O que é briefing, qual é a sua importância e como fazer um?

Por: Luiz Piovesana

Na imagem, vemos quatro pessoas sentadas ao redor de uma mesa enquanto escrevem em um documento

Se você quer trabalhar em estratégias de crescimento para o seu negócio, é fundamental saber como construir um briefing completo e conciso. Afinal, esse é o documento que vai guiar todo o seu planejamento de marketing, uma vez que te oferecerá suprimentos para você criar uma campanha de sucesso.

Sendo assim, se você quer entender mais sobre a importância desse documento, além de descobrir quais são suas vantagens e como construir um, siga a leitura deste conteúdo! 📝

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O que é briefing?

Briefing é um documento que descreve todos os detalhes importantes de uma campanha de marketing para que todas as partes envolvidas tenham acesso às mesmas informações. De modo geral, ele auxilia a equipe de marketing a planejar suas estratégias e manter as partes interessadas informadas sobre o planejamento que será executado.

Resumidamente, um briefing contém as principais informações para garantir um planejamento de comunicação eficiente. Nele, consta o público-alvo da empresa, quais são os resultados esperados, como a estratégia será mensurada e muito mais.

Qual a importância do briefing?

Agora que você já sabe o que é briefing, vamos entender qual a sua importância para uma estratégia de marketing concisa e bem executada. Confira abaixo:

Organização

Uma vez que você tem um briefing em mãos fica muito mais fácil organizar todas as ideias e partir para a ação. Nesse sentido, criar um briefing antes de iniciar qualquer campanha é uma excelente ideia porque permite que os seus projetos estejam mais alinhados com a ideia original.

Resultados alinhados

Com um briefing, é mais fácil dos resultados estarem acertados entre ambas as partes. Por exemplo, imagine que você realizou um serviço de gerenciamento de redes sociais para uma empresa. O combinado, inicialmente, referia-se a produção de cinco conteúdos semanais, no entanto, o cliente reclama com você que ele queria oito conteúdos. O que você faz nesse caso se não tem um documento para comprovar?

Em situações assim, o briefing é muito útil porque se trata de um documento que prova todas as estratégias definidas para aquele projeto, com as duas partes acordadas.

Planejamento assertivo

A partir do momento que você tem um caminho a seguir, é mais simples de realizar uma tarefa, certo? De modo geral, o briefing faz isso por você. Ao completar as informações estratégicas, como objetivo, caminhos a serem seguidos e resultados esperados, você tem uma ideia clara do que seguir e tem menos chances de se perder pelo caminho.

Como resultado, o plano de ação desenvolvido será mais assertivo e o cliente ficará feliz com a estratégia aplicada.

O que deve ter no briefing?

Agora que você já sabe o que é e para que serve um briefing, vamos entender quais são os componentes principais que devem estar presentes nesse documento. Confira:

Descrição do negócio

Antes de começar a desenvolver uma estratégia focada em crescimento, por exemplo, você deve ter em mente os pontos fortes e fracos de um negócio. Com essas informações, você poderá definir em quais áreas focar para que seu projeto tenha mais sucesso.

Por isso, certifique-se de obter o máximo possível de informações sobre a empresa. Saiba quando ela foi criada, qual era o objetivo inicial, qual é o seu número de clientes atual, quais são os produtos e/ou serviços que mais vendem e, principalmente, quais são os itens que precisam de um empurrãozinho.

Público-alvo da ação

Uma das principais coisas que você deve ter em mente ao criar uma estratégia de marketing é o público-alvo. Afinal, ele será o foco dos seus esforços para realizar uma venda e garantir o sucesso da sua campanha.

Para isso, você pode construir personas — representação semi fictícia do seu cliente ideal — e anexá-las ao seu briefing para ter essas informações sempre que necessário. Certifique-se de incluir o máximo de detalhes sobre esses perfis ideais, como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Renda;
  • Localização;
  • Estilo de vida;
  • Afiliação política;
  • Religião;
  • Tipo de trabalho;
  • Interesses e hobbies.

Além disso, não se esqueça de descrever o problema que seu produto resolve para o público-alvo, como eles se sentem a respeito do seu produto, marca ou serviço e qualquer informação necessária para enriquecer o seu projeto de marketing.

💡 Saiba mais: O que é buyer persona?

Orçamento definido

Você precisa de um orçamento para entender quanto pode gastar em cada campanha/projeto. É por isso que é extremamente importante ter uma seção separada que descreva a estimativa de gastos no briefing.

Para fazer isso, busque mapear suas despesas e compare-as com as de estratégias passadas, por exemplo. Além disso, certifique-se de fornecer alguma margem para quaisquer despesas e riscos inesperados.

Objetivo do planejamento

É de extrema importância alinhar as prioridades da empresa. Por exemplo, pergunte-se: por que essa campanha é benéfica e como ela aumentará a produtividade da marca/produto? Qual é o objetivo geral da campanha e quais são os riscos associados a ela? O que esta campanha deve comunicar?

A partir do momento que você tiver os insights do negócio em mente, será mais fácil desenvolver uma estratégia que dê resultado. Por isso, seja bem claro ao descrever o objetivo da campanha.

Estratégia da campanha

A estratégia de campanha do seu briefing deve incluir todos os detalhes de como você alcançará seus objetivos. Nesta seção, você pode inserir os seguintes componentes do seu plano de marketing:

  • Temas gerais;
  • Tom de voz da campanha;
  • Canais onde a estratégia será divulgada.

De modo geral, essa é a parte mais importante de todo o briefing. Então, certifique-se de que ela esteja completa e alinhada com os desejos de quem contratou os seus serviços.

Definição do cronograma

Um cronograma diz respeito a um conjunto de datas na qual a sua campanha será divulgada. Por exemplo, imagine que você foi contratado para criar uma campanha para o Dia das Mulheres. Para que sua estratégia tenha sucesso, é fundamental que o processo de estruturação do projeto seja desenvolvido com antecedência.

Então, nesse caso, imagine que, tratando-se de uma campanha focada em TV, os comerciais serão divulgados semanalmente, às terças-feiras e os conteúdos digitais serão publicados às sextas. De modo geral, isso é um cronograma — parte fundamental do sucesso da sua campanha.

Mensuração dos resultados

Por último, mas não menos importante, você deve entender como será medido o sucesso do seu projeto. Por exemplo, entenda se trata-se de resultados quantificáveis, como um aumento percentual desejado nas vendas, um aumento percentual nos leads ou um aumento mensurável no reconhecimento da marca.

Se você não incluir isso, nunca saberá se seu projeto – ou seu briefing – foi bem-sucedido. Por isso, não deixe de adicionar no seu documento como você irá medir o sucesso da sua campanha.

Modelo de briefing

Agora que você já sabe a definição de briefing, sua importância e como construir um para suas campanhas, confira, abaixo, um modelo para você utilizar com os seus clientes:

Visão geral da empresa: A missão da [nome da empresa] é [missão da empresa]. A organização valoriza [missão e valores] e deseja realizar [objetivos da empresa].

Objetivo do projeto: O objetivo deste projeto é [objetivo do projeto com o máximo de detalhes].

Estratégias da campanha: Esta campanha utilizará uma estratégia multidisciplinar por meio dos seguintes canais: [listar os canais de comunicação]. Além disso, será utilizado [tema geral] por meio do [tom de voz].

Metas e objetivos: O projeto visa atingir as seguintes metas: [metas mensuráveis​], por meio de [estratégias] até [prazo].

Orçamento: O orçamento para este projeto é [valor total], que inclui:

[valor] para [produto ou serviço];

[valor ] para [produto ou serviço];

[valor] para [produto ou serviço].

Público-alvo: O público-alvo desta estratégia é [descrever detalhadamente o público-alvo e as personas do projeto].

Cronograma da campanha: O cronograma do projeto inclui três fases. O prazo final da primeira fase é [dat ]. Já o prazo final da segunda fase é [data]. E, por fim, o prazo da terceira fase é [data].

Resultados esperados: Os resultados esperados são [descrever os resultados esperados com a campanha].

Resumo

Construir um briefing é fundamental para o sucesso de qualquer campanha de marketing. Afinal, por meio dele é possível identificar o público e os resultados esperados do projeto, além de ajudar a definir metas claras.

Antes de ir, confira um breve resumo sobre tudo o que aprendemos:

O que significa briefing?

Briefing é um documento que descreve todos os detalhes importantes de uma campanha de marketing para que todas as partes envolvidas tenham acesso às mesmas informações.

Quais são as vantagens do briefing?

  • Projeto mais organizado
  • Resultados alinhados entre as partes
  • Campanha com planejamento assertivo

O que não pode faltar em um briefing?

  • Descrição da empresa
  • Público-alvo da ação
  • Orçamento
  • Objetivo do planejamento
  • Estratégia da campanha
  • Definição do cronograma
  • Mensuração dos resultados

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