6 dicas de marketing visual para seu e-commerce

Por: Venngage
6 dicas de marketing visual para seu e-commerce

Aqui você encontra:

O marketing visual tornou-se essencial para incentivar os clientes a fazer uma compra em sites de e-commerce.

Afinal, o consumidor precisa ver os produtos antes de comprá-los e é por isso que os empreendimentos comerciais aproveitam há anos esse aspecto e usam recursos visuais para atingir possíveis consumidores.

Se você tem um site de comércio eletrônico que usa marketing visual, existem alguns pontos importantes a ter em mente. Ao otimizar os elementos visuais no seu site e incorporar outras dicas de design, você aumentará as taxas de compra.

Aqui estão algumas dicas que o ajudarão a projetar páginas melhores e a causar mais impacto nos visitantes do seu site.

Visualização de dados

O mais legal sobre os recursos visuais é que um único gráfico ou imagem podem dizer mais do que mil palavras, como diz o ditado.

Além disso, as pessoas na internet estão se tornando menos atentas — se quiser chamar a atenção, as informações e a apresentação do produto precisam alcançá-las rapidamente.

No entanto, criar elementos visuais atraentes não deve ser o único objetivo deste projeto. O que for incluído em seu site de comércio eletrônico precisa ter algum valor para seus clientes.

É aqui que entra a visualização de dados, prática que divide estatísticas, processos e dados complexos em elementos visuais facilmente digeríveis.

Incorpore gráficos, diagramas ou combine-os em um infográfico fácil de ler e atraente, como o exemplo abaixo:

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O infográfico, em inglês, traz dados sobre as diferenças entre cães e gatos, como número de dentes, dieta, expectativa de vida e tempo de memória de cada um.

Na verdade, a análise de mapas de calor em sites de e-commerce mostra que os usuários permanecem em uma página por mais tempo quando se deparam com um infográfico.

Usando métodos de visualização de dados, você diminui as taxas de rejeição em seu site e fornece aos clientes mais incentivos para visitar as páginas de seus produtos.

Cores

Seus clientes estão abandonando o site antes de concluir a compra? Talvez você precise examinar o uso da cor em seu site de comércio eletrônico.

As cores estão associadas a emoções, e a combinação certa pode convencer os clientes a permanecerem num site por mais tempo e até mesmo levá-los para a página de checkout.

Por outro lado, a escolha errada é capaz de afastá-los.

Quais cores você deve usar e como elas afetam os visitantes do seu site? Aqui está um guia simples sobre paletas de cores que o ajudará a decidir sobre as melhor opções para o seu caso:

marketing-visual-cores
A imagem, em inglês, traz algumas informações sobre as diferentes combinações de cores. De cima para baixo, elas são: riqueza e luxo; azuis brilhantes; barroco luxuoso; gracioso e moderno; ensolarado e quente; clássico e confiável.

Você não precisa usar o guia acima apenas para escolher cores sólidas – essas paletas podem servir como inspiração para gradientes cromáticos, que voltaram à moda devido às tendências recentes do Instagram.

Ao escolher cores, é importante manter sua marca em mente (falaremos sobre branding em breve). Se a identidade corporativa tende para tons azuis, talvez os amarelos e vermelhos não funcionem.

Ao se deparar com cores não relacionadas, o cliente pode ficar confuso e, como resultado, abandonar seu site.

Escolha as cores de acordo com a sensação que você deseja provocar no público, pois isso o encorajará a fechar uma compra.

Branding

Nós abordamos a importância do branding em nossa seção sobre cores, mas as técnicas de branding digital vão muito além da cor.

O branding tem sido associado a projetos de logotipo memoráveis e os consumidores estão começando a associar marcas às suas cores também.

Mas branding é mais do que estética — trata-se de uma identidade e um estilo de vida. Isto é especialmente verdadeiro para sites de e-commerce.

Através dos elementos visuais usados no seu site de comércio eletrônico, você precisa demonstrar valor para os clientes.

Qual é o slogan da sua marca? Como encontrar ou criar elementos visuais que incorporam esse slogan sem a necessidade de adicionar texto?

Ao integrar os valores corporativos em seu site, você cria uma conexão com o cliente, o que aumentará as taxas de engajamento e lembrança da marca.

Produtos em uso

Em um site de comércio eletrônico, você incluirá fotografias dos produtos — não apenas nas páginas dos produtos em si, mas também em páginas de destino (landing pages), postagens de blog e outras mais informativas, como a seção “Sobre”.

Mas uma foto do produto não é suficiente para incentivar o visitante a fazer uma compra. Como este produto agregará valor às suas vidas? O que as outras pessoas sentem sobre o uso do produto?

Estas são as perguntas que você precisa responder através dos elementos visuais incorporados ao seu site.

Não inclua fotografias dos produtos sozinhos — adicione elementos humanos a eles. Mostre seus produtos em uso. Peça depoimentos e fotos de clientes existentes.

Você também pode realizar uma campanha de conteúdo gerado pelo usuário (UGC) nas mídias sociais, na qual as pessoas compartilham fotos em que aparecem usando seus produtos e serviços. Depois, inclua o resultado em seu site.

Isso não só humanizará seus produtos, mas fará com que as pessoas se sintam mais confortáveis em comprar por terem visto outros clientes desfrutando dos benefícios.

Pistas direcionais

As páginas do seu site incluirão chamadas para ação (CTA), seja para concluir uma compra, ler mais ou assinar a sua newsletter.

Torne mais fácil para os visitantes encontrar as CTAs e, eventualmente, fazer uma compra, adicionando dicas direcionais às suas páginas.

Você até pode incluir setas em suas páginas da web, mas isso é um pouco óbvio demais e acabará por desestimular os visitantes.

Em vez disso, inclua dicas visuais que chamem a atenção, mas seja mais sutil na execução, como no exemplo abaixo:

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A arte acima pede que clientes respondam a uma pesquisa. Sem setas, apenas com as linhas do desenho, o olhar é direcionado ao botão preto que leva o usuário à pesquisa.

Inclua um gráfico que simule a aparência das setas, como um personagem animado ou um carro em uma estrada se movendo em uma direção particular.

O uso de dicas visuais gráficas levará o público para os lugares que você deseja que ele vá, sem ser muito óbvio.

Inclua vídeos

O marketing de vídeo está dominando o mundo digital e os sites de e-commerce precisam acompanhar esta tendência se quiserem aumentar as taxas de compra.

Inclua em seu site ou nas redes sociais vídeos de seus produtos em uso, guias de instruções, depoimentos dos clientes satisfeitos e bastidores de como os produtos são criados ou seus serviços entregues.

Mas ao adicionar vídeos ao seu site, certifique-se de que eles não serão reproduzidos automaticamente com o som ligado. Em vídeos para as redes sociais, inclua legendas a fim de facilitar a interação, mesmo quando não houver som.

Conclusão

Alavancar o design visual para melhorar suas taxas de compra não é impossível. Incorpore a visualização de dados, como os infográficos, para aumentar o tempo de permanência dos visitantes em seu site.

Seja criativo com o uso das cores, mas não ignore a identidade corporativa no processo. Não limite seu branding à estética, mas também mostre o valor e a alma da sua marca.

Mostre como seus produtos podem ser usados e como eles agregam valor à vida dos clientes. Inclua dicas visuais para direcionar os usuários para sua chamada à ação, sem ser óbvio demais.

E, finalmente, incorpore vídeos e métodos de marketing ao seu site para alcançar e interagir com novos públicos.

Integrar estas dicas o ajudará a divulgar sua marca e produtos para os clientes de forma mais eficaz!

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