17/05/2018

Glossário: principais termos de administração

glossario com os principais termos de administracao

No universo do empreendedorismo, há alguns termos que são frequentemente utilizados para definir conceitos e metodologias. Com certeza, você já deve ter empregado ao menos um deles no seu dia a dia.

Contudo, existem expressões e estrangeirismos que ainda causam confusão, não?

Pensando, então, em te auxiliar nessas dúvidas, separamos os 15 termos mais comuns de gestão empresarial com seus significados e aplicações:

1. Benchmarking

Avaliação contínua de um empreendimento em relação à concorrência. Interpreta e mensura dados do mercado e possibilita insights de melhoria para a empresa. Esse tipo de monitoramento pode ser aplicado em diversos setores, como financeiro, de recursos humanos, comerciais, operacionais, entre outros.

2. Break-even

Cálculo feito para analisar o ponto de equilíbrio entre os custos e a receita de um negócio. Verificam-se as despesas variáveis (gastos de produção/execução) e fixas (contas permanentes, como aluguel), vendas (soma total de um determinado período) e margem de contribuição (subtração das despesas variáveis pelo montante de venda).

3. Budget

Também conhecido como orçamento ou planejamento estratégico (de um período pré-determinado) que define os objetivos, prioridades e previsões de uma companhia, considerando todos os setores, como marketing, logística, finanças, entre outros. Tal ação vem acompanhada do forecast, análise comparativa que apura estimativa versus realidade.

4. Business to Business (B2B)

Refere-se a operações feitas entre empresas. Abrange dois aspectos principais: transformação (venda de mercadorias que são utilizadas em outras produções) e revenda (como o atacado). Neste tipo de negociação, priorizam-se contratos e entregas pontuais.

5. Business to Commerce (B2C)

É o varejo tradicional: diz respeito a transações que são realizadas entre uma empresa e o consumidor final. A natureza dessa negociação tem como foco principal o consumo. Neste caso, as motivações para uma compra são de caráter mais emocional e pessoal.

6. Capital de giro

Recurso financeiro usado para cobrir necessidades a curto prazo; é o valor que deve ser reservado para manter o funcionamento de um negócio. Ele é utilizado para pagar despesas frequentes (como água e luz), mas também possui previsão de reposição (período em que a empresa receberá de seus clientes). “Giro”, portanto, indica a alta rotatividade desse capital.

7. Cultura organizacional

Trata-se de conceitos que envolvem toda a rotina de uma companhia e guiam o comportamento e a mentalidade dos membros da equipe. As diretrizes principais são missão (o motivo pelo qual a empresa foi criada), visão (aspirações a curto, médio e longo prazo) e valores (princípios e crenças adotados em qualquer tomada de decisão).

8. Endomarketing

Estratégia de marketing institucional que tem como objetivo atrair profissionais qualificados e mantê-los no empreendimento – grosso modo, é o marketing para os funcionários. Por meio deste plano (junto de uma cultura organizacional delimitada), é possível construir um ambiente de trabalho mais humano e agradável.

9. Fluxo de caixa

Controle da movimentação financeira de um negócio, que considera qualquer entrada e saída de dinheiro em determinado período (semanal ou mensal). Este tipo de monitoramento permite avaliar a disponibilidade de caixa (para o capital de giro) e a liquidez de uma empresa.

10. Inteligência competitiva

Captação e organização de informações relevantes sobre a concorrência, preferência dos clientes e inovações em alta no nicho em que se atua. Tem como objetivos principais: aproveitar as oportunidades e reduzir o impacto das ameaças (relaciona-se à análise SWOT logo abaixo).

11. Key Performance Indicators (KPIs)

Métricas pré-estabelecidas para mensurar a performance de um negócio. Devem, no geral, indicar medidas ideais para atingir o sucesso, ser comparadas frequentemente e estar alinhadas com os objetivos da empresa. Alguns exemplos de KPIs para um e-commerce: taxa de conversão, abandono de carrinho, tempo de permanência no site, ticket médio etc.

12. Lucro

Valor resultante da receita de uma transação comercial, subtraindo os custos de produção. Em outras palavras, é o quanto se ganha em vendas, retirando todas as despesas que foram necessárias para produzir/comprar produtos ou para oferecer determinados serviços.

13. Plano de ação (5W2H)

Checklist que traça um planejamento estratégico para se atingir as metas de uma empresa. Consideram-se sete questões (5W + 2H):

  1. What: o que é preciso ser feito;
  2. Why: por que esta ação é importante;
  3. Where: onde será executada;
  4. When: até quando (prazo final);
  5. Who: quem desenvolverá essa atividade;
  6. How: como será realizada;
  7. How much: quanto custará (se demandar investimento financeiro).

14. Retorno sobre Investimento (ROI)

Indicador que coloca em perspectiva os ganhos (ou perdas) de uma companhia ao fazer determinado investimento. Para obter o resultado, deve-se subtrair a quantia gasta com o investimento pelo ganho obtido e, depois, dividir esse primeiro resultado pelo investimento novamente:

ROI = (ganho obtido – quantia gasta com o investimento) / quantia gasta com o investimento

Com esse cálculo, é possível notar quais aplicações estão valendo a pena e quais devem ser otimizadas, sobretudo em estratégias de marketing (campanhas do Facebook Ads, por exemplo).

15. SWOT

Diagnóstico de um empreendimento por variáveis de Forças (Strengths), Oportunidades (Weaknesses), Fraquezas (Opportunities) e Ameaças (Threats). Por meio desta análise, verificam-se as habilidades e insuficiências de uma empresa em relação ao ambiente em que está inserida, para que seja possível traçar um plano de maximização de esforços e minimização de prejuízos.

Entendido?

Esperamos que este mini-glossário tenha te auxiliado em seus principais questionamentos. Ele foi feito para que você possa consultá-lo quantas vezes precisar!

Conhecendo os termos mais utilizados e entendendo a abordagem de cada um, será muito mais fácil delimitar seus objetivos e alcançar suas metas.

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Data da última atualização: 01/08/2018


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Raquel Lisboa

Editora de conteúdo e responsável pela gestão de parcerias educacionais na Nuvem Shop. Adora comédias românticas e musicais. É licenciada em Letras e nunca dispensa a companhia de um livro. Acredita que uma xícara de chá resolve quase qualquer problema. E, como uma boa geminiana, gosta de bater papo e falar sobre diversos assuntos ao mesmo tempo (o que é notório nesta bio!).


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