Tudo sobre Matriz BCG: o que é, como fazer e exemplos práticos

Por: Talitha Adde

Tudo sobre Matriz BCG: o que é, como fazer e exemplos práticos

Matriz BCG é uma estratégia utilizada para analisar o desempenho dos produtos ou serviços de um negócio em relação a sua aceitação no mercado.


Você sabe o que é a matriz BCG? Se nunca ouviu falar nessa estratégia de marketing, saiba que ela pode ser uma grande aliada do seu negócio!

Todo empreendedor precisa saber em quais produtos vale mais a pena investir e quais devem ser deixados de lado. No entanto, nem todo mundo conhece os métodos que podem ajudar a identificar essas oportunidades e a tomar decisões assertivas, o que acaba prejudicando a lucratividade da empresa.

Neste sentido, a matriz BCG se mostra fundamental. Ao longo deste artigo, você descobre o que é, como funciona e como aplicar essa metodologia no planejamento financeiro do seu negócio.

Antes de começar, aproveite e confira o vídeo abaixo e entenda de forma rápida como funciona a Matriz BCG:

Agora, vamos ao conteúdo!

O que é matriz BCG?

Matriz BCG é uma estratégia utilizada para analisar o desempenho dos produtos ou serviços de um negócio em relação a sua aceitação no mercado. Seu objetivo é ajudar em tomadas de decisões importantes, como, por exemplo:

  • Aumentar a participação de determinado produto ou serviço no mercado;
  • Preservar a participação de vendas de um item em um único nicho de mercado;
  • Conseguir o máximo de vendas de um produto ou serviço e, depois, tirá-lo de circulação;
  • Tirar um item do portfólio de vendas do negócio.

Em resumo, a metodologia, criada em 1970 pelo empresário norte-americano Bruce Henderson, permite o estudo do ciclo de vida de cada um dos produtos ou serviços de uma empresa, seu desempenho no mercado e o potencial de crescimento do nicho em que estão inseridos.

Analisar os resultados da matriz BCG é simples, no entanto, é preciso entender como funciona a estratégia para tomar decisões assertivas para o seu negócio. Então, vamos descobrir como utilizá-la a favor da sua empresa?

Como funciona a matriz BCG?

A matriz BCG é dividida em dois eixos: taxa de crescimento do mercado e participação do produto no mercado.

demonstração dos eixos taxa de crescimento do mercado e participação do produto no mercado da matriz BCG

Cada bloco tem duas divisões e, em cada uma delas, são colocados os grupos dos produtos: vacas leiteiras, estrelas, pontos de interrogação e abacaxis.

imagem da matriz bcg

Confira abaixo os detalhes de cada grupo:

Vacas leiteiras

São os produtos que geram lucro sem a necessidade de demandar dedicação da equipe de marketing ou do time de vendas.

São itens estabelecidos no mercado que garantem o sucesso por sua qualidade ou reputação junto aos clientes da empresa.

Estrelas

Assim como os produtos vacas leiteiras, os que são estrelas garantem um bom retorno para o negócio, com a diferença de que existe um esforço por parte do time de marketing ou vendas para atingir o lucro desejado.

Pontos de interrogação

São produtos recém-lançados no mercado e que ainda não geram muita receita para a empresa, mesmo com investimentos em marketing e vendas.

Quando um produto é classificado como ponto de interrogação, é necessário aguardar a avaliação e aceitação dos consumidores para definir as próximas estratégias de vendas.

Abacaxis

Os abacaxis são produtos com baixo desempenho em vendas.

Em casos como este, é necessário avaliar se vale a pena ou não continuar investindo em sua promoção. Isso porque, muitas vezes, o valor investido na estratégia de recuperação de vendas é maior do que o retorno de lucro.

Tudo certo até aqui? A seguir, veja um passo a passo completo para criar uma matriz BCG para o seu negócio!

Como fazer uma matriz BCG?

Agora, chegou a hora de fazer uma matriz BCG para a sua empresa. Então, separe o lápis e o papel, e vamos nessa!

1. Faça um levantamento dos produtos

A primeira dica do passo a passo de como fazer uma matriz BCG é listar todos os produtos da sua empresa.

Feito isso, organize em ordem crescente quais são os itens mais vendidos do seu negócio. Essa dica é importante para facilitar o momento de classificação dos quadrantes.

2. Crie o gráfico cartesiano

Para esta etapa, é preciso traçar um gráfico cartesiano, ou seja, uma linha reta na horizontal cruzando com outra linha vertical, que terá a medida em um ângulo reto, ou seja, de 90º. Por exemplo:

Imagem de um gráfico cartesiano

 

Neste modelo, a linha vertical representa a taxa de crescimento do produto no mercado e seu tamanho pode variar de 0 a 20%. No entanto, o meio da linha vertical deve estar marcado com 10%.

Já a linha horizontal diz respeito à participação relativa do item em relação ao concorrente mais próximo.

Para exemplificar, vamos supor que o seu negócio venda 10 vezes mais do que o concorrente. Então, começando do lado esquerdo, marque como 10x (sua empresa vende 10 vezes mais que o concorrente mais próximo) e termine com 0,1x (sua empresa vende um décimo do que vende o concorrente mais próximo) na variação da linha horizontal. No meio desta linha, deverá estar a marcação 1,0x.

Pronto, a sua matriz BCG está pronta! Agora, chegou a hora de classificar os produtos.

3. Classifique os produtos e tome decisões assertivas

Com a matriz BCG do seu negócio em mãos, chegou a hora de analisar as taxas de crescimento e participação dos produtos no mercado.

A disposição dos quadrantes no gráfico pode mudar, mas a maioria dos exemplos no mercado seguem este modelo:

  • Ponto de interrogação: quadrante superior direito
  • Estrela: quadrante superior esquerdo
  • Vaca leiteira: quadrante inferior esquerdo
  • Abacaxi: quadrante inferior direito.

imagem da matriz bcg

Após analisar o gráfico, defina a melhor estratégia para cada um deles. Seguem alguns direcionamentos para a tomada de decisão:

  • Aproveitar os produtos pontos de interrogação com boa aceitação e colocar mais investimento para conquistar mercado;
  • Manter os melhores produtos vacas leiteiras para custear a empresa como um todo;
  • Avaliar se (ou até quando) vale a pena manter no portfólio de vendas da empresa produtos vacas leiteiras e pontos de interrogação que estão em declínio;
  • Tirar de circulação produtos abacaxis e pontos de interrogação muito custosos para a operação do negócio.

💡 Saiba mais: 3 estratégias para otimizar a gestão do seu negócio

Por que usar uma matriz BCG?

Uma matriz BCG traz vantagens competitivas para a sua empresa. Isso porque também é possível analisar como está a performance dos concorrentes no mercado.

Com esses dados, você pode criar campanhas de vendas para se tornar referência no seu nicho de atuação. Veja algumas dicas de como divulgar os seus produtos ou serviços:

  • Mídia paga: investimento em anúncios pagos (no Google ou nas redes sociais, como no Instagram Ads) para serem exibidos a um público específico;
  • Inbound marketing: estratégia para atrair o interesse das pessoas por meio de conteúdo orgânico e segmentado, conforme o perfil do seu público.

Além disso, a análise da metodologia pode ajudar negócios com diferentes tipos de produto, já que é possível identificar quais itens estão gerando mais vendas e quais estão parados no estoque.

Por isso, é preciso muita atenção na hora de montá-la. Antes de colocar a mão na massa, analise a saúde financeira da empresa e conheça cada detalhe de vendas dos produtos. Lembre-se de que as decisões tomadas a partir dela impactam diretamente nos resultados e futuro da sua empresa.

💡 Saiba mais: Como se livrar de estoque parado e evitar prejuízos?

Exemplos práticos de matriz BCG

  • Confira três exemplos práticos de matriz BCG utilizados em empresas multinacionais muito bem estabelecidas no mercado:

1. Nestlé

captura de tela da matriz BCG da Nestlé

Produtos estrelas: Nescafé e Cerelac

Vacas leiteiras: KitKat e Sazon

Pontos de interrogação: Nescáfé Dual, Smatties e Nesquick

Abacaxis: Nestea Milybar, A+

2. Unilever

Captura de tela da matriz BCG da Unilever

Produto estrela: Kibon

Vaca leiteira: Hellmann’s

Pontos de interrogação: Ice Tea

Abacaxi: Arisco

3. Coca Cola

Captura de tela da matriz BCG da Coca Cola

Produto estrela: Sprite

Vaca leiteira: Coca Cola

Ponto de interrogação: Guaraná Jesus

Abacaxi: Suco Del Valle sabor manga

Resumo

Ao longo deste artigo, você viu o que é e como fazer uma matriz BCG. Esperamos que estas dicas possam ajudar no sucesso do seu negócio!

Antes de ir embora, veja um resumo rápido do conteúdo:

O que é matriz BCG?

Matriz BCG é uma estratégia utilizada para analisar o desempenho dos produtos ou serviços de um negócio em relação a sua aceitação no mercado.

Como funciona a matriz BCG?

A matriz BCG é dividida em dois eixos: taxa de crescimento do mercado e participação do produto no mercado.

Cada bloco tem duas divisões e, em cada uma delas, são colocados os grupos dos produtos: vacas leiteiras, estrelas, pontos de interrogação e abacaxis.

Como fazer uma matriz BCG?

  1. Faça um levantamento dos produtos
  2. Crie o gráfico cartesiano
  3. Classifique os produtos e tome decisões assertivas

Por que usar uma matriz BCG?

Uma matriz BCG traz vantagens competitivas para a sua empresa, pois, com ela, é possível analisar como está a performance dos concorrentes no mercado.

Quer colocar tudo isso em prática no seu negócio online? Crie sua loja teste por 30 dias com a Nuvemshop e comece a vender pela internet. É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos!

Aqui você encontra:

Faça como +90 mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies