Qual a importância do briefing e como fazer um?

Na imagem, vemos quatro pessoas sentadas ao redor de uma mesa enquanto escrevem em um documento

Pontos principais do artigo:

  • Briefing é um resumo conciso de informações essenciais e objetivos para orientar um projeto ou tarefa;
  • Esse documento é importante para fornecer direcionamentos claros e informações essenciais, facilitando o entendimento e a execução eficiente de um projeto ou tarefa;
  • As vantagens do briefing incluem a clareza de objetivos, o alinhamento de expectativas e a economia de tempo e recursos, promovendo uma execução mais eficaz de projetos;
  • Para criar um briefing, defina objetivos claros, identifique o público-alvo, contextualize o projeto, estabeleça prazos e orçamento, e comunique de forma clara para garantir alinhamento do time.

Se você quer trabalhar em estratégias de crescimento para o seu negócio, é fundamental saber como construir um briefing completo e conciso. Afinal, esse é o documento que vai guiar todo o seu planejamento de marketing, uma vez que te oferecerá suprimentos para você criar uma campanha de sucesso.

Sendo assim, se você quer entender mais sobre a importância desse documento, além de descobrir quais são suas vantagens e como construir um, siga a leitura deste conteúdo! 📝

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O que é briefing?

Briefing é um documento que descreve todos os detalhes importantes de uma campanha de marketing para que todas as partes envolvidas tenham acesso às mesmas informações.

De modo geral, ele auxilia a equipe de marketing a planejar suas estratégias e manter as partes interessadas informadas sobre o planejamento que será executado.

Muitas vezes chamado de “alma do processo comercial”, ele é uma ferramenta essencial que desempenha um papel fundamental no sucesso de projetos de marketing.

Seja para agências de publicidade ou empreendedores que buscam expandir sua presença online, compreender o verdadeiro significado e aprofundar-se na prática do briefing é a chave para o alinhamento eficaz de expectativas e o delineamento preciso do escopo do projeto.

O briefing é muito mais do que um mero documento; é uma etapa crucial no processo comercial, sendo a ponte que conecta profissionais de marketing a potenciais clientes.

Ele representa um guia detalhado que coleta informações sobre a empresa, mercado, público-alvo e objetivos da estratégia, moldando assim a trajetória do projeto de forma personalizada.

Portanto, podemos dizer que um briefing contém as principais informações para garantir um planejamento de comunicação eficiente.

Qual a importância do briefing?

Em um ambiente dinâmico como o mercado digital, compreender as nuances específicas de cada cliente é fundamental. O briefing, quando conduzido de maneira eficiente, não apenas revela as dores do cliente, mas também define claramente os objetivos do projeto.

Essas informações são a base sobre a qual estratégias de marketing personalizadas e eficazes são construídas.

Agora que você já sabe o que é briefing, vamos entender qual a sua importância para um planejamento conciso e bem executado. Confira abaixo:

Organização

Uma vez que você tem um briefing em mãos fica muito mais fácil organizar todas as ideias e partir para a ação. Nesse sentido, criar um briefing antes de iniciar qualquer campanha é uma excelente ideia porque permite que os seus projetos estejam mais alinhados com a ideia original.

Resultados alinhados

Com um briefing, é mais fácil dos resultados estarem acertados entre ambas as partes. Por exemplo, imagine que você realizou um serviço de gerenciamento de redes sociais para uma empresa.

O combinado, inicialmente, referia-se a produção de cinco conteúdos semanais, no entanto, o cliente reclama com você que ele queria oito conteúdos. O que você faz nesse caso se não tem um documento para comprovar?

Em situações assim, o briefing é muito útil porque se trata de um documento que prova todas as estratégias definidas para aquele projeto, com as duas partes acordadas.

Planejamento acertado

A partir do momento que você tem um caminho a seguir, é mais simples de realizar uma tarefa, certo? De modo geral, o briefing faz isso por você. Ao completar as informações estratégicas, como objetivo, caminhos a serem seguidos e resultados esperados, você tem uma ideia clara do que seguir e tem menos chances de se perder pelo caminho.

Como resultado, o plano de ação desenvolvido será mais assertivo e o cliente ficará feliz com a estratégia aplicada.

💡Saiba mais: O que é planejamento estratégico e como fazer na sua empresa?

O que deve ter no briefing?

Agora que você já sabe o que é e para que serve um briefing, vamos entender quais são os componentes principais que devem estar presentes nesse documento. Confira:

Descrição do negócio

Antes de começar a desenvolver uma estratégia focada em crescimento, por exemplo, você deve ter em mente os pontos fortes e fracos de um negócio. Com essas informações, você poderá definir em quais áreas focar para que seu projeto tenha mais sucesso.

Por isso, certifique-se de obter o máximo possível de informações sobre a empresa. Saiba quando ela foi criada, qual era o objetivo inicial, qual é o seu número de clientes atual, quais são os produtos e/ou serviços que mais vendem e, principalmente, quais são os itens que precisam de um empurrãozinho.

Público-alvo da ação

Uma das principais coisas que você deve ter em mente ao criar uma estratégia de marketing é o público-alvo. Afinal, ele será o foco dos seus esforços para realizar uma venda e garantir o sucesso da sua campanha.

Para isso, você pode construir personas — representação semi fictícia do seu cliente ideal — e anexá-las ao seu briefing para ter essas informações sempre que necessário. Certifique-se de incluir o máximo de detalhes sobre esses perfis ideais, como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Renda;
  • Localização;
  • Estilo de vida;
  • Afiliação política;
  • Religião;
  • Tipo de trabalho;
  • Interesses e hobbies.

Além disso, não se esqueça de descrever o problema que seu produto resolve para o público-alvo, como eles se sentem a respeito do seu produto, marca ou serviço e qualquer informação necessária para enriquecer o seu projeto de marketing.

💡 Saiba mais: O que é buyer persona?

Orçamento definido

Você precisa de um orçamento para entender quanto pode gastar em cada campanha/projeto. É por isso que é extremamente importante ter uma seção separada que descreva a estimativa de gastos no briefing.

Para fazer isso, busque mapear suas despesas e compare-as com as de estratégias passadas, por exemplo. Além disso, certifique-se de fornecer alguma margem para quaisquer despesas e riscos inesperados.

Objetivo do planejamento

É de extrema importância alinhar as prioridades da empresa. Por exemplo, pergunte-se: por que essa campanha é benéfica e como ela aumentará a produtividade da marca/produto? Qual é o objetivo geral da campanha e quais são os riscos associados a ela? O que esta campanha deve comunicar?

A partir do momento que você tiver os insights do negócio em mente, será mais fácil desenvolver uma estratégia que dê resultado. Por isso, seja bem claro ao descrever o objetivo da campanha.

Estratégia da campanha

A estratégia de campanha do seu briefing deve incluir todos os detalhes de como você alcançará seus objetivos. Nesta seção, você pode inserir os seguintes componentes do seu plano de marketing:

  • Temas gerais;
  • Tom de voz da campanha;
  • Canais onde a estratégia será divulgada.

De modo geral, essa é a parte mais importante de todo o briefing. Então, certifique-se de que ela esteja completa e alinhada com os desejos de quem contratou os seus serviços.

Definição do cronograma

Um cronograma diz respeito a um conjunto de datas na qual a sua campanha será divulgada. Por exemplo, imagine que você foi contratado para criar uma campanha para o Dia das Mulheres. Para que sua estratégia tenha sucesso, é fundamental que o processo de estruturação do projeto seja desenvolvido com antecedência.

Então, nesse caso, imagine que, tratando-se de uma campanha focada em TV, os comerciais serão divulgados semanalmente, às terças-feiras e os conteúdos digitais serão publicados às sextas. De modo geral, isso é um calendário comercial — parte fundamental do sucesso da sua campanha.

Orientar suas estratégias pelo calendário comercial é essencial para maximizar as oportunidades de vendas. Baixe agora nosso material gratuito e impulsione seus planos de marketing com base nas datas-chave do ano:

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Mensuração dos resultados

Por último, mas não menos importante, você deve entender como será medido o sucesso do seu projeto. Por exemplo, entenda se trata-se de resultados quantificáveis, como um aumento percentual desejado nas vendas, um aumento percentual nos leads ou um aumento mensurável no reconhecimento da marca.

Se você não incluir isso, nunca saberá se seu projeto — ou seu briefing — foi bem-sucedido. Por isso, não deixe de adicionar no seu documento como você irá medir o sucesso da sua campanha.

Como fazer um briefing?

 

Agora que você já sabe o que é briefing e seus principais elementos, vamos te ensinar, passo a passo, como estruturar um briefing claro e efetivo. Confira: 

1. Defina o objetivo e o público-alvo

O primeiro passo para fazer um briefing eficiente é definir o objetivo da campanha e quem é o público-alvo. Conhecendo seu público-alvo, será possível direcionar sua comunicação para que ela toque nos seus principais pontos de interesse, garantindo maior efetividade. 

A melhor forma de ter um público-alvo cada vez mais específico é com a criação de personas, como citamos anteriormente no texto.

No caso do objetivo, caso você esteja preparando um briefing para uma campanha de marketing, por exemplo, é importante definir a meta central a ser atingida: aumentar vendas, divulgar uma nova linha de produtos, informar ao público sobre uma nova vantagem etc.

Exemplo:

Objetivo: aumentar as vendas de produto X

Público-alvo: homens de 20 a 30 anos que valorizam a qualidade de produtos de beleza

2. Liste as informações necessárias

Agora, é chegada a hora de listar as informações necessárias para atingir o objetivo definido no passo anterior. Por exemplo, se seu objetivo é aumentar vendas, é fundamental conhecer a concorrência e o que eles têm feito de forma assertiva.

Além disso, é importante definir um orçamento e entender a fundo quais são as necessidades do público-alvo, definindo quais são seus canais de comunicação preferidos. 

3. Delegue tarefas e estabeleça prazos

Outro passo fundamental é delegar tarefas e estabelecer prazos para a entrega das diferentes etapas do projeto.  É aqui que o cronograma do briefing deverá ser definido de forma clara, de forma a evitar possíveis atrasos.

Isso garante que todos os envolvidos estejam alinhados em relação às responsabilidades. Dessa forma, o projeto poderá ser entregue dentro do prazo. 

4. Defina as métricas de sucesso

Neste passo, é importante definir as métricas para avaliar o sucesso da iniciativa. Por exemplo, se o objetivo é aumentar vendas, as métricas podem incluir o número de vendas realizadas, o retorno sobre o investimento (ROI) e o aumento do tráfego no site.

Exemplo:

  • Aumento de 20% nas vendas da nova linha de produtos em relação ao período anterior;
  • ROI de pelo menos 2x o valor investido na campanha;
  • Aumento de 30% do tráfego no site durante o período da campanha.

Modelo de briefing grátis para copiar

Agora que você já sabe a definição de briefing, sua importância e como construir um para suas campanhas, confira, abaixo, um modelo para você utilizar com os seus clientes:

Visão geral da empresa: A missão da [nome da empresa] é [missão da empresa]. A organização valoriza [missão e valores] e deseja realizar [objetivos da empresa].

Objetivo do projeto: O objetivo deste projeto é [objetivo do projeto com o máximo de detalhes].

Estratégias da campanha: Esta campanha utilizará uma estratégia multidisciplinar por meio dos seguintes canais: [listar os canais de comunicação]. Além disso, será utilizado [tema geral] por meio do [tom de voz].

Metas e objetivos: O projeto visa atingir as seguintes metas: [metas mensuráveis​], por meio de [estratégias] até [prazo].

Orçamento: O orçamento para este projeto é [valor total], que inclui:

[valor] para [produto ou serviço];

[valor ] para [produto ou serviço];

[valor] para [produto ou serviço].

Público-alvo: O público-alvo desta estratégia é [descrever detalhadamente o público-alvo e as personas do projeto].

Cronograma da campanha: O cronograma do projeto inclui três fases. O prazo final da primeira fase é [dat ]. Já o prazo final da segunda fase é [data]. E, por fim, o prazo da terceira fase é [data].

Resultados esperados: Os resultados esperados são [descrever os resultados esperados com a campanha].

Tudo entendido sobre briefing?

Construir um briefing é fundamental para o sucesso de qualquer campanha de marketing. Afinal, por meio dele é possível identificar o público e os resultados esperados do projeto, além de ajudar a definir metas claras.

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Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre briefing

Briefing é um documento que descreve todos os detalhes importantes de uma campanha de marketing para que todas as partes envolvidas tenham acesso às mesmas informações.

As vantagens do briefing são a construção de um projeto mais organizado, resultados mais alinhados entre ambas as partes e uma campanha com planejamento mais assertivo.

Com um briefing bem elaborado, é possível evitar retrabalhos e insatisfações futuras, uma vez que todas as informações necessárias estarão claramente definidas.

Para elaborar um briefing eficaz, é crucial iniciar definindo claramente os objetivos do projeto ou tarefa, identificando o público-alvo e suas características. Em seguida, aborde os requisitos específicos, detalhando as preferências e expectativas do cliente. Descreva o contexto do projeto, incluindo informações sobre concorrentes, tendências do mercado e qualquer restrição relevante. Além disso, estabeleça prazos, orçamento e as métricas de sucesso esperadas. Promova uma comunicação aberta, incentivando perguntas e esclarecimentos. Conclua o briefing reiterando os principais pontos e garantindo que todas as partes envolvidas estejam alinhadas e compreendam completamente o escopo do trabalho.

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