/a!;
  • O que nos move é a sua confiança em nossa empresa. Obrigado/a por acreditar no nosso trabalho. Feliz Dia do Cliente!

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